Ir para conteúdo

V60 - 02

Postagens recomendadas

Bom, como confusão pouca é bobagem, além de estar experimentando na Moka e na Prensa, comprei um Hario V60-02 e fiz a primeira extração hoje.

Estou no mesmo Bourbon Amarelo da Orfeu torra média-clara que eu fiz na Moka.

Fui na mesma receita que eu tinha feito no filtro de inox e já estava saindo bem (só que no café Crio/Azedinha), 

Vamos lá, 17g de café para 250g de água - extração a 90oC, clique 90 do Kingrinder K6

50g bloom, 40s acrescenta 100g de água circular, 1:40 mais 100g de água só no centro.

Bom, esse era o plano, a realidade foi quase isso...

Esquentei 300g de água na chaleira a 90oC, esquentei uma xicara de agua da pia no micro e aqueci o V60 com ela (deixei um pouco na xicara para ela ficar quentinha)

Escaldei o filtro com a agua a 90oC (note que eu botei 300g na chaleira, 50 a mais do que a receita para poder escaldar)

Daí fiz bem certinho, 50g (ou quase isso) no bloom, 40s mais 100g circular e 1:40 mais 100g só no centro, bom só tinha 90g na chaleira, ao escaldar usei mais do que 50g!

O final da extração foi em 3:30min

Quer dizer, a receita acabou sendo 240g de agua para 17g de cafe ao invés de 250

E como ficou?

Achei que fica bem gostoso o V60, já deu para sentir, acho que demorou demais para passar, o ideal seria uns 3 minutos, então passou um pouco para o amargo e sumiu um pouco da acidez, ficou algo de pó demais (só um tequinho), acho que é só botar mais água na chaleira para não faltar, pelo menos 310g e cumprir a receita que eu acho que vai dar certo.

Sobre o tempo de extração, pelo manual do Kingrinder K6 eles sugerem 100 cliques, eu usei 90, acham que é só isso para acertar?

Qual é a receita que vocês estão usando no Hario V60-02?

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Minha receita é bem parecida com a sua. Vamos às diferenças:

Grão: Fazenda Cariama ( https://www.luccacafesespeciais.com.br/produtos/cafe-especial-cariama-serra-da-canastra-250g/?srsltid=AfmBOoogGkaltLFGxTL34w-PHqosCDHRbvcImGz4ruGPcMJkalPrs52U )

Quantidade de café: 16,7g

Temperatura da água: 95°C

Moagem: 80 cliques no K6

Todo o resto igual, então nem vou repetir. O café passou em 2 minutos e meio (2'34", para ser mais exato). Nem sub nem super extraído, amargor natural do café, com doçura e acidez satisfatoriamente presentes. Aprovadíssimo na xícara pelo meu cliente mais chato, que sou eu mesmo. :D

Saudações!

• Curtir 1
Link para o comentário

Eu gostava muito do click 90 quando utilizava o K6, começava por ele e caso necessário diminuía. Gosto da temperatura da água em no máximo 93 graus, variando para baixo de acordo com a torra e com o processo utilizado no café.

Por muito tempo utilizei a receita do Scott Rao para pour overs num geral. Para torras mais claras uso a proporção 1:16-17 e torra media 1:14-15, já fiz torra escura com 1:10 e ficou ótimo, isso varia. 2.5-3x agua x qtd de cafe para o blooming e os outros 2 despejos quase que iguais, costumo fazer o segundo com 20-40ml  mais que o terceiro. Rao spin (intenso) no após o blooming e Rao spin (mais leve) após o ultimo despejo. Buscava um tempo entre 3-4 min nessa receita.

Hoje em dia utilizo mais a receita de despejo unico do canal Tales Of Coffee. Moagem em torno de 400-450 mícrons (35-40 no DF54), bem fina mesmo. O vídeo explica bem a técnica, simples e complexa ao mesmo tempo. Nessa receita o tempo alvo fica entre 01:45 e 02:30. Resultado bem completo e interessante.

Nesse vídeo da receita de despejo único tem umas informações interessantes que você pode levar para outras receitas como: dobra e encaixe ideal do filtro de papel, relação entre o posicionamento do filtro de papel e a direção do seu despejo de agua, altura do despejo de agua etc.

Tenho que voltar a brincar com a receita do Tetsu Kasuya (4:6) agora que consegui uns filtros T-90 da Cafec (achei um pouco melhores que os da Hario) e tomar coragem pra testar o Osmotic flow (onde esses filtros da cafec brilham, segundo o próprio fabricante).

• Curtir 1
Link para o comentário

Legal! Costumo pôr na chaleira uma quantidade bem generosa, para não correr o risco de faltar água, mas também porque, com uma quantidade maior, se mantém a temperatura com o desenrolar dos despejos. Daí dá para escaldar tranquilo e não se preocupar com a queda de temperatura. 

Gosto de usar as receitas de James HoffmannTetsu Kasuya, ou algo parecido com a sua, ultimamente andei testando a do Melodrip. Mas, quase tudo com temperatura não acima de 93°. É bem divertido, mas confesso que no geral tendo a preferir trabalhar moagem média a média-grossa, mirando entre 2:30' e 3:00', no tempo, e uma bebida limpa. A do Melodrip, por exemplo, recomenda um tempo de 4 minutos de extração, moagem fina. E nem é que amarga, mas a coisa fica turva e pesada. Para mim funcionou também com o horizonte de até 3 minutos, não tão fina a moagem. 

• Curtir 1
Link para o comentário