leodiniz Postado 6 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2025 O tempo de extração de 25 a 30s para um ratio 1:2 é contado de quando ligo a bomba ou de quando o café começa a cair na xícara? Comprei uma Miicoffee Apex V2, ainda não chegou, mas sei que ela tem cronômetro quando ativa a bomba. A balança no modo espresso tem um timer que ativa quando começa a cair café na xícara, então não sei o que devo considerar para fazer os ajustes. Se eu quiser fazer ratio 1:2,5 ou 1:3 o tempo de 25 a 30s se mantém e eu ajusto a moagem ou basta deixar extraindo por mais tempo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 6 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2025 Se conta a partir do momento que a água começa a sair do grupo, isto é, quando se ativa a bomba. Mas isso tem pouca importância. Porém, contudo e entretanto, o tempo não deve ser considerado como variável em uma extração e deve ser a última coisa que você deve olhar. Ele serve, no máximo, para você ter alguma noção quando você já conhece o café e fez boas extrações com o mesmo equipamento em um momento anterior. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 10 Novembro 2025 Denunciar Share Postado 10 Novembro 2025 Na minha Rancilio Silvia com PID, o café começa a sair aproximadamente 8 segundos depois do acionamento da bomba, se o bolo foi razoavelmente bem preparado. Faço 1:2 (32g na xícara, filtro duplo) para mim e 1:4 (36g na xícara, filtro simples) para outras pessoas que não apreciam espressos intensos. Eu conto o tempo a partir do acionamento da bomba, mirando a faixa de 30 segundos desde o acionamento. Considero isso uma guia para comparar extrações. Já bebi cafés satisfatórios com cerca de 1 minuto de extração. Mas qualquer coisa que chegue ao peso desejado antes de passarem 20 a 25 segundos desde o acionamento costuma ser aguado e ruim para o meu paladar. Quanto à regulagem do moedor, depende do café. Com o meu estoque atual de Bourbon Vermelho do Tomio Fukuda torrado pela Baden, consigo fazer as duas receitas com a mesma regulagem do MiiCoffee DF54, aceitando uma margem de tolerância no tempo de extração. Para outros grãos, já tive que alterar a regulagem conforme faria cada uma das receitas citadas. Mas entenda que uso filtros diferentes nesses casos. Já tentei fazer as duas receitas no filtro duplo, porém 9g no filtro duplo não funciona muito bem (fica uma poça sobre o bolo na hora de limpar). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas