Ir para conteúdo

Receita do Hario V60 para pequenas quantidades.


Victor D.

Postagens recomendadas

Boa dia a todos!

 

Procurei no fórum e não encontrei, se alguém souber o link de algum tópico.

 

Gostaria de saber a receita de vocês para fazer pequenas quantidades de café no V60 01.

 

Para conseguir os cerca de 3:30 minutos de extração eu teria que moer muito fino, deixando o café amargo, o problema é que com a moagem normal a água passa em menos de 2 minutos. Então, eu ponho um pouco, espero um tempo - mesmo que a água já tenha passado - para ver se prolongo um pouco o tempo de infusão.

 

Alguém aí tem uma receita melhor?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Vitor,

 

Semana passada fiz umas tentativas no V60-02 com 16g de pó p/ 200ml de água.

 

Moer mais fino realmente não funcionou bem, alterou a bebida, além do final demorar demais.

O negócio é ir adicionando a água bem devagar mesmo, quase que só umedecendo o pó. Fiz uma extração que durou 2:00,mais 0:45 da pré-infusão. Gostei do resultado, apesar do tempo menor.

Aliás, ta aí outra sugestão: Aumentar o tempo de pré-infusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algumas dicas principalmente do Rafa Rocks no tópico do V60. Ele fala um pouco sobre extrair pequenas quantias no tamanho 1, que no 2 não fica bom fazer pequena quantia etc.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O segredo é não levantar muito o nível da água, a meu ver. Subir muito o nível e o fluxo acelera demais, especialmente no Hario. Pode compensar a moagem um pouco mais fina na temperatura da água, ligeiramente mais fria. Daí compensa uma teórica sobrextração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3:30? Longo... Fazia 3 minutos com o V02. Acho que pro pequeno pode pensar em 2:30 ou menos...

Considerando que a proporção de café e água é a mesma e que o ponto de moagem também, por que a dosagem menor extrairia mais rápido que a maior?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li, eu faço ainda menos que os 20g que falam lá, eu faço 12 g, conforme o manual do V60 01.

 

Fala Vitor,

 

No manual que eu tenho aqui do V60 eu me lembro que era algo em torno de 10g para 100ml. O que eu faço é o que foi citado aqui, pré-infusão longa (30s a 1 min) e fluxo lento na chaleira,e conforme o Marcio falou não precisa necessariamente durar 3 minutos ou 03:30, pode durar menos o que manda é o resultado na xícara...

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

 

achei aqui. Os colegas aqui gostam de falar que eu exagero em usar 10g para 100ml. Eu faço isso às vezes depende do café, da torra e da moagem.

 

Já li em muitos locais essa sugestão de medida de 10g para 100ml.

 

A Hario recomenda, a ABIC recomenda, e por aí vai. Acho um bom ponto de partida. Nesse mundo do café, não existem regras e sim sugestões de consumo, pontos de partida.

 

No manual da Hario ele fala em pré infusão de 30 segundos (mínimo) e diz tb que o tempo deverá ser de 3 minutos.

 

Pois bem, de acordo com o manual da Hario:

 

1-Fold the paper filter along the seams and place inside the cone. Add coffee grounds (medium-fine grind) for your required servings and shake it lightly to level.

10-12g is normally good for one serving (120ml). The attached measuring spoon = 12g / 1 spoon. Using freshly ground coffee is recommended.

(Adjust proportions for a stronger or weaker brew).

 

2-Take the boiling water off the flame. Wait for the boiling water to settle. Pour hot water slowly to moisten the grounds from the center to the outward with moving circular pattern. Wait for about 30 seconds until next pouring.

 

3-Slowly start adding more water using the same speed, swirling motion as before. Make sure the water does not come in direct contact with the paper filter. Brewing should take 3 minutes.

Please use HARIO V60 Coffee Paper Filter

 

Segue o link do manual:

 

http://www.hario.jp/..._Manual1106.pdf

 

Valeu Amigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizo o V60 2 de cerâmica para volumes maiores, mas o Melitta 100 de plástico para os pequenos, de 100 - 150ml.

Acho que, por causa do buraco menor, neste tamanho o Melitta deve ser mais fácil de controlar que o Hario, eu vou colocando água devagarinho e da para regular o tempo bastante bem.

 

PS: um truque que utilizo, especialmente com pequenos volumes: como aquele finzinho da filtragem, onde sai devagarinho um café ralinho que da agonia de ver, prefiro jogar um pouco mais de água e cortar o filtrado antes de acabar - com o volume aproximadamente certo - quando apresenta este "blonding".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que, por causa do buraco menor, neste tamanho o Melitta deve ser mais fácil de controlar que o Hario, eu vou colocando água devagarinho e da para regular o tempo bastante bem.

 

PS: um truque que utilizo, especialmente com pequenos volumes: como aquele finzinho da filtragem, onde sai devagarinho um café ralinho que da agonia de ver, prefiro jogar um pouco mais de água e cortar o filtrado antes de acabar - com o volume aproximadamente certo - quando apresenta este "blonding".

 

Bernardo,

 

uso o "Melitinha" e pelo furo menor o tempo e o fluxo são bem mais fáceis de controlar, inclusive nele, uso uma moagem maior que no hario. Eu tb corto o final da extração, tenho usado uma "station"; um suporte; eu vou mantendo cheio o tempo inteiro.No final quando chego no valor desejado na balança desprezo o restante.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso 20g/200 ml no V60 02 de cerâmica toda manhã :-)

 

Hoje tomei um Hario V60 01 de acrílico com 16g para 120 ml de água e o resultado ficou excepcional. O grão é um fazenda pessegueiro com torra recente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

uso o hario v60 2 para 200 ml com 12 gramas de pó

estou usando um orfeu que já veio moído

demora uns 4 minutos

com o milita 100 demora mais ou menos a mesma coisa

fiz mais dois furos nele

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Ressuscitando o tópico

Comecei a experimentar com 01 , fiz 16g para 250 ml ( 6,4 % ) a + ou - 93 C . Acredito que o jeito mais fácil para prolongar a extração sem ter que mexer muito na moagem é aumentando um pouco o volume .

 

Sei que a idéia de usar o V60 1 é fazer menos café , mas considero 250 ml um bom volume para se beber sozinho . Fazendo assim consigo 3 minutos de extração

 

Rodrigo ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que a idéia de usar o V60 1 é fazer menos café , mas considero 250 ml um bom volume para se beber sozinho . Fazendo assim consigo 3 minutos de extração

 

O V60-01 é pra isso mesmo. Considero seu uso pra algo entre 200 a no máximo 350-400ml.Bebo sozinho 240ml no café da manha e depois do almoço.Faço conforme a Hario indica: 20g para 240ml.

 

Esses dias um amigo estava aqui e fiz 30g-360ml ficou muito bom.

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

comprei recentemente um V60 02 mais ainda não acertei a mão em quantidades menores, o tempo de extração ta em torno dos 2:30 pra 300 ml com 30 minutos de infusão, quando tentei dar um tempo maior de infusão deu um leve amargor na finalização, to usando o moedor Hario Slim ele vai bem quando tem mais quantidade de grão depois a moagem dos ultimos graos fica mais grossa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Warley.

Bem vindo.

Sorte o Miyamoto não estar nesse tópico.

Senão ele já teria tirado uma casquinho do seu período de infusão.

Imagino que seja 30 segundos, senão tomaria café frio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como que eu perdi uma destas!! E olha que eu li o post dele logo quando foi postado! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk  :lol:  :lol:

 

Acho que com pré-infusão de 30 minutos nem precisa de infusão mais..  :lol:  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...