Ir para conteúdo

ECM MECHANIKA IV PROF WT-WC (Review do consumior)


RogerioD

Postagens recomendadas

A Silvia Ruiva que pediu para escrever isso para deixar você brava, já que anda deixando ela meio de ladinho e indo nas cafeterias por aí em Sampa :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Silvia não é ciumenta.. Ela está acima destes sentimentos mesquinhos.

 

E eu sempre tomo cafés fora de casa... Quase sempre todos ruins... Alex já falou para eu parar de gastar dinheiro na padoca...

 

Voltemos à outra italiana, a meio alemã.

 

Um beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui vai um pequeno vídeo que fiz fds testando o flush (após um bom tempo ociosa), o vapor e a água.

Fiz um capuccino também mas não filmei, é bem trabalhoso filmar em partes e depois ter que editar acabou não dando tempo, o capuccino dessa vez consegui domar o vapor da ECM, mesmo na pitcher pequena ficou com uma ótima consistência o leite, micro espumas e nada daquelas bolhas grandes, tentei fazer o latte art mas não consegui, fazendo de vez em quando será difícil conseguir um latte art bacana :/

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico da ECM Mechanika, em alguns vídeos que vi dessas máquinas da ECM reparei que a alavanca que controla a saída de água do grupo possui dois níveis, sendo que algumas vezes ao extrair o café vi usuários deixarem alguns segundos no "primeiro nível" (não pinga uma gota sequer de bebida) e depois acionam a máquina "por completo".

 

Por um acaso isto é um esquema de pré-infusão destas máquinas?

 

Estou traçando minhas metas com relação à troca de máquina e tenho achado muito interessantes estas ECM que o Alexandre passou a trazer. Ao olhar para a ECM Casa e Classika este "detalhe" da pré-infusão parece ser um dos diferenciais a favor da Classika.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, essa é a forma de se fazer de pré-infusão no grupo E61. Se não me engano, o primeiro estágio abre o fluxo de água apenas com a pressão da caldeira (ou da rede hidráulica) e o segundo estágio, ao levantar a alavanca até o fim, aciona-se a bomba e vem a pressão de fato.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim o primeiro estágio é a pré-infusão, pode-se deixar 3, 5, 7 segundos, ai vai de gosto de cada um, só que funciona ligada somente na rede hídrica, pelo reservatório não é efetivo, o grupo utiliza da pressão da rede para fazer a pré-infusão e não da bomba.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se e assim então essa função só e efetiva nos modelos "top" e não seria uma vantagem da Classika sobre a Casa?

 

Achei um pouco estranho ter isso nos modelos intermediários, mas só funcionar no top.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me recordo da configuração da Classika, se é o mesmo grupo ou não, o Alexandre saberá lhe informar melhor sobre o modelo citado, o que sei é que a Mechanika não funciona pré-infusão pelo reservatório, já testei sem o PF e não saiu uma gota de água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

A informação do Mortari é precisa.

Explicando de forma bem simplificada, ao levantar a alavanca até o primeiro estágio, abre-se a válvula que permite que a água da caldeira encher a pre câmara. Ao levar a alavanca para o 2° estágio, um interruptor é pressionado e a bomba é acionada. Com a pressão gerada, dá-se a extração.

Quando há ligação com a rede hídrica, a pressão da rede é suficiente para, além de encharcar a pre câmara, provocar o encharcamento do bolo de pó de café no filtro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, café espresso realmente é ciência pura mesmo ;). Gostei muito do vídeo que mostra as "entranhas" da máquina, serviu para eu entender também o que era o tal do "Heat Exchanger" (apesar de ainda não entender bem como usar o segundo manômetro).

 

Vejamos se entendi direito. A pré infusão com este grupo só acontece quando a máquina está ligada com a rede hídrica por conta de ser necessário mais pressão do que a gerada somente pela caldeira sem a atuação da bomba, correto?

 

Deste modo, então a função da primeira posição da alavanca quando a máquina não está conectada a rede hídrica seria de melhorar a estabilidade térmica do conjunto ao encher a pre câmara?

 

Seria uma melhor prática então no ato da extração após o flush inicial voltar a alavanca para a posição 1 no lugar de fechá-la por completo?.

 

Os passos para a extração ficariam assim:

 

1 - Flush inicial para limpeza do grupo, estabilização de temperatura e eliminação de vapor;

2 - Volta da alavanca para a posição 1, o que pararia a "queda" de água, mas manteria o conjunto cheio de água quente para preservar a temperatura;

3 - Encaixe do PF no grupo já com o café devidamente "ajeitado";

4 - Colocação da alavanca na posição 2 para efetivamente realizar a extração do café.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que não, se voltar a alavanca para a posição 1 depois do flush, creio que vai ficar pingando água pelo grupo, mesmo com abastecimento pelo reservatório (essa vou deixar para o pessoal que conhece melhor confirmar). Na realidade não é a água da pré-infusão que aquece o grupo E61, ele tem um sistema de galerias que a água fica em constante ciclo entre o grupo e a caldeira, mesmo quando a válvula de extração está totalmente fechada (note no começo do vídeo que ele explica isso).

 

O tempo entre parar o flush e iniciar a extração é curto (o mais curto possível, caso contrário o flush perde o sentido) e não há perda de temperatura do grupo nesse intervalo. Na realidade, a função do flush não é estabilizar a temperatura do grupo (apesar de poder ser usado para acelerar o aquecimento do grupo até o ponto de estabilidade) e sim a temperatura da água na caldeira, por isso a extração deve ser feita imediatamente após o flush.

 

O normal é (1) colocar na posição 2 para o flush, (2) voltar para a posição inicial, (3) encaixar o PF no grupo, (4) levar a alavanca para a posição 1 por alguns segundos de pré-infusão (se desejado) e/ou (5) subir para a posição 2 para iniciar a extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se entendi bem o esquema de fluxo contínuo de troca de temperatura com a caldeira e o tal Heat Exchanger, que no caso ocorre apenas nos modelos que possuem uma caldeira especial, que e dupla, o que não se aplica à Classika, que também usa o grupo E61.

 

Tudo funcionando conforme descreveu, então a posição 1 somente pode ser usada nos modelos conectados à rede hídrica, pois não há pressão suficiente para pre infusão quando utilizado o reservatório e o tempo entre flush e extração deve ser mínimo para manter estabilizada a temperatura da água da caldeira.

 

Contudo acho que não vai ficar pingando ao voltar para a posição 1, já que não haveria pressão suficiente para forçar a água. A ideia que descrevi não foi na intenção de manter por muito tempo na posição 1 não, como que para ir aquecendo o conjunto, mas sim somente durante o tempo de encaixar o PF e iniciar a extração.

 

Como disse, espresso é ciência pura, kkkkk.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehehe que confusão, creio que não há vantagem alguma em ter essa pré-infusão somente do grupo, a pré-infusão funciona de fato quando molha o bolo preparando-o para a extração mas também não se apegue a isso, não é algo obrigatório, uns gostam já outros não fazem a menor questão.

Em uma máquina com boa estabilidade de temperatura não há necessidade de logo após o flush ter que colocar o filtro tão rápido de forma desesperada com receio de esquentar novamente, posso perfeitamente dar o flush, moer o café, compactar e extrair sem queimar, mas conforme disse a máquina tem que ter boa estabilidade. Bem, é apenas minha humilde opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pré-infusão necessita de pressão. Se não ligar na rede hídrica, a única pré-infusão que ocorre no grupo E61 é a que lhe é intrínseca, que decorre do tempo que leva pra água preencher a câmara de infusão, pressionando a mola da válvula de três vias até a pressão subir o suficiente pra causar o fluxo do espresso. Mas essa não tem controle. Pra ter controle do tempo (e da pressão, em certo sentido), só ligando na rede hídrica ou com uma bomba de pressão regulável.

 

A pré-infusão não serve pra aquecer o grupo, até porque o E61 tem um sistema de termosifão responsável por essa regulação. De toda forma, a massa de água da pré-infusão é muito pequena e seria de pouquíssima eficiência pra regular a temperatura do grupo, pois a massa de metal dele é grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou apegado não, hehehe, apenas buscando entender as características destas máquinas. Não é isso que vai me fazer querer mudar os planos de uma Classika para os modelos WT-WC. Creio que o "aproveitamento" do grupo em diversos modelos possa ter gerado esta confusão.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Classika também é uma belíssima máquina, estava de olho nela Paulo, ai acabei esticando o orçamento e por fim foi a Mechanika para a cesta, mas com qualquer máquina ECM estará bem servido com certeza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Existem dois cabos de porta filtros que acho excepcionalmente bonitos, um é o da própria ECM que o acabamento e os detalhes são imbatíveis e o outro são os da Elektra que é feito em madeira muito bem acabado e requintado, na minha opiniãoesse cabo na Elektra na cor cobre/dourada combina demais, mas para variar um pouco fiz um pequeno upgrade na minha ECM, vindo diretamente da Itália comprei o cabo da Elektra para colocar na ECM, acho que não combina muito com a máquina, mas queria ter apenas para variar um pouco e dar um ar diferente, deixei no PF duplo, qualquer coisa é só voltar ao cabo original da ECM, mas taí uma foto, o que acharam? A foto não está boa porque é do celular, faz tempo já que chegou o cabo mas só ontem resolvi tirar uma foto e postar aqui no forum já que ando meio ausente

 

espresso-2_zpsf99e94dc.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O da minha Elektra é uma imitação de madeira. Muito bem feita, mas é imitação. De qualquer maneira, o efeito decorativo é ótimo.

 

Esse é de madeira de verdade? Achei que ficou muito bonito. Madeira e metal sempre combinam bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe Rodrigo agora você me pegou para saber se é madeira ou imitação, teria que tirar uma lasquinha dela pra saber ao certo, mas se a da sua é imitação com certeza essa aí também é, é a mesma coisa dos couros é difícil eu conseguir identificar alguns sintéticos dos verdadeiros pq fazem o acabamento tão bem feito e as vezes com um verniz muito bem pintado que não deixam vestígios, mas enfim, seja o que for é muito bonito.

No caso da ECM seria legal comprar o jogo para colocar nos joysticks do vapor e da água também, achei em alguns lugares mas é um preço bem abusivo acabei não me interessando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Esses dias chegou um upgrande para a ECM, o tamper station muito bem feito e acabado, veio também a bonavita que estou achando excelente para preparação dos coados, enfim, só aumentando as tralhas, não sei mais onde guardar as coisas, seguem umas fotos

 

upecm-3_zps8f36bc71.jpg

 

upecm-5_zps6af8905b.jpg

 

upecm-1_zps42f86642.jpg

 

upecm-2_zpsbb49b2b5.jpg

 

upecm-4_zpsc586bd51.jpg

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tamperstation era para ter ganho naquele concurso que eu não ganhei, quer dizer nem participei :(

Exatamente isso Carlos Eduardo, ele deixa o PF  alinhado, logo na primeira vez que fui fazer a compactação do pó notei isso, fica bem mais fácil e prático deixar a compactação do bolo alinhada, não é somente estética, mas é funcional também.

Anita por enquanto não preciso despachar o que já tenho,  o problema  é não poder comprar mais nada e olha que andei pensando esses tempos até em moedores rsss, outra coisa que gostava muito de comprar são as xícaras, já faz um tempinho que não pego umas novas, se bem que peguei um par daquelas da Schmidt clássica tipo a que tem na Coffee Lab das pequenas para café, precisava de outro par para o capuccino :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...