Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Rodolfo, a minha nao era nova nao hehehe, acho que a ventoinha deveria trabalhar com uns 10volts por 5 min e coloquei 16 volts por 15 minutos e fiz varias torras, na casa do joao ela ja tava barulhenta lembra ? Acho que o esquema é trabalhar com tensao menos ou perto de 12volts com fonte externa e nao passar disso, precisamos pegar um fds pra finalizar as pipoqueiras.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma dúvida pessoal, a pipoqueira Britânia Pop Time serve pra torrar café também?

Ela é bem mais barata que a Pop Time, pq a galera não costuma usar?

 

Obrigado mais uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Algsavi, eu dei uma espiada, o formato não parece favorecer a movimentação dos grãos. Na popfun os grãos giram bem, nos videos que eu vi da Britania os grãos quase n giram. No começo do topico teve uma discussão sobre a posição da saida de ar, tem algumas pipoqueiras que a saida de ar é para cima e outras que são para o lado (caso da popfun). Se n me engano o Gilberto teve alguma dor de cabeça no começo por este motivo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei uma seminova por 40 reais + 18 do frete, acho que vale a pena, pois se der um problema provavelmente vão alegar mal uso e cortar a garantia, e eu fico sem culpa para fuçar nela e fazer uns upgrades

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, o que me dizem sobre um perfil "linear" de torra, de aumentar, por exemplo 12ºC/minuto?

 

Iniciando com 28ºC de temperatura ambiente, chegaria em 212ºC com 15min, finalizando ai.

 

É uma opção que depende do gosto ou tem contra-indicação por algum motivo?

 

Estou utilizando uma Popfun com controle manual de aquecimento (dimmer) e controle manual de velocidade do ventilador (pwm).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jvictor,

A melhor forma de definir o perfil é a partir da experimentação para o mesmo café.

 

Há algumas premissas já definidas ( senso comum), que vc pode buscar nos artigos do sweetmarias, por exemplo, acerca dos efeitos da secagem por maior ou menor tempo em determinados cafés, sobre o tempo de desenvolvimento etc.

 

Então, fica difícil avaliar isso a partir da ideia de uma torra com ROR constante. Pode dar certo, desde que a secagem seja adequada e o desenvolvimento possua uma certa proporção em relação ao tempo de seca.

 

Pode ser que o café fique sem graça, baked etc.

Observe, além disso, que o café só começa a ser trabalhado após determinada temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, obrigado pelas dicas. Eu não consigo entender ainda muito sobre os sabores, e os efeitos das diferentes torras.

 

Eu fiz essa subida linear, e acabou me agradando. Mas também dei uma melhorada no fluxo de ar, isso pode ter feito diferença. Mas é o que vc falou, varia de cada café. Isso dificulta um pouco rsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Deixa eu fazer um feedback interessante aqui.

Comprei um i-roast2. Para quem n conhece, ele é uma versão antiga dos freshroast, deve equiparar ao freshroast500.

O sistema é bem parecido ao da pipoquera (leito fluido). Por ser um produto desenvolvido para torra de café, ele é bem montado. Por exemplo é possível ver a torra (jarra de vidro), possui um coletor de películas bem eficiente, e possui um lcd que permite visualizar a programação escolhida (nesse modelo permite 5 estagios de tempoxtemperatura).

O único senão é o preço (aqui me custou uns 900 reais, la fora custa uns 180 dolares). Pra quem n tem familiaridade com arduino, etc, é uma boa opção; mas para quem manja, o resultado é semelhante ao oferecido pela pipoqueira.

Fica o feedeback!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava decidido e comprar a pipoqueira e seus apetrechos e a encarar os estudos, mas o Igor me passou a dica do F1!! Acho que vou enfrentar esse desafio!!

 

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava decidido e comprar a pipoqueira e seus apetrechos e a encarar os estudos, mas o Igor me passou a dica do F1!! Acho que vou enfrentar esse desafio!!

 

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk

 

Que dica, que F1?? Rapido que ainda to no tempo de devolver a pipoqueira.. rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo Esteves, juro que me assustei em ler um tópico de 06/2014 a 08/2016, mas o prazer da leitura foi crescendo junto com o projeto do Guilherme Torres e a coisa funcionou e funciona muito bem, razão pela qual decidi por esse modelo.

 

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu me interessei pela f1, mas os mods vão além da minha capacidade e paciência, fui de pipoqueira + mods básicos e quando eu achar que estou no limite dela, dou um jeito de importar ou comprar um torrador de prova completo.

 

Dia 10 espero estar torrando o café da CC da fazenda ouro verde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

F1, seria o projeto da mod da airfry philco?

 

Caso positivo, tb vou mexer em uma logo mais (tem amigos aqui que tem ambos os sistemas, pipoqueira, airfry...). Trocando ideias com o Cabral (que faz coleção de gadgets rs), ele contou que os sistemas oferecem resultados diferentes (pipoqueira tende a desidratar mais, apenas como uma diferença), e é muito bacana poder experimentar mais de um modelo de torra com o mesmo grão (alguns grãos tem suas características realçadas com um ou outro sistema).

 

O Rubens possui um, que foi modificada pelo Lipe, vi o funcionamento, muito 10! A antiga do Igor (hj ele esta profissional já, com o STC do Guilherme), tinha uma com modificações do Guilherme tb.

 

Hj torrei o café Ouro Verde aqui na i-roast, ja testei alguns perfis, este eu deixei em um que tende a uma torra mais para media (ainda estou "caçando" perfis).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, também vou tentar montar uma F1, já estou com uma air fry kitchen da philco e aguardando chegar os componentes, para quem for querer montar esse projeto, no mercadolivre a fritadeira está por R$ 109,99

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-813214545-fritadeira-philco-air-fry-kitchen-art-220v-_JM

 

Alexandre

 

Atualização, um outro colega aqui do grupo, disponibilizou outro link do mercadolivre com preço melhor (R$ 49,90). Só para aletar vocês, eu comprei nessa loja e eles demoraram muito tempo para enviar o produto, tive que abrir uma disputa no mercadopago, mas eles mandaram direitinho o produto depois da reclamação.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-796615636-fritadeira-philco-air-fry-kitchen-art-220v-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que ver como é por dentro, se a saída do ar é por turbilhão. Acho que no Sweets Marias eles explicam que tem um tipo específico de pipoqueira que funciona e outros não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, comprei um termometro básico, acho que todos mundo que não colocou termopar usa esse de espeto:

matsuri-espeto-termometro_63602360258706

 

Acontece que torrar com ele esta me dando labirintite, o bicho fica oscilando em tipo 30º a cada segundo, sobe e desce igual o Malmsteen murilando na guitarra...
Isso quando não fica piscando HHH ...
É essa macarena mesmo ou eu fui premiado com um item defeituoso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...