Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Eu acho que nem sei reconhecer que fio é o que na foto do outro tópico. Também vejo toda hora alguém falar de termobanho, controlador isso ou aquilo e fica sempre a impressão que no fundo tudo faz exatamente a mesma coisa. O termobanho, segundo o Márcio, talvez também tenha problema de dissipar calor (fala em que no chuveiro passa água fria que termina ajudando o problema).

Algum de nós fez de fato a adaptação? Confesso que não me lembro de ter lido. Só sugestões e especulações, mas gostaria de ter um exemplo claro de sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho instalado no GTTC1 um controlador daqueles já mencionados aqui nesse tópico de 3000w, que controla o fluxo de ar quente 1600w. Funciona adequadamente há muito tempo e nunca apresentou problemas de derretimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ê assunto que rende.. rsrs

 

Alguém bate o martelo nisto aí.

 

Qual o instrumento necessário para reduzir a potência da resistência? Mesmo que diminua também a ventoinha. A agitação extra pode ser feita manualmente.

 

Se puder indicar um site com este instrumento para comprar ficaria grato. Ah, a rede é 110v.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para controlar a potência de uma resistência em corrente alternada (ai incluido um pequeno motor) tanto faz um PWM ou um dimmer. A decisão pode ser tomada baseada no preço.

 

Mas por tudo que foi postado antes, incusive o famoso "Harlem Shake", reduzir a velocidade do motor pode ter efeito negativo na torra (não ficar homogênea por falta de agitação).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, por que você preferiu comprar esse aparelho no ebay em vez de um termobanho ou dimmer no mercadolivre? O preço não é tão diferente e no Brasil não tem a eterna espera e insegurança? Até agora não entendi porque ele seria melhor, pelo menos pra pipoqueira, do que os outros, disponíveis por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simples, pelo dólar da época (demorou três meses pra chegar) custava a metade dos que vi por aqui e controlava aparelhos com o dobro da potência. Meu lema em compras internacionais por correio comum é o seguinte: devagar e sempre. É comprar e esquecer, pra ficar feliz quando chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retomando: o problema da agitação é dependente do peso do lote de torra. Se o lote for pequeno o que baste, dá pra reduzir o fluxo de ar próximo ao primeiro estalo, quando a agitação já é bastante violenta, sem grande prejuízo. E sempre tem a possibilidade de agitação externa. Não torrava 200g na pipoqueira dependendo apenas do fluxo de ar natural da pipoqueira.

 

Repito que não acho ser possível reproduzir na pipoqueira torras tão lentas com nos torradores de tambor justamente pelo ressecamento do grão, que poderia prejudicar as reações químicas dependentes de água. Palpite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Miyamoto, o jeito é a gente o comprar o dimmer com tomada no mercadolivre ou procurar em uma loja. O negócio é que as lojas às vezes são bem mais caras. O termômetro infravermelho que me custou 55 no ML uma loja no centro vendia (ok, outra marca, mas a mesma coisa) por 300!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me dei ao trabalho de fazer um log na Pop Fun sem nenhuma modificação. Medi aproximadamente a cada 30s a temperatura com um termômetro infravermelho desses de pistola. Tentei sempre medir no meio com a pipoqueira inclinada a uns 45º. Eu fico mexendo a pipoqueira durante toda a torra, exceto para medir a temperatura.

 

torra-page1.png

 

O início do 1C foi em 3:20, aproximadamente.

Como em todas as últimas torras, 60g do Unique Orgânico viraram 51g (15% de perda). Aí vai uma foto:

 

2014-02-02+13.57.20.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem fiz 2 torras, normalmente vou até 180º estaciono lá uns 2 minutos, e aí vou para 230º C , e no inicio do crack desligo a potência a metade e empurro atorra por mais 2 minutos, assim a perda é de 15% +-, mas ontem na primeira já enfiei direto 230º c, como não teve o estcionmento acabei terminndo a torra 1:30 s antes, perda de 13,6 %, mas a torra não ficou homogênea, resumindo:

 

Acho que na pipoqueira teria que começar com uns 80% e mexendo, acelerar total até o inicio do crack e abaixar para 70% no final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem um dimmer? Eu terminei de comprar no mercadolivre aquele que aguenta até 1500 W. Vamos ver no que dá. O que me animou foi o 2º e 3º lugar do concurso de torra do home-barista terem sido com pipoqueira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que com o dimmer, daria para fazer muitas coisas com a pipoqueira viu..

 

Daria para fazer uns perfis bem bacanas.. Talvez nem precise chegar aos 100%.. Se trabalhar um pouco mais lento deve ficar melhor. No máximo uns 90% com algumas variações ao longo do tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente.. Talvez logo antes do 1C seria interessante chegar aos 100%... Estou vendo o que faço aqui.. Acho que vou acabar comprando aquele primeiro dimmer mesmo.

 

Mas como não devo torrar nos próximos dias, já que estou com um estoque de café torrado ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Chegou o dimmer.

Fiz uma torra de 100g nele. Tinha feito uma de manhã em 7 minutos, com 15% de perda. Agora repeti os 15% em 8:30. Deixei o dimmer nesta posição:

 

2014-02-13+18.58.03.jpg

 

Vou tentar em 90º da próxima vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A velocidade cai, mas se você ficar agitando de qualquer jeito, não é o fim do mundo. Quando descobrir que ângulo do botâo dá o 1C por volta de 9 minutos eu aviso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez não adiante avisar. Não esqueça que, pelo visto, há bastante diferença de desempenho entre cada unidade dessas pipoqueiras chinesas. Isso sem falar nas possíveis diferenças de voltarem na rede, peso do lote de torra, densidade dos grãos do lote, temperatura ambiente, blablabla.

 

Aliás, diferenças no dimmer podem existir também, até mesmo no posicionamento do botão em relação ao eixo ou até mesmo na escala que fica grudada ao fundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li um comentário, acho que seu (Gilberto), sobre isso. O negócio é que o 1C ainda ficou em torno de 5 minutos, bem distante de 8-9 que me parecem mais comuns em torras mais chiques.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...