Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Tenta fazer pipoca mesmo. Se não fizer, devolve pra loja :)

 

Realmente, há um defeito nela. Sequer conseguiu estourar 10% do milho de pipoca. :( Vou levá-la a uma assistência técnica pois, o prazo legal de troca/devolução já expirou.

Quanto à torra feita (em 34 minutos), estou utilizando para o coado. Deu um resultado que considero bom.

Obrigado a todos pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Salve galera;

 

Hoje eu fiz a minha primeira torra na popfun, foram exatos 4:40 min, nossa começou uma fumaçeira eu achei que fosse pegar fogo!!! auhauahau ai eu parei, gostaria e compartilhar as fotos do cafe torrado ( cafe verde da feira mesmo, nada de especial, é p ir treinando).

Como eu nunca tinha torrado em casa eu não sei mas eu acho que ficou muito preto... vamos esperar p ver.

Eu li aqui no forum que eu tenho que esperar 5 dias para utilizar este cafe, esta informação procede? Vou esperar esfriar pa fazer uma torra a 4 min....

 

*Como vcs fazem para limpar a pipoqueira??? pois a minha esta tudo suja do oleo? vcs a colocam sobre a agua??

 

foto3tq.jpg

foto2jf.jpg

foto1yg.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera;

 

Hoje eu fiz a minha primeira torra na popfun, foram exatos 4:40 min, nossa começou uma fumaçeira eu achei que fosse pegar fogo!!!

Como eu nunca tinha torrado em casa eu não sei mas eu acho que ficou muito preto...

Eu li aqui no forum que eu tenho que esperar 5 dias para utilizar este cafe, esta informação procede? Vou esperar esfriar pa fazer uma torra a 4 min....

 

*Como vcs fazem para limpar a pipoqueira??? pois a minha esta tudo suja do oleo? vcs a colocam sobre a agua??

 

Olá,

 

vc não se enganou, mais um pouco na pipoqueira e iria pegar fogo, os grãos estão muito pretos, quase queimaram. Tente fazer umas pausas na torra pra não torrar muito rápido, vc pode ir desligando a pipoqueira por exemplo.

Nesse café, provavelmente só gosto de cinza e queimado.

Vc pode esperar 24-48 horas pra tomá-lo no coado, aeropress, french...

Pra espresso melhor esperar mais um pouco por causa da liberação de CO2.

Entretanto pela cor, acho que no espresso vai ser difícil de tomar...

Pra limpar vc pode usar detergente neutro e uma bucha.Na minha pipoqueira eu desmontava ela, e esse recipiente onde ficavam os grãos, tipo um copinho, dá pra ser retirado e lavado.Eu lavava e de vez em quando usava pra pipoca mesmo...

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... cara ele ta com cheiro e queimado, vou esperar para experimentar o carvaozinho... eu coloquei aprox 100 gramas, (minha balança não é de precisão), ja encomendei uma na dx.

 

Eu fiz outra torra so que eu acho que foi muito cafe pois ele não circulava direito dentro pipoqueira, na minha balança caseira deu aprox 110 gramas... eu deixei 3:55 minutos direto. Eu não sabia que podia desligar a pipoqueira eu achava que se começasse teria que torrar até o final...

 

Olha uma duvida se eu desligar a pipoqueira eu paro o crono?

 

foto2jat.jpg

foto1ht.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Incline um pouco a Pipoqueira durante a torra e tire enquanto ainda estiver um pouco mais claro. Dica: o uso de um termômetro de espeto ajuda. Se usar um termômetro na massa de café - sem encostar no fundo - tire quando chegar em 225•C

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Comprei a pipoqueira Mondial, e agora depois de apenas 2 torras feitas, a terceira e quarta torra levou 17 minutos, e chegou numa cor boa, mas em momento algum ouvi o 1º estalo, pergunto então:

 

17 minutos, acho que a pipoqueira deu problema, ok ?

Posso consumir o café sem ter dado o 1º estalo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

100 grs. As primeiras 2 vezes levou na faixa de 7 minutos, lembrando que na 2ª vez ele soltou o óleo, será que o óleo foi para as resistências ? Na 3ª usei um extensão e deu 20 min, achei que fosse algum mal contacto na extensão, mas na 4ª voltei a usar direto na mesma tomada da 1ª vez e deu os 17 minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ter queimado uma das resistências. A pipoqueira tem duas, uma mais forte que serve para o aquecimento propriamente dito, e outra que também aquece porém tem a função principal de regular a corrente para o ventilador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas torras não deram certo, conforme relatei aqui a alguns posts atrás. A questão é que aqui onde moro tem um problema de tensão. Problema este que me fez perder tempo levando a pipoqueira para a assistência técnica. Lá, quando foi testada funcionou perfeitamente, fazendo pipoca em 5 minutos. Enquanto que eu tentando preparar levou 12 minutos e nada de pipoca estourar.

Quando tentei torrar o café Chapadão de Ferro, deu 35minutos e nada... :(

Como estou de mudança vou ver la na nova residência como fica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Alguém está usando a pipoqueira Cadence aí? sabem me dizer se é muito diferente da Mondial?

 

Obrigado

 

Eu já usei. Corre dela, Não presta. Enquanto na outra dá pra usar uns 100g, na cadence com uns 40g ela já desarma...

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Comprei uma pipoqueira e estou para encomendar meus primeiros verdes . A pipoqueira em questão é a Arno pop kids ( alguma coisa do tipo não me recordo do nome no momento ) tem 1250 w alguém tem ela , funciona bem ? Fiquei com uma duvida ao ler este tópico , li que algumas pessoas recomendam inclinar a pipoqueira para reduzir o tempo de torra , mas isto não interfere na rotação dos grãos ? E não entendo como a inclinação da pipoqueira pode afetar o tempo de torra, alguém, poderia me explicar ?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, interfere na dinâmica de rotação dos grãos, dependendo do ângulo de inclinação. Vale experimentar diversos.

 

Quando você coloca apenas uns dois dedos de água dentro de um copo, aparece o fundo ao inclinar um pouco, não? Na pipoqueira acontece o mesmo com o café, com a diferença de que existe um fluxo de ar quente proveniente do fundo, que pelo efeito da inclinação atravessa uma massa menor de café, aquecendo menos os grãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, interfere na dinâmica de rotação dos grãos, dependendo do ângulo de inclinação. Vale experimentar diversos.

 

Quando você coloca apenas uns dois dedos de água dentro de um copo, aparece o fundo ao inclinar um pouco, não? Na pipoqueira acontece o mesmo com o café, com a diferença de que existe um fluxo de ar quente proveniente do fundo, que pelo efeito da inclinação atravessa uma massa menor de café, aquecendo menos os grãos.

 

Valeu pela explicação Rodrigo :) . Agora te pergunto como você acha que devo realizar minha primeira torra ? Encomendei o vale do caxixe alguma recomendação para este cafe ? E também se não for abusar da sua boa vontade , se possível ( pois estou pesquisando pra caramba e ainda não encontrei ) uma explicão dos tipos de torra , por exemplo : full city- realizada em temperatura x , e com talvez alguma foto da cor da torra.

 

Obs : será que minha pipoqueira tem algum tipo de pausa de segurança , que ao atingir a temperatura x ela desliga automaticamente ? Pois se ela funcionar assim penso que isso pode ser uma grande " pedra no meu sapato " , digo no meu café :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha nunca desarmou, mas outros usuários já passaram por essa experiência. Em uma primeira torra, eu pesaria 100g de café em um recipiente e ligaria a pipoqueira, despejando os grãos aos poucos até que o redemoinho fique relativamente lento, mas sem parar. Provavelmente a pipoqueira não aceitará os 100 g de grãos sem ajuda para agitar, por isso esse teste. Faria a primeira torra sem inclinar. Colocaria um termômetro com a ponta no meio da massa de grãos. Deixaria uma câmera filmando tudo, e invadiria o segundo estalo até o ponto de os grãos ficarem brilhantes. Vai ser um café perdido, mas você vai aprender muito sobre o andamento da torra: ao final, vendo o vídeo, poderá identificar a fase de desidratação (vapor saindo pela pipoqueira), o início, auge e fim do primeiro estalo, o início e auge do segundo, os indicativos da fumaça saindo do equipamento, etc etc etc.

 

Esse log inicial será o test drive da sua pipoqueira, e poderá começar a planejar suas próximas torras a partir daí.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas Rodrigo : ) . Em relação ao termometro , pelo fato dele ser meio curto não irei conseguir deixa-lo no meio dos grão ( logo,logo irei providenciar um maior) , porém é possivel coloca-lo um pouco acima dos grãos , talvez até entrando um pouco para dentro . Gostei da idéia de "sacrificar" a primeira torra , assim sabendo o tempo que demora até chegar ao primeiro crack e para chegar do primeiro até o segundo ; poderei controlar melhor a segunda torra , sabendo exatamente em quanto tempo parar.

Irei filmar e depois postarei os resultados aqui :)

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, Rodrigo, prestará um serviço para os principiantes na torra de pipoqueira.

Advirto que esses tempos podem variar se você utilizar mais ou menos grãos, se o tipo de grão for diferente, se houver variação na voltagem, etc. Mas é uma excelente referência para uma determinada massa de grãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia!

 

Sou iniciante na arte do café, principiante mesmo, ainda estou bem cru.... mas tenho lido muita coisa aqui no clube e aprendendo um pouco, pois bem , gostaria de saber dos amigos se algum de vcs tem ou conhece a Pipoqueira - POP FUN MONDIAL, gostaria de saber se ela seria uma boa opção para torrar café.

Outra coisa seria a respeito do termometro, qual o termometro pode ser usado para tal função... seria qualquer termometro digital? onde posso comprar um?

Aguardo as respostas

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, Boa Tarde!

 

Ja estive na página 01 entre outras, gostaria de uma opinião sua a respeito da pipoqueira que mencionei - MONDIAL POP FUN , ela tem 1100 w e tenho a intenção de comprar uma 220 v, os watts e a voltagem irão interferir na torra? o que vc pode me falar a respeito uma vez que vc tem bastante experiência no tópico.

 

Aguardo e agradeço desde ja a sua colaboração ou a colaboração de qualquer outro amigo aqui do clube

 

Abraço

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que a pipoqueira que o Rafa começa o tópico é justamente a Pop Fun, e a pipoqueira que a marioria do pessoal do forum tem. E tem um outro tópico que também fala especificamente dela, como título. Basta usar a ferramenta de busca que tenho certeza que você vai encontrar.

 

Resumindo: a pipoqueira de que quase todos falamos falamos no forum é a Mondial Pop Fun.

 

PS: Não tô de má vontade com vc, mas agindo didaticamente pra que se acostume a usar a ferramenta de busca, que é muito importante e útil.

Editado por Rodrigoks
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...