Maneli Postado 4 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 4 Novembro 2025 Opa Galera, comprei um Philco 15 bar já modificada a um tempo atrás, mas sempre que ela aquece acima de 80 graus começa a vazar vapor pelo grupo de extração. É normal? Um problema? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
charbel123 Postado 4 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 4 Novembro 2025 38 minutos atrás, Maneli disse: Opa Galera, comprei um Philco 15 bar já modificada a um tempo atrás, mas sempre que ela aquece acima de 80 graus começa a vazar vapor pelo grupo de extração. É normal? Um problema? Então nessa temperatura não é normal! pode ser algo relacionado ao ajuste de temperatura no PID offset Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Maneli Postado 4 Novembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 4 Novembro 2025 2 horas atrás, charbel123 disse: Então nessa temperatura não é normal! pode ser algo relacionado ao ajuste de temperatura no PID offset O cara que me vendeu me disse isso: Pq é termo bloco né então a temperatura não é omogenia no bloco e onde está o sensor tem variação da passagem da água Se colocar 100°c vai sair só vapor. Mas vai testando 4°c pra mais ou para menos Até onde sei está máquina usa caldeira... Sou leigo nisto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
charbel123 Postado 4 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 4 Novembro 2025 1 hora atrás, Maneli disse: O cara que me vendeu me disse isso: Pq é termo bloco né então a temperatura não é omogenia no bloco e onde está o sensor tem variação da passagem da água Se colocar 100°c vai sair só vapor. Mas vai testando 4°c pra mais ou para menos Até onde sei está máquina usa caldeira... Sou leigo nisto Então nas configurações do PID tem um parametro que chama OFFSET que serve para vc ajustar a temperatura indicada, por exemplo se o termopar ler 90 graus e seu OFFSET estiver -10 graus vai mostrar 80 graus! Então tem que ver qual OFFSET está no PID pode ser que alguém setou esse offset muito alto ai essa maquina ela gera vapor com aproximadamente 95 graus mais o menos, isso depende de varios fatores mas ná media é isso acima de 94 costuma ter vapor! Outra coisa se a caldeira não estiver totalmente cheia pode dar esse problema ai tbm! essa maquina usa caldeira e não termobloco como vc disse! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Maneli Postado 4 Novembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 4 Novembro 2025 36 minutos atrás, charbel123 disse: Então nas configurações do PID tem um parametro que chama OFFSET que serve para vc ajustar a temperatura indicada, por exemplo se o termopar ler 90 graus e seu OFFSET estiver -10 graus vai mostrar 80 graus! Então tem que ver qual OFFSET está no PID pode ser que alguém setou esse offset muito alto ai essa maquina ela gera vapor com aproximadamente 95 graus mais o menos, isso depende de varios fatores mas ná media é isso acima de 94 costuma ter vapor! Outra coisa se a caldeira não estiver totalmente cheia pode dar esse problema ai tbm! essa maquina usa caldeira e não termobloco como vc disse! Certo, mas como vou saber que a temperatura está correta? Em torno de 90 graus? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
charbel123 Postado 4 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 4 Novembro 2025 3 horas atrás, Maneli disse: Certo, mas como vou saber que a temperatura está correta? Em torno de 90 graus? Então simples zera o offset e vê em qual temperatura vai ter vapor o vapor inicia em aproximadamente 95 a 96 graus! mas primeiro vc tem que ver qual offset está no PID! na minha máquina como ela está regulada, 95 graus não sai vapor acima disso já tem vapor no sistema! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Maneli Postado 4 Novembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 4 Novembro 2025 3 horas atrás, charbel123 disse: Então simples zera o offset e vê em qual temperatura vai ter vapor o vapor inicia em aproximadamente 95 a 96 graus! mas primeiro vc tem que ver qual offset está no PID! na minha máquina como ela está regulada, 95 graus não sai vapor acima disso já tem vapor no sistema! Pelo que vi meu PID Só vai até 10 ou -10 de offset e está em 0. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
charbel123 Postado 4 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 4 Novembro 2025 12 minutos atrás, Maneli disse: Pelo que vi meu PID Só vai até 10 ou -10 de offset e está em 0. Então se tiver em 0, liga a máquina já aciona a extração abre o bico vaporizador para sair água ali para encher a caldeira fecha o bico vaporizador e desliga a extração para encher a caldeira e vê se vai continuar assim! Se continuar com o problema pode ser o local de instalação do sensor de temperatura! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Maneli Postado 5 Novembro 2025 Autor Denunciar Share Postado 5 Novembro 2025 1 hora atrás, charbel123 disse: Então se tiver em 0, liga a máquina já aciona a extração abre o bico vaporizador para sair água ali para encher a caldeira fecha o bico vaporizador e desliga a extração para encher a caldeira e vê se vai continuar assim! Se continuar com o problema pode ser o local de instalação do sensor de temperatura! Verifiquei e o termopar está instalado no local correto, porém ele não é em formato de argola, o que pode estar causando essa leitura abaixo do correto. Boas noticias, por mais que a leitura não esteja 100% correta ela está consistente. Achei o ponto de equilíbrio após 5 extrações. Muito obrigado pela atenção, me ajudou demais! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro7 Postado 5 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 5 Novembro 2025 55 minutos atrás, Maneli disse: Verifiquei e o termopar está instalado no local correto, porém ele não é em formato de argola Tem foto? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas