andvsilva Postado 11 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2013 Boa tarde Pessoal, Queria ver se alguém consegue me ajudar. Tenho hoje uma Mondial C08 + Baratza Encore. Tenho também os filtros originais da Mondial (pressurizados) e comprei os Filtros despressurizados da Breville. Percebi que mesmo usando o pó normal do mercado já moido quando eu estava usando o Filtro Pressurizado o café saia mais lentamente e ficava um pouco (mas quase nada) de crema. Os filtro da Breville serviu certinho na Mondial mas usando eles percebo que o café sai muito rápido e não fica nada de crema. Então comprei ontem café Suplicy torrado ontem mesmo e moí ele no Encore com o ajuste no 8 e o café saiu do mesmo jeito muito rápido e nada de crema. Depois testei no nível 6 e não mudou nada. Por isso gostaria de saber com as experiências de vocês oque posso estar fazendo errado? Ah eu to usando o filtro duplo para tirar um Expresso duplo de 60ml e môo 7 gr de grão (to pesando e dá 7 gramas certinho). Outra coisa o Baratza Encore eu trouxe dos EUA e não ajustei nada e nem mexi nele. Dei uma pesquisada aqui e não encontrei nada que me ajudasse, caso alguém já tenha passado por isso manda o link do tópico. Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Morato Postado 11 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2013 Boa tarde Pessoal, Queria ver se alguém consegue me ajudar. Tenho hoje uma Mondial C08 + Baratza Encore. Tenho também os filtros originais da Mondial (pressurizados) e comprei os Filtros despressurizados da Breville. Percebi que mesmo usando o pó normal do mercado já moido quando eu estava usando o Filtro Pressurizado o café saia mais lentamente e ficava um pouco (mas quase nada) de crema. Os filtro da Breville serviu certinho na Mondial mas usando eles percebo que o café sai muito rápido e não fica nada de crema. Então comprei ontem café Suplicy torrado ontem mesmo e moí ele no Encore com o ajuste no 8 e o café saiu do mesmo jeito muito rápido e nada de crema. Depois testei no nível 6 e não mudou nada. Por isso gostaria de saber com as experiências de vocês oque posso estar fazendo errado? Ah eu to usando o filtro duplo para tirar um Expresso duplo de 60ml e môo 7 gr de grão (to pesando e dá 7 gramas certinho). Outra coisa o Baratza Encore eu trouxe dos EUA e não ajustei nada e nem mexi nele. Dei uma pesquisada aqui e não encontrei nada que me ajudasse, caso alguém já tenha passado por isso manda o link do tópico. Abraço. Olá, Boa Tarde! Vejo algumas coisas equivocadas, vamos por partes Vc moeu um café recem torrado, devemos deixar o café descansar pelo menos uns 07 dias para se extrair um expresso Aumenta essa quantidade de pó tambem, 14 gramas, isso irá mudar o seu café, claro que acompanhado de um café com torra recente mas descansado e moido na granulometria adequada. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andvsilva Postado 11 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 11 Setembro 2013 Olá, Boa Tarde! Vejo algumas coisas equivocadas, vamos por partes Vc moeu um café recem torrado, devemos deixar o café descansar pelo menos uns 07 dias para se extrair um expresso Aumenta essa quantidade de pó tambem, 14 gramas, isso irá mudar o seu café, claro que acompanhado de um café com torra recente mas descansado e moido na granulometria adequada. Fala Morato, boa tarde, Então não sabia que devia deixar o café descansar um pouco, pensei que quanto mais recente melhor. Sobre as gramas vou testar usar 14gr, mas minha maior dúvida é sobre o ajuste de nível do Encore, pois quando extraio o café ele sai muito rápido. To pensando em recalibrar meu Encore mas não sei se este é o caso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Morato Postado 11 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2013 Fala Morato, boa tarde, Então não sabia que devia deixar o café descansar um pouco, pensei que quanto mais recente melhor. Sobre as gramas vou testar usar 14gr, mas minha maior dúvida é sobre o ajuste de nível do Encore, pois quando extraio o café ele sai muito rápido. To pensando em recalibrar meu Encore mas não sei se este é o caso. Opa, Então a torra tem que ser recente mas o café precisa estar descansado pelo menos uns 07 dias para começar a usar para expresso. A principio não mexa na regulagem do moinho, teste com as 14 gramas num filtro duplo e ai sim depois vc vai ajustando o seu moinho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 11 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2013 7 gramas é a dose padrão do filtro SINGLE. Um duplo pede uma dose em torno de 14 gramas. Teste com 14 e nos diga o que achou. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruben Postado 11 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2013 O problema não é de ser recem torrado ou quantidade. Eu diria que a torra recente demais afetaria o sabor, que me corrijam se eu estiver errado. Passei pela mesma coisa importando o Baratza Encore dos EUA... Entrei em contato com o Alexandre e descobri que o Encore de fora vem regulado pro cafe que eles mais usam lá que é o coado. A solução é mandar pro Alexandre fazer a regulagem extra fina que ele faz nos que ele vende e te dará muito mais opções(algo do tipo o normal seria moer no 10 pra expresso). Ou fazer a regulagem do micro parafuso que te deixa moer com menos opção, porem no 6 moi para expresso com bons resultados. Eu fiz a regulagem mas ainda pretendo mandar pro Alexandre fazer a mudança que ele faz. Usei esses videos e consegui, mesmo com alguma dificuldade que tive pra abrir. Isso vai resolver seu problema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Simões Postado 11 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2013 7 gramas é a dose padrão do filtro SINGLE. Um duplo pede uma dose em torno de 14 gramas. Teste com 14 e nos diga o que achou. A quantidade parece ser muito pouca para um duplo. A princípio, parece ser este o maior problema. Além da moagem, a quantidade de pó e compactação interferem na extração. Antes de mexer no moinho, tente regular a quantidade e nível de moagem/ compactação. É tentativa e erro. Se mesmo assim não tiver resultados, só aí parta para mexer no moinho. E pelo que sei café recente não altera a extração, só o sabor. Já extrai cafés logo depois de torrar e a crema era impressionante. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Goulart Postado 11 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2013 Mas antes de mexer no moedor faça como falaram aqui em cima: aumente a dose, no filtro duplo você não conseguirá bons resultados usando dose de single, não adianta insistir. Tente usar entre 14 e 18g, vai testando e nos conte o resultado. Abraços, Bruno Goulart. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 11 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2013 Não é todo café que precisa de descanso. Para coado e Aero Press já da para utilizar com 24 - 48hs. Não quer dizer que não possa ficar melhor com mais descanso ... Falam que em 24hs já se elimina 87% do CO2, que é o que mais afeta o espresso. Mas tem grãos que chegam no seu ótimo de sabor em 3 ou 4 dias, e dai para frente vão envelhecendo. Outros precisam amadurecer, e requerem uma, duas ou até três semanas para chegar no seu ótimo. Me aconteceu com um etíope, onde meu deu pena de descartar e quis aproveitar um restinho que tinha quase dois meses, e que me deu o melhor espresso de todo o pacote ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 12 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 12 Setembro 2013 Bernardo, minha experiência com os etíopes tem sido o contrario...tem saído do torrador praticamente prontos para consumo. Tem ficado perfeitos desde o primeiro dia. Pelo menos tem sido assim com o Yirgacheffe e o Konga da Has Bean, os únicos que já torrei. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 12 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 12 Setembro 2013 Este foi o Jirimiwachu, que tem um sabor de fermentação (winey) muito ativo, tanto que o Klause não gostou nada. Foi melhorando com o tempo e aquele restinho foi o que deu o shot mais gostoso, apesar da pouca crema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Ivo Postado 12 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 12 Setembro 2013 Respondi por MP mas vou repetir coisas. O meu encore tem o ajuste fino Alexandre e usava de 5 a 7 de regulagem com bem mais de 14 gramas, alguns chegavam até a 18g. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andvsilva Postado 25 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 25 Setembro 2013 Fala Pessoal, Desculpem a demora. Vou postar meu relato. Eu tive mesmo que ajustar o Moedor pro ponto 0(zero), ai sim o café saiu com moagem fina e agora o expressos estão bom. Ainda estou pegando o jeito na hora de compactar o pó no filtro duplo despressurizado, mas já está bem melhor que antes. Esse tamper que vem da Mondial é ruim d+. Já comprei um tamper decente e está a caminho até chegar to tentando usar da mondial. As vezes compacto d+ ai o agua transborda pelas laterais, mas ainda assim o café sai bom, transborda só no começo depois sai pelo "buraco" certo. To moendo usando a regularem entre 8 e 7. E pra mim estão muito bons os expressos que estou tirando. Alias já estou até pensando em comprar uma máquina melhorzinha que essa da Mondial é bem fraquinha ao meu ver. Logicamente que eu ainda sou novato e a cada expresso vou me aperfeiçoando. Valeu pela ajuda galera. Ah a regulagem do Moedor é muito fácil de fazer, se alguém tem medo de fazer, pode ir tranquilo porque não tem como errar é muito simples. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rootkonsole Postado 26 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2013 andvsilva, faz um video para acompanhamos seu sucesso! Abraços e boa sorte! Eduardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
diogomori Postado 4 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2013 Uma curiosidade, aonde posso comprar esse baratza encore? Tentei na amazon mas não entregam aqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 4 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2013 No Café Expresso Brasil, Diogo. Em que cidade você está? É legal completar o seu perfil. Se estiver no Rio, é provável que possa buscar pessoalmente. Personaliza também a foto do seu perfil. Um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 4 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2013 Diogo, lembrei que o lasanchez tem um zerinho para vender também. Consulte os 2 por mp: o Alexandre Velloso do Expresso Brasil e o lasanchez. Um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
diogomori Postado 4 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2013 Obrigado Anita! Vou entrar em contato com eles. Atualizei minhas infos ai hehe. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 4 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 4 Outubro 2013 Ótimo, foto nova. Mais um de Sampa (ou pelo menos do estado de SP). Bem-vindo! Um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedroivo.dm Postado 7 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 7 Outubro 2013 e aí andvsilva, conseguiu tirar um café descente ? Estou pensando em comprar um moinho desse mas estou com receio de continuar a tirar cafés sofríveis. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Ivo Postado 7 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 7 Outubro 2013 Depois que comprei esse moedor com Alexandre, mesmo usando a mondial, meus Cafés passaram da água para o vinho. Cafés horríveis é só na época de adaptação ou usando café velho e de baixa qualidade 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
diogomori Postado 11 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 11 Outubro 2013 Eu também tenho uma mondial C-08 a um tempo e agora tenho um baratza encore tb. Fiz a modificação do video e agora na regulagem 7 o café saiu muito bom, já na 6 a máquina deu uma travada, isso colocando pouca pressão na compactação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas