Ir para conteúdo

Nemox Caffe Fenice


Postagens recomendadas

Vou contar minha experiencia.

 

Fiquei umas boas semanas brigado com a Fenice. Nem mexi nela pra falar a verdade.

 

Essa semana comprei um café da região e resolvi fazer as pazes.

 

Não é que ela está se comportando como uma dama? Shots acima da média, com alto grau de repetibilidade e sem vazamentos.

 

Não foi por experiencia pois eu mal mexi com ela ultimamente, acho que pra se extrair um bom café, tem que esta de bem consigo mesmo.

 

Espero que ela continue me dando alegrias pois nem só de v60 se vive um coffeegeek

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Pessoal,

Estou querendo comprar um PF bottomless para a Nemox. Alguém encontrou algum que encaixe?

Encontrei esse

https://www.seattlecoffeegear.com/ascaso-portafilter-57mm

E

http://www.ebay.com/itm/141480200830

 

Mas tenho receio de não encaixar e gastar 70 dólares.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou interessado, mas não comprei pois não estou disposto a gastar mais de 250 reais com isso.

Não sei se esses pfs encaixam no grupo, mas acredito ser possível usinar para tornar compatível.

Os da lelit p041 acho que cabem, pois dizem que a engenharia da fenice é a mesma (procurando no google vai achar um site canadense e um australiano que vendem, aproximadamente 70 ou 80 dólares.)

Uma outra saída é comprar um pf sobressalente com o Roberto da italclass, ele vende por 350 reais, e então mandar para um torneiro cortar o fundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinicius,

alguma vez você ja conseguiu tirar uma crema "escura" com esta maquina? Independentemente do tipo e torra do cafe, minha crema sempre sai com uma tonalidade marrom clara, mesmo quando não chega a dar "blonding".

Não esta acontecendo canalização e estou dosando 18g para um duplo.- extração entre 25 e 30 segundos.

Estive procurando em foruns com relação à Lelit PL041 e varias pessoas tem a mesma dificuldade e não achei uma solução.

Você saberia o que pode ser?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a crema não está condizente com a torra, indo para clara demais, parece ser sub-extração, devido a temperatura baixa ou extração rápida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo,

A cor da crema pode estar relacionada com a temperatura da água no momento da extração. Tenho a Fenice e sofro do mesmo problema da crema um pouco  mais clara que o normal. Apesar de não ter como medir com precisão, certamente a temperatura de operação da Fenice é menor que a da Mondial (minha cafeteira anterior). Essa é a referência que eu tenho. Sugiro que você dê uma olhada no histórico do fórum em um tópico de temperatura da água. Um dos nossos colegas fez um comparativo de cor da crema x temperatura da água com fotos e um bom texto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo,
Tenho conseguido, realmente uma crema exageradamente escura não, mas o suficiente, não diferenciando muito da cor que encontro nos shots da baden, apontada pela grande maioria como a melhor da cidade.
A minha técnica é a seguinte : faço vários flushes até ligar a resistência da caldeira. Assim que desliga, com o botão de aquecimento para vaporização ligado dou um flush (uns 3 segundos geralmente). Então, coloco o pf da máquina e extraio o café.
Esse protocolo consta em uma indicação no tópico de temperature surfing, do Rodrigo, se não encontrar me fala que dps te passo o link (agora só tô com o cel, no PC é mais fácil consultar). Em síntese, quando a resistência desliga a água deve estar em uns 98o, e o acionamento da vaporização durante o flush não deixa que ocorra uma queda brusca da temperatura, atingindo a que se espera adequada para extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas. 

Vou tentar medir a temperatura de saida da água para ver se ela esta ok. Será que valeria a pena instalar um PID nela?

Alguem que já fez isso consegue me passar as fotos de como ficou?

 

Vinicius, a minha é a Nemox P200, o grupo é igual da Fenice, mas não tem o vaporizador. Infelizmente não consigo liga-lo para aumentar a temperatura da água. 

O que tenho feito é deixar toda a maquina aquecer com o PF nela por uns 20-30 minutos. Dou um flush de uns 40ml com o PF nela. Seco o PF. Doso o cafe, dou mais um flush pequeno desta vez sem o PF, espero chegar na temperatura de extração novamente e extraio o cafe.

Você poderia me passar uma foto da sua extração, somente para ter uma noção da cor da crema que você vem conseguindo? A torra da Baden é media ou clara?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, meu conhecimento e experiência são limitados, mas acredito que os teus flushes estão muito longos. Eu tentaria no teu caso surfar até atingir água fervente (ela sai em ebulição, espirrando e fazendo barulho, não tem como não identificar) e então fazer flushes pequenos e na tentativa e erro encontrar a temperatura ideal de extração.

Nunca fiz esse experimento para medir a temperatura , tenho que um dia me lembrar de guardar um copo de isopor. vai ser interessante para compararmos o resultado.

Sobre o Pid, claro que é super útil, gostaria muito de instalar, mas não tenho coragem de tocar o projeto, acho que aqui ninguém o fez.

Acabei de tirar uns espressos com o café 35, de torra clara, a crema ficou com uma cor bem interessante, talvez até mais escura que o considerado ideal. O Baden costuma variar os grãos, mas costuma ser torra média. Pena que não li o teu post antes, tiraria fotos ou até filmaria a extração.. Acho que tenho umas fotos mais antigas, dps te mando por MP, mas de qualquer forma creio que não ajudará muito pela questão da iluminação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste de temperatura com o copo de isppor e um termometro tipo espeto.

Só consegui obter temperaturas proximas a 88graus.

Tentei dar diversos flushs e esperae reaquecer e mesmo assim não consegui chegar perto dos 95-96 graus.

Será que é um problema na cafeteira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que hoje a crema saiu mais clara que de costume, e isso que a torra não era lá muito clara (Fazenda Esperança da Feito a Grão), então nem fotografei para que tu me chamasse de mentiroso :lol:

 

Assim que conseguir o copo de isopor (e uma pilha de relógio para o termômetro), faço o teste aqui...

 

Mais uma vez, deixo claro que não entendo sobre engenharia de máquinas, mas enfim, tirando algum defeito, resta talvez tentar deixar a máquina aquecida por mais do que vinte minutos, talvez trinta e quarenta, e fazer a caldeira ligar e desligar mais vezes. Na terça expressa sobre iniciação ao espresso, por exemplo, o Rodrigo penou para fazer a água ferver na Poemia, foram vários ciclos de aquecimento da caldeira até conseguir a ebulição.

 

Editado (depois do post do sergio.m):

Diogo, lendo a discussão lá no tópico do V60 me veio na cabeça que talvez fosse interessante também testar o termômetro, medindo a temperatura da água quando chega na ebulição, só para verificar a acurácia.

Editado por viniciusfm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinicius, quando fizer o teste, me passe seu resultado, por favor...

To vendo que a crema escura é mentira..ahahah

Fiz uma extração aqui com torra média escura e mesmo assim ficou clara...depois posto a foto aqui.

 

Sergio, sem flush bateu 82 graus.( a máquina estava ligada há uns 40-50 minutos)

Depois de vários ciclos de aquecimento da caldeira consegui chegar a 88 graus. Acredito que seja pouco para produção de um bom espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, depois de descobrir quando é melhor iniciar a extração, após a luz apagar ou após a luz acender, acerte a moagem para uma extração bem lenta, tipo 30 g na xícara em uns 35 s após o primeiro pingo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, Estou dosando 18g de cafe para 50ml de liquido. O sabor esta me agradando. A extração esta demorando entre 25 e 30segundos.

Pela coloração do café na saida da maquina, não esta ocorrendo canalização. Estou nivelando o cafe no PF com uma regua para nao causar nenhuma compactação diferencial e tomando bastante cuidado com o tamper para compactar todo o bolo igual.

Por isso acredito que a coloração da crema tenha algo a ver com a temperatura.

Fiz um teste tambem de dividir o shot em 3 partes, cada uma com 20ml (total de 60ml) - eu só ia trocando a xícara embaixo sem desligar a maquina - mesmo nos primeiros 20ml a crema não ficava na coloração escura tigrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para escurecer a crema vc precisa extrair mais do pó.

 

Um modo é subir a temperatura, mas não está rolando.

 

Outro modo é maior tempo de contato da mesma quantidade de água com o pó. Isso vc consegue baixando o fluxo. E baixar o fluxo você consegue moendo mais fino.

 

Tente moer mais fino e fazer o café com mesma massa na xícara da atual só que com uns 35-40 s após o primeiro pingo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo com relação ao controle de temperatura é a cor da crema existe uma relação , mas a qualidade da torra também influência muito.

A medição de temperatura por meio do copinho r termometro de bsrists é muito grosseira, s única conclusão que vc pode tirar desse teste é que a temperatura dr extração é maior do que vc obteve.

 

Se vc quiser obter leituras mais precisas vai precisar de um termometro digital e um termopar , e fazer algo parecido com isdo que eu fiz na gaggia twin , post 01 :

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2423-gerenciamento-de-temperatura-surfing-para-gaggia-baby-twin/

 

Nesse tópico da ECM eu repeti o teste para comprovar e eficiência do PID da Classika , os posts 815 e 825.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/940-ecm-manufacture-gmbh-m%C3%A1quinas-para-baristas-avan%C3%A7ados/page-41

 

Pela minha experiência com a twin se vc obteve leitura de 88C , muito provavelmente se vc fizer o teste medindo dentro do PF vai obter uns 3 ou 4 graus a mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas.

Sergio,

Vou tentar afinal um pouco mais a moagem e posto aqui o resultado.

 

Carlos,

Eu acabei comparando a cor da crema do mesmo café que tomo em um cafeteria aqui de Curitiba e com a mesma dosagem. Eles conseguem uma crema bonita e tigrada. Comigo eu só consigo um marrom médio. (Vou tentar torar uma foto e postar aqui). Também vou tentar adquirir um termometro digital e os termopares K para fazer o teste.

 

Novamente, obrigado a todos pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei no ML na epoca foi uns 140 reais , hoje vc tem modelo melhor por preço similar :

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-659636847-termometro-digital-portatil-dm6802b-50-a-1300c-_JM

 

Não instalei nada na Twin , dá para surfar nessas máquinas sem problema conhecendo as temperaturas que elas alcancam durante o ciclo de funcionamento.

 

Claro que um PID facilita muito.

 

Eu entendi que vc quer repetir a extração de uma cafeteria de Curitiba , seus equipamentos são bons P200 e Encore , mas tentar repetir uma extração de cafeteria com equipamentos profissionais é mais complicado , não adianta repetir a temperatura e pressão , pois são muitas variáveis , como a bomba rotativa da maquina profissional , a existencia de um grupo E61 ou similar e principalmente o seu moedor (que é muito bom) tem mos conicas de 40mm e a cafeteria se tiver um K30 por exemplo será uma mo plana de 65mm.

Essas variáveis são impossíveis de copiar , mas nada impede que vc consiga ate uma extração melhor , mas igual é quase impossível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, fiz o experimento do copo de isopor e termômetro espeto...

 

Primeiro, testei a acurácia do termômetro. Na Bonavitta eletrônica, setei a temperatura em 97º e coloquei o termômetro num dos furinhos da tampa. Não sei se isso é relevante, mas o termômetro partiu bem atrás da temperatura da Bonavitta, até que pela casa dos 75º ultrapassou-a e indicou 98,5º enquanto a Bonavitta ficou com 97º e desligou. Pouco depois, a diferença entre uma e outra ficou em 0,5º, empate técnico, considerando que a Bonavitta indica de um em um. Então, creio que o meu termômetro, Incoterm, mas de fabricação chinesa, esteja ok.

 

Vamos para máquina. Deixei aquecendo por meia hora. Já no primeiro flush chegou em 93º. Depois, fiz várias medições logo depois que a caldeira desliga, marcou várias vezes 95º, e a menor temperatura foi 91º. Também fiz várias medições seguindo o meu protocolo de extração (depois do desligamento da caldeira, faço um breve flush com o botão de acionamento para vaporização ligado, a fim de reduzir a queda da temperatura). Na maioria das vezes ficou em 93º, mas em uma oportunidade obtive apenas 86º, foi um ponto fora da curva, que me assustou. Porém, acho que agora encontrei o motivo de alguns resultados inesperados que vez ou outra obtenho ao tentar repetir uma xícara.

 

A impressão que eu tenho é que, na maioria das vezes, a água sai fervendo após o desligamento da caldeira. Não sei informar ao certo a temperatura se dá a ebulição em POA (tentei  medir no fogão, chegou a falsos 102º (?), creio já ter ouvido que se daria em 97º).

De qualquer forma, se considerarmos entre 97 e 98º a temperatura real da água obtida logo após o desligamento da caldeira, bate bem com a informação do Carlos Eduardo, no sentido de que o experimento fornece 3º ou 4º a menos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porto Alegre é basicamente nível do mar, ferve nos 100 C.

 

Agora que já descobriu como extrair quente, os cafés ficaram melhores? Talvez só falte moer um pouco mais fino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio,

Na verdade, quem não está conseguindo uma temperatura maior é o Diogo, fiz o teste para servir de comparativo com a máquina dele, bem como para eu conhecer melhor meu equipamento..

Havia ligado a máquina basicamente para fazer o teste. Depois, tentei extrair uns shots com a crema bem escura para enviar ao Diogo como havia me pedido. Só que no primeiro saiu cachoeira, a crema ficou apenas moreninha, e no segundo mói fino demais e entupiu a máquina. Agora, apenas no próximo final de semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas como informação: se o Diogo ou alguém mais estiver pensando em comprar o termômetro de 2 canais e não tiver pressa, comprei um idêntico ao do C. Eduardo pelo Ebay por US$12,73 e frete grátis, chegou direitinho dentro do prazo esperado (em torno de 30 dias).

 

Segue o anúncio: http://www.ebay.com/itm/Digital-Dual-Two-Channel-K-Type-Thermocouple-Thermometer-Pyrometer-TASI-8620-/221510485383

 

Aproveitei pra comprar alguns termopares diferentes desse vendedor, chegou tudo certinho também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinicius, 

fiz a aferição do termômetro. Fervi água em uma chaleira, chegou a temperatura de 97ºC, condizente com a temperatura de ebulição em Curitiba (1000m acima do mar), ou seja, o termômetro esta ok.

Refiz o teste do copo hoje. O copo eu deixo preso no grupo, evitando perda de calor. Deixo ele conectado por uns 30 minutos pelo menos, visando com isso que o ar dentro dele também fique quente antes de receber a água.

Consegui somente 82ºC hoje. Apesar de ser uma temperatura quente, esta muito aquém da temperatura ideal do cafe. 

Depois de dar um flush, ela caiu para 78ºC.

 

Estou tentando ver com o Igor se não há um possível problema no termostato. Acredito que vou aproveitar a ideia do Mortari de importar e vou me arriscar a instalar um PID comprado no Ebay.

O kit completo saí por 60 reais. Falta ainda o dissipador do SSR e as pastas termicas.

http://www.banggood.com/REX-C100-110-240V-Digital-PID-Temperature-Controller-Kit-p-960592.html

 

Algúem já fez isso na Nemox e pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é , eu nem tive esse cuidado de aquecer o ambiente interno do copo.

Com certeza o Igor vai te prestar todo apoio.

Sobre o pid, alguém já postou aqui um link do Picasa de um gringo que instalou, tem várias fotos, pode te ajudar, você já o acessou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem tranquilo instalar PID. Você tem que ligar os fios que conectam no termostato de água nos terminais AC do relê SSR. Feito isso, você passa a usar o SSR como se fosse um termostato. Os fios do sensor termopar você liga no conector do termopar do seu PID (Vem no manual de instrução quais são os polos). Se você ligar errado o positivo no negativo, o pid vai acusar decréscimo de temperatura quando o relê estiver esquentando (tipo, começando em 30 graus e diminuindo ao invés de aumentar)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...