Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

acabei de olhar o valor de tudo no Brasil e editei o post.

 

O valor do Dimmer quase que fica pelo SSR, então a diferença é pouca, vou acabar abrindo as pernas um pouquinho e fazendo isso.

Vlw pela dica Santiago. =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago,

Essa oscilação grande é porque, provavelmente, o sensor está tocando em algo metálico. Sugiro isolá-lo.

 

Algo como isso, por exemplo (canotilha cerâmica):

 

 

 

 

cf74494af2559dc4a97b38f278525229.jpg

 

662d48abd568645fe8de4d0fb7b84241.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou discordar do Guilherme porque ele tem experiência muito maior que eu com isso, mas nesse caso da pipoqueira especificamente acho que o "problema" da oscilação do gráfico é ter testado com a pipoqueira vazia mesmo. Cada vez que a resistência liga a temperatura deve subir muito rápido e, quando desliga, deve descer quase tão rápido quanto já que o fluxo de ar se mantém constante, com alimentação independente, e não tem nenhum grão dentro pra absorver o calor.

 

Aproveitando o post e o embalo do Santiago, segue a foto da minha caixa controladora que ele citou. Ficou bem parecida com a dele mas usei um conector fêmea de termopar tipo K padrão, assim posso usar termopares diferentes caso necessário e tirar pra guardar:

 

21872095509_507a3e1cd8_h.jpg

 

 

21870829690_e8fdace993_b.jpg

 

Tinha até esquecido de postar as fotos aqui e minha intenção era até montar um tutorial mais passo-a-passo, mas ando sem tempo até de torrar café, imagina pra escrever tutorial.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao Santiago, to comprando as coisas da china, não resisti o preço, 1/2 do cobrado no Brasil, inclusive vou pedir 2 de cada por precaução e depois passo pra algue do clube se vier td certo. E o thermocouple q vem eh esse e eu estava pensando em parafusa-lo na parede interna da popfun, mas ai será q dará interferencia? Como vc ta fixando o seu? Só o encaixa no furo q tinha feito pro termometro espeto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu instalei na parte mais baixa possível no copo da pipoqueira. Que eh alguns cm acima do fundo.

 

Acho q se fosse um pouco mais comprido teria uma leitura mais fiel realmente... Mas o mais importando eu acho não eh nem a temperatura real, mas sim a repetibilidade entre as torras.

 

Isso vc vai conseguir pq o sensor sempre está no msm lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eh, faz sentido msm. Vai gerar repetibilidade.

Talvez tenha q ajustar 2ºC de algum perfil ja traçado por aguém,

mas ai eh só descobrir o erro, caso haja, e corrigi-lo na rampa de torra.

Vc aparafusou neh?

Vlw Eliseu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei tudo no FDS.

2 - "arduino" nano v3

2 - MAX6675 + thermocouple K-type

2 - SSR 40A

 

Veremos quanto tempo pra chegar.

 

Já vou fazer o pedido, onde encontrar o sketch e o sistema de ligação?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora Eluseu... lipe_oa@hotmail.com

Apesar de que vai demorar a chegar, da pra ir estudando o sketch e aprender mais sobre arduino pros próximos projetos.  :D

Obrigado cara.

A proposito, o que vc modificou? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal, 

 

Após ler o tópico, entendo que para começar a torrar e fazer um Mod barato, o dimmer simples (˜40 reais) seria OK, mas vi que o Santiago colocou um conjunto termopar + módulo MAX6675 + Arduino Nano para acompanhar a temperatura, etc . 

No caso dele ele já havia separado a ventoinha da resistência, mas caso eu faça somente o uso do dimmer (pela simplicidade da coisa), tem muita vantagem colocar o termopar (Uma vez que a ventoinha vai diminuir em conjunto com a resistência no meu controle da torra)

 

Não sei se ficou confuso, mas estou na duvida na melhor adaptação para começar a torrar (apesar de não precisar adaptar muito para começar pelo que li)

 

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse lance do termopar com Arduino é só para conseguir fazer a leitura de temperatura ir direto para o RoastLogger. Fica mais prático, mas não muda tanto que se comparado ao termômetro espeto com tabela de temperatura e tempo.

 

Pra começar, sugiro ao menos separar ventoinha e resistência e usar um dimmer. Só o dimmer sem separar a alimentação é melhor que nada, mas eu acho que nem vale a pena. Tem que ficar mexendo com colher de pau, maior trabalho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas acho que por enquanto a separação dos componentes com a bateria, etc ainda é muito para mim RS.

O importante é começar a torrar. Quanto ao Roastlogger com esse termopar não deve ficar legal o sensor lá junto com a colher de pau ne

 

Sent from my MotoG3 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o termopar com a colher de pau (no início da torra) e não tenho problemas de bater ou estragar.

 

Eu acho que, mesmo só com o dimmer e sem separar a alimentação, colocar o termopar + arduino vale bastante a pena. Com ele, você vai ter o perfil de torra sendo traçado em tempo real na tela do ciomputador durante a torra sem se preocupar em ficar anotando as temperaturas a cada X segundos, além de poder salvar o log e usar como base pra repetir a torra no futuro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Pessoal, gostaria da opinião de vocês.

 

Usei uma pipoqueira + dimmer, iniciando na posição que foi demonstrada aqui na foto (Não separei a ventoinha) então fiz o tal do Shake

 

Usei 90g de grão verde (microlote da suplicy - Fazenda Fortaleza - Catuaí vermelho) com 80g ao final da torra.

Confesso que o termômetro não alcançava a massa de grãos e tentei me basear nas medidas citadas, mas as que eu medi não eram as mesmas.. Deu +- 7 min para o tal do 1C, daí pra frente foi uma coisa aleatória pelo meu medo de queimar tudo... rs

 

Impressão - difícil eu repetir tudo o que eu fiz, a cor achei OK e de todos os grãos, joguei 3 fora (depois de pesar) porque estava muito claro.

 

Tirei 2 fotos, com e sem flash e gostaria da opinião de vocês.

 

Sem flash - foto 1

 

post-6332-0-39712500-1454796541_thumb.jpg

 

Com flash - foto 2

 

post-6332-0-01915600-1454796564_thumb.jpg

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Tenho uma pipoqueira 220v, se eu ligar em 110v a torra ficaria mais lenta (equivalente a usar um dimmer em 50%)?

 

Sei que ela irá trabalhar com menos potência, o que seria até melhor para a torra, mas será que corre risco de queimar a resistência, não pela voltagem, mas pela ventilação forçada do produto também trabalhar em potência menor? Algúem já fez esse teste ou serei o primeiro?

 

100g de café cru deve resultar em quantos gramas de café torrado, considerando uma torra para espresso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queimar não vai, mas o problema é que a potência vai cair para 25% da original e não metade.

 

Agora se 25% é suficiente os pipoqueiros devem saber.

 

100 g dará em torno de 85 g (considerando 15% de perda)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que 25% da potência está bom, vai demorar e a pipoqueira é barulhenta, mas acho preferível do que uma torra muito agressiva, onde há risco do grão torrar até demais por fora, e por dentro não acompanhar o desenvolvimento da torra da mesma maneira.

Minha pipoqueira é uma LIZ SNAP 1200W, comprei por cerca de $35 ano passado no site das Casas Bahia. Totalmente xing ling, não pesa nada, mas funciona bem. Se acharem num bom preço, recomendo.

Só que é mais barulhenta que meu FIAMMA MCF-2  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com 25% de potência eu acredito que não dará certo pelos seguintes motivos:

 

1. Vai demorar demais

2. Nessas condições, talvez o equipamento não seja capaz de suprir a demanda de calor nas fazes finais, com risco de travar a torra

3. Vai prejudicar bastante a agitação dos grãos (acho que nem vão se mexer do começo ao fim)

 

Mas, se está com tudo na mão, não custa tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a agitação não é um problema. Eu fico mexendo com a colher de pau praticamente durante toda a torra, mas os outros pontos que você falou também acho importantes.

mldanielsilva, tira o escorpião do bolso e compra uma pop fun. Sem medo de ser feliz.

A torra como ela é.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari,

 

em 220v a torra ocorreu rapidamente e a agitação dos grãos estava muito boa (com poucos grãos, voavam para fora).

Foram apenas testes iniciais então não pesei nem cronometrei nada ainda, mas gostei do potencial da pipoqueira.

Para esclarecer, aqui é 220V, a idéia de ligar em 110V seria como alternativa para aumentar o tempo de torra. Mas 25% da potência realmente seria pouco.

 

José,

pelos vídeos que vi no youtube, a pop fun tem tamanho parecido com a minha, depois vou ver as medidas exatas das duas.

A POP FUN tem 1100W de potência? A minha tem 1200W então devem ser bem semelhantes.

 

Agradeço a sugestão mas talvez valha mais a pena modificar a pipoqueira que já tenho do que pegar outra parecida.

 

Eu tô querendo é testar a torra no torrador "bola" que dizem ser muito bom:

 


 

logo logo vou torrar R$40 num desses e ver como é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho a pop fun e se quiser uma forma de controlar a potencia (perde também agitação) seria comprar um dimmer simples que conecta na tomada da própria pipoqueira. Muito fácil de controlar, pode manter a agitação com a colher de pau ou chacoalhando a pipoqueira.

Abc

 

Sent from my MotoG3 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...