Alexandre Fagundes Postado ontem às 11:47 Denunciar Share Postado ontem às 11:47 Bom, como confusão pouca é bobagem, além de estar experimentando na Moka e na Prensa, comprei um Hario V60-02 e fiz a primeira extração hoje. Estou no mesmo Bourbon Amarelo da Orfeu torra média-clara que eu fiz na Moka. Fui na mesma receita que eu tinha feito no filtro de inox e já estava saindo bem (só que no café Crio/Azedinha), Vamos lá, 17g de café para 250g de água - extração a 90oC, clique 90 do Kingrinder K6 50g bloom, 40s acrescenta 100g de água circular, 1:40 mais 100g de água só no centro. Bom, esse era o plano, a realidade foi quase isso... Esquentei 300g de água na chaleira a 90oC, esquentei uma xicara de agua da pia no micro e aqueci o V60 com ela (deixei um pouco na xicara para ela ficar quentinha) Escaldei o filtro com a agua a 90oC (note que eu botei 300g na chaleira, 50 a mais do que a receita para poder escaldar) Daí fiz bem certinho, 50g (ou quase isso) no bloom, 40s mais 100g circular e 1:40 mais 100g só no centro, bom só tinha 90g na chaleira, ao escaldar usei mais do que 50g! O final da extração foi em 3:30min Quer dizer, a receita acabou sendo 240g de agua para 17g de cafe ao invés de 250 E como ficou? Achei que fica bem gostoso o V60, já deu para sentir, acho que demorou demais para passar, o ideal seria uns 3 minutos, então passou um pouco para o amargo e sumiu um pouco da acidez, ficou algo de pó demais (só um tequinho), acho que é só botar mais água na chaleira para não faltar, pelo menos 310g e cumprir a receita que eu acho que vai dar certo. Sobre o tempo de extração, pelo manual do Kingrinder K6 eles sugerem 100 cliques, eu usei 90, acham que é só isso para acertar? Qual é a receita que vocês estão usando no Hario V60-02? Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado ontem às 13:27 Denunciar Share Postado ontem às 13:27 Olá. Minha receita é bem parecida com a sua. Vamos às diferenças: Grão: Fazenda Cariama ( https://www.luccacafesespeciais.com.br/produtos/cafe-especial-cariama-serra-da-canastra-250g/?srsltid=AfmBOoogGkaltLFGxTL34w-PHqosCDHRbvcImGz4ruGPcMJkalPrs52U ) Quantidade de café: 16,7g Temperatura da água: 95°C Moagem: 80 cliques no K6 Todo o resto igual, então nem vou repetir. O café passou em 2 minutos e meio (2'34", para ser mais exato). Nem sub nem super extraído, amargor natural do café, com doçura e acidez satisfatoriamente presentes. Aprovadíssimo na xícara pelo meu cliente mais chato, que sou eu mesmo. Saudações! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado 23 horas atrás Denunciar Share Postado 23 horas atrás Eu gostava muito do click 90 quando utilizava o K6, começava por ele e caso necessário diminuía. Gosto da temperatura da água em no máximo 93 graus, variando para baixo de acordo com a torra e com o processo utilizado no café. Por muito tempo utilizei a receita do Scott Rao para pour overs num geral. Para torras mais claras uso a proporção 1:16-17 e torra media 1:14-15, já fiz torra escura com 1:10 e ficou ótimo, isso varia. 2.5-3x agua x qtd de cafe para o blooming e os outros 2 despejos quase que iguais, costumo fazer o segundo com 20-40ml mais que o terceiro. Rao spin (intenso) no após o blooming e Rao spin (mais leve) após o ultimo despejo. Buscava um tempo entre 3-4 min nessa receita. Hoje em dia utilizo mais a receita de despejo unico do canal Tales Of Coffee. Moagem em torno de 400-450 mícrons (35-40 no DF54), bem fina mesmo. O vídeo explica bem a técnica, simples e complexa ao mesmo tempo. Nessa receita o tempo alvo fica entre 01:45 e 02:30. Resultado bem completo e interessante. Nesse vídeo da receita de despejo único tem umas informações interessantes que você pode levar para outras receitas como: dobra e encaixe ideal do filtro de papel, relação entre o posicionamento do filtro de papel e a direção do seu despejo de agua, altura do despejo de agua etc. Tenho que voltar a brincar com a receita do Tetsu Kasuya (4:6) agora que consegui uns filtros T-90 da Cafec (achei um pouco melhores que os da Hario) e tomar coragem pra testar o Osmotic flow (onde esses filtros da cafec brilham, segundo o próprio fabricante). 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 22 horas atrás Denunciar Share Postado 22 horas atrás Legal! Costumo pôr na chaleira uma quantidade bem generosa, para não correr o risco de faltar água, mas também porque, com uma quantidade maior, se mantém a temperatura com o desenrolar dos despejos. Daí dá para escaldar tranquilo e não se preocupar com a queda de temperatura. Gosto de usar as receitas de James Hoffmann, Tetsu Kasuya, ou algo parecido com a sua, ultimamente andei testando a do Melodrip. Mas, quase tudo com temperatura não acima de 93°. É bem divertido, mas confesso que no geral tendo a preferir trabalhar moagem média a média-grossa, mirando entre 2:30' e 3:00', no tempo, e uma bebida limpa. A do Melodrip, por exemplo, recomenda um tempo de 4 minutos de extração, moagem fina. E nem é que amarga, mas a coisa fica turva e pesada. Para mim funcionou também com o horizonte de até 3 minutos, não tão fina a moagem. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas