Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Marato, também não tive sucesso na primeira tentativa.

 

Minha pipoqueira Mondial chegou neste final de semana. Na primeira torra queimei o café com 2:15 hs :) depois do primeiro crack fui tudo muito rápido.Não desisti, liguei uma extensão de 5 metros ai então consegui queimar com 4 minutos.. :P ... parei por ai para não estragar mais café.

Hoje comprei o thermobanho no ML e estou esperando os termômetros chegarem da china para fazer outros testes.

No olhômetro e sem o controle de potência ja vi que não dá.

Pelo que eu estou lendo nos relatos aqui no fórum, ou há uma diferencia de voltagem brutal nas casas, ou essas pipoqueiras saem de fabrica cada uma com um potência diferente.

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei a torrar também na pipoqueira. Já fiz duas torras.

Como estou sem balança em casa, coquei a quantidade meio a olho.

Mais ou menos uma tampa de medida da pipoqueira PopFun.

 

Mas pelo visto a quantidade foi pouca.

A agitação estava boa desde o começo, apenas ajudei um pouquinho só com uma colher de pau no início.

Depois foi sozinho.

Fiz duas paradas pra ter uma torra um pouco mais prolongada, mesmo sem saber em quanto tempo começaria o

primeiro crack sem paradas.

No fim das contas foi um torra muito demorada pelo que tenho lido aqui.

O 1º crack começou lá pelos 6 -7 minutos e parei a torra com quase 10.

A cor ficou boa e bastante homogênea, mas os cracks foram muitos esparsos e ouvi poucos.

 

Acho que a quantidade foi pouca a temperatura demorou a subir, e acabou prolongando a torra.

 

Alguém sabe dizer mais ou menos quantos gramas cabem naquela tampinha de medição, para eu ter uma base?

 

Vou tentar colocar um uma quantidade maior para testar da próxima vez.

Em breve devem chegar o termômetro e balança. Até lá terei que fazer no olhômetro mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui vão algumas dicas p/ torrar na pipoqueira sem termômetro:

 

- Tenha sempre ao lado da pipoqueira uma pequena amostra de café torrado o mais próximo possível do ponto que você deseja torrar o seu.

- Não tente ligar e desligar a pipoqueira, a chance de parar no ponto errado e travar a torra é muito grande.

- Redobre a atenção assim que ouvir o primeiro estalo do 1º crack

- No final, muita atenção à cor e à expansão, comparando com a amostra. As duas são igualmente importantes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A propósito, da minha experiência pessoal, a torra de pipoqueira sempre resulta em grãos mais torrados internamente do que na face externa. Tanto é assim que o pó sempre é mais escuro que os grãos. Para as próximas torras, tentarei parar ainda mais cedo para ver como é que fica a bebida.

 

Outra diferença que percebo é que a cor dos grãos torrados na pipoqueira sempre é de uma tonalidade mais fria que os grãos torrados em tambor. Percebo que quaisquer grãos que compro já torrados tem uma cor marrom de tonalidade quente, mais clara ou mais escura conforme o caso. Eu jamais consigo atingir nada parecido, minhas torras tem sempre uma tonalidade mais fria. Obviamente que não é coincidência. Alguma reação que precisa de mais tempo para ocorrer e que causa essa característica não tem tempo de se desenvolver na pipoqueira, é a minha teoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um lembrete aos pipoqueiros de plantão. A temperatura ambiente também influencia o tempo de torra, já que o ar é puxado por baixo da pipoqueira. Agora, por exemplo, está 18 graus em SP. Provavelmente na Bahia está 25...

 

No meu finado diário de torras dava para ver claramente isso, pois eu sempre anotava o tempo da torra e a temperatura ambiente no dia. Infelizmente não sei mais onde o guardei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu torro sempre dentro de casa, não acho que a temperatura ambiente altere DEMAIS o tempo de torra, embora influencie. Eu, por exemplo, tenho abandonado o termômetro como método de acompanhamento integral da torra de pipoqueira. Salvo se ele estiver soldado em um ponto fixo do equipamento, informará cada vez leituras diferentes do processo. Prefiro atenção total nos demais detalhes: cor, sons e aromas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Eu torrava sempre na varanda, o que fazia do clima uma importante variável.

 

Quanto ao termômetro você está certo. É por isso que eu fiz um furo na carcaça da minha pipoqueira, encaixei o termômetro lá e nunca mais mexi. Depois de um tempo percebi que havia locais melhores para coloca-lo mas já tinha tanta experiência com o termômetro naquele ponto que preferi deixa-lo lá permanentemente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, Leo. Quase que invariavelmente o primeiro estalo ocorre aos 200C onde costumava medir com o termômetro. Depois desse ponto a rampa de temperatura é muito rápida, e temos que ser ágeis. Como eu já peguei mais ou menos o tempo que essa etapa seguinte leva, vou me guiando pela cor e demais indícios.

 

Outro dia li em algum lugar (acho que na Roast) que um dos melhores investimentos que se pode fazer é comprar uma lâmpada potente de luz do dia (=que não altere as cores) pra acompanhar a torra. Isso, somado a sugestão do Lucas de ter uma amostra-alvo ao lado da pipoqueira, parece ser uma dica quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, para avaliação da cor, do grão e do pó utilizo uma lâmpada incandescente de luz azul (solar), desde que a luz natural, dependendo da intensidade acaba enganando e a luz artificial tanto incandescente quanto fluorescentes dão falsa cor.

Alias essa a mesma luz que uso para ler, em papel :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Ontem à noite decidi repentinamente fazer uma torra de chapadão na pipoqueira. Como estava com espírito de porco, decidi enfiar 160g na pobrezinha. Com essa quantidade, tive que chacoalhar o tempo todo, pois nem depois do início do primeiro estalo ela dava conta sozinha. Não foi surpresa pra mim, entretanto. Por sorte, estava com o braço em dia e aguentei o tranco! B)

 

Primeiro estalo iniciando ao redor dos 6min, torra encerrando aos 8min ao final do primeiro estalo. Cor bastante uniforme, talvez um City+. Nenhum grão com qualquer indício de óleo. Descartei ao redor de 20 grãos outsiders (claros demais ou excessivamente torrados).

 

Terminei com 137,1g de café torrado (antes do descarte dos 20 grãos), com uma redução de massa de 14,31%.

 

OBSERVAÇÃO: Se alguém for fazer isso em casa, faça por sua conta em risco. Não me responsabilizo por pipoqueiras queimadas, queimaduras, incêncio, etc. ;)

Editado por Rodrigoks
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKKKKKKKKKK

 

 

Se o pessoal da fábrica da pipoqueira visse a cena iam dizer que o Rodrigo é louco!!!!!

 

Imagina: Café ao invés de pipoca e 160 gramas ainda, chacoalhando igual um doido!!!

 

Hahahahahahaha

 

 

Hilário esses caras do sul...... kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ilícito penal que resultou em 137 deliciosas gramas de chapadão de ferro lote 911 em 8 minutos, conseguindo prolongar o primeiro estalo por 2 minutos.

 

Não me arrependo e farei novas torras com essa quantidade. Porém esse é o limite da pipoqueira com o prolongador de câmara que fiz, que é o que permite chacoalhar sem despejar os grãos pela varanda toda. Nada mau o desempenho, não? Ainda vou filmar isso pra vocês rirem um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje comprei a minha Mondial Pop Fun pra começar a me aventurar nas torras caseiras. Balança e termômetro também já estão a caminho.

 

Ontem minha esposa me viu fazendo um café com celular cronometrando a extração e uma balança antiga do lado (usei pra calibrar a compactação) e já está achando que eu sou meio maluco. Espero que ela nunca me veja dando uma de bartender com a pipoqueira no meio da cozinha, senão é capaz de querer me internar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não dá, Fogo. Dá pra fazer uma comparação entre cozinhar em uma frigideira salteando (que é mais ou menos o que faço com a pipoqueira) e entre mexer com uma colher da pau. A eficiência do primeiro procedimento é muito maior, deixando a torra homogênea. Fora que o simples mexer com uma colher de pau não libera o fluxo de ar, o que provavelmente causaria a queima da pipoqueira por obstrução. "Saltear" permite que o fluxo de ar seja constante e mais livre, o que também prolonga a torra. É trabalhoso, mas funciona. No final, compensa o trabalho, pois faço praticamente a quantidade de 2 torras convencionais de pipoqueira em 8 minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é claro que dá... por mais de um ano só agitei com colher de pau, nunca obstruiu e nem queimou a pipoqueira e conseguia finalizar em 8 minutos.

 

Estou indagando porque acho que é muito trabalho o método de chacoalhar a pipoqueira para um resultado igual.... não vejo diferença entre os dois métodos.

 

Concorda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é claro que dá... por mais de um ano só agitei com colher de pau, nunca obstruiu e nem queimou a pipoqueira e conseguia finalizar em 8 minutos.

 

Estou indagando porque acho que é muito trabalho o método de chacoalhar a pipoqueira para um resultado igual.... não vejo diferença entre os dois métodos.

 

Concorda?

 

Com 160g? Testa aí. Acho que você vai fazer jus ao apelido de Fogo Ruivo. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Estou torrando na pipoqueira há pouco mais de 1 mês, e ainda estou tentando aprender a acertar as torras.

Neste início usei o cafe do Curto Cafés.

Apesar se ainda estar com problemas em achar o momento de finalizar a torra ( na maioria das vezes acabou torrando um pouco demais), tenho

consegui resultados razoáveis. Quando chegar o termômetro que pedi acho que vai dar pra controlar melhor.

 

Enfim, recebi esta semana o café Frutado da Unique cafés, porém verifiquei um "comportamento" bem diferente.

O Café da Curto café, independente das formas que tentei torrar, (quantidade, paradas pra prolongar a torra), sempre termina com grãos

bastante homogêneos e com boa expansão.

Porém o café Unique é completamente diferente, torra completamente heterogênea a ponto de ter grãos brancos, quase crus e grãos

bem pretos. E a expansão dos grãos também não é uniforme, resultando grãos expandidos e outros quase sem expansão.

Será que isso é uma característica deste café?

Alguma dica pra usar neste café especificamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, Boa Tarde! Tenha torrado café da Unique na pipoqueira e ao contrário do que vc descreveu tenho torras homogêneas e grata expansão do café, torras com 04"10" em média. Potanto não acredito que isso seja caracterísitca do café e sim algo de errado no momento da torra.... Tempo da torra , Paradas , quantidade café cru , entre outros fatores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

 

O Unique Frutado é um dos cafés que conheço cuja torra fica mais homogênea. Deve ter algum ajuste na sua rotina que precisa ser feito...

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Humm. Vou verificar mais por aqui.

Ver se houve algo com a pipoqueira ou se é o café.

Não tenho mais o curto pra testar, mas tenho um café genérico aqui que já torrei.

Vou ver se o comportamento dele muda também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz minha primeira torra hoje(A pipoqueira estava parada e embalada a mais de seis meses).

 

Seguindo as dicas para torrar o chapadão comecei no fornos(5 minutos aprox) até mudar de cor.

Terminei na pipoqueira, 1 minuto depois do primeiro crack.

Mas não consegui colocar o termômetro e esqueci de anotar o tempo.

Fiz um coado agora a noite e não ficou essas coisas todas não, meio sem gosto. Sei lá, não sou muito com gostos mesmo.

 

20130416154903.jpg

A minha

 

E uma torra media clara que tenho só pra comparar a cor

20130416154910.jpg

 

Depois fiz uma usando a técnica do step, mas acho que meu termômetro está meio bichado,esperei até o segundo crack que só veio por volta dos 240ºC e pela coloração acredito que está próximo de cinza, só deve servir para espresso e olhe lá.

Sim a torra com os steps ficou próxima aos 13 minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...