Ir para conteúdo

Baratza Encore ajuda


andvsilva

Postagens recomendadas

Boa tarde Pessoal,

 

Queria ver se alguém consegue me ajudar.

 

Tenho hoje uma Mondial C08 + Baratza Encore. Tenho também os filtros originais da Mondial (pressurizados) e comprei os Filtros despressurizados da Breville.

 

Percebi que mesmo usando o pó normal do mercado já moido quando eu estava usando o Filtro Pressurizado o café saia mais lentamente e ficava um pouco (mas quase nada) de crema. Os filtro da Breville serviu certinho na Mondial mas usando eles percebo que o café sai muito rápido e não fica nada de crema.

 

Então comprei ontem café Suplicy torrado ontem mesmo e moí ele no Encore com o ajuste no 8 e o café saiu do mesmo jeito muito rápido e nada de crema. Depois testei no nível 6 e não mudou nada.

 

Por isso gostaria de saber com as experiências de vocês oque posso estar fazendo errado?

 

Ah eu to usando o filtro duplo para tirar um Expresso duplo de 60ml e môo 7 gr de grão (to pesando e dá 7 gramas certinho).

Outra coisa o Baratza Encore eu trouxe dos EUA e não ajustei nada e nem mexi nele.

 

Dei uma pesquisada aqui e não encontrei nada que me ajudasse, caso alguém já tenha passado por isso manda o link do tópico.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Pessoal,

 

Queria ver se alguém consegue me ajudar.

 

Tenho hoje uma Mondial C08 + Baratza Encore. Tenho também os filtros originais da Mondial (pressurizados) e comprei os Filtros despressurizados da Breville.

 

Percebi que mesmo usando o pó normal do mercado já moido quando eu estava usando o Filtro Pressurizado o café saia mais lentamente e ficava um pouco (mas quase nada) de crema. Os filtro da Breville serviu certinho na Mondial mas usando eles percebo que o café sai muito rápido e não fica nada de crema.

 

Então comprei ontem café Suplicy torrado ontem mesmo e moí ele no Encore com o ajuste no 8 e o café saiu do mesmo jeito muito rápido e nada de crema. Depois testei no nível 6 e não mudou nada.

 

Por isso gostaria de saber com as experiências de vocês oque posso estar fazendo errado?

 

Ah eu to usando o filtro duplo para tirar um Expresso duplo de 60ml e môo 7 gr de grão (to pesando e dá 7 gramas certinho).

Outra coisa o Baratza Encore eu trouxe dos EUA e não ajustei nada e nem mexi nele.

 

Dei uma pesquisada aqui e não encontrei nada que me ajudasse, caso alguém já tenha passado por isso manda o link do tópico.

 

Abraço.

Olá, Boa Tarde!

Vejo algumas coisas equivocadas, vamos por partes

Vc moeu um café recem torrado, devemos deixar o café descansar pelo menos uns 07 dias para se extrair um expresso

Aumenta essa quantidade de pó tambem, 14 gramas, isso irá mudar o seu café, claro que acompanhado de um café com torra recente mas descansado e moido na granulometria adequada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Boa Tarde!

Vejo algumas coisas equivocadas, vamos por partes

Vc moeu um café recem torrado, devemos deixar o café descansar pelo menos uns 07 dias para se extrair um expresso

Aumenta essa quantidade de pó tambem, 14 gramas, isso irá mudar o seu café, claro que acompanhado de um café com torra recente mas descansado e moido na granulometria adequada.

 

Fala Morato, boa tarde,

 

Então não sabia que devia deixar o café descansar um pouco, pensei que quanto mais recente melhor.

 

Sobre as gramas vou testar usar 14gr, mas minha maior dúvida é sobre o ajuste de nível do Encore, pois quando extraio o café ele sai muito rápido. To pensando em recalibrar meu Encore mas não sei se este é o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Morato, boa tarde,

 

Então não sabia que devia deixar o café descansar um pouco, pensei que quanto mais recente melhor.

 

Sobre as gramas vou testar usar 14gr, mas minha maior dúvida é sobre o ajuste de nível do Encore, pois quando extraio o café ele sai muito rápido. To pensando em recalibrar meu Encore mas não sei se este é o caso.

 

Opa,

Então a torra tem que ser recente mas o café precisa estar descansado pelo menos uns 07 dias para começar a usar para expresso.

A principio não mexa na regulagem do moinho, teste com as 14 gramas num filtro duplo e ai sim depois vc vai ajustando o seu moinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não é de ser recem torrado ou quantidade. Eu diria que a torra recente demais afetaria o sabor, que me corrijam se eu estiver errado.

 

Passei pela mesma coisa importando o Baratza Encore dos EUA... Entrei em contato com o Alexandre e descobri que o Encore de fora vem regulado pro cafe que eles mais usam lá que é o coado.

A solução é mandar pro Alexandre fazer a regulagem extra fina que ele faz nos que ele vende e te dará muito mais opções(algo do tipo o normal seria moer no 10 pra expresso).

 

Ou fazer a regulagem do micro parafuso que te deixa moer com menos opção, porem no 6 moi para expresso com bons resultados.

 

Eu fiz a regulagem mas ainda pretendo mandar pro Alexandre fazer a mudança que ele faz.

 

Usei esses videos e consegui, mesmo com alguma dificuldade que tive pra abrir. Isso vai resolver seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 gramas é a dose padrão do filtro SINGLE. Um duplo pede uma dose em torno de 14 gramas. Teste com 14 e nos diga o que achou.

 

A quantidade parece ser muito pouca para um duplo.

A princípio, parece ser este o maior problema.

 

Além da moagem, a quantidade de pó e compactação interferem na extração.

Antes de mexer no moinho, tente regular a quantidade e nível de moagem/ compactação.

É tentativa e erro.

 

Se mesmo assim não tiver resultados, só aí parta para mexer no moinho.

 

E pelo que sei café recente não altera a extração, só o sabor.

Já extrai cafés logo depois de torrar e a crema era impressionante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas antes de mexer no moedor faça como falaram aqui em cima: aumente a dose, no filtro duplo você não conseguirá bons resultados usando dose de single, não adianta insistir.

Tente usar entre 14 e 18g, vai testando e nos conte o resultado.

Abraços,

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é todo café que precisa de descanso.

Para coado e Aero Press já da para utilizar com 24 - 48hs. Não quer dizer que não possa ficar melhor com mais descanso ...

Falam que em 24hs já se elimina 87% do CO2, que é o que mais afeta o espresso.

Mas tem grãos que chegam no seu ótimo de sabor em 3 ou 4 dias, e dai para frente vão envelhecendo.

Outros precisam amadurecer, e requerem uma, duas ou até três semanas para chegar no seu ótimo.

Me aconteceu com um etíope, onde meu deu pena de descartar e quis aproveitar um restinho que tinha quase dois meses, e que me deu o melhor espresso de todo o pacote ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, minha experiência com os etíopes tem sido o contrario...tem saído do torrador praticamente prontos para consumo. Tem ficado perfeitos desde o primeiro dia. Pelo menos tem sido assim com o Yirgacheffe e o Konga da Has Bean, os únicos que já torrei.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este foi o Jirimiwachu, que tem um sabor de fermentação (winey) muito ativo, tanto que o Klause não gostou nada.

Foi melhorando com o tempo e aquele restinho foi o que deu o shot mais gostoso, apesar da pouca crema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Fala Pessoal,

 

Desculpem a demora. Vou postar meu relato.

 

Eu tive mesmo que ajustar o Moedor pro ponto 0(zero), ai sim o café saiu com moagem fina e agora o expressos estão bom.

 

Ainda estou pegando o jeito na hora de compactar o pó no filtro duplo despressurizado, mas já está bem melhor que antes. Esse tamper que vem da Mondial é ruim d+. Já comprei um tamper decente e está a caminho até chegar to tentando usar da mondial.

 

As vezes compacto d+ ai o agua transborda pelas laterais, mas ainda assim o café sai bom, transborda só no começo depois sai pelo "buraco" certo.

 

To moendo usando a regularem entre 8 e 7. E pra mim estão muito bons os expressos que estou tirando.

 

Alias já estou até pensando em comprar uma máquina melhorzinha que essa da Mondial é bem fraquinha ao meu ver. Logicamente que eu ainda sou novato e a cada expresso vou me aperfeiçoando.

 

Valeu pela ajuda galera.

 

Ah a regulagem do Moedor é muito fácil de fazer, se alguém tem medo de fazer, pode ir tranquilo porque não tem como errar é muito simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

No Café Expresso Brasil, Diogo.

 

Em que cidade você está? É legal completar o seu perfil. Se estiver no Rio, é provável que possa buscar pessoalmente.

 

Personaliza também a foto do seu perfil.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo, lembrei que o lasanchez tem um zerinho para vender também.

 

Consulte os 2 por mp: o Alexandre Velloso do Expresso Brasil e o lasanchez.

 

Um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que comprei esse moedor com Alexandre, mesmo usando a mondial, meus Cafés passaram da água para o vinho.

Cafés horríveis é só na época de adaptação ou usando café velho e de baixa qualidade

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tenho uma mondial C-08 a um tempo e agora tenho um baratza encore tb. Fiz a modificação do video e agora na regulagem 7 o café saiu muito bom, já na 6 a máquina deu uma travada, isso colocando pouca pressão na compactação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...