Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

A pipoqueira original eu acho que não atende muito bem. Serve mais para brincar de torrar café, mas a chance de o café ficar cru por dentro é muito grande.

 

Claro que controlando a resistência é mais fácil e melhor, mas dimmer é coisa recente no CdC, o pessoal já torra há bastante tempo sem dimmer e com bons resultados, você só precisa desenvolver uma técnica/rotina. Antes de fazer o MOD na pipoqueira eu ficava ligando e desligando ela a cada 15s até atingir uns 180°C (ideia do Rafa Rocks lá nas primeiras páginas desse tópico), é uma forma de você estender um pouco a torra e homogenizar melhor a temperatura dentro dos grãos. Com um pouco de prática dá pra se ter bons resultados dessa forma, principalmente com grãos mais densos (grãos menos densos tendem a desidratar demais e acaba não ficando tão bom).

 

Mas não tenha dúvida que, com o dimmer, o nível de controle é bem maior e já da até pra começar induzir perfis de torra, coisa que sem ele é quase impossível.

 

 

O termômetro de pistola infravermelo é bem mais prático do que furar a pipoqueira. 

 

Nisso eu discordo Cal, tendo uma furadeira você "prepara" a instalação do temômetro de espeto em menos de 15 segundos. Vi o vídeo da sua torra e não achei mais pratico ficar "atirando" nos grãos a cada minuto pra obter a temperatura do que simplesmente desviar o olhar para o termômetro. Além do fato já mencionado pelo Rodrigo de ter a leitura em tempo integral, o que, na minha opinião, torna bem mais fácil o controle da torra, principalmente na fase final, onde as coisas acontecem meio "de repente".

 

Vou tentar filmar uma torra minha essa semana e posto aqui pra terem uma ideia de como funciona com o dimmer isolado da ventoinha + termometro de espeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Mortari. Ok, se você furar e mantiver o termômetro lá é mais prático do que o que faço sim. Eu não queria era furar (ou abrir) a Pop Fun. A pistola é bem melhor do que o de espeto sem a modificação. Eu torrei acho que duas vezes assim e foi um horror.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida Cal, nisso eu concordo 100%, se tiver que ficar enfiando o espeto com a mão nos grãos a pistola é bem mais prática.

Quando eu comprei o termômetro (na verdade já comprei junto com a pipoqueira, nunca torrei sem termômetro) nem cheguei a cogitar utilizá-lo sem fixá-lo de alguma forma na pipoqueira, realmente deve ser complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, realmente, me expressei mal. Quis dizer sobre a minha experiência. Não consegui fazer uma torra mais ou menos sem o dimmer. Mas também não tinha instalado o termômetro, aí fica difícil mesmo. Eu tentava ler colocar o termômetro por cima, mas é impossível fazer a leitura com termômetro de espeto dessa maneira.

 

Cal, fazer a furação é realmente muito fácil. Sabendo que deve ser feita a 3,5 da base do "copo de alumínio", fica mais fácil ainda. Agora quero comprar um termômetro com espeto e fio, para conseguir deixar o visor digital bem posicionado e fazer a leitura da torra via OCR no Roastlogger. Aí vai ficar chique, hein?!

 

Por isso, queria saber se alguém tem alguma sugestão para eu comprar. Aliás, comprei um multímetro igual ao da foto abaixo.

 

0__121912multimetro.jpg

 

É possível usar um termopar com esse multímetro pra ler a temperatura? É melhor (mais preciso) que um termômetro desses xingling?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago, estava pensando justamente nisso.

 

também tenho um multimetro, da Minipa, que comprei a alguns meses atrás. Nem foi tão caro. Os caras da loja onde comprei não souberam me explicar se a capa isolante aguenta altas temperaturas. Na embalagem diz que mede até 750ºC, mas tenho minhas dúvidas quanto à capa isolante.

 

Mandei um e-mail pra Minipa perguntando isso. Pelo que pesquisei é um termopar tipo K e existem de vários tipos.

 

Enquanto não recebo resposta, pesquisei alguns termopares no site da Minipa. O da esquerda suporta só 204ºC, mas custa 11 dilmas. O segundo suporta 700ºC e custa 165 dilmas. O terceiro suporta 250ºC e custa 20 dilmas, mas este com conector tipo banana.

 

PQN_2045_HK-P01.jpgPQN_1446_Termopar-forno-1.jpgPQN_749_mtk-02_g.jpg
Editado por Fábio A. Castelli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível usar um termopar com esse multímetro pra ler a temperatura? É melhor (mais preciso) que um termômetro desses xingling?

Santiago, hoje fiz uma comparação, espetando tanto o termômetro espeto (o meu chegou hoje) e o termopar num pedaço de carne congelada. Posso te dizer que o termopar estabiliza a temperatura muito mais rápido, quase instantaneamente, tipo 20s contra 2s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O multimetro que tenho é o ET1110 da mínima. Deve tá uns 80 reais. O manual diz que mede até 750 graus celsius, mas tenho medo de danificar a proteção do fio.

 

OBS: não comprei o multimetro pra fazer torra. Quando comprei este multimetro preferi gastar um pouquinho mais pra já vir com termopar, dito tipo k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que furar, é muito fácil.

Eu não descartei o furo Rodrigo. Acredito que mesmo com o termopar tenha que fazer o furo. Mas talvez de para colocá-lo numa das frestas de ventilação. Ainda vou abrir a pipoqueira pra verificar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não abriu a página do seu multímetro, Santiago. Eu comprei um que veio com um termopar K (o mais comum). Até usei pra comparar numa torra. Fica difícil mexer com a colher de pau e o termopar jogado lá dentro. Tinha uma diferença de uns 3 graus entre ele e a pistola de infra-vermelho. Talvez o melhor seja passar o termopar pelo furo que vier a ser feito na pipoqueira, mas a história da colher ainda seria um problema. Na verdade, com o de espeto também é um problema (até maior).

O meu foi um desses aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-558348358-multimetro-digital-de-mesa-c-termmetro-profissional-_JM (não lembro se foi esse o vendedor, mas o aparelho é esse).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quase. Na verdade fica na divisa com o Recreio. É o Barra Bali. 

Ah, eu já fiquei nesse condomínio. Fui num congresso em 2006 na barra e fiquei num ap emprestado. Lugar muito legal, achei curioso uma balsinha para cruzar o lago. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o seu é analógico ou um desses digitais? O meu durou tão pouco que confesso que fico meio cabreiro até de sugerir pra usarem com o furo. 

 

O meu é digital, igual ao do Santiago, uso ele assim e até agora está funcionando bem. Talvez o seu tenha estragado rápido justamente por ter utilizado por cima e a paste plástica/eletrônica ter esquentado demais. Com o furo na lateral, a parte eletrônica do termômetro praticamente não recebe calor da torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago, hoje fiz uma comparação, espetando tanto o termômetro espeto (o meu chegou hoje) e o termopar num pedaço de carne congelada. Posso te dizer que o termopar estabiliza a temperatura muito mais rápido, quase instantaneamente, tipo 20s contra 2s.

 

Realmente a diferença é significativa, mas não sei se mudaria muito na prática pra torrar café. A temperatura da torra não avança tão rapidamente assim e, depois de entrar em equilíbrio térmico com a massa de grãos, acho que a atualização desses termômetros de espetos são a cada 1 ou 2 segundos, suficiente para a leitura que fazemos. Claro que, se já tiver o multímetro, é melhor usar ele (talvez seja mais preciso), mas pra gastar 160 pilas só pra medir a temperatura, acho que compensa mais partir pra um PID ou Arduino e controlar a resistência de uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EDITANDO O POST. Agora que entendi o que o MORTARI disse. Achei que ele tava falando do termopar do multimetro e não do termometro espeto. Por isso apaguei o primeiro parágrafo.

 

A velocidade de medição do multimetro é bem maior mesmo, embora não deva fazer tanta diferença durante a torra. Já a precisão do termometro espeto é maior, se não me engano de 0,1º contra 1º do meu multímetro. Mas, também defendo que isso não deva fazer diferença.

 

Eu já tinha o multimetro antes de comprar o termometro espeto. Tinha me esquecido dele. :rolleyes:

 

Ontem inaugurei o termometro espeto com mais uma torra. Depois do trauma da torra "azeitoninhas pretas" :lol: fiz uma torra bem mais clara, acho que no pico do 1o crack. Deu nem 13% de redução de massa. Esse eu vou experimentar.

Editado por Fábio A. Castelli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

recebi resposta da Minipa hoje.

 

Infelizmente, o termopar que já vem no multimetro suporta só até 204ºC. Mas tem um outro que suporta até 300ºC. Só que custa uns 100 reais. Ou seja, vou ter que deixar meu multimetro de lado.

P9M8A5P8-MTK-13B.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o segundo e mais barato é igual ao meu. Será que suporta 400°C mesmo? Me dá impressão que vai derreter este material preto na ponta.

 

quanto ao outro, pode ser uma boa alternativa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...