Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Entendi acho que saquei agora o volume de café indica se ele é simples ou duplo no caso um simples 25 ml e um duplo 50 - 60 ml e no caso a quantidade de pó indica o que realmente ?? 8 ou 17 gramas de pó...

 

Indica se você está fazendo certo ou errado. :)

 

A quantidade menor é para o simples, a maior para o duplo, simplificando extremamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da para confundir a capacidade do filtro com o cafe obtido, e o seguinte:

 

Se usas 7 - 9gr (estas utilizando o filtro Single com uma medida de café) de cafe para 25 - 30gr de água: obténs UM espresso simples.

Se usas 14 - 18gr (estas a utilizar o filtro Double, são duas medidas de café) para 50 - 60gr de água podes obter: DOIS espressos simples, quando colocas em DUAS xícaras pequenas (25 - 30gr em cada uma).

Agora se colocas tudo em UMA xícara grande, aí terás: UM espresso duplo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galerinha,

 

De novo....

 

 

Voltemos ao tópico senão, alguns tópicos do Clube ficarão imensos e inviáveis para serem lidos pelos novatos.

 

Grato

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vcs são uns fanfarrões mesmo né?,

 

O Edson lá atrás desvia do tópico e pergunta o que vai sair do seu ovo, digo, do seu kinder ovo e depois sobra tudo pra mim né?

 

 

Bunitinhos....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Huiiiii !!!! Nem quero ver o que vai sair do ovo dele.....kkkkkkkk Tô Fora !!!!

 

Agora Rodrigo onde encontro esse tipo de informação no fórum....tenho que ler com mais calma porque me enrolo todo nesse sentido....kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue a dica do Bernardo acima que tá perfeita. Eu não faria melhor! :P

 

Lendo novamente a dica dele prestando mais atenção consegui entender certinho....Valew Rodrigo

 

Agora voltando ao assunto tem uma pipoqueira da Cadence POP 200 será que seria tão boa quanto a Mondial ?? Alguém aqui utiliza esse modelo ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Fazia um bom tempo que eu não torrava. Como fiquei sem café, coloquei a Pop Fun pra desenferrujar e foram 3 torras na sequência:

 

-162g de Café da Moça, com perda de 15,5% em massa

-162g de Monte Verde, com perda de 13,4% em massa

-162g de Chapadão 911 ou Condado com perda de 14,1% em massa (mudei embalagens, então não estou certo de qual é até provar)

 

Vamos ver no que dá daqui a alguns dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está certo o Rodrigo, pra mim sem condições de torrar 80/100g por fez, é muita função no Gene estou fazendo 3 a 4 batch de 220g cada e pelo menos uma vez por semana tenho que torrar. Como meu consumo é meio alto o ideal pra mim mesmo seria um torrador que desse para torrar até 500g/batch, mas também não reclamo pois posso variar os perfis de torra e as vezes fazer 3 torras diferentes e fazer um blend com o mesmo grão o que fica bem interessante.

Minha pipoqueira usei muito pouco e esses dias queimou, aqui não tem assistência da Mondial liguei na assistência pois está na garantia e eles disseram que se for acima de 100km da cidade mais próxima que tenha assistência técnica eles mandariam um código postal para enviar para o concerto, mas como tem cidade mais próxima cerca de 40km eu tenho que levar até lá para eles arrumarem, ou seja, como vou sair daqui no meio da semana e levar a pipoqueira em outra cidade para arrumar , fora o tempo tem o custo que acaba não compensando, vou mandar em qualquer assistência técnica aqui mesmo e pagar o concerto. Acho que eles estão errado em agir dessa forma mas nem tenho tempo para correr atras disso, é lamentável empresa agir assim, pra mim a marca fica manchada e acabo não tendo interesse em adquirir qualquer outro produto da Mondial, enfim, um consumidor a menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Em conversa em outro tópico (mostre sua torra), sugeri a introdução de um PID na pipoqueira.

 

Embora o controle de velocidade de ar não seja ideal (não sei não, as vezes, ao invés de diminuir a potência da ventoinha, pode-se aumentá-la), o PID não influiria em nada na voltagem, de forma que apenas a temperatura variaria de acordo com a programação do setpoint.

Seria uma modificação relativamente simples.

Pode-se controlar a passagem de voltagem (abrir ou fechar o circuito) sem mexer em nenhum fio da pipoqueira. Eu faria da seguinte forma: confecção de uma caixinha de controle que ficaria ao lado da pipoqueira. Com o uso de uma tomada de 20A fêmea, eu ligaria o neutro em uma das extremidades da tomada e o fase no relê SSR, que, por sua vez, seria controlado pelo PID. O sensor termopar sairia dessa caixinha direto para a pipoqueira e seria instalado na câmara onde o café é aquecido (usaria daqueles que tem apenas uma pontinha metálica e suportam até 300ºC, pois o furo seria minúsculo (3 a 4mm) e possibilitaria que a ponta do sensor ficasse imersa na massa dos grãos, sem tocar nas partes metálicas da pipoqueira).

 

Segue pequeno diagrama tosco feito para exemplificar a idéia:

 

10292369523_a1296c271c_c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando o post anterior, você apenas ligaria a tomada (macho) que sai da pipoqueira nessa caixinha para adicionar o controle de temperatura. Obviamente, também sairia da caixinha um cabo com tomada macho no final para ser ligado o PID na rede elétrica, de forma a permitir a passagem de corrente para a pipoqueira.

 

Não é para qualquer um, é claro, porque mexer em eletricidade sempre envolve risco de choque e até de morte. Portanto, não se aventure se não souber o que está fazendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, o PID dessa forma ficaria abrindo e fechando a corrente da pipoqueira para manter a massa de grãos na temperatura programada, o que cortaria também o fluxo de ar né?

Se entendi corretamente, seria como ficar ligando e desligando a pipoqueira manualmente para manter a temperatura dentro de um valor estipulado acompanhando por um termômetro culinário, mas de forma mais precisa, é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, mas de uma forma muito mais rápida e humanamente impossível de ser realizada manualmente (lembre-se que estou falando de uma saída relê ssr, e não de uma saída controlada por relé mecânico).

 

Se quiser mexer mais um pouquinho, você poderia fazer um bypass na ventoinha (colocando um resistor da mesma potência do que ela, para evitar que o excesso de voltagem não consumida vá para a resistência (e a queime)) e introduzir um transformador de notebook ligado diretamente a ela (18V acho que é o suficiente para um vento bem acelerado) para manter o fluxo de ar mesmo quando cortada a corrrente da pipoqueira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari,

 

Sua consideração me deixou intrigado.

 

Pensando melhor, não dá para apenas introduzir o PID, porque, ao se cortar a corrente de ar, a agitação dos grãos seria paralisada e o café acabaria por queimar ao encostar e ficar em contato com a parte metálica da câmara da pipoqueira.

 

Tem que, aliado a isso, alterar a forma de ligação da ventoinha. Não é tão simples como eu havia pensado, portanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nussa!! Ainda bem que você deixou bem claro: "Não é para qualquer um, é claro, porque mexer em eletricidade sempre envolve risco de choque e até de morte. Portanto, não se aventure se não souber o que está fazendo." kkkkkkkkkkk

 

Cara.. Realmente suas dicas devem ser ótimas, só não consigo entendê-las..

 

Pena que fiz Engenharia Mecânica.. Se fosse Engenheiro Eletricista tinha mandado ver!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem sabe, introduzir uma segunda ventoinha no lugar da primeira, mas sem desconectá-la dos fios que a ligam à rede elétrica e à resistência (tira a ventoinha original do lugar e deixa ela apontada para outro lado, colocando aquela ligada a um transformador AC/DC no lugar da antiga, que fique ligada o tempo inteiro durante a torra)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora que há relatos de pipoqueiras que desarmam um fusível térmico se desligadas em alta temperatura (comigo nunca aconteceu), tem que ver se um PID direto na corrente priméria não poderia acabar gerando esse desarme nas fases finais da torra.

 

Porém, aquele dimmer que você postou o link em outro tópico me deixou curioso, você acha que dá pra ligar ele direto na resistência para controlar a intensidade dela isoladamente (deixando a ventoinha constante), será que esse dimmer aguenta a potência da resistência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Fora que há relatos de pipoqueiras que desarmam um fusível térmico se desligadas em alta temperatura (comigo nunca aconteceu), tem que ver se um PID direto na corrente priméria não poderia acabar gerando esse desarme nas fases finais da torra.

 

Porém, aquele dimmer que você postou o link em outro tópico me deixou curioso, você acha que dá pra ligar ele direto na resistência para controlar a intensidade dela isoladamente (deixando a ventoinha constante), será que esse dimmer aguenta a potência da resistência?"

 

Acho que não há risco muito grande de desarme, uma vez que as temperaturas estarão sob um controle muito maior e, abaixarão ao invés de aumentar se realizado o bypass que eu falei.

 

O dimmer aguenta com certeza - sua potência é de 3000W quando ligado a rede de 220V. Deve ser um pouquinho menor na rede 110, mas ainda suficiente para o controle de apenas uma resistência (em torno de 800W, se não estou enganado). Tinha um menos potente ligado no meu forno nas fases iniciais de modificações (além do PID, eu tinha colocado um desses para diminuir a intensidade de calor da resistência superior para possibilitar maior controle dos assados, que se revelou desnecessário posteriormente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei, contudo, se daria certo ligar o dimmer na resistência, sem isolá-la da ventoinha. Como elas são ligadas em série, não sei se o dimmer, mesmo introduzido entre ambas no circuito elétrico (normalmente, a ventoinha está ligada ao fase e, no fio que sai dela, a resistência, que se liga ao neutro - ou viceversa (neutro-fase)) não alteraria a velocidade do ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em suma, alterar a pipoqueira para torrar adequadamente café envolve alterar o circuito elétrico, de forma a isolar o funcionamento da resistência do funcionamento da ventoinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa é certa, o dimmer serviria para fazer esse isolamento, desde que deixada a saída na voltagem adequada ao funcionamento da resistência. Por exemplo, se a resistência for 92V, eu deixaria ele em 70% da potência máxima.

 

Lembro que a resistência da pipoqueira queima fácil (por isso, o fusível térmico), de forma que a ventoinha deve ficar semple ligada, de forma a refrigerá-la.

Eu deixaria o ventilador ligado diretamente a um transformador e a resistência, diretamente à saída do controlador de voltagem. O uso de um amperimetro seria ótimo para definir a voltagem ideal de saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo que pensei Guilherme, há uns posts mais pra trás relatando uma alteração na pipoqueira (inclusive com fotos) para inserir uma fonte de notebook para controlar a ventoinha e isolá-la do circuito da pipoqueira, o que tornaria possível o controle da resistência com o dimmer (naquele caso, se não me engano, foi usado um thermobanho). Minha intenção é justamente inserir uma fonte independente para a ventoinha e num primeiro momento deixar ela sempre ligada a uma velocidade constante e ter apenas o controle da resistência com o dimmer.

 

Minhas dúvidas eram justamente (1) que tipo de dimmer aguentaria a potência da resistência sem derreter e (2) se a resistência vai suportar essa modulação de voltagem sem queimar fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...