ChefLeoDonda Postado 28 Julho 2025 Denunciar Share Postado 28 Julho 2025 Olá, pessoal! Espero que estejam bem! Sou detentor de uma Oster Compacta com todos acessórios recomendados e um Starseeker E55 (comprado na última leva) e tenho tirado espressos e capuccinos excelentes (hoje fiz um affogato com sorvete de baunilha que produzo em casa), a ponto da minha esposa que não gosta estar bebericando vez ou outra os meus espressos mas jamais rejeita os capuccinos. Agora vem a dúvida: viajaremos em janeiro para Orlando, pois nossa filha fará 15 anos e pediu isso ao invés de festa. Aproveitando a viagem, já separei U$1.500 para trazer uma máquina excelente (Breville Dual Boiler ou uma Lelit Mara-X) ou uma uns U$500 (Bambino Plus, Apex v2 ou E24) junto de um moedor de lâminas planas de até U$1.000 (poderia ter mesmo ser um DF64 Gen2 mas queria superior), então, gostaria da ajuda dos conhecedores/experts como o @regisassao sobre o que fazer? Obs 01: Pretendo trazer naked, tamper e demais acessórios 58mm (gastar até uns U$200 nosso). Caso queiram sugerir algo. Obs 02: Não gosto dos reviews que já li sobre a Rancilio e Rockets(mesmo nos grupos), então, são as únicas marcas fora do baralho. Já agradeço a todos de antemão!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 29 Julho 2025 Denunciar Share Postado 29 Julho 2025 3 horas atrás, ChefLeoDonda disse: Olá, pessoal! Espero que estejam bem! Sou detentor de uma Oster Compacta com todos acessórios recomendados e um Starseeker E55 (comprado na última leva) e tenho tirado espressos e capuccinos excelentes (hoje fiz um affogato com sorvete de baunilha que produzo em casa), a ponto da minha esposa que não gosta estar bebericando vez ou outra os meus espressos mas jamais rejeita os capuccinos. Agora vem a dúvida: viajaremos em janeiro para Orlando, pois nossa filha fará 15 anos e pediu isso ao invés de festa. Aproveitando a viagem, já separei U$1.500 para trazer uma máquina excelente (Breville Dual Boiler ou uma Lelit Mara-X) ou uma uns U$500 (Bambino Plus, Apex v2 ou E24) junto de um moedor de lâminas planas de até U$1.000 (poderia ter mesmo ser um DF64 Gen2 mas queria superior), então, gostaria da ajuda dos conhecedores/experts como o @regisassao sobre o que fazer? Obs 01: Pretendo trazer naked, tamper e demais acessórios 58mm (gastar até uns U$200 nosso). Caso queiram sugerir algo. Obs 02: Não gosto dos reviews que já li sobre a Rancilio e Rockets(mesmo nos grupos), então, são as únicas marcas fora do baralho. Já agradeço a todos de antemão!!! Quando voce menciona uma Breville Dual Boiler e MaraX, parece-me confuso o perfil de uso. Caso não tenha visto, sugiro que olhe esse video onde falo um pouco sobre perfis de uso vs tipo de maquina: Também falo um pouco sobre moedores e acessórios lá. Eu, particularmente, nao gosto de máquinas HX, mas valorizo muito a qualidade do espresso. Com relação a moedores, eu gosto do DF64 com as mós SSP. Não seria esse o upgrade que precisa? Acima disso, você tem por exemplo um DF83v, mas as mós da SSP sao muito mais caras nesse diâmetro. Tem que avaliar o que você prefere, ter outras opcoes de mós com perfis diferentes ou um moedor com perfil único ou com mós muito mais caras quando quiser mais clareza ou corpo. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ChefLeoDonda Postado 29 Julho 2025 Autor Denunciar Share Postado 29 Julho 2025 32 minutos atrás, regisassao disse: Quando voce menciona uma Breville Dual Boiler e MaraX, parece-me confuso o perfil de uso. Caso não tenha visto, sugiro que olhe esse video onde falo um pouco sobre perfis de uso vs tipo de maquina: Também falo um pouco sobre moedores e acessórios lá. Eu, particularmente, nao gosto de máquinas HX, mas valorizo muito a qualidade do espresso. Com relação a moedores, eu gosto do DF64 com as mós SSP. Não seria esse o upgrade que precisa? Acima disso, você tem por exemplo um DF83v, mas as mós da SSP sao muito mais caras nesse diâmetro. Tem que avaliar o que você prefere, ter outras opcoes de mós com perfis diferentes ou um moedor com perfil único ou com mós muito mais caras quando quiser mais clareza ou corpo. Obrigado, vou assistir com calma! Citei a BDB e a Mara-X, pois as duas estão nesse limite dos U$1.500,00 vejo muitos elogios (a Elizabeth é considerada até melhor que a Mara-X mas não gosto tanto do design dela). Minha ideia é ter uma máquina que aguente uns 5 anos tirando boas bebidas num geral e que precise de no máximo uma troca de chuveiro de upgrade, pois não tenho muito jeito pra isso (na minha antiga Philco só instalei o Dimmer), então, até quanto à E24 eu tenho certo receio. Coloquei a Bambino Plus na conta pelo sistema melhorado e pq, até hoje, não gostei de nenhum espresso de torra clara que tomei, mesmo em cafeterias renomadas. Sobre moedores, acha o DF64 superior ao Sculptor 64S? Minha impressão é de que devido à posição das lâminas ele teria melhor resultado, não? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 30 Julho 2025 Denunciar Share Postado 30 Julho 2025 23 horas atrás, ChefLeoDonda disse: Obrigado, vou assistir com calma! Citei a BDB e a Mara-X, pois as duas estão nesse limite dos U$1.500,00 vejo muitos elogios (a Elizabeth é considerada até melhor que a Mara-X mas não gosto tanto do design dela). Minha ideia é ter uma máquina que aguente uns 5 anos tirando boas bebidas num geral e que precise de no máximo uma troca de chuveiro de upgrade, pois não tenho muito jeito pra isso (na minha antiga Philco só instalei o Dimmer), então, até quanto à E24 eu tenho certo receio. Coloquei a Bambino Plus na conta pelo sistema melhorado e pq, até hoje, não gostei de nenhum espresso de torra clara que tomei, mesmo em cafeterias renomadas. Sobre moedores, acha o DF64 superior ao Sculptor 64S? Minha impressão é de que devido à posição das lâminas ele teria melhor resultado, não? Eu nao compro HX, como a Mara-X. Se o design da Breville é melhor pra você, eu iria nela, mas sou mais a Elizabeth. DF não é que seja melhor que o sculptor, mas nao acho que o Sculptor valha o custo a mais. Com a diferença, posso comprar um par de lâminas SSP. Particularmente, prefiro essa opção. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mardenmb Postado 30 Julho 2025 Denunciar Share Postado 30 Julho 2025 Saí de uma Rancilio Silvia para uma Lelit Mara X e a mudança foi da água para o vinho. A Mara X é muito mais amigável/fácil na produção de um bom espresso, vaporiza leite melhor e oferece um pacote tecnológico muito bom, com um semi-pid embutido e rápida transição entre espresso e vaporização de leite. É uma HX de tecnologia avançada e com temperatura muito estável. Estou muito feliz com a troca. A questão é que a Mara X nos EUA não vale a pena. Vou explicar. Nos EUA a Mara X tem um preço salgado de 1700 dólares, e com o tax isso passa de 1800. Para trazer como bagagem até 1000 dólares é isento. O que passar tem imposto de 50%. Nessa conta o preço final de uma Mara X nos Eua fica em 2.200 dólares (preço + 50% de 800) Pra piorar a embalagem pesa uns 25kg. Vai ter que pagar excesso de bagagem e vai ser uma dor de cabeça na hora de transportar e despachar. Na europa você compra ela por uns 1100 dólares. Se trouxer pelo correio vai pagar imposto de praticamente 100% sobre preço + frete. No final sai uns 2600 dólares. Coloquei tudo na balança e resolvi comprar pelo correio da expresso coffee shop. Entregaram na porta da minha casa, sem estresse, sem carregar caixa nas costas. Pagamento de imposto tranquilo e na voltagem que eu buscava (220V). O moedor DF 64 definitivamente vale a pena trazer dos EUA. Tenho e digo que é um baita moedor. Há quem diga que o DF 54 faz o mesmo serviço, sendo um pouco mais demorado por ter mós menores. Vai da sua escolha. A Breville Dual Boiler é uma ótima opção. Melhor nas especificações que a Mara X. Mas me parece que está na casa dos 1700-1800 dólares e tem o problema da embalagem e do imposto na entrada no Brasil. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 30 Julho 2025 Denunciar Share Postado 30 Julho 2025 11 minutos atrás, Mardenmb disse: HX de tecnologia avançada e com temperatura muito estável. Isso ja foi testado e não é bem assim. Aquele PID é melhor que controlar por pressostato mas controlar temperatura da caldeirinha pela temperatura do vapor é complicado, nao tem precisão. Fora que se deixar muito tempo ligada, a temperatura sobe demais e não desce fácil, tem que dar muito flush. Por isso sou contra HX para quem quer a perfeição no espresso, mas para um espresso não ótimo, e vaporizacoes em sequência, ela atende bem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mardenmb Postado 31 Julho 2025 Denunciar Share Postado 31 Julho 2025 13 horas atrás, regisassao disse: Isso ja foi testado e não é bem assim. Aquele PID é melhor que controlar por pressostato mas controlar temperatura da caldeirinha pela temperatura do vapor é complicado, nao tem precisão. Fora que se deixar muito tempo ligada, a temperatura sobe demais e não desce fácil, tem que dar muito flush. Por isso sou contra HX para quem quer a perfeição no espresso, mas para um espresso não ótimo, e vaporizacoes em sequência, ela atende bem. Vamos lá. Uma dual boiler sempre será mais completa e mais versátil que uma HX, por melhor que a HX seja. Inslusive a Mara X. Se tem grana para comprar uma dual boier, vá em frente. Foi o que eu disse ao final da minha mensagem. Sobre a Mara X . Não existe isso de "medir temperatura da caldeirinha pela temperatura do vapor". Não sei de onde tirou essa informação. A Mara X tem dois termostatos, um na caldeira e outro no grupo, e faz um monitoramente dos dois para um controle muito preciso da temperatura. Diferentemente das demais HX que tem termostato apenas na caldeira. É uma tecnologia patenteada pela Lelit que nenhuma outra HX tem. Ou seja, não dá pra colocar a Mara X no mesmo saco só porque é HX. Eu digo isso porque tenho e testei. Não estou dizendo porque ouvi alguém falar. Instalei termômetro nela, ligo todo dia 5:30 da manhã no smart plug e às vezes tiro espressos às 8hs e a temperatura está estável, nos 94 graus que eu configurei. Ela só passa dessa temperatura se eu deixar mais de 5 horas ligada. Nesse caso a temperatura sobe para uns 96-98 graus mas um flush de uns 5-10 segundos resolve para baixar a temperatura. O que muita gente ignora é que a Mara tem uma chave seletora que permite escolher como o boiler/caldeira irá trabalhar. Se irá funcionar como single boiler ou se irá funcionar como HX. Você escolhe e isso é muito legal. Eu deixo ela como single boiler e a temperatura é estável, sendo muito perto de uma single boiler com PID. Se deixar como HX aí sim haverá pico de temperatura, como toda HX. É o que muita gente faz quando testa a máquina. Deixa como HX e esquece de mudar a chave e testar como single boiler. E depois critica. A grande vantagem da Mara é que a transição entre extração e vaporização no single boiler é extremamente rápida. Para quem curte capucciono o funcionamento é sensacional. Opinião de quem veio de uma Rancilio Silvia com PID. Na Mara X consigo tirar o espresso e vaporizar o leite de forma quase instantânea. Com estabilidade na temperatura. Até aqui, só alegria, máquina sensacional. Ela permite também selecionar 3 temperaturas diferentes (92, 94 e 96º), com pré-infusão embutida. Não é versátil como um PID, mas é o suficiente para mim e digo que é o suficiente muita gente que não quer ficar quebrando a cabeça com ajuste de temperatura. Sem contar que ela é quase 10 mil reais mais barata que uma boa dual boiler importada pelos correios, como a Lelit Bianca. Agora, para quem gosta apenas de espresso e não vai vaporizar o leite, aí não faz sentido a Mara e nem uma dual boiler. Compre uma single boiler com PID como a Profitec Go e seja feliz. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 31 Julho 2025 Denunciar Share Postado 31 Julho 2025 1 hora atrás, Mardenmb disse: Uma dual boiler sempre será mais completa e mais versátil que uma HX, por melhor que a HX seja Eu diria que uma single boiler com PID entrega melhores espressos que HX, mas nao faz lattes em sequência, tem que esperar 1 ou 2 min para vaporizar. Uma HX não entrega o espresso tão perfeito como uma single ou dual boiler, mas faz lattes em sequência, a um custo bem menor que a dual boiler. A dual boiler pode entregar um espresso tao bom quanto a single boiler, faz lattes em sequência, porém é bem mais cara. Por isso que no meu video, eu faço uma análise por perfil de uso. 1 hora atrás, Mardenmb disse: Não existe isso de "medir temperatura da caldeirinha pela temperatura do vapor". Não sei de onde tirou essa informação. A Mara X tem dois termostatos, um na caldeira e outro no grupo, e faz um monitoramente dos dois para um controle muito preciso da temperatura. Diferentemente das demais HX que tem termostato apenas na caldeira. É uma tecnologia patenteada pela Lelit que nenhuma outra HX tem Isso é o princípio de funcionamento de uma HX: ela possui uma grande caldeira de vapor com uma pequena caldeira de extração dentro. A caldeira maior esquenta a caldeira menor. Independente da medição da temperatura ser na caldeira ou no grupo, você aquece a de fora pra aquecer a de dentro. Tem todo um delay nisso. E se você mede a temperatura no grupo, logicamente tem que bater com a ajustada, porém, ela é diferente da temperatura no bolo. Por isso sempre faço minhas medições de temperatura no bolo. Aqui eu explico em detalhes o funcionamento da HX e porque uma single boiler com PID tem melhor controle de temperatura: 1 hora atrás, Mardenmb disse: não dá pra colocar a Mara X no mesmo saco só porque é HX. Eu digo isso porque tenho e testei. Não estou dizendo porque ouvi alguém falar. Instalei termômetro nela, Novamente, a questao do termômetro de grupo e sua imprecisão que nao vou repetir aqui. O Lance testou também e embora a elogie por ser melhor que outras HX, ainda tem suas inconsistências. Outro ponto é que ela só tem 3 niveis de temperatura. Com PID, ajustamos de grau em grau e para um espresso perfeito, 3 niveis é muito limitante, especialmente se transita de um fermentado para uma torra media escura. Se quiser ver os comentarios do Lance, começa por volta dos 14:50: Mas se você esta feliz com ela, perfeito. O que importa é atender a sua necessidade. Aqui tem niveis muito diferentes de exigência e perfil de uso, cada máquina sera perfeita para um e nao tanto para outros. Mas eu pontuo essas questoes técnicas, pois são informacoes para outros tomarem suas decisões e tirando as paixões de lado, toda máquina tera seus pros e contras, acho importante deixar essas coisas o mais objetivo possível. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas