Fernando Neres Postado 18 de Março Denunciar Share Postado 18 de Março Não sei se o título para a questão a ser tratada aqui é o mais adequado. No método filtrado, seguindo os mesmos padrões de moagem, peso e temperatura da água, tenho observado que alguns cafés coam mais rapidamente que outros. Alguém sabe explicar por que isso ocorre e se a partir dessas observações é possível melhorar esta ou aquela extração de alguma forma? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 18 de Março Denunciar Share Postado 18 de Março Olá. Grãos diferentes podem naturalmente interagir de modo diferente com o meio e essas diferenças nas características podem resultar em passagem mais lenta ou mais rápida da água; soa um tanto quanto óbvio... e é. Talvez algum outro forista saiba explicar melhor por que torras escuras tendem a ser mais solúveis. E aí a ideia seria baixar um pouco a temperatura da água para esses grãos. Mas isso é uma referência, não uma obrigação. Mude uma variável de cada vez nos preparos de testes e anote sua percepção em cada um deles. Ao final você deve ter um balizamento de quais parâmetros vão ser os mais adequados para seu paladar, usando aquele grão específico. Saudações! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Neres Postado 19 de Março Autor Denunciar Share Postado 19 de Março Olá, meu caro! Interessante sua observação acerca da solubilidade do grão que, segundo suas observações, podem estar relacionadas à natureza da torra. A questão suscitada me levou a fazer diversas conjecturas a respeito, quando considerado como ponto de partida um determinado padrão de moagem (clicks considerados). O próprio moedor - empregado na moagem de diferentes cafés - ora é macio para moer, ora é mais duro. Essa diferença na força aplicada para moer os grãos também se deve ao tipo de torra (clara, média e escura)? Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 19 de Março Denunciar Share Postado 19 de Março Olá. Sim, a moagem é influenciada por diversas características do grão, como frescor, umidade, oleosidade, grau da torra... Há algumas regrinhas do tipo "torra mais escura = moagem mais grossa", sempre acompanhada de algum "porém". Na dúvida, repito, a regra maior continua sendo a de que o resultado na xícara tem que agradar quem vai beber o café. Saudações! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado Domingo às 13:36 Denunciar Share Postado Domingo às 13:36 Olá. Acontece que a repetibilidade é um desafio mesmo quando se está com o mesmo grão, por variações no despejo, na velocidade da moagem, por exemplo, avanço da idade do café. Quando muda o café, as características próprias vão pender a extração para um lado ou para outro, necessariamente requerendo certos ajustes de receita. Acho que a densidade pode servir como síntese dos vários fatores que culminam em tais diferenças, vindas da produção à fase de torra. Há cafés que são mais densos, para extrair precisa de um incremento seja pelo aumento da temperatura de água, pela proporção mais diluída, ou afinando a moagem. Acho interessante, para ter uma pista sobre isso, ver as informações da embalagem, sobretudo altitude, perfil de torra e processo. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas