mprocha Postado 2 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 2 Agosto 2025 Pessoal, bão? Se alguém puder ajudar um newbie a lidar com um Kingrinder k1, vou ficar muito grato. Tenho o moedor há uns 2 meses. Depois da primeira limpeza, resolvi colocar o anel branco na manivela. Não estou querendo sugerir causalidade onde não tem, mas mais ou menos desde essa época meus cafés ficaram bem mais difíceis. Estou no click 120, pelejando pra coar no v60. No melitta, só falta eu colocar o grão inteiro. Geralmente faço receitas com 300ml de água e 20g de café. Só tenho esses dois métodos. Alguém poderia me ajudar a entender e, de repente, melhorar isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neemias Silva Postado 2 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 2 Agosto 2025 Que filtro vc usa? Faz aquele slow feeding pra ver se ajuda. É moer com o moedor na horizontal. Tipo isso aqui: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 2 Agosto 2025 Denunciar Share Postado 2 Agosto 2025 Sobre o moedor, o material da Kingrinder (aqui e aqui) e vídeos de desmontagem podem ajudar para intervir numa eventual disposição ou arranjo errado das peças. Não pelo o-ring, mas uma ruela em posição invertida poderia dar ruim. Porém, quando inverti uma vez a ordem, o moedor moía muito grosso. Mas dê mais detalhes sobre sua receita: quantos despejos, como são feitos, altura, os minutos de cada ataque etc. Às vezes se trata meramente do perfil do café frente a certa agitação. Daí o caminho é adaptar a receita, evitar agitação, diminuir quantidade de despejo, por exemplo. Atualmente estou com um café que me induz a usar a regulagem 6 do ZP6, que é mais grossa, e se eu agitar o porta filtro, no começo e levemente no fim, vai lá para os 3 minutos e meio a extração no v60. Mantidas as mesmas variáveis, mas sem agitar o porta filtro, usando o Kalita (método que em tese e a principio é mais lento), passa em 2 minutos e 40.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mprocha Postado 3 Agosto 2025 Autor Denunciar Share Postado 3 Agosto 2025 On 8/2/2025 at 5:21 PM, Neemias Silva said: Que filtro vc usa? Faz aquele slow feeding pra ver se ajuda. É moer com o moedor na horizontal. Tipo isso aqui: Uso melitta 102 ou v60 2. Testei no 3 corações 102; nele passa mais fácil. Tinha visto esse vídeo do Thales. Não fui capaz de notar diferença no tempo de preparo ou na xícara. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mprocha Postado 4 Agosto 2025 Autor Denunciar Share Postado 4 Agosto 2025 On 8/2/2025 at 7:37 PM, Octávio said: Sobre o moedor, o material da Kingrinder (aqui e aqui) e vídeos de desmontagem podem ajudar para intervir numa eventual disposição ou arranjo errado das peças. Não pelo o-ring, mas uma ruela em posição invertida poderia dar ruim. Porém, quando inverti uma vez a ordem, o moedor moía muito grosso. Mas dê mais detalhes sobre sua receita: quantos despejos, como são feitos, altura, os minutos de cada ataque etc. Às vezes se trata meramente do perfil do café frente a certa agitação. Daí o caminho é adaptar a receita, evitar agitação, diminuir quantidade de despejo, por exemplo. Atualmente estou com um café que me induz a usar a regulagem 6 do ZP6, que é mais grossa, e se eu agitar o porta filtro, no começo e levemente no fim, vai lá para os 3 minutos e meio a extração no v60. Mantidas as mesmas variáveis, mas sem agitar o porta filtro, usando o Kalita (método que em tese e a principio é mais lento), passa em 2 minutos e 40.... Interessante os vídeos, só tinha visto o manual da caixa - muito pouco informativo, a propósito. Acabei de conferi a montagem, está ok, mas não tinha removido o anel de vedação preto. Vou passar um café amanhã pra testar. Sobre a receita, estou mantendo a quantidade até conseguir consistência (1:15 - 20g / 300ml). No melitta, a maioria das vezes faço um bloom 60ml/30s, um despejo até 180ml que leva até mais ou menos 1:30, 1:40m e mais um despejo de 120ml. Outras vezes, faço o primeiro despejo depois do bloom de 60ml e divido os 180ml em dois de 90ml. Em ambos chego tranquilo em 5m sem eu ver a cama do café. No v60, geralmente tento replicar a receita do Tetsu Kasuya. Também uso um método de 5 despejos (esqueci o nome do inventor). Poucas vezes consegui fechar próximo aos 3:30. Os ataques ainda são meio caóticos. Estou treinando a mente para manter um padrão. Tento despejar a uns 30cm de altura mais ou menos. Vou dar uma variada para ver o que acontece. Sou canhoto; hoje pedi minha esposa (destra) pra moer. Não sei se é aleatório, mas o café passou com essa receita em 3:40m. Amanhã volto a moer e ver o que muda sem o anel de vedação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas