Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Demora mas chega. No meu caso foram 10 dias. Esqueci de falar que pelo menos na única torra que fiz, não esquentou o difusor de calor. Dava pra pegar com a mão e nem senti quente. Talvez com várias torras seguidas. Se bem que eu tenho esperado a temperatura da Pop Fun cair para uns 40C antes de torrar. As duas últimas torras comecei mais frio, em torno de 30C. Não vejo a hora de tomar coragem e torrar pelo menos meu café de Burundi nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz minha terceira torra, a melhor delas. As duas anteriores foram com robusta, só pra ver como é que é. Agora fiz com arábica, mas ainda estou penando um pouco. Fiz 100g, com o 1C ~3:30 e finalizei em ~4:20. Deu 16% de perda, acabou fazendo um pouquinho de fumaça. Dessa vez fiz com a pipoqueira inclinada e mexi algumas vezes, principalmente no início. Queria prolongar a torra até uns 8-9 minutos, que pelo que li por aí, seria o mais indicado.

 

Achei que com a pipoqueira inclinada o tempo de torra ia aumentar razoavelmente, mas não. A próxima irei fazer com 90g, como havia feito na torra anterior. Ou já parto pros 80g?

 

Será que os experientes na torra com pipoqueira podem descrever seus métodos e compartilhar o procedimento aprendido com o tempo? São 23 páginas de conhecimento evolutivo, já li tudo, mas pra variar eu acabei me perdendo no meio de tanta informação...  :wacko:

 

O Harlem Shake, por exemplo, é feito sacudindo a pipoqueira o tempo todo??? Segura a pipoqueira na mão e sacode pra valer ou sacode ela apoiada numa bancada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

À propósito, as películas fazem uma bagunça chata. Sei que é só passar aspirador, mas seria mais legal sem isso. Aí a cabeça já começa a viajar e pensar em outras saídas... Pensei em colocar um duto de alumínio, fazendo uma chaminé em U invertido, colocaria uma tela e um exaustor na ponta puxando o ar, assim como o Huky 500. Com isso, seria possível controlar melhor a temperatura, eu acho... Tô viajando muito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quer esticar o tempo, recomendo torrar 60g. Com essa massa eu consegui chegar a 7 minutos com 15% de perda. Acho que dá pra chegar até uns 7:30, mas aí já começa a correr o risco de passar do ponto.

O negócio é que aí tem que esperar pra próxima torra. Agora que eu tenho o termômetro infra-vermelho posso ver quando a temperatura na Pop Fun chegou pelo menos aos 40C pra torrar de novo.

Eu fico mexendo a pipoqueira durante toda a torra praticamente. Eu deixo a tampa transparente fechada e também usei o truque da lata de tomate encaixada no buraco da tampa. Isso ajuda a evitar que algum grão rebelde fuja da pipoqueira.

Agora com o dimmer fiz uma torra em 8:35 com 15% de perda (foram 100g, que teriam sido mais rápidos sem dimmer).

Quero ver se diminuo ainda mais com o dimmer pra tentar chegar ao 1C por volta de uns 8 minutos.

Os tempos que você conseguiu foram os que eu também fazia com essa massa e sem dimmer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor jeito que encontrei p/ prolongar a torra é dando um patamar de 3 a 5 minutos entre 155 a 160ºC. Nos posts anteriores chamei de desidaratção pq todo mundo chama, mas minha intenção na verdade é homogeneizar a temperatura interna dos grãos, independente de desidratar ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente o dimmer (comprado em outubro!) chegou. Tem outro a caminho...

 

Vou começar a modificar a pipoqueira colocando uma fonte de 12V para o motor de modo que a velocidade da ventoinha não varie.

 

Espero postar fotos esta semana.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Fazendo a separação entre ventoinha e resistência, dá para colocar um PID para controlar a última. Só não sei se vale a pena, para torrar 100g de café por vez. Acaba tendo que torrar mais de duas vezes por semana (ao menos, se a pessoa consumir umas 40g a 50g por dia, como é o meu caso - 25g para o coado da família, mais uns dois espressos de 14g a 17g).

Uma desvantagem da pipoqueira é o peliculê. Faz muita sujeira e dá trabalho para limpar.

 

Por outro lado, mesmo fazendo todas essas modificações, a pipoqueira ainda é o método elétrico mais barato para torrar café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a questão não é só essa..

 

Apesar de se ter muito trabalho para pouco resultado, o importante mesmo é não aparecer com mais nenhum equipamento em casa!

 

Posso chegar cheio dessas paradinhas aí.. Mas se pintar equipamento novo, a patroa me mata!  :lol:  :lol:  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada de pid ou sei lá mais o que. É só arrumar uma rotisseria pra botar a pop fun pra girar.

Mas voltando ao assunto, JorgeO, coloca as fotos sim. Eu já tô com um dimmer e realmente seria bom ter a ventoinha a todo o vapor o tempo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Sugiro utilizar um saco de pano, feito em algodão como os antigos sacos de 30 Kg de farinha de trigo, na saída da PopFun para colher a pele do café. Ou algo semelhante.Atualmente são vendidos com pano de chão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não acho tão trabalhoso limpar as películas. Se você for pensar, num forno tipo behmor, também tem que limpar o coletor de películas e talvez até o fundo do forno. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também uso o aspirador pra limpar, sem me abaixar. Nada contra os fornos. Só acho que desenhar chaminé coletora ou algo do gênero não compensa para um método neanderthalesco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Surgiu um problema inesperado - o motorzinho é muito mais parrudo do que eu imaginava, impedância muito baixa na partida, as fontes entram em limitação de corrente.

Colocando um resistor de baixo valor em série com o motor resolve o problema, mas eu não tenho um resistor de alta potência à mão,  só segunda agora (o motorzinho consome 3.5A!)

Por isto ainda não fiz um teste real.

 

Mas como recebi uma mensagem de que o Miyamoto não tem dormido nos últimos dias de tão ansioso rsrs, vou postar uma foto:

post-2062-0-74501800-1393023646_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah nem viu.. O povo anda pegando demais no meu pé.. rsrsrs Tô achando que vou passar uma temporada longe do CdC.. Quero ver se não sentir saudades do japa causador de transtornos off-topic. Kkkkkkkk

 

E eu achando que o Jorge já tava torrando em alto nível na pipoqueira... tsc tsc tsc Que decepção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive um problema parecido quando tentei usar uma fonte de computador p/ alimentar um aspirador p/ carro. Apesar da fonte ter potência de sobra, a corrente de partida desarma-a.

Resolvi na gambiarra :D , usando um pedaço de um resistência de chuveiro queimada que tinha sobrando. Quando ligo o aspirador a resistência está em série, o motor fica com a potência reduzida, mas a fonte não desarma. Aí é só ligar um bypass da resistência que o bichinho funciona que é uma beleza  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte que estou usando é de 12V, 5.5A. Estou vendo se compro (na China) uma fonte mais parruda (8 a 10A) para não precisar do resistor que é grande e aquece muito. Os testes serão feitos com o resistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A solução eletrônica é usar um indutor ao invés do resistor + bypass. Mas ele deve ficar meio grande. Mais fácil e simples é uma fonte mais parruda como vc vai fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ô pessoal... Para de complicar e resolvam logo isso aí kkkkkkkk Tô querendo turbina a minha também mas tem tanta informação atravessada que eu fico doido aqui. O máximo que eu sei é trocar lâmpada e olhe lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma sugestão: Deixar o ventilador com velocidade variável, usando potenciômetro / dimmer / sei lá o quê. Assim mata dois coelhos com um caixa d'água só  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi vários relatos de gente que pode controlar ventoinha e resistência independentemente e todos falavam que a ventoinha sempre ficava no máximo. Portanto gostaria de ver uma modificação que pelo menos garantisse isso. O meu dimmer já dá conta do recado pro calor. Se pudesse manter a ventoinha no máximo ajudaria, já que precisaria mexer menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...