Ir para conteúdo

Bolinha X Pipoqueira - Combate UFC


JorgeO

Postagens recomendadas

Se abaixar a temperatura da pipoqueira aí cozinha o grão. A questão também é a qtdade, em qualquer forno uma quantidade menor vai ser mais rápido que uma quantidade maior.

 

Na pipoqueira, a relação é inversa dentro de certo intervalo. Quantidades menores torram mais devagar. P. ex, 50g torrará bem mais devagar que 100g.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge, se for comprar por aqui sai caro. Um PID SSR vindo da China sai na faixa de 50 Reais. De fato, não sai barato o conjunto PID+sensor+relê+fonte de energia. Por outro lado, um torrador mais elaborado não sai por menos de mil reais por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge, se for comprar por aqui sai caro. Um PID SSR vindo da China sai na faixa de 50 Reais. De fato, não sai barato o conjunto PID+sensor+relê+fonte de energia. Por outro lado, um torrador mais elaborado não sai por menos de mil reais por aqui.

 

Guilherme, eu dei uma olhada no DealExtreme e realmente tem coisa bem barata por lá. O que eu acho é que um equipamento destes faz sentido num Philco (ou equivalente) mas não em uma pipoqueira, que é um equipamento paa principiantes e com uma vida relativamente curta.

Além disto, MUITOS usuários não saberiam como interligar/ajustar o sistema.

 

Obrigado pelos posts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na pipoqueira, a relação é inversa dentro de certo intervalo. Quantidades menores torram mais devagar. P. ex, 50g torrará bem mais devagar que 100g.

 

Rodrigo, na sua experiência faz sentido controlar (manualmente) a temperatura da pipoqueira ao invés de ficar ligando/desligando ao longo da torra?

 

No bolinha a temperatura é controlada aumentando/diminuindo a chama, colocar o termômetro como mostrado ajuda muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, na sua experiência faz sentido controlar (manualmente) a temperatura da pipoqueira ao invés de ficar ligando/desligando ao longo da torra?

 

No bolinha a temperatura é controlada aumentando/diminuindo a chama, colocar o termômetro como mostrado ajuda muito.

 

Sem dúvida. Ligar e desligar só serve na fase de desidratação, sob pena de travar a torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o jogo está a favor do bolinha com termômetro.

 

- É robusto, barato, fácil de operar, torra quantidades maiores de uma vez.

 

Mas a vida não teria graça sem desafios! Vamos ver o que se pode fazer com uma pipoqueira com modificações simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho conseguido torras muito boas na pipoqueira. A técnica que uso não é muito diferente da que o pessoal postou aqui.

 

Costumo usar 110g de grãos verdes. Na minha experiência é a quantidade máxima que ainda costuma ter uma boa auto-agitação após a expansao do 1o crack

 

Começo a torra monitorando a temperatura e ajudando a agitacao usando a propria haste do termômetro. Assim que chega a 155 ºC começo a ligar e desligar a pipoqueira de modo a manter a temperatura entre 155 e 160, sempre ajudando a agitação. Faço isso por 3 a 5 minutos, dependendo do café.

 

Passado esse tempo eu ligo a pipoqueira e não desligo mais. Zero o cronômetro e passo a contar o tempo a partir daí, eu chamo de 2ª fase da torra.

 

Entre a desidratacao e o primeiro crack, não monitoro a temperatura. Uso as duas mão p/ ajudar a agitação.

No começo eu usava um cabo de colher, mas inspirado pelo rodrigoks, tentei ao invés ir chacoalhando a pipoqueira na vertical. Vou alternando chacolhadas rápidas e curtas com lentas de maior amplitude.

Achei que funcionou melhor que o agitar com cabo. O 1o crack tem vindo bastante regular, todos os grãos ao mesmo tempo.

 

Assim que ocorre a expansao, a auto-agitacao da pipoqueira passa a ser suficiente, então eu volto a acompanhar a temperatura com termometro.

Às vezes até uso ele pra ajudar a agitação mas não é necessário.

O importante é sempre tomar as temperaturas na mesma região do tambor. Eu tento tomar no centro, um pouco acima do fundo.

 

Como eu gravo o áudio das torras, eu vou falando a temperatura e ela fica registrada na gravação. Com isso eu consigo construir o perfil de temperatura no final. Vou anexar o perifl de uma torra que fiz anteontém do Unique Frutado.

 

Quando comecei a usar a pipoqueira com termometro, eu encerrava a torra assim que atingia uma certa temperatura. Mas acabei percebendo que tão importante quanto as temperaturas é o tempo que o café passou naquela temperatura. ( A integral da temperatura em relação ao tempo :P ). Então hoje eu controlo minhas torras principalmente pelo tempo de 2ª fase, mas aumento ou diminuo ele dependendo da evolução da temperatura, também usando a cor dos grãos como referência.

 

A torra do Unique que eu anexei o gráfico durou 9:21. Foram 0:50 até o início da desidratação, e 3:30 de desidratação. O 1º crack veio aos 7:11, ou 2:51 da 2ª fase. Encerrei a torra aos 9:21, ou 5:01 da 2ª fase.

post-321-0-82026000-1382066854_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma modificação que eu fiz também foi retirar uma folha de isolamento térmico de mica que fica dentro da peça de metal onde encaixa o tambor. O fluxo de ar aumentou e eu consegui prolongar as torras.

 

Porém o ar quente agora entra em contato direto com essa peça de metal, então ela aquece bem mais, e ela é parafusada em uma outra peça, de plástico.

Depois de duas torras parecia tudo OK, mas não sei a longo prazo se a temperatura mais alta irá prejudicar a peça de plástico

 

E não preciso nem dizer que perde a garantia né ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria muito bom. Bem ilustrativo.

 

E aproveitando para comentar, reli novamente. Corrija se entendi errado..

 

Liga: 0 ~ 1:30 (+-180°C ~ 190°C)

Desliga e anota a temperatura: 1:30 ~ 1:45 - 15 segundos desligada

Liga: 1:45 ~ 2:00 - 15 segundos ligada

E por aí vai.. Fica 15s liga e 15 desligada?

E após começar a escurecer você liga e não desliga mais. É isto?

 

E o primeiro crack vem quando?

Myamoto, é quase isso, mas a temperatura em que eu começo a fazer as "rampas" não é 180~190°C (essa é a temperatura onde eu paro de fazê-las) e sim 150~160°C.

 

Para ilustrar melhor, veja uma folha de anotação da última torra que fiz do Monte Verde:

 

10348021534_3a32034f02_z.jpg

 

Onde tem um asterisco é que eu desliguei a pipoqueira exatamente na quele tempo e anotei a temperatura máxima atingida pelos grãos.

Por exemplo: com 1:00 de torra eu desliguei e a temperatura máxima foi 152,1°C, deixei ela 15s desligada e aos 1:15 liguei novamente. Aos 1:30 eu desliguei de novo, com a temperatura em 159,5°C. Deixei mais 15s desligada, em 1:45 eu religuei e assim por diante. Aos 4:30 eu desliguei pela última vez e a temperatura chegou em 186,8°C, 15 s desligada e aos 4:45 eu religuei e não desliguei mais.

 

O primeiro crack começou aos 7:08 com a temperatura em 213,3°C, não marquei onde ele terminou, mas é sempre um pouco antes de finalizar, normalmente quando a temperatura começa a subir (nesse caso, acho que foi perto dos 9:30). Finalizei a torra com 10:30 a 223,1°C, com 15,5% de perda de massa (120g verde -> 101,4g torrado).

 

Essa torra se não me engano é do dia 06/10, deixei descansando num pote a vácuo e ontem de manhã tirei o primeiro shot com ela, achei que ficou acima da média, espetacular para o meu gosto. Só não sei ainda se isso foi por ter acertado a torra ou acertado o shot (ou os 2) porque ainda não consegui tirar outro, hoje perdi a hora e tive que sair correndo sem tomar café. :(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí Rodrigo, 84,5% era a massa final. Já corrigi lá, valeu!

 

Miyamoto, te garanto que a borboleta não vai influenciar no resultado da torra, mas se você tiver gostado muito, posso tentar arrumar um pra você também. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Revivendo o tópico e ainda analisando se vou ou não tentar torrar em casa (moro em AP).

 

O que valeria mais para torrar em casa? A bolinha ou a pipoqueira? Pelo que tenho visto os 2 métodos parecem bem utilizados e conseguindo bons resultados? Há alguma terceira boa opção?

 

A princípio eu havia pensado na bolinha, pois o investimento inicial é menor e se por um acaso eu não me adaptar, perdi pouco. hehehe A pipoqueira é mais um pouco e eu provavelmente não a utilizaria como pipoqueira depois. Mas por outro lado, com resultados ruins, muito trabalho e sujeira aí é que eu acabaria não me adaptando. Então é melhor ignorar isso tudo e pensar no que mais vale: resultado, sujeira e trabalho.

 

Alguém já testou os 2 métodos e sabe dizer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não estou enganado, ambas fazem um pouco de sujeira. Mas não é nada que um aspirador portátil não resolva.

 

Quando usava Pipoqueira, fazia as torras dentro do tanque. Assim, ficava mais fácil limpar depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho o sistema da pipoqueira mais simples para iniciantes. O bolinha vai muito pelo cheiro e temperatura enquanto na pipoqueira é bem mais claro de se controlar também pela cor.

 

Quanto à sujeira, posso dizer da pipoqueira. É película pra todo lado! :lol: :lol:

 

Estou com preguiça de montar um aparato para reduzir a sujeira por película mas quando resolver fazer eu posto aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahahahahaha

 

Beleza, vou começar a ver pipoqueira elétrica. Qualquer uma serve? Ou tem marca específica?

 

A pipoqueira tem uma saída única de ar, né? De repente dá pra fazer uma redinha pra lá, com tela de mosquiteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tela de mosqueteiro? :blink:

 

A pipoqueira é uma saída só sim.. E essa telinha sua vai pro espaço rapidinho.. Melhor usar uma peneira de aço.

 

Quanto ao modelo, considere adquirir a Mondial Pop Fun...

 

Anita, peliculê é muito chique sô.. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, pensei em algo como uma bacia que receberia direto o ar quente e após uma tela para tentar segurar. Mas bem, não adianta eu ficar pensando sem ter visto a coisa funcionando.

 

Guilherme, na verdade eu nem sei se vou investir nisso. Ainda estou estudando, analisando. Só de curiosidade, quanto você quer na Philco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, a relação c x b tenderia para o Philco do Guilherme.. Pois já é todo configurado para fazer as torras.. A pipoqueira é mais complicada de torrar.. Tem que ficar medindo temperatura, anotando dados, ligando/desligando e até sacudindo! rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, pra mim vai ser complicado isso. Melhor eu comprar o café já torrado, nem que seja de vocês! :P

 

Meu prédio é 110v e o valor está acima do que eu posso gastar no momento. É melhor eu ficar quieto na minha por enquanto mesmo! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, a torra em casa não é pela praticidade ou por sair mais barato.

 

Torrar em casa é mais pelo prazer de torrar e poder aprender mais sobre o café. Em uma pipoqueira você jamais conseguirá o mesmo resultado de um café comprado pela internet.

 

Se você pretende aprender mais sobre o café, aprender a torrar é essencial. Mas assim como muitos, caso prefira apenas degustar também não há problema algum.

 

Além do que, caso resolva em não se aventurar na torra, você está muito bem servido no local onde você mora. Os cafés do Alexandre são excelentes, bem como os do Curto.. Ou seja, pra você nunca vai faltar café torrado de boa qualidade quando quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...