Ir para conteúdo

Nemox Caffe Fenice


Postagens recomendadas

Vinicius, 

 

procurei aqui no fórum e não consegui encontrar esse link.

Na realidade encontrei um, mas ele não abre.

 

Vou tentar fazer a instalação do PID. Final de semana vou abrir a maquina e ver os circuitos e tentar imaginar onde vou instalar cada coisa.

O SSR tem que ficar em algum lugar especifico (longe do calor, por exemplo)? 

 

Tem PID com saida relê, saida SSR e pulso. vocês sabem qual teria que ser?

 

Deixa eu ver se entendi os passos para instalação:

- desconecto os cabos que estão ligados no termostato e ligo eles na saida do PID

- conecto o termopar no parafuso da caldeira e a outra ponta também  vai no SSR.

- conecto o SSR a entrada do PID.

A energia para o PID vem daonde?

 

Obrigado novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo, quase tudo errado.

 

Você conecta os fios que hoje estão no termostato no relê SSR (POLO AC - ALTA VOLTAGEM) ou na saída relê do PID (se ele não for com saída SSR, que seria melhor). Os fios de controle do SSR (se o modelo tiver saída SSR), você liga no polo DC do relê SSR (VOCE TEM QUE COMPRAR RELÊ VDC - VAC). Os fios do termopar (sensor de temperatura) você liga na entrada desses fios do termopar no seu PID. Os fios fase e neutro que saem da sua máquina (sim, o PID é alimentado por eles, a não ser que seja um PID DC), preferencialmente, um na entrada de energia da máquina, outro (o outro pólo) na saída do interruptor (para que quando você ligue a máquina, ligue simultaneamente o PID)).

Se você não tiver conhecimentos básicos de elétrica, sugiro que não se arrisque, afinal choque mata! Peça para algum outro forista ou amigo que instale para você.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinicius, 

 

procurei aqui no fórum e não consegui encontrar esse link.

Na realidade encontrei um, mas ele não abre.

 

 

 

Realmente, o cara tirou o álbum com as fotos, infelizmente não me ocorreu de salvá-las...

Editaod: em contado com o pessoal da Auber Eletronics, fabricante de kits PID,consegui as fotografias. Em tempo, se alguém quiser comprar o kit pronto oferecido por eles, o que deve ser adquirido é o desse link: http://www.auberins.com/index.php?main_page=product_info&cPath=6&products_id=32

Fotografias:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hup4XaXl.jpg

2ti5Zmql.jpg

pGMpmt2l.jpg

5v9nrH9l.jpg

yegBv0Bl.jpg

CXVGI99l.jpg

l3z89dGl.jpg

im7WYg4l.jpg

xELtL0nl.jpg

C6cNTz2l.jpg

No meu próximo post, #524, coloquei o restante das imagens, já que não cabem neste aqui.

 

 

 

 

Editado por viniciusfm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show Vinicius, obrigado pelas fotos.

 

Vou comprar o PID no ebay. Está custando já com SSR - 60 reais. - se contar os 60% de imposto + 12 reais de despacho postal dará proximo dos 100 reais.

Só o PID aqui custa mais de 200.

O termopar que vem junto terei que comprar outro, pois aquele vem com um M6 na ponta e não pretendo furar a caldeira.

 

Assim que fizer as instalações, vou postar as fotos aqui com o passo-a-passo, caso mais alguém queira tentar.

Qualquer dúvida, também vou pedindo ajuda.

 

Já que vou mexer, alguém acha que vale a pena colocar também um medidor de pressão ou seria somente mais estético?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Guilherme..consegui achar seus posts no tópico da Fiamma.

Eu estava dando uma olhada dentro da Nemox e não consegui encontrar a OPV.. Estou acreditando que não tenha.

Provavelmente vou ter que colocar também.

Vocês sabem onde consigo comprar aquele manômetro para colocar no porta-filtro?

Consigo comprar em lojas que trabalham com gás, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • 1 month later...

 

Desde que comprei a minha antiga Poemia tive vontade de adquirir um PF naked, não só pela questão artística da extração, mas para usar como ferramenta de estudo visando evoluir a qualidade dos shots etc. Acabei fazendo upgrade para Nemox Fenice, que, como vocês sabem, possui PF de 57mm, o que limita as opções de adquirir PFs e filtros compatíveis (conforme postagens acima, há poucas opções de PF naked de 57mm a venda no exterior, há um da Ascaso e um da Lelit, e a importação sairia por uns R$ 500,00, sem qualquer garantia de que fosse plug and play). Cogitei  adquirir um PF original da  máquina, e cortar o fundo, mas o preço orçado pela Italclass me pareceu muito expressivo (R$ 350+frete), considerando que ainda teria que pagar para cortar o fundo etc.

 

 

Me centrei então na Lelit, a referência é XMC013. Encontrei a venda em lojas nos EUA (1st-line.com, U$61.20); Noruega (kaffemesteren, kr$ 349,00); Canadá (i drink coffee, cad$74.95); Austrália (jet black espresso, au$87.60), Itália (La macchina del caffe, €$ 49,00) e Russia (Lelit espresso, руб $3,300). Fiquei com todas estas informações guardadas, esperando que algum familiar ou amigo me dissesse que visitaria um desses países, a fim de viabilizar uma importação samsonite... Até que meu pai foi para Moscou!. Não deu outra. Primeiro, contatei a Lelit italiana, que me garantiu a compatibilidade desse PF com a Lelit PL041 (da qual a Nemox é uma cópia). Com essa informação, parti para compra na Lelit russa. Depois de muito lutar para conseguir fazer o cadastro no site, não consegui proceder ao pagamento pelo cartão... Mandei um email, em inglês, e nenhuma resposta. Usei o google translate, e escrevi novo email, dessa vez em russo, de modo que finalmente consegui contato... Incrivelmente, com a ajuda do Google para tratar toda negociação, deu até para obter dicas de como chegar ao local, por sorte, relativamente próximo do hotel onde meu pai se hospedou, ele só teve que chegar na loja e mostrar o número do pedido. Me disse que realmente não falavam um prego de inglês. Aproveitei e comprei, ainda, uma borracha (junta) de vedação por 300 rublos (17 reais pelo câmbio de hoje, o PF saiu por volta de R$ 190,00; se alguém se interessar, tem também itens para máquinas de 58mm, site http://www.lelitespresso.ru/). 

 

 

Botei a mão no PF agora pouco, e estava com bastante receio de que não fosse compatível. Mas por sorte o é!!! Segue um vídeo das primeiras extrações: (obs.: havia postado um vídeo anterior, em que o mané aqui não havia filmado por baixo)

 

 

 

 

Usei 17g do Café Fazenda Recreio, torrado pela W&S em 27/08. Fiz WDT com uma rolha de espumante espetada com agulhas finas, contando com auxílio de um funil cortado no fundo, o que faz toda a diferença, recomendo muito tal gambiarra. 

 

 

Impressões sobre o PF: ele encaixa de modo bem mais fácil do que o PF original da Fenice, e é bem mais leve. Vou ler mais sobre como interpretar o resultado, talvez filmando por baixo consiga visualizar melhor.

 

 

Esse hobby é demais! A sensação é a mesma de quando ganhava brinquedo quando criança, nem me lembrava mais dela, hehehe.

 

p.s: outras das fotos da instalação do PID:

 

4Ysne0dl.jpg

xD8V07Ul.jpg

HPxy8gEl.jpg

mXuDdO1l.jpg

cvqzDDIl.jpg

BFARywJl.jpg

uoOnAjVl.jpg

p4Ldpxgl.jpg

2JuRxmGl.jpg

eRvOItHl.jpg

Mais fotos: post #528

 

 

Editado por viniciusfm
  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Pessoal entrei no clube após adquirir a máquina do Álvaro Ford!

 

Muito boa cafeteira por sinal (vindo de uma Delonghi 155 não é difícil também haha). Semana passada tava usando a Hario Mini, mas agora chegou a Baratza encore e vou testar nela (já com modificação para fazer moagem mais fina.)

 

A vaporização do leite, que era um dos motivos principais, ta virando um desafio, mas graças a este fórum consegui fazer alguns lattes bacanas. Inclusive acabei de ver um tutorial da Francis!Francis! X3 e outro também no cofeegeek que aparentemente utiliza a mesma ponteira da Nemox.

 

Agora vou atrás de um tamper e eventualmente um portafiltro naked ( que parece mais uma via-crucis que outra coisa visto o post acima  :D  :D )

 

Abraço a todos, voltarei com fotos e quem sabe até um vídeo, se eu tiver com a mão boa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baiano, parabéns.
Sobre o tamper, eu encomendei um bravo com o Gilberto, ele vai fazer com a medida certinha, pois enviei para ele o filtro original da fenice. Se um dia migrar para uma máquina com filtro comercial, basta trocar a base.

p.s.:

últimas fotos da instalação do PID

 

 

sKsieU2l.jpg

N1fmrcWl.jpg

xKnU8RLl.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi afinar a moagem no Hario mini ( a extração com o Encore no mínimo ta saindo muito rápido) e apesar de sair com um tempo legal, vi q ta vazando pelas laterais.

 

O Álvaro já postou aqui com o mesmo problema, mas fiquei na dúvida da solução: alem de apertar mais forte, eu tenho que esquentar o porta filtro? Tipo, deixar a água quente passar por ele e depois apertar mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, na verdade o melhor é ligar a máquina e já engatar o pf, mesmo sem pressão, deixando por no mínimo 20 minutos.

Enfrentei o mesmo problema que vc, com medo de quebrar o encaixe do grupo não vedava direito.

Tenho a minha a mais de um ano, e ela só veda depois dos 90°.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baiano, 

tive o mesmo problema no começo.

Tem alguns videos que fiz, veja se é igual ao seu:

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/3442-ajuda-vazamento-nemox-punto-pro-p200/

 

Consegui uma solução com o Igor. Trocamos a borracha de vedação e o suporte do cachimbo (aquele metal com 4 parafusos). - tenho uma punto pro, mas a maquina é praticamente igual.

Como fizemos a troca ao mesmo tempo, não sabemos exatamente onde estava o problema. Acredito que seja a borracha de vedação.

 

Na época, mesmo se eu apertasse bastante vazava. 

 

Atualmente posso deixar o pó extremamente fino a ponto de não sair nada de cafe que não vaza uma gota.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, quero fazer um mod na fenice para trocar o tubo de vapor, ou pelo menos a ponteira, por uma que consiga dar resultado satisfatório. Para vocês terem uma idéia, levei a máquina para terça expressa e ninguém, nem o Rodrigo, tampouco o barista da Baden e o campeão brasileiro de latte art conseguiram vaporizar adequadamente.  O problema não é a falta de vapor, nisso ela visivelmente manda bem. Ocorre que o panarello é ruim, e sem ele o tubo fica muito curto.

 

Pretendo fazer algo como nessa solução:

5XS9mNZl.jpg

 

"Maybe Nemox steam wands differ, but the thread on mine was a regular non-tapered thread. As Lachlan pointed out, removing the steam tip leaves you with not much wand, so a new tip alone wasnt an option. To fit a proper steam tip (and in this case I opted for a Silvia tip) it was just a matter of making an adapter to go between the two, which having a lathe and a bit of excess stainless steel was easy enough to do. The other good thing about the Nemox is that having a ball jointed steam wand I could make the wand long enough to get right down into a 600ml jug and still have enough swing to remove it without tipping the jug.

The hardest bit was getting it to all look neat, as while stainless and chrome go OK the extension had to be larger in diameter than the original wand in order for it to screw on the original thread (which I wanted to retain in case for some unearthly reason the original tip was required!). For this I used a 35 degree chamfer to blend from the original wand to the extension, which was about the best I could do other than cutting the old thread off and tapping one on the inside and then using a butt joint. At the steam tip end theres just an internal chamfer to roughly match that of the Silvia tip so it recesses inside the wand neatly.

For others who may want to do the same thing, the thread on the Nemox wand is a fine M6 (M6x0.75) and the thread on the Silvia steam tip is a fine M5 (M5x0.8), and the extension piece is about 40mm long."

 

Fonte: http://coffeesnobs.com.au/milk-froth-bubbles/24787-nemox-dell-opera-fenice-steam-wand-mod.html#post325569

 

O braço da Silvia eu consigo importar por um preço em conta:

 

http://www.cafeparts.com/productDetail1.asp?ItemID=76902

 

O meu inglês não é lá essas coisas, e não tenho conhecimentos técnicos... Pelo o que eu entendi, precisaria de um adaptador de 40mm com uma rosca M6x0,75mm para acoplar na vareta da Fenice e na outra extremidade uma rosca M5X0,8mm para acoplar na vareta da Silvia, seria isso mesmo que deveria pedir para um torneiro fazer para mim?  

No entanto, ao que me parece, o tubo da Silvia é uma peça inteira. Se for, o sujeito então a cortou? Ou seria possível desenroscar em algum ponto, e essa rosca é uma M5 x 0,8? 

 

Eu sei que ficou confuso, na verdade não entendi nada  :(  Se alguém conseguir me dar uma luz, seria muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha entendido que precisava do braço inteiro da Elektra, que é 5x mais caro do que da Silvia, pelo menos da Cafeparts. 

Mas será que se eu colocar só a ponteira, não vai continuar ainda muito curto para conseguir uma boa inclinação com a pitcher?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ou vc pode colocar uma porca M6 tipo essa:

 

70962_hr4c.jpg

 

e depois so furar 1 ou 1,5 mm.

 

O prolongamento deve ser bem dificil fazer por conta propria.

 

 

Pessoal queria tirar uma duvida com vcs.

Ultimamente meu cafe ta saindo com gosto meio queimado. O café em si não acho que é o problema, raramente sai um shot bom, mas a maioria tem esse gosto mais amargo. A moagem duvida que seja muito fina, tenho um Encore, o mínimo que ele chega não é mto fino.

 

O que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc não acha que o café/torra ou moedor são os culpados , sobrou a temperatura , como a Nemox não tem PID , aumenta o tempo de flush antes da extração e derruba um pouco mais a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei se o moedor é culpado, a extração sai até meio rápida, mas o gosto fica muito forte.  A temperatura ja fiquei "surfando" tirando um pocuo antes e as vezes eu percebia que a água sai quase fervendo com bastante vapor.

 

Talvez o ideal seja instalar um PID...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Vini vc conseguiu?

Olha eu palpitando de novo...

Cara, pega um tubo de aluminio 5/16 ou 8mm, faz uma rosca interna M6x0.75 para plugar na nemox e na outra ponta vc coloca uma porca tampão igual a q o baiano postou ai com uma rosca M8x1 externamente.

O tubo eu te arrumo pq é chato de achar, o macho e a tarracha pra fazer rosca interna e externa vc vai ter q ir numa oficina e pedir um favorzinho pro cara. Mas é simples e baratissimo, nao vai gastar 20,00 com tudo se o cara nao te esfaquear.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...