Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Mortari,

Agora ficou muito fácil.

Joga uma fonte de 18V nessa ventoinha (ela não vai queimar, pode ter certeza).

Essas de notebook costumam ter essa voltagem.

Abraços,

Guilherme.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari

 

Estou achando estranho, pois no meu caso com 12V a ventoinha funcionou muito bem. Você tem como medir a tensão dos 12V da fonte para ver se ela está dando 12V? Pergunto porque liguei uma fonte de PC de 16V mas de apenas 4,5A e ela entrou em limitação de corrente e a ventoinha girou mais devagar do que com a fonte de 12.

 

Acho que mais grãos fazem a ventoinha puxar menos corrente e não mais (os grãos bloqueiam o fluxo de ar e a ventoinha trabalha "em vazio").

 

Quanto a subir a tensão, minha experiência é que com um fluxo de ar maior a resistência não consegue atingir 200 gráus ou mais, razão pela qual desisti da pipoqueira - só mexendo com uma colher de pau ou o famoso e tão falado Harlen Shake. Procure nos meus posts aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso a colher de pau, mas só até passar a fase em que os grãos vão de amarelo pra amarronzados. Aí já começam a dançar de acordo com a música da pipoqueira. Mesmo com 100g dá certo.

Aí eu ainda uso o cabo da própria colher de pau para apoiar a pipoqueira e deixá-la em um ângulo pequeno mas não nulo com a horizontal. Tem funcionado bem. Não chega a ser um 1º ou 2º em concurso de torra, mas dá pro gasto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite presciso de uma ajudinha sobre torras agora estou na duvida como não posso comprar um torrador caro tenho em vista a pipoqueira eletrica o bolinha ou esta pipoqueira que me permite ver o cafe como quero fazer torras para coados que uso cerca de 130gr por dia a pipoqueira eletrica está quase descartada em anexo o link dá pipoqueira que citei a gaz ela é boa?

https://www.google.com.br/search?q=pipoqueira+mta&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=uX4_U5r6EsKJ0AGg3YF4&sqi=2&ved=0CAcQ_AUoAg&biw=1024&bih=601#facrc=_&imgrc=x-RqGzuA7_x4gM%253A%3B60x5c9b8nfDYMM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.worldimportados.com.br%252Fuploads%252Fprodutos%252Fpipoqueira-manual-versAtil-supra-mta-8212-1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.worldimportados.com.br%252Fver-produto.php%253Fproduto%253D8212-pipoqueira-manual-versAtil-supra-mta%3B1024%3B768

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JorgeO, medi a tensão da fonte sim e está saindo 12v certinho. Quando comprei o vendedor também mediu na minha frente, com um multímetro analógico bem melhor que o meu digital xing-ling, e também deu 12v. Talvez haja alguma diferença no motor ou no circuito pois a minha pipoqueira é 220v (a sua é 110v né?).

 

Segui a dica do Guilherme e espetei a fonte do notebook da minha esposa na pipoqueira (se não me engano ela é 20v e 3,5A) e me parece que o resultado foi bom. Liguei as 2 alternadamente e, com 20v, realmente está ventilando bem mais que com 12v. Ainda não testei com café, mas pra fazer pipoca não presta mais, o vento ficou tão forte que, quando começa a estourar, metade dos milhos voam pra fora junto com as pipocas.

 

Minha dúvida agora é se o excesso de ventilação, apesar de melhorar bem a agitação com maiores quantidades, não vai atrapalhar a chegar em temperaturas mais altas. Imagino que não pois tenho a impressão que, isolando o motor, a resistência está esquentando mais (talvez seja porque não estava ventilando o suficiente com a fonte de 12v e, por isso, estava esquentando muito). Vou tentar fazer uma torra hoje a noite pra testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José Cal, ultimamente eu também estava usando essa técnica do cabo da colher de pau. Percebi que deixar ela com um ângulo bem pequeno melhora muito a agitação sem alterar demais as medições de temperatura, se aumentar demais o ângulo começa a falsear a medição, pela forma que uso o termômetro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, sendo sua pipoqueira 220V, é perfeitamente possível que o motor seja de tensão mais alta também. Agora é testar como fica a torra. Boa sorte,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Empolgado pelo tamanho do tópico e da quantidade de customizações "underground" feito por todos, to pensando em fazer uns testes, já que minha pipoqueira tá parada a um tempão! kkkkk  :lol:

 

Como o tópico inteiro é imenso e impraticável de ler por uma pessoa ansiosa como eu, vou fazer uma pergunta que pode ter sido respondida já, mas aqui vai: Bem lá nos primórdios, vi num dos videos do Sweet Maria que o cara diz que já daria pra usar o café logo no dia seguinte da torra, mas ai isso meio que contradisse o que li até agora, que teria que esperar o café "descansar" por uns 7 a 10 dias, para estabilizar.

 

Qual está valendo? Lembrando que a minha meta é torrar para espressos. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode tomar logo no dia seguinte. As torras que me deram o terceiro lugar (tão cedo não vou parar com a autopromoção) no concurso daqui eu provei logo no dia seguinte, porque não dava tempo de esperar (tinha que escolher que proporção delas usar na mistura).

Agora, deixando descansar o gosto vai aprimorando. Eu tenho tomado pouco expresso, mas no próprio coado ou aeropress noto que nos primeiros dias o café ainda fica um pouco sem gosto. Lá pelo quarto dia a coisa melhora bastante. Não dura muito mais que isso lá em casa, portanto não sei dizer mais em detalhes.

A maioria do pessoal aqui deixa uns 4 dias antes de expresso, mas o Márcio outro dia disse que antes de 10 dias ele não costuma gostar.

Vai tentando. Agora, se você se diz ansioso, toma logo no dia seguinte (ou logo que esfriar) e vai vendo se faz diferença pro seu paladar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tomo o primeiro coado no mesmo dia ou no dia seguinte e espresso a qualquer hora. Depois vou percebendo a melhora do café com o tempo kkkkkk.

Atesto que o espresso sente mais o fator pouco tempo de torra. Já o coado, não percebo uma diferença que torne não recomendável tomar o café no dia seguinte ou umas 4 horas depois de torrar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, dependendo da velocidade do fluxo, você vai ter que colocar um alongador de câmara (tipo uma latinha cortada de tomate italiano) para evitar que os cafés voem para fora quando estiverem mais desidratados. Vai ser, verdadeiramente, um torrador de bed fluido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, já uso uma latinha de milho. Com 120g de café, que é o que eu costumo torrar, alguns grãos já começavam a pular pra fora da pipoqueira no final da torra, mesmo com o fluxo original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Empolgado pelo tamanho do tópico e da quantidade de customizações "underground" feito por todos, to pensando em fazer uns testes, já que minha pipoqueira tá parada a um tempão! kkkkk  :lol:

 

Como o tópico inteiro é imenso e impraticável de ler por uma pessoa ansiosa como eu, vou fazer uma pergunta que pode ter sido respondida já, mas aqui vai: Bem lá nos primórdios, vi num dos videos do Sweet Maria que o cara diz que já daria pra usar o café logo no dia seguinte da torra, mas ai isso meio que contradisse o que li até agora, que teria que esperar o café "descansar" por uns 7 a 10 dias, para estabilizar.

 

Qual está valendo? Lembrando que a minha meta é torrar para espressos. Obrigado!

 

Vai provando, ué? Qual o prejuízo que pode ter? Mesmo que alguém recomende esperar, não tem curiosidade de ver com os próprios olhos (ou sentir com a própria língua  :))? Acho um bom aprendizado. E menos doloroso que enfiar o dedo na tomada.

 

Em todo o caso, no espresso o café tende a demorar um pouco mais pra chegar no melhor ponto pra consumo. O excesso de CO2 no início também é um complicador pra extração, sendo um pouco mais fácil canalizar, etc.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma torra do Caconde ontem com a fonte 20v e posso dizer que agora a pipoqueira está ficando do jeito que eu gostaria. A agitação foi bem melhor que a original, 120g de grãos crus se comportaram como 80g na pipoqueira original (em relação à agitação), logo no início ajudei com o cabo de uma colher de pau e, no começo do bronzeamento, os grãos já estavam com uma movimentação bem intensa, sem necessidade de auxílio externo mais. Acho que dá pra arriscar torrar 140g (se bobear até 150g) sem harlen shake, apenas com um pouco de auxílio externo.

 

Ao contrário do que eu imaginei, a ventilação mais forte não atrapalhou a subida de temperatura, cheguei aos 230°C sem dificuldade no início do 1C (em torno de 6 min). Poderia ter subido mais rápido se quisesse, mas quis fazer uma rampa entre 150°C e 180°C um pouco mais lenta. Assim que começou o 1C, baixei pra perto de 210°C e fui descendo em uma rampa bem suave até 200°C, quando finalizei a torra com 10min e perda de massa de 14,5%. Daqui a 1 semana eu experimento pra ver como ficou.

 

Outra vantagem da ventilação mais forte e com alimentação independente é que agora dá pra fazer o resfriamento dos grãos dentro da pipoqueira mesmo, é só desligar a resistência e deixar a ventoinha soprando. A queda de temperatura é até que bem rápida no começo e vai ficando cada vez mais lenta, 1:30 após desligar a resistência eu tirei os grãos da pipoqueira a aprox. 60°C e transferi para uma peneira só pra finalizar (jogando pra cima mesmo, sem ventilação ativa).

 

Vou tentar filmar a próxima torra para verem como ficou.

 

O que me incomoda um pouco ainda:

 

1. Vou procurar uma forma um pouco mais fácil de fazer o log da torra. Abandonei o caderninho e vou testar algum desses aplicativos de torra com entrada de dados manual (RoasMaster, Artisan, RoastLogger etc.), mas não sei não, talvez procure algo mais automático, como termopar com interface USB ou, quem sabe, Arduino (aí talvez já compense partir pro controle total da pipoqueira).

 

2. Películas. Em casa não me incomodava tanto, mas no apartamento, mesmo torrando na sacada, não convivo bem com o chafariz de películas. Preciso bolar uma solução pra isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu imprimo umas planilhas de excel com tempo de 60 em 60 segundos e coluna para os tempos. Tem também um campo para data, nome do café, 1C, final e %.

Aí é só ir marcando. Acho bem prático.

O caconde é realmente um café muito bom. Achei uma torra que no coado fica ótima. Acho que vou postar no tópico dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, esse lance das películas também me incomoda. É só passar um aspirador depois de torrar. Mas esse "só passar um aspirador" é bem chato! Já pensei em comprar um tubo de alumínio, desses de exaustão, fazer um "L" e colocar uma tela na ponta. Deve resolver, não? Aguardo ansioso por uma solução. Torrei duas vezes na pipoqueira apenas. Dá maior preguiça quando eu penso na sujeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de colocar um tubo de alumínio é que você perde a referência visual da torra, que eu acho bem importante. Teria que ser alguma solução que não atrapalhasse tanto a inspeção visual dos grãos, aí que complica.

 

Minha vontade é adaptar logo uma câmara de vidro, aí dá pra bolar um coletor de películas em cima que não vai atrapalhar a visualização dos grãos, similar aos torradores de leito fluído que se tem no mercado (Nesco, FreshRoast, iRoast etc.). Andei tendo umas idéias quando desmontei a pipoqueira, vamos ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A solução é o seguinte: faça um resfriador com escorredor de massa e aspirador de pó. Como ele já vai estar por perto depois da torra, não dói nada aspirar as películas.  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava achando que minhas últimas torras tavam saindo um pouco mais escuras que de costume. Agora fui ferver a água pra um café. Meu termômetro marcava 100 graus quando a água fervia... pra cair quase que imediatamente para 80 e pouco  Tentei de novo agora e com as bolhas da fervura, marcava 80!

Oha que era um desses de infravermelho. Medi a tensão na bateria de 9 v: 8,79v. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já estou perdendo a paciência com termômetro. Já é o segundo. O primeiro, digital de espeto durou umas três torras. Esse agora eu confesso que não imaginei que ia durar tão pouco. E o pior é que quando quebra você nem sabe direito. Desregula e pronto. Tentei de novo agora. A água ferveu a 100 graus, mas quando apaguei a chama, já estava em 80!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ele funcionava antes. Media em torno de 100 ao ferver e depois caia de modo mais gradual, como era de se esperar. Fazia aeropress com ele e tinha que esperar um tanto para chegar a 85 ou abaixo. O café ficava numa temperatura boa. Ou seja, aconteceu alguma coisa que ele ficou louco agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesma panela?

 

Ponha uma colher submersa bem próxima a superficie da água, e quando estabilizar, meça a temperatura da colher de pau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Termômetro de infra-vermelho mede bem água? Achei que tinha que apontar para uma superfície não reflexiva e não refratária.

 

Ow.. Bacana.. Aprendi mais uma..

 

Aí Cal.. Deve ser por isto então ué..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...