Yoda Postado 19 Dezembro 2013 Denunciar Share Postado 19 Dezembro 2013 Para ser mais específico, sai um pouco menos da metade do que saiu da sua máquina. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 19 Dezembro 2013 Denunciar Share Postado 19 Dezembro 2013 Yoda, Quando tinha a minha lembro que nas extrações pouco ou quase nada saia, quando fazia limpeza como eu usava uma borrachinha para fazer o filtro cego também pouco saia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 19 Dezembro 2013 Denunciar Share Postado 19 Dezembro 2013 Na extração sempre saíra bem menos , sai algo parecido com uma cusparada , o backflush é uma situação extrema 100% de obstrução. Quanto a borra molhada , se vc esta usando os filtros pressurizados originais é normal a borra ficar molhada , com esses filtros é muito dificil a borra ficar seca , se vc esta usando filtro comercial , vc pode estar usando pouco café. O mais importante é se sua extração esta normal , tem boa produção de crema ? No tempo correto (entre 25 e 30seg) ? O sabor esta bom? A quantidade de agua na solenoide , não parece ser "defeito" , pelo o que o Gilberto falou , a dele drenava pouca agua e estava normal. De qualquer forma na dúvida posta o video do dreno , como eu falei tem muita gente com baby , twin e classic , e de repente a gente descobre que a quantidade é meio aleatória , ou que pouco é o "normal" ou que a sua esta com uma obstrução ou não esta abrindo totalmente. Pessoalmente , se vc esta usando filtro pressurizado eu diria que ela esta normal. Abs C. Eduardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Yoda Postado 20 Dezembro 2013 Denunciar Share Postado 20 Dezembro 2013 Pessoal, Quando faço a extraçao de cafe, nunca sai nada pelo dreno. Uso filtro comercial (nao pressurizado). Coloquei um pouco mais de po de cafe e o bolo ficou um pouco menos molhado, entretanto esqueci de comentar que continua pingando bastante apos a extracao, pelo portafiltro mesmo. Amanha vou ver se consigo colocar um video aqui pra mostrar. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 22 Dezembro 2013 Denunciar Share Postado 22 Dezembro 2013 Pessoal, Quando faço a extraçao de cafe, nunca sai nada pelo dreno. Uso filtro comercial (nao pressurizado). Coloquei um pouco mais de po de cafe e o bolo ficou um pouco menos molhado, entretanto esqueci de comentar que continua pingando bastante apos a extracao, pelo portafiltro mesmo. Amanha vou ver se consigo colocar um video aqui pra mostrar. Abraço Yoda, A minha pinga também após ter terminado a extração. O Bolo sai seco. Uso em torno de 16gr. Acho que esse pingar é normal, pois é a água que o pó ainda esta retendo no bolo. Agora não sai nada pelo dreno quando extraio café. Ainda não tenho filtro cego. Estou esperando chegar. Quando conseguir lhe informo o resultado. Segue a resposta da Imeltron sobre BackFlush nas Gaggias. Tenha um Feliz Natal!!! Olá, Nas nossas maquinas não é necessário fazer essa limpeza, pois a descalcificação já faz a limpeza hidráulica completa da maquina, essa limpeza a qual se refere se aplica a outros modelos de maquinas que não são da marca Gaggia, algumas pessoas fazem na Gaggia, não tem problema, não irá danificar a maquina. Att, Jefferson Silva Auxiliar Administrativo e Técnico Imeltron Com Imp Exp Ltda (19) 3202-1600 Fax (19) 3202-1644 tecnica3@imeltron.com.br Site: www.imeltron.com.br De: Pedro Freire [mailto:pedro.freire@gmail.com] Enviada em: quarta-feira, 11 de setembro de 2013 09:18 Para: Jefferson - Imeltron Assunto: Re: Backflush Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 22 Dezembro 2013 Denunciar Share Postado 22 Dezembro 2013 Pedro , essa é a resposta padrão da Gaggia no mundo todo , é algo meio incompreensível , vc pode ver aqui : http://www.home-bari...hing-t6719.html que nos EUA é a mesma coisa , e lá , como cá , as pessoas ficam sem entender. Se vc for olhar a descalcificação no manual da Gaggia , vai reparar que a mistura agua-liquido de descalcificação (ácido) sairá toda pelo termobloco , pelo grupo só sairá agua de enxángue e mesmo assim eu não vejo como essa agua passará pela solenoide. No meu modo de ver , a afirmação da gaggia , não tem lógica nenhuma. Espero que alguem com mais experiencia possa tirar essa duvida , mas , eu acho que esse e-mail da imeltron não faz sentido. abs C. Eduardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 23 Dezembro 2013 Denunciar Share Postado 23 Dezembro 2013 Pedro , essa é a resposta padrão da Gaggia no mundo todo , é algo meio incompreensível , vc pode ver aqui : http://www.home-bari...hing-t6719.html que nos EUA é a mesma coisa , e lá , como cá , as pessoas ficam sem entender. C. Eduardo Bom Dia Carlos, Concordo com Você. Pra mim também não faz sentido as afirmações da Imeltron. FELIZ NATAL! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 29 Dezembro 2013 Denunciar Share Postado 29 Dezembro 2013 Se aplica às maquinas sem válvula de três vias, nas que não se faz backflush. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 29 Dezembro 2013 Denunciar Share Postado 29 Dezembro 2013 Bernardo , a resposta da Imeltron fala de todas as Gaggia , pelo menos eles dão a mesma resposta (errada) em todos os lugares , em forúns dos Estados Unidos , Inglaterra e Italia e a mesma resposta , para a Gaggia backflush é desnecessário , eles nem fabricam filtro cego , eu como a maioria dos donos de Gaggia uso filtro cego Rancilio. Abs C. Eduardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 29 Dezembro 2013 Denunciar Share Postado 29 Dezembro 2013 A controvérsia é conhecida: http://www.home-barista.com/espresso-machines/why-wouldnt-gaggia-recommend-backflushing-t6719.html Curioso que na discussão também mencionam que o manual da Silvia não recomenda também a retrolavagem, e explicam o porquê. Não sei se essa informação procede. Quem tiver manual, dê uma espiada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 29 Dezembro 2013 Denunciar Share Postado 29 Dezembro 2013 Rodrigo, li o manual da Silvia, mas não me lembro de mencionarem a retrolavagem. Precisaria consultar novamente. Só relembro que acompanha a Silvia a borrachinha para usar no filtro, cegando-o. É original de fábrica, com o logo da Rancilio e tudo. Back to the Gaggias. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Andión Postado 5 Março 2014 Denunciar Share Postado 5 Março 2014 Caros colegas, hoje a minha Baby Twin, após 2 anos de bons serviços prestados, começou a apresentar semelhante problema. Notei uma perda drástica na pressão da máquina. Quase não sai água pelo grupo. Realizei um backflush com um filtro cego e o tubo de descarga expele água normalmente. Apesar disso, ao tentar fazer um espresso, quase não consegui extrair café, embora o bolo estivesse seco após a retirada do porta-filtro. O Panarello funciona normalmente, tanto para vapor como para água quente. Retirei o chuveiro e desmontei o grupo, fazendo uma limpeza minuciosa. Nada resolveu o problema de pressão. Ainda não fiz o teste da seringa, mas desconfio que o problema esteja na válvula de três vias. Assim, considerando que o bolo de café estava seco e que o tubo descarga funcionou no backflush, gostaria de saber se é mesmo possível a hipótese de problema na dita válvula? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 5 Março 2014 Denunciar Share Postado 5 Março 2014 Bem, correndo o risco de ser desmentido fragorosamente pela ala da engenharia, eu diria que a válvula de 3 vias não tem nada a ver. Afinal, você até já constatou que ela funciona normalmente de forma independente. Ela deve somente aliviar a pressão após a extração. Como você já viu que quase não sai água sem portafiltro, eu imagino que talvez seja um problema com a bomba (afinal, você limpou o grupo e tudo mais). Não sei se a bomba é tão importante para o panarello, ou se a pressão devida à temperatura mais alta para vapor ajuda o suficiente. Enfim, vamos ver o que nossos colegas mais gabaritados comentam. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 5 Março 2014 Denunciar Share Postado 5 Março 2014 E você tira uma xícara de agua tão logo liga a máquina pelo botão,de água quente ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 5 Março 2014 Denunciar Share Postado 5 Março 2014 Quando a máquina fica com ar no sistema o simtoma é igual. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Andión Postado 5 Março 2014 Denunciar Share Postado 5 Março 2014 Consigo tirar água pelo panarello assim que ligo a máquina. Com bastante pressão, inclusive. Amanhã pretendo conseguir uma seringa para testar a hipótese de ar no sistema. O problema é que nunca deixei o nível da água baixar em demasia. O reservatório está sempre com um nível razoável de água. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 5 Março 2014 Denunciar Share Postado 5 Março 2014 O ar que digo não seria por não ter colocado água no reservatório e sim por não ter soltado a água pelo botão de água quente tão logo ligue a máquina, procedimento este que tem como função tirar o ar da caldeira. Outra coisa que acontecia quando tinha a Twin era que sempre que vaporizava a vazão de água diminuia. Estes dias de carnaval em minha casa que normalmente tem 100 , 105 V está com 115, 120 de voltagem, o vapor da minha máquina esta um canhão, por outro lado sempre dou um flush de 1 s estou tendo que dar um de 6 s, eveltualmente aconteceu o mesmo com a sua aumentando a pressão e facilitando ter ar no sistema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 5 Março 2014 Denunciar Share Postado 5 Março 2014 Isso esta com cara de ar no sistema , mas , vc vai ter que fazer por eliminação , primeiro o mais facil , ar no sistema , depois problema na OPV (retornando a agua para o tanque) e finalmente um problema na bomba , quando a bomba apresenta problema o barulho altera. Se o procedimento de ar não resolver vc deveria abrir ela e verifcar opv e bomba. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Andión Postado 5 Março 2014 Denunciar Share Postado 5 Março 2014 Amanhã tentarei usar uma seringa. De qualquer modo, não notei nenhum som diferente durante o funcionamento da máquina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 5 Março 2014 Denunciar Share Postado 5 Março 2014 Bom sinal . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 5 Março 2014 Denunciar Share Postado 5 Março 2014 Se precisar de ajuda.. Eu sou bom com parafusos.. =D 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 5 Março 2014 Denunciar Share Postado 5 Março 2014 Que ironia, o problema parece ser justamente com ar nos tubos! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Andión Postado 7 Março 2014 Denunciar Share Postado 7 Março 2014 Bem, hoje, finalmente, utilizei uma seringa para tentar solucionar o problema. Infelizmente não deu certo. Se não me engano, li em algum lugar que ao colocar a seringa na entrada de água a própria máquina fazia a sucção do seu conteúdo. De qualquer forma pressionei o êmbolo até o fim e o problema continua o mesmo. A situação pode ser resumida da seguinte forma: 1) Ao acionar o botão de fazer café pouca água sai do grupo - se eu tentar fazer um espresso, levarei cerca de 1 minuto e meio para extrair cerca de 45 ml; 2) Ao acionar o bico vaporizador tudo funciona perfeitamente - vapor e água quente com bastante pressão; 3) Se eu realizar um backflush, o cano de descarga expele a água normalmente; 4) Ao acionar o grupo ou o bico vaporizador a bomba funciona com o som característico, sem ruído estranho. Enfim, a partir desse ponto não sei bem o que fazer. O grupo e suas peças integrantes estão todos limpos e desobstruídos. Será que algum dos experts aqui do Clube poderia dar dicas para eu tentar solucionar este problema? Desde já agradeço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 7 Março 2014 Denunciar Share Postado 7 Março 2014 Dica de expert: pare de fazer o que está fazendo e leve-a a uma assistência o quanto antes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Andión Postado 7 Março 2014 Denunciar Share Postado 7 Março 2014 Myamoto, eu a levaria sem hesitar se houvesse uma na minha cidade. Infelizmente não há assistência técnica da Gaggia em Maceió. Teria que ir para Estados vizinhos para isso. Farei o possível para tentar solucionar o problema por aqui antes de ter que tomar esta medida. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 7 Março 2014 Denunciar Share Postado 7 Março 2014 Daniel , vc vai ter que abrir é dar uma olhada , poderia ser a OPV , mas , a pressão da agua quente tambem estaria reduzida , problema na bomba tambem reduziria a pressão de agua quente. O mais provavel seria um entupimento na saida do grupo , que reduziria a saida de agua , mas , não reduziria a pressão da agua quente. Vc desmontou a base de aluminio onde o chuveiro é aparafusado ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 7 Março 2014 Denunciar Share Postado 7 Março 2014 Pode ser a válvula solenóide, a água quente não passa por ela, o vapor também não. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 7 Março 2014 Denunciar Share Postado 7 Março 2014 Seria o meu primeiro chute , mas , ele diz que o backflush esta ok. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 7 Março 2014 Denunciar Share Postado 7 Março 2014 Não sei direito como funciona a válvula eletricamene, mas pode não estar abrindo totalmente, ou algma sujeira no duto que leva para a válvula ou da válvula para o grupo, mas com a pressão que é acho mais dificil, ou a válvula solta entrando ar, mas ai dária algum vazamento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel Andión Postado 7 Março 2014 Denunciar Share Postado 7 Março 2014 Carlos Eduardo, eu já desmontei o disco de alumínio que fica acima do chuveiro. Está tudo limpo e desobstruído. Também acho que não seja bomba, já que a pressão do vapor e da água quente estão satisfatórios. Gil, agora eu tenho a suspeita que o problema pode estar mesmo na válvula solenóide. Amanhã abrirei a máquina e acessarei a referida válvula. Achei num fórum estrangeiro alguém relatando que descobriu uma obstrução na válvula e que isso estava causando um problema semelhante a este. Espero que seja apenas isto. Assim eu não teria que despachar a máquina para Campinas/SP, como sugeriu o Jefferson, da Imeltron, em recente contato por e-mail. Precisar de assistência técnica e não tê-la disponível é um drama. Fiz uma reclamação quanto a isto e a Imeltron disse que ainda está estudando possíveis credenciados em Maceió, ainda sem previsão para instalação de uma autorizada da Gaggia por aqui. Enfim, amanhã saberei se o problema é simples ou grave. Agradeço a todos pelas sugestões até aqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas