Ir para conteúdo

Qual máquina de expresso comprar?(Iniciante)

Postagens recomendadas

Prezados, boa tarde!

Sou um apreciador de café, especialmente de expresso. Atualmente tomo café coado no dia-a-dia e as vezes, me aventuro na moka e na prensa francesa. 
Para esse ano eu gostaria de adquirir uma cafeteira de expresso para minha casa, nada muito sofisticado, mas que faça um bom expresso.
Gostaria também, se possível, que ela tivesse possibilidade de usar cápsulas, pois minha esposa gosta das variações que a cápsula oferece, mas não quero comprar uma exclusiva de cápsula porque gostaria de usar ela com pó também, fazer todo o processo.

Desta forma, gostaria da opinião de vocês para a minha compra, olhei por alto a philco 15 bar e a oster double, que estão dentro do que pretendo investir, no momento, em uma cafeteira, mas não sei se elas me atenderiam.

Desde já agradeço a atenção de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 weeks later...

Oi @rodrigovieeira, eu não conheço uma máquina barata que tenha um bom resultado tanto em cápsula quanto em pó. Eu tive uma Oster Primalatte, que tem o mesmo sistema dessa double digital, e o café de cápsula é muito pior do que numa máquina Nespresso das mais baratas, super sem corpo. A Philco 15 bar, que eu saiba, não faz cápsula, é a Philco 20 bar que faz, mas aqui no fórum já vi o pessoal comentar que prefere a 15 bar justamente porque a agulha da 20 bar (pra furar a cápsula) atrapalha. Então se a 20 bar prepara bem cápsulas (não sei), ainda assim peca no pó...

Pelos preços atuais, parece que uma 15 bar mais uma máquina Nespresso simples saem no total o mesmo do que uma Oster double digital, mas eu já vi preços bem melhores do que os atuais em máquinas de cápsula. Ou seja, essa conta tende a ficar ainda mais positiva.

Eu sei que tem a questão do espaço, mas uma Nespresso pequena você coloca em qualquer canto, não precisa ficar na cozinha perto da pia, é a praticidade da cápsula. Praticidade que se perde em parte, aliás, nesse sistema da Oster, mais chato de encaixar e de limpar depois. E o caro custo da cápsula, na minha opinião fica insustentável se o resultado é desagradavelmente aguado.

Se fosse arriscar numa máquina só, eu iria de Philco 20 bar, mas procure outras opiniões sobre ela aqui no fórum, pois eu não a testei. Só que por ter um sistema com agulha, e maior pressão, tenho esperança da cápsula ficar melhor. E no pó, quem sabe enquanto iniciante a agulha não lhe atrapalhe? Posta sua decisão e relato aqui depois!

• Curtir 1
Link para o comentário

Opa bom dia @rodrigovieeira, tudo na paz?
Você está disposto a gastar até quanto?

Máquina que aceite as duas opções além das que você mencionou acho que tem a Oster Prima Latte também, se não me engano a nova aceita cápsula, mas sinceramente, se fosse você pensaria um pouco mais sobre a importância disto, porque como diz o ditado quem quer fazer tudo, acaba não fazendo nada direito, em outras palavras uma máquina híbrida por mais que seja prática, não vai te dar o mesmo potencial de uma máquina exclusiva para um dos dois métodos.

Digo por exemplo: uma máquina híbrida, geralmente não tem válvula solenoide, costuma também não ter controle de temperatura, geralmente vem só com filtro pressurizado, o portafiltro costuma ser de menor qualidade, a parte de vaporização embora aceitável não tem a mesma qualidade de uma máquina dedicada, resumindo ela vai fazer apenas o básico, se a ideia é aprender mais sobre espresso, acharia interessante partir pra uma máquina dedicada, mas, é só uma opinião jovem, o que importa aqui é o que você realmente precisa.

• Curtir 1
Link para o comentário

Olá.

Aí vai meu pitaco.

Cenário 1: você aproveita uma dessas datas do tipo "dia Internacional da mulher" / "dia dos namorados" (até Páscoa serve) e compra uma máquina exclusiva de cápsulas. Happy wife, happy life. Então, você continua pesquisando sobre o assunto e juntando moedas para comprar a sua máquina de espresso para fazer o seu café do jeito que você quer. Resultado: você feliz, ela feliz, planetas alinhados e paz mundial.

Cenário 2: você compra uma máquina híbrida. A esposa até que gosta, mas acaba não usando tanto. Você até que gosta, mas não consegue tirar um espresso que seja tão bom assim. Aí põe a culpa no grão, no moedor, no vento. "Vai se criando um clima terrível."  Tensão, debates, reuniões... Resultado: uma máquina seminova posta à venda, enquanto na TV sai a notícia de que um asteroide está se aproximando da Terra.

OK, fui dramático. Mas é só para fazer refletir se vale mesmo a pena adquirir uma máquina híbrida.

Saudações!

Nota: os elementos dos cenários aqui propostos não foram submetidos a maus tratos. :P

• Curtir 3
  • Haha 5
Link para o comentário

Obrigado pelas opiniões, @mgbt, @Marcão e @valacomum ! 
Pelo jeito, realmente não vale a pena uma máquina híbrida.
Sendo assim, vou caminhar pela lógica de vocês, comprar uma Nespresso para minha esposa e eventualmente para que eu possa tomar um ou outro café e juntar um pouco mais de dinheiro (e espaço), para comprar uma exclusiva para pó. 

Muito obrigado pela disposição em ajudar, em breve volto para recomendações de máquinas exclusivas para pó :P :D

Forte abraço!

• Curtir 2
Link para o comentário