Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Eu vi foto, acho que a sua. Tinha uma pasta na emenda. Durepoxi? Coei agora a torra mais clara. Ficou muito boa. Acho que vou mirar em City roast daqui pra frente. Talvez continue comprando torrado pra expresso e fazendo torra só pra coado. Acho que vai ser difícil acertar a torra mais escura pra expresso na pop fun.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, pasta nenhuma. Ela encaixa direitinho entre o bocal da pipoqueira e aquela cúpula transparente. Como a lata é cortada totalmente no sentido longitudinal, ela faz força pra fora e se fixa por pressão. Mesmo chacoalhando a pipoqueira, não sai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal , para a tristeza de minha mulher e minha alegria vc me deu esperanças :D , mas , essa sua amostragem esta viciada , eu tambem uso o velho truque de fazer minhas maluquices quando minha mulher esta dormindo ;). Quando vc fizer a proxima torra e ela estiver vendo me diga a reação dela.

 

Eu não entendo nada de torra , mas , já vi café de torra bem escura , nesse natal eu ganhei de presente um café chamado "starbuck Christmas blend" e outro chamado "Dark roast blend" , são tão ou mais escuros que o seu , mas , não tinham oleo , porque o oleo apareceu ?

 

Diga-se de passagem esses cafés starbuck são de torra muito velha , nem tentei fazer um espresso , fiz um coado do christmas blend e quando eu bebi , tive a sensação de que o Papai Noel e as Renas morreram carbonizados em algum desastre , torra escura não é minha praia.

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja bem, eu fiz como um colega forista aqui (acho que o Paulo). Volta e meia colocava o termômetro através do furo da tampa transparente e deixava ele no meio da massa de café, sem tocar nas paredes. A temperatura deu uma estabilizada durante o crack. Depois acho que subiu, mas durante o crack tive a impressão que era um trecho constante. Como não medi o tempo todo (era quente), não posso dar muito detalhe.

Ah, era constante até o fim do 1C, caso não tenha ficado claro.

 

Li um post seu na pipoqueira sobre o primeiro crack em torno de 4 minutos. O meu foi em 2:45 (na segunda torra em uns 3, acho que porque comcei a primeira sem café e a segunda com café já na pop fun).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses termômetros demoram a estabilizar. Coloque água fervente em uma xícara, ligue o termômetro e coloque dentro. Veja quanto tempo demora para a temperatura parar de subir.

 

Resumindo, ideal é ficar dentro da massa de grãos o tempo todo, ou pelo menos a partir da proximidade do primeiro estalo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ver se na próxima torra eu inclino ela de 45º como alguns fizeram. A lata de tomate vou ter que esperar fazer outro macarrão à bolognesa, mas parece uma ideia boa. Confesso que não esperava que minha primeira torra ficasse boa, mas gostei muito (a escura foi a segunda). Não vejo a hora de chegar o Unique orgânico pra poder comparar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Eduardo, fiz minhas duas primeiras torras na pipoqueira Mondial no sábado. Tenho certa restrição por parte da patroa, que não gosta de café, nem mesmo do cheiro. Eu fiz a torra por ansiedade, mesmo, já que estava sem termômetro (que ela colocou na lava e seca junto com a roupa de cama e o termômetro não resistiu). Torrei baseado no olhômetro por diversão.

 

Na primeira torra eu descobri algumas coisas:

1) Voa película pra cima, mas sem vento, elas aterrissam num raio menor que um metro. Um aspirador resolve (eu diria que é essencial)

2) Depois do segundo crack solta bastante fumaça. Eu passei do ponto, e o cheiro de pipoca/amendoim queimado ficou bem forte. Se não quer que a patroa reclame, não deixe o café queimar.

3) A pipoqueira elétrica é como um secador de cabelo. E o sopro de ar quente junto com o cheiro da torra é direcionado para cima. Eu coloquei a pipoqueira sobre a pia, mas me arrependi, pois a fumaça adentrou o armário superior, e toda a louça ficou com cheiro de fumaça.

 

Repetindo, não passe do ponto de torra, senão o cheiro é brabo!

 

Na segunda torra, o esquema foi melhor controlado. Fechei o tampo do fogão, coloquei a pipoqueira lá e liguei o depurador de ar no mínimo (mesmo assim foi suficiente para algumas películas grudarem no depurador). Dessa vez parei a torra antes e os grãos não soltaram nada de óleo. Eu não mexi nos 90g de grãos durante a torra e ela não ficou homogênea.

 

Enfim... É uma experiência bastante interessante! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez fosse melhor a gente continuar essa conversa no "dicas sobre como torrar na pipoqueira".

Foi exatamente a minha experiência, sendo que não tive problema com fumaça. Mesmo na que passou do ponto, eu parei quando ainda não saia fumaça. Saiu um pouco quando resfriei o café, mas nada de grave. Semana que vem tem mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moro em apartamento também. Aqui não deu fumaça também mesmo após o 2C de um teste de torra. Dá muita película e acaba caindo no tanque e no chão. Uma baguncinha mas nada demais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrei mais dois lotes de 100g cada. Resolvi manter a massa em 100 g e ver variações. O primeiro terminou em torno de 5:30. Fiquei mexendo a pipoqueira ou usando a colher de pau. Praticamente o tempo todo. Achei o resultado bom. Parecido com a minha primeira torra. Na segunda, resolvi seguir o método do Rafa, de não colocar a tampa transparente (eu deixei ela nas outras torras) e também não mexer muito. Mexi no início com a colher de pau, mas quando o primeiro crack começou e o café já mexia bem, deixei a coisa quieta. Essa eu parei quando o termômetro, que fiquei segurando com uma luva dessas de forno, bateu em 228C. A torra terminou bem antes (4:09) e ficou bem mais heterogênea. Acho que como já falaram aqui, as pipoqueiras do mesmo modelo variam muito. Pelo visto a minha é mais esquentada. Aqui no Rio também está bem quente esses dias. Acho que vou continuar com o Harlem Shake e as 100g mesmo. No máximo arriscando mais o segundo crack da próxima vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa de ser teimoso! :P A quantidade de grãos é a principal variável na pipoqueira.

Experimente uma torra de 60-70g e observará diferença nos tempos. Nem que seja uma única vez. A vantagem de prolongar um pouco o processo é conseguir ter um pouco mais de controle sobre o ponto de torra.

 

Já postei esse link outras vezes, mas vai de novo. É um ótimo tutorial pra se entender o que pode fazer sem grandes alterações.

http://www.edwardspiegel.org/coffee/roastingwithpoppers.htm

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anyhoo. As fotos estão em https://plus.google.com/u/0/photos/117723128569521126450/albums/5968086123973030337

A com final HS é a com Harlem Shake, a outra deixei a pipoqueira parada.

Da próxima vez talvez siga o tutorial do Rodrigo, mas não sei não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela sobreviveu ao 2C todo e aí parei. Não só não saiu fumaça, como já tomei café bem pior. O curioso é que a perda está sempre alta. 20 ou agora 18%. Vou tentar com 72g da próxima vez, como fala o cara do seu tutorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. Dessas duas últimas, uma foi 18 e outra 17. Vi comentários sobre 15%. Eu sinto que o 1C acaba e já fico atento ao termômetro pra desligar. Enfim, a vida como ela é. A torra mais clara de ontem que também teve perda acho que de 20% até não ficou amarga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A torra escura do Cal deve ter ficado entre carvão de churrasco e incêndio. Kkkkkk

 

Acho que nunca cheguei nos 18%. Acho que com 20% eu já chamaria os bombeiros... rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu cheguei a uns 14 a 15% com torras claras, com primeiro crack a uns 7 minutos finalizando as torras em 10 a 11 minutos. Mais que isto começa a sair de torra clara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impressionante a diferença. Com 100g eu fiz hoje. O primeiro crack vem em torno de 3 minutos. E em 5 já terminou e tá perto do segundo. Você chacoalha o tempo todo sem parar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Miyamoto faz pausas. Esse tempo inclui o processo de desidratação, onde ele aplica intervalos de pipoqueira desligada.

 

Sua pipoqueira parece ter comportamento diferente da do José, Gil. A dele pelo jeito está mais no padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

100 grs. As primeiras 2 vezes levou na faixa de 7 minutos, lembrando que na 2ª vez ele soltou o óleo, será que o óleo foi para as resistências ? Na 3ª usei um extensão e deu 20 min, achei que fosse algum mal contacto na extensão, mas na 4ª voltei a usar direto na mesma tomada da 1ª vez e deu os 17 minutos.

 

Achei meus relatos anteriores, de fato depois de saiu óleo devido a torra excessiva acho que acabou danificando a resistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Chegou meu controlador PWM chinês. A princípio, vou controlar ventilador e resistência conjuntamente, por dar menos trabalho e para ver como se comporta dessa maneira. Acho que já deve dar um incremento no manejo da torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...