Fabio Lopes Postado 11 Julho 2025 Denunciar Share Postado 11 Julho 2025 Fiz uma busca por esse assunto aqui no fórum e não encontrei, caso essa dúvida tenha sido respondida, os moderadores podem deletar o tópico. Já vi alguns dizerem que deve-se escaldar a água em um recipiente distinto do que vai receber o café coado para não interferir no sabor da bebida, enquanto outros dizem o oposto, que a água do filtro escaldado (obviamente, descartada logo em seguida) ajuda a aquecer o recipiente e manter o café com a temperatura um pouco maior. Qual das duas informações procedem ou não há uma relevância? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 12 Julho 2025 Denunciar Share Postado 12 Julho 2025 19 horas atrás, Fabio Lopes disse: Fiz uma busca por esse assunto aqui no fórum e não encontrei, caso essa dúvida tenha sido respondida, os moderadores podem deletar o tópico. Já vi alguns dizerem que deve-se escaldar a água em um recipiente distinto do que vai receber o café coado para não interferir no sabor da bebida, enquanto outros dizem o oposto, que a água do filtro escaldado (obviamente, descartada logo em seguida) ajuda a aquecer o recipiente e manter o café com a temperatura um pouco maior. Qual das duas informações procedem ou não há uma relevância? Na minha experiência, nao interfere, mas ha ressalvas: ja faz algum tempo que comecaram a usar as paragon congeladas (esferas de metal com um tipo de alcool dentro). A ideia é resfriar imediatamente o café de forma a reter mais os Aromas. Eu testei somente no espresso. Achei a diferença pequena, perceptível apenas no lado a lado, e faz mais diferença em cafés mais complexos, um Etiopia por exemplo. Então, a xícara fria, tambem beneficiaria. Em teoria. Pessoalmente, acho difícil percebermos, nós que somos apenas hobbistas e não Q-graders. Acho que outras variáveis acabam impactando mais, como uma variação na altura do despejo de um coado que nao percebemos ou o WDT no espresso que saiu levemente diferente. Mas tem uma resposta mais fácil: teste e veja se você sente a diferença. Faca o teste lado a lado, tente homogeneizar a temperatura, peça pra alguem embaralhar as xícaras e faça um teste as cegas, faça com 3 xícaras sendo duas iguais e uma diferente pra tentar encontrar a diferente. E depois conte pra gente aqui como foi a sua experiência. 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabio Lopes Postado 12 Julho 2025 Autor Denunciar Share Postado 12 Julho 2025 12 horas atrás, regisassao disse: Na minha experiência, nao interfere, mas ha ressalvas: ja faz algum tempo que comecaram a usar as paragon congeladas (esferas de metal com um tipo de alcool dentro). A ideia é resfriar imediatamente o café de forma a reter mais os Aromas. Eu testei somente no espresso. Achei a diferença pequena, perceptível apenas no lado a lado, e faz mais diferença em cafés mais complexos, um Etiopia por exemplo. Então, a xícara fria, tambem beneficiaria. Em teoria. Pessoalmente, acho difícil percebermos, nós que somos apenas hobbistas e não Q-graders. Acho que outras variáveis acabam impactando mais, como uma variação na altura do despejo de um coado que nao percebemos ou o WDT no espresso que saiu levemente diferente. Mas tem uma resposta mais fácil: teste e veja se você sente a diferença. Faca o teste lado a lado, tente homogeneizar a temperatura, peça pra alguem embaralhar as xícaras e faça um teste as cegas, faça com 3 xícaras sendo duas iguais e uma diferente pra tentar encontrar a diferente. E depois conte pra gente aqui como foi a sua experiência. Agradeço muito pela sua contribuição e sugestão de fazer os testes. Assim que possível irei fazê-los e contar aqui mesmo neste tópico as experiências. Grande abraço e bons cafés! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas