Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

4 horas atrás, LeandroCT disse:

Esse é o circuito que levantei da pipoqueira Britânia Pop Time. A minha não atingia a temperatura. Eu jumpeei o termostato, que estava abrindo em temperatura muito baixa, e resolveu. Agora é ver se a resistência vai durar :-)

Pipoqueira Britânia Poptime.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
Em 19/11/2012 at 19:01, Fogo ruivo disse:

 

Gil,

 

Há tempos entrei em contato com a empresa deste torrabem para pegar todos os dados.

 

Ele torra em 20 minutos e se colocar pouco café queima a resistência.

 

Fiquei mais de 3 meses em contato com o Sr Walter para desenvolver um torrabem pra mim com motor e de menor capacidade, mas ele não nos deu muita bola. Era um projeto em Off mas como não deu certo..... paciência.

 

Péssima empresa.

 

Esse Torrabem não vale o que cobram nunca e é péssimo para torra

 

Abraços

Fogo Ruivo,

Meu Nome e ADONIS,

fazia torras na pipoqueira e notei que precisava fazer 2 pausas pra desenvolver melhor o perfil e chegar aos 15 minutos, porem com duas pausas pra reducao de temperatura, e depois de algum tempo, li esse post e desisti de usar a pipoqueira.

Comprei um Torrabem e estou disposto a compartilhar minhas experiencias com o mesmo, vou fazer a adptacao pra rotacoes em media de 45 a 65 rpm que e a rotacao indicada pra modelos de 2 kg, mas tenho muitas duvidas em relacao a essa problematica da resistencia, ela custa em media 300 reais uma nova, entao quero ter um certo cuidado pra nao queimar ela! 

Ficarei muito grato, se puderem me auxiliar nesse desafio, e tambem quero contribuir com o forum, pra cada vez a torrefacao em pequena escala ser mais acessivel. Desde ja agradeco a atencao desse forum incrivel que ja me ajudou muito! att Adonis, Insta @odoyacafes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terminei a adaptação na minha pipoqueira fica ai a ideia para algum aventureiro. Resumindo, um dimmer na resistencia, uma fonte de tensão variavel de 12v a 24v pra controlar o cooler e alimentar o termometro, e esse termometro que sera inserido por cima ficando sem contato com as paredes da pipoqueira. Fiz alguns testes, esta funcionando muito bem. Gostaria de saber de vocês, fontes para perfis de torra, as torras que fiz não ficaram legais infelizmente. 

Futuramente pretendo adicionar um rele entre o dimmer e a resistência como uma medida de segurança, o rele só ativa quando ligar a ventoinha, evitando que a resistência seja ligada sem o cooler. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/08/2023 at 14:38, Adonis - Odoya Cafes disse:

Fogo Ruivo,

Meu Nome e ADONIS,

fazia torras na pipoqueira e notei que precisava fazer 2 pausas pra desenvolver melhor o perfil e chegar aos 15 minutos, porem com duas pausas pra reducao de temperatura, e depois de algum tempo, li esse post e desisti de usar a pipoqueira.

Comprei um Torrabem e estou disposto a compartilhar minhas experiencias com o mesmo, vou fazer a adptacao pra rotacoes em media de 45 a 65 rpm que e a rotacao indicada pra modelos de 2 kg, mas tenho muitas duvidas em relacao a essa problematica da resistencia, ela custa em media 300 reais uma nova, entao quero ter um certo cuidado pra nao queimar ela! 

Ficarei muito grato, se puderem me auxiliar nesse desafio, e tambem quero contribuir com o forum, pra cada vez a torrefacao em pequena escala ser mais acessivel. Desde ja agradeco a atencao desse forum incrivel que ja me ajudou muito! att Adonis, Insta @odoyacafes

Ola amigo

Que bom que vc está avançando no projeto.

Na época eu não comprei o torra bem, então não fiz nenhuma modificação que poderia contribuir contigo.

A resistência dele não queima com facilidade, e a rotação vai ajudar bastante. Compra um termômetro a laser pra vc ter um controle mais efetivo, mirando direto no grão de vez em quando.

Mas desde já vá postando seu progresso... Vai ajudar bastante a galera.

Estou torcendo por vc.

Boa sorte e parabéns!

 

Cordialmente,

 

Ricardo Gobbi da Silveira

Embaixador do CDC

Gobbi Old School Coffee

Venda de máquinas, moedores e torradores de café usados.

WhatsApp: 34-99937-1222

Instagram: @gobbidasilveira

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Em 16/08/2023 at 14:15, Caio Oliveira disse:

Terminei a adaptação na minha pipoqueira fica ai a ideia para algum aventureiro. Resumindo, um dimmer na resistencia, uma fonte de tensão variavel de 12v a 24v pra controlar o cooler e alimentar o termometro, e esse termometro que sera inserido por cima ficando sem contato com as paredes da pipoqueira. Fiz alguns testes, esta funcionando muito bem. Gostaria de saber de vocês, fontes para perfis de torra, as torras que fiz não ficaram legais infelizmente. 

Futuramente pretendo adicionar um rele entre o dimmer e a resistência como uma medida de segurança, o rele só ativa quando ligar a ventoinha, evitando que a resistência seja ligada sem o cooler. 

Eu modifiquei minha pipoqueira inspirado em vcs!
comprei a minha e montei ela com ARDUINO!
controle de temperatura e resfriamento ficou muito bom e tive excelentes resultados!
Ultimo que fiz ficou show!

tive que mudar denovo porque meu modelo o motor é 24V e como não consegui medir a tensão tinha comprado uma fonte de 18V!

  const float curva_torra[][2] = {
    {0, 80},   // Etapa 1: Preaquecimento
    {2, 120},   // Etapa 2: Secagem
    {4, 130},   // Etapa 3: Reação Maillard
    {6, 140},   // Etapa 4: Primeira Fase de Torra
    {8, 220},  // Etapa 5: Segunda Fase de Torra (Finalizacao)
    {9, 0},    // Etapa 6: Resfriar
  };
utilizei um café fermentado ele torra muito rapido e ficou otima a torra assim!
um perfil com uma finalização com temperatura mais baixa tbm fica muito bom mais acido!

Comprei um controlador PWM baratinho para controlar a rotação da ventoinha!
Comprei um termopar tipo K
um RELE Duplo para controlar Resistencia e Ventoinha!
Display 2x16 caracteres.
Uma Fonte 5v 10A até comprei uma de 2A mas não aguentou tocar PWM ARDUINO e o RELE com Display!
Uma fonte 24v 5A que tocou muito bem a ventoinha!
Minha pipoqueira é uma Mondial PopFlix

Arduino UNO - 34 reais - Shopee
Rele duplo 5v para arduino - 11 reais - Shopee
Jumper - 17 reais - Shopee
Caixa MDF 30x30x10 - 16 reais - Shopee
Modulo PWM 5v-36v 15A 400W - 13 reais - Shopee
Fonte 5v 10A - 39 reais - Shopee
Fonte 24v 5A - 38 reais - Shopee
Termopar tipo K - 36 reais - aliexpress - não fui taxado
Display 16x2 - 21 reais - aliexpress - não fui taxado

APROXIMADAMENTE 225 reais da modificação!
FIOS e outras coisas eu tinha em casa!

1.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou muito top o seu projeto!! Estou pensando em implementar o arduino na minha futuramente, mas devo fazer isso com controle PID e um rele SSR para a resistência. Por enquanto estou tentando domar as torras manualmente, ainda tem um longo caminho a ser percorrido rs! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Caio Oliveira disse:

Ficou muito top o seu projeto!! Estou pensando em implementar o arduino na minha futuramente, mas devo fazer isso com controle PID e um rele SSR para a resistência. Por enquanto estou tentando domar as torras manualmente, ainda tem um longo caminho a ser percorrido rs! 

Gastei mais do que eu imaginava, ontem que fiz as contas kkkk!
agora vc consegue fazer manualmente subindo a temperatura gradativamente com o dimmer vc vai conseguir controlar a temperatura mas não vai ser tão eficiente quanto esse esquema de rele e Arduino, e provavelmente PID com SSR vai ser praticamente a mesma coisa!

é impressionante como vc consegue replicar um perfil de torra assim,
e a minha ficou tudo automatico né, da para fazer com controles manuais tbm!
mas a minha ideia é não ficar mechendo, ir chegando com o perfil até ficar bom e manter, atualmente salvo os perfis de torra bons como modelo de partida!

Acho que se vc comprar um PID com SSR não vai ficar tão bom quanto o Arduino montado!
com Arduino se vc quiser ter um controle mais preciso pode usar controle manual complementando o perfil pré programado,
com 2 potenciometros vc poderia fazer ajustes durante a torra!

Não achei tão dificil de montar, o que mais me assustou foi ver os valores ontem kkkkkkkkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, pra implementar o Arduino eu já tenho o principal, o Arduino kkkkkkkk. Só falta o modulo rele, o modulo termopar e o PWM. Display tenho alguns aqui também assim como a fonte (que já utilizo na pipoqueira rs). Estou amadurecendo essa ideia. Com o dimmer manual eu estou tendo um pouco de dificuldade de estabilizar a temperatura ai fica mais difícil replicar receitas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Caio Oliveira disse:

Bem, pra implementar o Arduino eu já tenho o principal, o Arduino kkkkkkkk. Só falta o modulo rele, o modulo termopar e o PWM. Display tenho alguns aqui também assim como a fonte (que já utilizo na pipoqueira rs). Estou amadurecendo essa ideia. Com o dimmer manual eu estou tendo um pouco de dificuldade de estabilizar a temperatura ai fica mais difícil replicar receitas. 

então esqueça PID vá direto pelo controle por arduino fica top!
da para programar até para resfriar e parar sozinho o processo!
esse rele que usei é bem mais barato que o SSR e funciona a mesma coisa, por ser baixa potencia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...