ShadTK Postado Segunda às 13:41 Denunciar Share Postado Segunda às 13:41 Bom dia pessoal! Tudo certo? Estou interessado em entrar no mundo dos expressos caseiros, e gostaria de uma ajuda para revisar meu plano de compras para ver se ele faz sentido. A principio eu pesquisei sobre maquinas num geral, e me identifiquei com a idéia de uma maquina de expresso manual. Trabalho de homeoffice e só tomo no maximo 1 xicara de café por dia, então não me incomodo de ter um workflow mais demorado, até prefiro pois gosto do processo. Em resumo, a lista atual esta em: - Flair 58 / Cafelat Robot - Moedor Comandante C40 / 1zpresso J ultra - Balança bluetooth - Chaleira(?) Em mais detalhes de cada item: Do que eu pesquisei, pensei em adquirir ou uma Flair 58 (pro ou normal), ou um Cafelat Robot. Vou estar fazendo uma viagem para Europa em meados de janeiro, pretendo comprar a maquina por la e trazer para o Brasil, e ambas me parecem bem razoaveis de trazer de volta na mala. Entre os dois eu dou mais preferencia a flair pela estetica - mas admito que não tenho conhecimento o suficiente pra dizer qual seria mais ideal. Alguem tem opiniões quanto a essas maquinas? Quanto a moedor, hoje eu tenho um Timemore C3 que uso a uns 2 anos pra fazer coados. Entendo que vai ser necessário fazer um upgrade pra tirar um expresso de qualidade. Dou preferencia a moedores manuais pelo mesmo motivo que citei acima, entretanto, aqui admito não ter muita certeza de qual seria a melhor recomendação. Estou entre um Comandante C40 ou 1zpresso ultra. Com certeza gostaria de um mais focado em espressos, mas se possivel também gostaria de um moedor que consiga fazer coados. Há algum outro que eu deva considerar? A chaleira e a balança hoje eu já possuo, mas são bem fajutas. A chaleira é uma paralela da china tipo bico de ganso que eu comprei a uns 2 anos atrás - me atende muito bem e não tenho reclamações, mas ela tem um negocio esquisito de que quando termina de aquecer a agua, faz a luz da cozinha oscilar até eu desligar. Se for viavel eu gostaria de trocar ela, mas não sei o quanto de verba eu teria para investir, ou qual modelo escolher. A balança é igualmente uma chinesa sem marca, tem timer e tudo mais, mas a medição não é muito precisa. De forma geral, o orçamento ta em mais ou menos uns 6-8 mil reais pra tudo. Pretendo manter esse setup pelo menos pelos próximos 5. anos, se não a próxima decada. Faz sentido de forma geral? Há alguma outra opção que eu possa considerar? Em particular quanto as cafeteiras, estou optando pelas manuais mais pela baixa manutenção delas do que pela portabilidade - não me incomodo de adquirir algo mais "parrudo" na mesma faixa de preço, contanto que seja facil de manter. Também quero evitar de passar do limite de 1000 dolares pra compras no exterior - só a flair já vai estar levando mais da metade desse valor, então não sei se compensa comprar o resto das coisas por lá. Talvez comprar o moedor/chaleira por aqui? Ou ainda ficaria mais barato pelo exterior, mesmo com risco de taxa? Grato pela atenção! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado Segunda às 14:20 Denunciar Share Postado Segunda às 14:20 Opa! Me parece que você já pesquisou bastante sobre os equipamentos, não sei o quanto posso contribuir. Eu uso a Robot há uns bons anos. Comecei usando com o Comandante, depois comprei o 1zpresso JX-PRO e acabei preferindo ficar usando ele - apesar de não perceber muita diferença na xícara entre os dois moedores. Finalmente comprei um moedor elétrico, depois de mais de dez anos moendo café na mão e não toquei mais nos manuais. Hehe Eu uso uma chaleira Bonavita elétrica com controle de temperatura. Acho que é algo que vale a pena. Eu compraria qualquer chaleira decente, independente de marca. Hoje em dia eu acho que acaba sendo mais uma escolha pela estética. Sobre importar na mala ou comprar online daqui, tem que colocar na ponta do lápis. Balança tem que ser de 0.1g. Só tem que se atentar se for pegar uma Robot na largura dela porque o espaço entre as pernas da Robot é estreito. A altura da balança tem que ser considerada também, mas acho que não vai ter balança estreita que seja muito alta. O workflow das manuais (para uma extração) não é demorado, pelo contrário. É uma das grandes vantagens delas. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado Segunda às 14:28 Denunciar Share Postado Segunda às 14:28 36 minutos atrás, ShadTK disse: Vou estar fazendo uma viagem para Europa em meados de janeiro, pretendo comprar a maquina por la e trazer para o Brasil Eu desenvolvi uma certa paixão pela Robot depois que assisti esse vídeo aqui, mas também acho que a nova Flair 58 Plus 2 é uma das melhores opções, se não a melhor no que diz respeito a espresso manual. Ainda mais com o sistema de aquecimento dela que agiliza muito as coisas. Mas tenho uma ressalva: geralmente essa história de "tomo 1 espresso" acaba caíndo por terra, pois quanto mais a gente se envolve, mais quer acertar. Daí você faz um espresso, ele não sai da maneira que você quer e daí você vai fazer outro... e outro. Sobre moedores, eu tenho um J-Ultra que usei por uns 5 meses e adoro ele, os 8 microns por click proporcionam um ajuste muito fino. Mas no mês passado acabei adquirindo um DF54 e a praticidade me tomou conta. E não falha em nada no quesito sensorial também. Caso se interesse em dar uma olhada em outros tipos de máquinas, o mestre @regisassao fez um super vídeo dando várias opções. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mausilva Postado Segunda às 14:33 Denunciar Share Postado Segunda às 14:33 Olá meu amigo, bom dia. Me permita cooperar na sua análise. Sou apaixonado pela Flair 58, tenho uma e acho um excelente custo benefícios pela possibilidade de utilização dela; caso essa seja sua escolha acho excelente. Quanto ao moedor; eu não iria de Comandante se a sua visão é utiliza-lo para expressos; se me permite uma indicação eu olharia o Bravito; é um moedor nacional que está entre os melhores do mundo para um café espresso. Você consegue compra-lo aqui no Brasil com a possibilidade de até parcelar o valor da compra e sem nenhum burocracia de importações Quanto a chaleira dá uma olhadinha na da Timemore, é um excelente material com todo tipo de controle que vc precisa para um bom café. Tenho hoje um setup parecido com o que você quer montar. Parabens pelas escolhas 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado Segunda às 14:40 Denunciar Share Postado Segunda às 14:40 Ah... O @Mausilva falou sobre não ir de Comandante, e, de fato, uma dos motivos que me fez deixar o Comandante de lado é o sistema de regulagem. Nada prático. Ainda por cima terá que comprar o Red Clix para conseguir regulagem para espresso. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ShadTK Postado Segunda às 16:51 Autor Denunciar Share Postado Segunda às 16:51 Opa, muito obrigado pelas respostas! Citar Balança tem que ser de 0.1g. Só tem que se atentar se for pegar uma Robot na largura dela porque o espaço entre as pernas da Robot é estreito. A altura da balança tem que ser considerada também, mas acho que não vai ter balança estreita que seja muito alta. Muito bom ponto, vou levar em consideração. Citar Mas tenho uma ressalva: geralmente essa história de "tomo 1 espresso" acaba caíndo por terra, pois quanto mais a gente se envolve, mais quer acertar. Daí você faz um espresso, ele não sai da maneira que você quer e daí você vai fazer outro... e outro. Pior que eu até vejo isso acontecer, haha. Mas é provavel que eu não faça muito de todo modo; eu tenho uma certa sensibilidade a cafeina, insisto no hobbie por muito gosto pq se fosse por juizo... se eu passo de uma xicara de café por dia começo a ter umas enxaquecas bem fortes. Então eu tendo a ter muito controle sobre o quanto de cafeina eu consumo. Citar Quanto ao moedor; eu não iria de Comandante se a sua visão é utiliza-lo para expressos; se me permite uma indicação eu olharia o Bravito; é um moedor nacional que está entre os melhores do mundo para um café espresso. Você consegue compra-lo aqui no Brasil com a possibilidade de até parcelar o valor da compra e sem nenhum burocracia de importações O bravito de fato é uma opção bem tentadora, e parece que está em promoção hoje... Eu admito que não queria chegar na faixa dos 2.500 pro moedor, tinha a esperaça de pegar o comandante mais barato la por fora, mas se for um investimento vitalicio que valha a pena mesmo, talvez eu considere. É bem bonito também. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mgbt Postado Segunda às 20:09 Denunciar Share Postado Segunda às 20:09 3 hours ago, ShadTK said: Mas é provavel que eu não faça muito de todo modo; eu tenho uma certa sensibilidade a cafeina, insisto no hobbie por muito gosto pq se fosse por juizo... se eu passo de uma xicara de café por dia começo a ter umas enxaquecas bem fortes. Então eu tendo a ter muito controle sobre o quanto de cafeina eu consumo. Acho que o ponto do colega é que mesmo que você não chegue a beber efetivamente tantos espressos, você vai acabar fazendo mais de 1 para acertar o ponto, e beber aquele que ficar melhor. É nessa hora que o moedor manual se torna mais desvantajoso. 3 hours ago, ShadTK said: O bravito de fato é uma opção bem tentadora, e parece que está em promoção hoje... Eu admito que não queria chegar na faixa dos 2.500 pro moedor, tinha a esperaça de pegar o comandante mais barato la por fora, mas se for um investimento vitalicio que valha a pena mesmo, talvez eu considere. É bem bonito também. Difícil conseguir o Comandante + Red Clix, mesmo lá fora, por menos do que o valor atual do Bravito, se colocar na conta os impostos do país/cidade onde você pretende comprar, spread cambial, IOF. E ainda vai ter que trazer sem caixa se não quiser arriscar pagar mais 100% do investimento na aduana. Achei muito boa a sugestão de comprar o Bravito por aqui, porque libera a sua cota de 1000 dólares para pegar a melhor cafeteira e chaleira possíveis, e se ainda sobrar nessa cota, dá para trazer algo que tenha um bom valor de revenda por aqui. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ShadTK Postado Terça às 01:18 Autor Denunciar Share Postado Terça às 01:18 Update: Depois de um dia de ponderação, comprei o Bravito. Passei quase que o dia inteiro revisando o moedor, varias opiniões mistas, mas num geral me parece que a maioria que comprou não se arrependeu. Espero que eu consiga fazer bom proveito dele. Grato pela consideração e feedback de todos! Agora é aguardar a oportunidade para comprar a maquina. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado Terça às 03:20 Denunciar Share Postado Terça às 03:20 Eu tomo apenas um espresso por dia. Alguns dias eu até passo sem tomar café. Com máquina manual fica mais versátil pra salvar a extração. Mesmo assim, tem vezes que não sai legal. Em geral, se está bebível, eu tomo e faço o ajuste na moagem para o dia seguinte. Achei que ia acabar bebendo bem mais café depois do moedor elétrico, mas meu consumo não aumentou tanto. Tem vezes de eu pegar algum café muito bom e acabar tomando dois espressos no dia, mas é relativamente raro. O workflow da Robot não é muito convidativo para extrações seguidas. Guarda espaço na mala e no orçamento para aproveitar e trazer café torrado! É caro, mas só assim pra gente ter oportunidade de tomar cafés estrangeiros. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mausilva Postado Terça às 13:36 Denunciar Share Postado Terça às 13:36 12 horas atrás, ShadTK disse: Update: Depois de um dia de ponderação, comprei o Bravito. Passei quase que o dia inteiro revisando o moedor, varias opiniões mistas, mas num geral me parece que a maioria que comprou não se arrependeu. Espero que eu consiga fazer bom proveito dele. Grato pela consideração e feedback de todos! Agora é aguardar a oportunidade para comprar a maquina. Olha acho dificil se arrepender da compra de um Bravito. eu sou suspeito pra falar sabe, comprei um pra expressos e acabei de comprar outro pra trocar a mós e usar para coados kkkkk 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas