Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Termômetro

 

Comprei este:

 

http://dx.com/p/1-6-lcd-digital-display-thermometer-timer-alarm-w-probe-cable-white-173986

 

O corpo do termômetro tem uma forma de 'J', com a mão é possível desentortar o J para que vire um L. Fazendo um furo de 5mm no fundo do medidor de milho, a ponta do termômetro fica no meio dos grãos sem tocar o fundo metálico da pipoqueira.

post-2062-0-41146000-1393188792_thumb.jpg

post-2062-0-69755300-1393188806_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testes da pipoqueira...com pipoca rs

 

Fiz pipoca na pipoqueira, modificada mas com o termômetro no lugar. A temperatura máxima que consegui foi de 190 gráus, voltagem na tomada com a pipoqueira ligada 124V.

 

Alguém já mediu a temperatura da pipoqueira em 115V?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeira torra!

 

Mesmo com a temperatura máxima sedo de 190 gráus, arrisquei torrar 82g de Pardinho.

 

5 minutos entorno de 160 gráus, mais 5 na potência máxima. Tive a impressão de ouvir UM estalo de primeiro crack, e só. Para mim, não está homogêneo.

 

Os 82g reduziram p/ 76g.

post-2062-0-49753900-1393189608_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe mano! Ficou cru com uns pontos queimados!

Precisa fazer o tal Harlem Shake! Ficar sacudindo a pipoqueira o tempo todo, para homogeneizar a torra. Mesmo assim, a temperatura não subiu o esperado, por que será? Você cortou a torra porque a temperatura não subia mais?

Engraçado que mantendo o dosador tampando a saída de ar, geralmente por se abafar a temperatura aumenta ainda mais.

Você havia tentado torrar antes da modificação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato estranho. O seu café está crú. Nem precisa se dar ao trabalho de fazer. Vai ficar com gosto, segundo os relatos, de mato.

 

Em 5 minutos em geral já está perto do final do primeiro crack, a mais de 220C. Talvez o Gilberto tenha razão. 

Só não sei como funciona a garantia nesse caso. 

Se bem que você furou aquela peça... Então é mais fácil: pode esquecer a garantia e meter a mão na massa logo.

Eu só teria cuidado com deixar essa tampa preta tapando. Acho que o plástico dele não aguenta a temperatura alta que você, espero, vai conseguir depois de resolver esse contratempo.

Tente fazer uma torra mais longa, estilo macho preto. Aí vai dar pra ver se pelo menos a temperatura sobe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única coisa que fiz antes de modificar foi pipoca. Isto ela fazia bem.

 

Garantia já era. Vou tentar desmontar mais (o prensa cabo do foi de 115V não sai de jeito nenhum, talvez serrando com cuidado) e ver o que dá p/ fazer.

 

A temperatura máxima, tanto fazendo pipoca como tentando torrar foi de 190, memo esperando 5 minutos. Com a pipoqueira vazia um pouco menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto

Alem do copinho, também fiz um furo para passar os fios do motor, o prensa cabo está todo mordido de alicate, etc....rs

 

José Cal Neto

Medi a potência - deu 940W, menos do que os 1100 especificados. Amanhã desmonto mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a modificação (bem simples), agora a potência nominal passou a ser perto de 1100W (do jeito que vem de fábrica precisa uns 125V para esta potência!)

 

Fiz uma nova torra:

 

Aumentei a temperatura até atingir 160. Deixei ai por 5 minutos (não considerei o tempo de subir a temperatura).

Os grãos ao fim dos 5 minutos giravam e pulavam bastante, saia palha clara.

 

Subi a potência para o máximo, fui acompanhando a subida de temperatura. Em 5 minutos atingiu 216, reduzi a potência a zero pois gosto de torra clara.

Durante este tempo os grãos passaram a pular mais ainda (alguns para fora da pipoqueira!), saia muita palha mais escura e deu para ouvir bem o primeiro crack.

 

Esperei com a ventoinha ligada até a temperatura cair para 50.

 

81g de verde produziram 71g de torrado.

post-2062-0-10664800-1393261202_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim no olho acho que dá pra torrar mais uniforme que o seu resultado. Apesar da perda baixa, visualmente parece ter tanto grão chamuscado como grão que não desenvolveu bem o 1C. Talvez fosse o caso de ou usar uma colher de pau pra mexer no início ou torrar uns 60g (tende a ficar mais uniforme)

 

Seria bom fazer um log com a torra, pra entendermos melhor. 

 

Você então agora controla ventoinha e resistência separadas? Comprou uma ventoinha nova ou alterou a fiação para separa ventoinha e resistência?

Pode postar um tutorial, ou ao menos fotos com explicação?

 

Ah, sim. Tinha esquecido que medi a voltagem na tomada aqui em casa e era uns 125V. Se na sua for 110V, até faz sentido ser diferente, já que a potência na minha pipoqueira seria uns 30% maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto

 

O mod está pronto. Vou falar sobre isto em outro post.

Os 12,3% de perda tem a ver com meu gosto por torra clara, e falta refinar o processo.

 

Tomei um pouco do café, nada muito bom mas melhor do que o que se compra em supermercado. Ah, o grão é o Pardinho.

 

Gilberto

 

O circuito da PopFun é um pouco diferente dos que se vê em posts americanos. É como se a resistência de 110V estivesse em série com o motor de 12V, precisando então de 122V para atingir 1100W.

A modificação simples foi curtocircuitar a parte dos 12V já que o motor é alimentado á parte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem tem experiência de pipotorra:

 

Começar com uns 120 gráus (para desidratar os grãos e deixá-los mais leves) por alguns minutos, subir para uns 160 por mais uns minutos e então potência máxima, primeiro crack, etc faz sentido?

 

A razão é para que os grãos fiquem mais leves e torrem mais homogêneos e sem pontos queimados (acho que a 160 eles estão pesados, giram pouco e por isto queimam).

 

Nota: mexer com colher, chacoalhar, etc não tem graça!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem mexer com colher etc a chance de ficar heterogênea é alta. Até com 60g eu mexo. Li no home-barista um post interessante em que a recomendação é que de 0 a 150C se demore ao menos 4 minutos para que o interior dos grãos tenha tempo de aquecer. Aí fala que desse fase até o 1C você basicamente troca doçura por aromas amendoados. O autor diz que prefere passar essa fase rápido, mas que com alguns cafés doces, cita especialmente Sumatras e Brasis, pode deixar mais tempo.

Enfim, a vida como ela é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade pode sim Rô.. Talvez 60g ainda seja massa o suficiente para os grãos não se agitarem por igual no começo da torra.. Tendendo ao aquecimento dos grãos de maneira desigual..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nota: mexer com colher, chacoalhar, etc não tem graça!

 

Também acho.. O "quente pelando" é realmente isolar a ventoinha e controlar só a temperatura.. A agitação fica só por conta da pipoqueira.. Já é uma coisa a menos para fazer durante a torra.. Ainda tem que medir temperatura, anotar valores, conferir o tempo........

 

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade pode sim Rô.. Talvez 60g ainda seja massa o suficiente para os grãos não se agitarem por igual no começo da torra.. Tendendo ao aquecimento dos grãos de maneira desigual..

 

Discordo. A pipoqueira não está funcionando a contento se nem isso consegue. O próprio Jorge já constatou isso em outro tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...