Ir para conteúdo

Moedor Gil 1


Gilberto

Postagens recomendadas

Gil, vendo o vídeo me parece que ao invés de segurar com a mão esquerda na manopla, esqueça dela, e:

 

- vire a base 180 graus (ponha a manopla pro lado da camera)

- agarre com a esquerda o moedor e o anel de madeira pelo lado de lá

- aperte para baixo o suporte com a mao esquerda

- durante a moagem tente contrabalancear a força da manivela com a esquerda

 

Deve melhorar bem. Vale um teste.

 

Atualmente a mão esquerda está longe demais de onde deveria.

 

Também pense na possibilidade de abaixar tudo um pouco, diminuindo a altura do copo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o lisca.

Faz uma base mais pesada e com apoio bem centrado e deixa com alguns furos (já rosqueados e devidamente tampados por borrachinhas) para quem quiser fixar poder.

Se usar aquelas ventosas com parafusos, vc pode até aproveitar os furos (rosqueados) para fixar as ventosas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, vou fazer novos testes amanhã.

As ventosas com parafusos só achei grande, acho que é isto mesmo né ?

Andei olhando uns tapetes de silicone " anti slip pad" , alguém já usou ? Estou achando que pode ajudar .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Sergio. Eu penso da mesma forma. Quando vi o vídeo a primeira vez achei que você estava segurando daquela forma para não ficar com o braço na frente da câmera! Depois só que vi o cabo. Espalmar a mão em cima da base do apoio também me parece dar um apoio melhor. Vamos combinar um teste juntos? Posso levar o Pharos e o Espresso Dandy do Handsome Coffee Roasters (olha eu comprando a criança com doce)! HEHEHE  :P  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para segurar na base vou ter que adaptar aquele manipulo, pois só espalmando em cima não consegui, vou ver se consigo fazer isto amanhã bem como fixar as ventosas, as ventosas que comprei embora pequenas, são de 30 mm! Fixam bem para caramba.

 

Vamos lá, amnhã tenho que fazer o adesivo para não perder a referência nos testes, fixar as ventosas e tentar mudar o manipulo, estando tudo ok, podíamos testar no sabado, lá pelas 16:00 hs em casa para quem não vai viajar, ai vem quem quizer, só me avisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza,

 

Não precisa trazer nada, eu estava sem café mas hoje chegou um dos do prêmio.

 

Confirmado por enquanto :

 

Liska

 

Santiago ?

 

Santiago fazemos os testes com meu café , handsome tomamos meia xícara só para matar a vontade.

 

Quem mais quer vir ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, vou fazer novos testes amanhã.

As ventosas com parafusos só achei grande, acho que é isto mesmo né ?

Andei olhando uns tapetes de silicone " anti slip pad" , alguém já usou ? Estou achando que pode ajudar .

 

Gil , se vc vai procurar esse tipo de material a melhor empresa é a 3M , a variedade dela é enorme , lá vc vai achar com certeza a solução do seu problema de "anti skid" ou "anti slip" , eles fabricam tanto placas com varia unidades como em manta "rollstock" , vantagem da 3M é que para cada tipo que eles fabricam existe um equivalente xingling baratinho competindo com eles.

 

http://solutions.3m.com/wps/portal/3M/en_US/Electronics_NA/Electronics/Products/Product_Catalog/~/Electronics-Markets-Materials/Cushioning-Materials/Bumpon-Products?N=6824709+4294555625&rt=c3

 

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para atualizar, ví a pergunta em outro tópico mas vou responder aqui para não se perder.

 

O comparativo com o Pharos não rolou, o Santiago acabou não podendo ir, testamos eu e o Liska mas nos perdemos um pouco pois eu ainda não conhecia meu proprio moedor e fomos variando os cafés e aí já viu ..... não conseguimos tomar nenhum expresso, pois tiramos uns 10 ristretos e uns 2 longos , rsrsrsrs.

 

Haaaaaaa, lembrei, coloquei umas super ventosas que estão horríveis mas estão conseguindo domar o touro mecânico, usei o moedor ontem, hoje e devo dizer que estou gostando da facilidade de usa-lo, ganhou um fã, embora eu seja suspeito já que sempre um pai gosta de seu filho, rsrsrs.

 

Legal os testes pois de cara na colocação dos grãos o Liska se incomodou com uns grãos que ficaram estacionados na parte de cima do moedor, problemas fáceis de serem resolvidos mas quem projeta as vezes fica tão preocupado com o funcionamento que se esquece de vários detalhes, eu via isto em motos, a Ducati fazia um motor que não quebrava nunca e uma caixa de fusiveis de liquidificador.

 

Estou comprando um torquimetro e vou ver quanto de força está sendo necessário, a base terá um equilibrio com um misto de ventosa, aumento do peso da base e aumento do tamanho da base de forma que nenhuma das 3 soluções passem a ser um incomodo.

 

Santiago vamos marcar para esta semana novamente, depois ainda vou querer que o Marcio, Victor, Bernardo e mais alguém que sempre esqueço fique com o moedor por um tempo para com calma poder fazer uma análise.

 

Vou concluir o moedor com calma pois terei que fazer 100 unidades e não quero que tenham problemas, então lá vamos nós.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, seu café do concurso de torra já chegou? Os carteiros devem ter algum trauma com a minha rua.

Depois que eu comprei o Lido 2, confesso que não fiquei acompanhando muito esse tópico, mas ficou legal. Bonito, grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou comprando um torquimetro e vou ver quanto de força está sendo necessário, a base terá um equilibrio com um misto de ventosa, aumento do peso da base e aumento do tamanho da base de forma que nenhuma das 3 soluções passem a ser um incomodo.

 

Gil qual torquimetro vc pretende comprar , eu estava pensando  :rolleyes:  e não consigo imaginar nenhum equipamento que vc possa usar que tenha um preço minimamente razoavel , um "portable torque meter" , baratinho custa lá nos states uns 300 obamas , vc  já tem a solução ?

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medir o torque é o de menos. O que importa saber o valor? Mais importante pedir para alguém moer. Sua esposa, filha...

 

Se quiser medir pode empurrar a ponta da manivela com uma balança culinaria e fazer a conta. Se a balança não tiver escala suficiente, amarra uma haste na manivela aumentando a alavanca...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto não é teste é gambiarra para fazer isso é melhor não fazer nada , balança culinaria ? mandar a filha moer ? vc esta brincando ? o Gil já gastou uma nota nesse moedor , para fazer isso é melhor fazer apenas testes comparativos com outros moedores , sai mais  barato .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que quis dizer é que o valor absoluto do torque não é importante.

 

É mais interessante ver se alguém mais fraco consegue moer, ver as dificuldades que ela tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi agora  :) , veja Sergio se o Gil quiser vender o moedor ele precisa dizer para os outros , em que o dele é melhor , o ideal seria fazer um teste de "torque dinamico" e demonstrar em um teste comparativo com outros moedores que o dele consome menos esforço. E um teste de distribuição de particulas , como esses que a baratza distribui com seus moedores

 

https://www.baratza.com/wp-content/uploads/VARIO-Graph.pdf

 

e demonstrar que o dele é melhor nas seguintes faixas de moagem , isso faria alguem mudar de ideia é comprar o moedor dele ao inves de uma marca conhecida.

Isso é o ideal e o ideal é muuuuito caro de fazer.

 

Por isso a minha pergunta inicial , se ele vai comprar um torquimetro , qual seria o modelo , eu não conheço nenhum que tenha um preço razoavel que faça um teste desse , claro que isso não significa que não exista ,  daí a minha curiosidade. :)

Os modelos mais simples que testam apenas torque para abertura de tampas e chapinhas custa mais de 1300 obamas , na verdade são equipamentos para laboratorio 

 

http://www.mark-10.com/instruments/torque/Cap_Torque_Tester-TT01-Main-App.jpg

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu queria ver o torque apenas para tentar calcular o peso que teria que deixar a base, o da balança poderia ser feito MAS teria o torque de arranque é bem maior que o torque necessário para moer depois da partida.

Carlos eu ia comprar um torquimetro daqueles de vareta de R$ 30,00 no ML.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, depois que ví este torquimetro que você postou, muito legal. Uma opção era levar na USP e ver se consigo as medições, embora o mais importante será o comparativo na prática com quem tem o Pharos, Hg, ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje pela manhã, fui moer 35 grs para um coado, como não formatei as regulagens ainda coloquei 2 voltas e 6/27, acabou ficando um grão mais para french de que para coado, 2 observações:

 

Para French a alavanca fica muito leve, qualquer criança pode move-la.

Não contei as voltas mas foram umas 15 +_, viu Santiago.

 

O reservatório de grãos antes de moer cabe umas 30 grs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem define mesmo qual será o troque ou momento de força aplicável são as mós. A alavanca pode se escolher o tamanho, mas as mós vem do projeto. Dá pra testar com qualquer granulometria, mas o alvo deve ser espresso (afinal, usou mós pra espresso no protótipo  :P ).

 

As mós são as mesmas do HG-One? Se a engrenagem que transmite o movimento de rotação no eixo vertical para o horizontal  no HG tem relação 1:1, o torque deverá ser aproximadamente o mesmo para um dado tamanho de alavanca. Se não tiver relação de 1:1, basta saber qual é a relação e fazer o cálculo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As mós são as de 71mm, o HG até tinha a opção de usar esta mó mas atualmente só usam a de 83mm, e diferente do que se andou falando as mós são diferentes internamente.

A relação do HG é 1:1, mas também não lembro de ter lido a informação da força necessária em algum lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então a diferença no troque será dada pela diferença do comprimento da alavanca em relação ao HG-One de 71mm. A distribuição de partículas, considerado um alinhamento razoável, deverá ser a mesma também, já que é uma função do desenho das mós e da rotação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...