Serravalle Postado 27 de Novembro Denunciar Share Postado 27 de Novembro Olá pessoal, Sou iniciante no ramo dos cafés...uma dúvida..uso uma chaleira elétrica qdo ele serve passo a água para uma leiteira no fogão para manter a fervura...poderia, no café coado, utilizar direto a água fervida na chaleira? Ficaria o café com bom sabor? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 28 de Novembro Denunciar Share Postado 28 de Novembro Olá. Pode ser, mas tem os outros fatores envolvidos, além disso existem caminhos diferentes para chegar a resultados tidos bons para cada um, acho que pode ser interessante você ter um termômetro simples, de modo que possa captar o comportamento da temperatura. Inicialmente, ao passar para outro recipiente (chaleira x leiteira), a temperatura cai. Em meu começo, percebi que água fervendo favorecia a ocorrência de amargor, considerando o demais que fazia; e então fui diminuindo com o tempo, daí a questão que surge é como manter consistência e repetibilidade. Por isso o termômetro, ou estabelecer um tempo de espera a partir do momento em que se desliga o fogo/energia, ao atingir a fervura. Dê uma olhada aqui: 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 28 de Novembro Denunciar Share Postado 28 de Novembro Olá. Bem vindo ao Fórum, @Serravalle. Endossando o que @Octávioescreveu, eu verto a água sobre o pó entre cerca de 92°C e 95°C, a depender do grão. O controle da temperatura permite fazer esses testes e atingir o melhor resultado, de acordo com o grão e com o paladar de quem vai beber o café. Além da possibilidade da chaleira elétrica, conto com estes dois itens: Termômetro com clip: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-843293274-termmetro-culinario-clip-cremeira-barista-cafe-defumar-v-_JM Chaleira "bico pescoço de ganso", com termômetro, para fogão a gás, elétrico ou por indução: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1804019472-chaleira-aco-inox-bico-fino-cafe-barista-com-termometro-12l-_JM?attributes=COLOR_SECONDARY_COLOR:UHJldG8= Saudações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Serravalle Postado Quinta às 23:24 Autor Denunciar Share Postado Quinta às 23:24 20 horas atrás, Octávio disse: Olá. Pode ser, mas tem os outros fatores envolvidos, além disso existem caminhos diferentes para chegar a resultados tidos bons para cada um, acho que pode ser interessante você ter um termômetro simples, de modo que possa captar o comportamento da temperatura. Inicialmente, ao passar para outro recipiente (chaleira x leiteira), a temperatura cai. Em meu começo, percebi que água fervendo favorecia a ocorrência de amargor, considerando o demais que fazia; e então fui diminuindo com o tempo, daí a questão que surge é como manter consistência e repetibilidade. Por isso o termômetro, ou estabelecer um tempo de espera a partir do momento em que se desliga o fogo/energia, ao atingir a fervura. Dê uma olhada aqui: Show...vlw demais a dica Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas