Rodrigo Vicente Postado Sexta às 00:42 Denunciar Share Postado Sexta às 00:42 Amigos. Comprei recentemente um moedor Breville elétrico, para ganhar tempo e conforto ao fazer o cafezinho do dia a dia. Porém, hoje. Fiz alguns testes no espresso com o Moedor Breville. Senti o moedor no limite da moagem. A configuração das lâminas no número 1 e no número 5 da regulagem externa. Saiu com um certo corpo e um sabor interessante, não perfeito. Porém, bem razoável. Café com torra nova, cerca de 9 dias. Café de procedência, de uma torrefação boa. Porém, ainda sinto uma certa dificuldade no ajuste do espresso e sinto uma queda de crema significativa. Mina máquina está com manômetro e dimmer. Apesar de ser uma philco de entrada, consegui tirar expressos bem legais, de ótimo corpo e modéstia parte, melhor que de algumas cafeterias de SP. Receita que gosto de usar normalmente, é de 16 gramas de café para 30 gramas de bebida. Usando 9 bar de pressão. Sinto um café potente e com corpo. Mas não extremamente forte como um Ristretto. No meu paladar, é o que mais se encaixa. A extração saiu em média de 20 segundos. Sinto que seria necessário ainda afinar a moagem para uma bebida melhor. Quem tem esse moedor, ou já teve a experiência de usar. Poderia passar seu conhecimento e experiência, por favor. Tenho um K0 e K6, as extrações ficam extremamente melhores nos outros moedores, porém, gostaria de continuar usando o Breville pela comodidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcão Postado Sexta às 14:54 Denunciar Share Postado Sexta às 14:54 Fala jovem, tudo bem? Cara, você usou no 1? Eu costumo usar entre o 15 e o 16 pra espresso. Será que não tá ficando fino demais? Tenta remover as mós, faz uma limpeza pra ver se não tem café encrustado, aí recoloca as mós pra testar novamente. É normal no Breville dar uma diferença entre uma extração e outra, por que ele tem uma folguinha, mas nada que prejudique tanto assim. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Vicente Postado ontem às 01:03 Autor Denunciar Share Postado ontem às 01:03 Quantos gramas de café vc usa? Normalmente uso 16gr. A configuração das lâminas, ( mós ) no número 1 e no número 5 da regulagem externa. No botão. A extração fica em torno de 18 a 20 segundos. com 9bar de pressão, ajustada no dimmer e olhando no manômetro. Será que eu devo mudar a receita e colocar mais café em uma moagem mais grossa? ou tentar compacta mais o café? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 22 horas atrás Denunciar Share Postado 22 horas atrás Olá. Em 31/10/2024 at 21:42, Rodrigo Vicente disse: A configuração das lâminas no número 1 e no número 5 da regulagem externa. Eu usaria uma configuração assim para café turco. Mas, para espresso na Chef Crema Silver, uso em torno de 25 na regulagem externa. Em 31/10/2024 at 21:42, Rodrigo Vicente disse: Tenho um K0 e K6, as extrações ficam extremamente melhores nos outros moedores Eu tenho um K4 e também acho que ele me entrega um resultado melhor do que o Breville, então eu uso com mais frequência o moedor manual, deixando o elétrico para outros métodos, quando vou preparar muito café de uma só vez. Saudações! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcão Postado 15 horas atrás Denunciar Share Postado 15 horas atrás 18 horas atrás, Rodrigo Vicente disse: Quantos gramas de café vc usa? Normalmente uso 16gr. A configuração das lâminas, ( mós ) no número 1 e no número 5 da regulagem externa. No botão. A extração fica em torno de 18 a 20 segundos. com 9bar de pressão, ajustada no dimmer e olhando no manômetro. Será que eu devo mudar a receita e colocar mais café em uma moagem mais grossa? ou tentar compacta mais o café? Opa, normalmente uso 16 a 17g tmb. A configuração da mó, utilizo que já veio de fábrica, nunca alterei, como faço pra ver em qual está? A regulagem eu geralmente uso entre a 15 e a 16 mesmo, minha máquina não tem OPV, então a pressão vai variar pela moagem mesmo, como não tenho manômetro na máquina, não sei dizer qual pressão exata está a extração, mas o tempo fica entre 25 e 30s na Minibar. Eu faria o seguinte, tenta moer no meio do range do espresso do moinho (se não me engano vai cair nos 16 que falei), e faz uma extração marcando o tempo, aí você vai aproximando do tempo que quer que fique, eu não manjo muito sobre o comportamento da bomba vibratória usando o dimmer, mas acho que não faz o mesmo efeito da OPV no quesito estabilidade, por isso faria o teste com o dimmer no 100% só ajustando a moagem mesmo. Sobre a compactação, o importante é ficar nivelado, não sei se você usa um WDT, mas é interessante pra ver se não está tendo alguma canalização. Agora tem duas coisas aí que podem influenciar, uma é o grão, mesmo tendo torra nova, tem grão que vai exigir moer mais ou menos, tem que ir testando diferentes grãos, outra coisa é o filtro que está usando, na minha Minibar, os que eu prefiro usar são os da VFA Italian Coffee (o antigão mesmo), e o da Rancilio Silvia, são os que ficam melhor, comprei um de precisão da MHW 3Bomber mas sinceramente, achei que foi jogar dinheiro fora, é mais propaganda do que qualidade, não que seja ruim, mas o resultado com o antigão da Italian Coffee e o da Rancilio é muito, mas muito melhor, e ambos são filtros comuns, não são de precisão, então o que aprendi, é que você tem que testar, não adianta ir só pela propaganda. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Vicente Postado 7 horas atrás Autor Denunciar Share Postado 7 horas atrás Para ver onde a mós está regulada, precisa remover a cuba do moedor, levantar o arame da mós e girar no sentido anti-horário. No mesmo arame que faz a remoção da mós, tem os números de onde está regulado. Para colocar, seguir o mesmo passo a passo de trás pra frente. Fiz os testes, colocando mais café, compactando mais, moendo mais. Todos permanecem com uma crema rala. Me veio a mente entrar em contato com o mestre de torra no qual faço a compra dos cafés. O mesmo informou que pelo jeito da crema, parece que o café está oxidado. Provavelmente pela forma de ser guardado. Faço o porcionamento em 2 partes, ficando cerca de 250gr no pacote de papel que vem e congelo, e, 250gr em um porte hermético fora do freezer. Fiz a compra de um novo café para tirar a teima. Provavelmente chega dia 08/11, sexta feira. Porém, ainda sim, no moedor manual cria mais crema, mesmo que um pouco mais rala que o habitual pelo café até então oxidado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Vicente Postado 6 horas atrás Autor Denunciar Share Postado 6 horas atrás 15 horas atrás, valacomum disse: Olá. Eu usaria uma configuração assim para café turco. Mas, para espresso na Chef Crema Silver, uso em torno de 25 na regulagem externa. Eu tenho um K4 e também acho que ele me entrega um resultado melhor do que o Breville, então eu uso com mais frequência o moedor manual, deixando o elétrico para outros métodos, quando vou preparar muito café de uma só vez. Saudações! Prazer! Tudo certo? É realmente o manual tem uma qualidade melhor, e parece que é mais constante. Porém, aquele sentimento de que não quer que a compra tenha sido em vão, vem à tona. Estou tentando ao máximo fazer com que seja o moedor principal. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 3 horas atrás Denunciar Share Postado 3 horas atrás Olá. 3 horas atrás, Rodrigo Vicente disse: aquele sentimento de que não quer que a compra tenha sido em vão Depende de como o conjunto de moedores vai ser visto. No meu caso, penso no Breville ou para grandes quantidades (prensa francesa de 800mL ou moka de 12 xícaras) ou como um estepe (se eu não puder usar o moedor manual, seja por qual motivo for). No sentido inverso, penso no K4 e no K6 ou para pequenas quantidades ou como um estepe (se houver algum apagão, por exemplo). Então não considero que meus moedores tenham sido comprados à toa, mas sim que eles se complementam, cada um dentro de seu perfil. Saudações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas