Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Olá, adquiri o café Chapadão de Ferro, conforme o tópico com este nome. O café já chegou e vou fazer a primeira torra em pipoqueira.

Porém, ainda tenho dúvidas quanto ao procedimento correto. Li bastante aqui sobre torra em pipoqueira, mas ainda assim continuo na dúvida. Vamos a elas:

Existe um procedimento anterior com os grãos, antes de colocá-los na pipoqueira?

Falaram sobre prolongar a torra na pipoqueira. Isso é significativo no resultado final da torra?

Tenho uma extensão de 10m (fio grosso). Se eu utilizá-la na pipoqueira terei melhores resultados na torra?

Alguém fez torra para espresso com este grão na pipoqueira? O que achou? Finalizou com quanto?

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Silverlandio, o Chapadão é um grão com densidade maior do que o usual, sendo, por isso, mais difícil de torrar.

 

Se puder, inicie o processo em um forno e finalize a torra na Pipoqueira, tomando cuidado para não queimar o café. Se tiver um forno que tenha sistema de convecção (turbo forno) melhor ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixe os grãos no forno até começarem a amarelar e depois coloque-os na Pipoqueira. Ja fiz boas torras assim. Não se esqueça de mexer os grãos no forno, para que eles não fiquem muito tempo em contato com a forma e acabem ficando com pontos de queimado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Silverlandio, o Chapadão é um grão com densidade maior do que o usual, sendo, por isso, mais difícil de torrar.

 

Se puder, inicie o processo em um forno e finalize a torra na Pipoqueira, tomando cuidado para não queimar o café. Se tiver um forno que tenha sistema de convecção (turbo forno) melhor ainda.

 

Só tenho o forno do fogão mesmo. Serve? Se sim, quanto tempo tenho que deixar lá o café? e a qual temperatura? retirá-lo quando? Precisa deixar esfriar antes de colocá-los na pipoqueira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem problema, desde que seu forno aqueça bem. Eu, no seu lugar, faria assim: deixe o forno pre-aquecer por uns bons 15min. Depois que ele estiver bem quente (acima de 200º, já dá para começar) (não se esqueça que essa é apenas a temperatura externa do grão, que demorará bastante a alcançá-la - daí a importância do forno ser pré-aquecido), introduza os grãos em uma forma de assar bolo ou pão (travessa de aço ou alumínio esquenta mais rápido), deixe uns 2 minutos, abra e mexa rapidamente, feche, aguarde mais dois minutos (para o forno recuperar o calor perdido quando você abriu a porta), abra novamente, mexa etc e vá acompanhando até os grãos mudarem da cor verde para amarelo-bronzeado *. Quando isso ocorrer, significará que o grão está acabando o processo endodérmico e em breve entrará na fase exodérmica (crack). Retire-os da assadeira e, com o uso de um funil (não de plástico) ou algo similar, coloque-os na pipoqueira. Você verá que, em no máximo 2 minutos, começará o crack (que será bem intenso, uma vez que todos os grãos, quando colocados na pipoqueira, estavam em temperatura similar); deixe-os na pipoqueira até o primeiro crack começar a perder intensidade e o café estará bom tanto para coado como também para expresso.

 

* obviamente, os grãos podem ficar com pontos de queimado se demorar demais para mexer. Mas, por outro lado, há o risco de travar a torra se ficar abrindo demais o forno. Você terá que, com experiências, chegar a um tempo razoável em que, mexendo os grãos para não queimar, não deixe o forno perder muito calor. (esse negócio de torrar café com equipamento doméstico é trabalhoso mesmo, mas é muito prazerozo);

 

Ps: O Bernardo tem bastante experiência em torrar em forno (embora ele tenha um que fornece calor por convecção), claro que ele agora deve torrar apenas no GENE. Talvez ele possa dar umas dicas também.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço,

 

Guilherme.

Editado por Guilherme Torres
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de dizer que eu não deixaria a assadeira no forno enquanto o tivesse pré-aquecendo. Coloque os grãos na assadeira fria mesmo, isso diminuirá o risco de eles ficarem queimados. Começaria com uma pequena quantidade, inicialmente, para não perder muito café no processo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A explanação de Guilherme esta perfeita, nada a acrescentar :-)

Também da para fazer double roasting, mas isso e um outro capitulo.

Daqui a um tempo vou experimentar novamente com o forno, tenho algumas ideias novas para torrar quantidade maiores, mas por enquanto não tenho o que fazer com mais cafe ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrar não é minha praia, então não sei quais pipoqueiras servem ou não. A Cadence (serve?) em 127 V está em promoção à vista por R$ 68,77 (também não sei se é barato).

 

Aqui: http://www.kabum.com...26390&origem=61

 

Atenção: esta NÃO serve... veja próximos posts......

Editado por Anita
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrar não é minha praia, então não sei quais pipoqueiras servem ou não. A Cadence (serve?) em 127 V está em promoção à vista por R$ 68,77 (também não sei se é barato).

 

Aqui: http://www.kabum.com...26390&origem=61

 

Fujam dessa da Cadence.Já comprei e num torra nem 50g por vez...

Fujam da Kabum tb...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, nada de Cadence. Já editei o post anterior.

 

Por outro lado, comprei 3 câmeras digitais compactas lá, Rafa, para dar aula para as crianças e chegaram sem crise. E o preço era realmente bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas dicas tão boas demais.

Se conseguir seguir todas direitinho quando chegar a pipoqueira não vou perder um grão

hehehe

 

E ainda vou atrás da bolinha por aqui, pq pedindo pela net o frete fica caro demais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas dicas tão boas demais.

Se conseguir seguir todas direitinho quando chegar a pipoqueira não vou perder um grão

hehehe

 

E ainda vou atrás da bolinha por aqui, pq pedindo pela net o frete fica caro demais

 

Pedro, se você a encontrar aí em Natal, me avisa. Estarei passando o final de ano em João Pessoa e, se for o caso, dou um "pulinho" aí.

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas dicas tão boas demais.

Se conseguir seguir todas direitinho quando chegar a pipoqueira não vou perder um grão

hehehe

 

E ainda vou atrás da bolinha por aqui, pq pedindo pela net o frete fica caro demais

Pedro, tenho um tio que vai a Currais Novos em janeiro. Ele disse que lá tem a bolinha com certeza. Também achei os fretes caros demais. Mas vamos procurar por aqui, no alecrim, em Parnamirim, sei lá. Se não acharmos, em janeiro acho que dá certo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por outro lado, comprei 3 câmeras digitais compactas lá, Rafa, para dar aula para as crianças e chegaram sem crise. E o preço era realmente bom!

Tb nunca tive problemas com a Kabum.

 

Estou com uma ação na justiça contra eles.

Eles não respeitam o prazo de 7 dias de devolução do CDC.Segundo a "lei" do kabum o prazo pra reclamar e fazer uma devolução é de 48 horas, diferentemente do CDC que é 7 dias...

Como eles não quiseram me atender, entrei no tribunal de pequenas causas.

Já fui um bom cliente da Kabum, hoje não compro mais lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma outra dica que posso repassar é que tem um vídeo em um post no forum no qual a mulher que está torrando coloca uma folha de alumínio na assadeira e despeja o café em cima e vai mexendo conforme a dica do Guilherme, talvez a colocação da folha de alumínio possa ajudar na questão de evitar os pontos de carvão na torra.

 

ABCS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, tenho um tio que vai a Currais Novos em janeiro. Ele disse que lá tem a bolinha com certeza. Também achei os fretes caros demais. Mas vamos procurar por aqui, no alecrim, em Parnamirim, sei lá. Se não acharmos, em janeiro acho que dá certo.

Nas feiras livres aqui perto de casa não achei. Ainda tenho que ir na feira do Alecrim no sábado, hoje não deu tempo.

Vou a currais novos no ano novo, qualquer coisa procuro por lá também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colegas!

Não sei o que aconteceu com a minha torra na pipoqueira. A torra não chegou sequer a temperatura de 215º. Tive que parar a torra com 34 (trinta e quatro) minutos [pasmem]

Alguns detalhes:

100g de café verde (chapadão de ferro)

Pipoqueira Mondial Pop fan

Uso de extensão de 10m (fio grosso) - Percebi que não fez diferença perceptível quando ligada diretamente

Não fiz o pré-aquecimento dos grãos no forno, como recomendado aqui no forum. Optei por fazer tudo na pipoqueira para obter parâmetro de comparação com o outro método (utilizando o forno).

 

Será que o fato de eu ter ficado agitando os grãos com uma colher (algumas vezes) contribuiu neste resultado desastroso?

Percebi que quando agitava os grãos a temperatura baixava um pouco. Ou será que esse café não é bom para pipoqueira mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa eu garanto: o problema não tem nada a ver com o café, e o fato de mexer com a colher pouco influencia na temperatura geral. Deve ter algum defeito na pipoqueira. Com esssa quantidade de grãos o serviço era pra estar pronto em 4 a 6 minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegue medir a temperatura do ar logo na saída no fundo da câmara sem café? Se eu me lembro bem chega a mais de 240°C.

 

Márcio.

 

Obrigado Márcio.

Assim que chegar em casa vou verificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente fazer sem a extensão.

Se não conseguir, tente com menos café verde, uns 85g.

Na minha pop fun 220V eu tb não alcanço temperaturas muito altas.

De qualquer forma, a instalação da sua fiação elétrica pode influenciar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...