Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Infelizmente minha pipoqueira que modiquei queimou a resistência (por descuido meu) agora vou precisar arranjar outra para a troca, se algum souber aonde consigo ou o nome correto desta resistência agradeço, pois na net pelos parâmetros pesquisados até agora nada.

 

No entanto, para minha felicidade consegui emprestada uma outra pipoqueira de um amigo que é das antigas (para ter se ter ideia não há nem botão liga e desliga). Ela inclusive é mais potente que a minha 1250w. O que fiz foi utilizar um dimmer que comprei a fim de reduzir sua potência.

 

Apesar de o dimmer reduzir tanto a resistência e a velocidade do ventilador, isso não afetou a torra e a agitação dos grãos na evolução da torra. Em face desta redução da velocidade do ventilador, a única coisa que fiz foi mexer os grãos com uma colher logo no começo, mas foi coisa rápida. No final das contas consegui realizar o objetivo que foi o prolongamento da torra.

 

Consegui fazer torras de 80g em 12min e 70g em 11 min. Depois postos as fotos para mostrar mas fiquei bem contente com a visão do resultado final.

 

 

Só me restou uma dúvida existe alguma recomendação para se atingir o tempo do primeiro e do segundo estalo. Pergunto isso pois nas torras que fiz o primeiro estalo ocorre com 6 min (70g) e 7 min (80g) tendo parado a torra em 11 e 12 min respectivamente, sem ter ocorrido o segundo estalo.

 

Só fiquei com dúvida se em face deste prolongamento pode ter ocorrido o cozimento do grão como já li anteriormente. Outra coisa como conseguiria identificar a ocorrência ou não deste cozimento, só provando o café ou visualmente haveria como.

 

Grato a todos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, as torras não ficaram com o cheiro citado acima, portanto, não cozinharam.

 

 

A foto abaixo é das torras de 70g em 11min e 80g em 12 min parei a torra, pois achei que havia chegado na coloração que estava querendo obter entre 65 e 55 do padrão argtron. Como as duas torras ficaram iguais acabei juntando elas em um recipiente só que foi uma amostra em que tirei a foto, torrei na segunda feira.

 

post-258-0-48056600-1344394717_thumb.jpg

 

 

A foto abaixo foi quando procurei dar uma melhor homogeniedade, não preocupei com a coloração da torra e deixei a temperatura um pouco acima da primeira torra o final foi em 13 min com 80g sendo que em uma oportunidade parei a torra para olhar devendo ter ficado uns 30 a 40 seg fora da pipoqueira. A torra foi realizada no sábado.

 

 

post-258-0-93579100-1344395002_thumb.jpg

 

 

Bom estes foram os primeiros testes, apesar de o dimmer ter restringido a velocidade do ventilador julgo que não afetou a eficácia da pipoqueira, permitindo inclusive que haja um melhor controle na torra, mas de toda forma já consegui prolongar o tempo da torra um dos objetivos o outro e obter o padrão 65 e 55 do padrão argtron. Apesar de na primeira foto mostrar um pouco de heterogenidade da torra fiquei contente com ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que a torra "assada" (cozido não consigo imaginar...) dá um cheiro específico. Veja depois, ao provar o café, se ele não ficou "sem graça". Fica um café meio sem corpo, sem acidez, "apagado".

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela minha experiência, o grão já resfriado, tem um cheiro muito parecido com o de miolo do pão branco.

No entanto acho difícil acontecer na pipoqueira que é bem quente.

Comigo foi numa torra de mais de 20 minutos, onde faltou calor antes e durante o 1o Crack

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Não, é justamente o contrário.

 

Existe uma zona de temperatura, principalmente entre 150-170ºC, onde o grão perde água e massa.

 

O que você pode fazer é ligar a pipoqueira, e observar quando chegar em 90ºC por exemplo, vc desliga ela.Espera 1 minuto por exemplo e liga ela de novo até 100ºC, faz isso de novo e leva até 110ºC,faz isso repetidas vezes de 10 em 10 até chegar em 170-180ºC. Depois vc leva a torra para a temperatura desejada.

 

Através dessa técnica, vc aumenta o tempo de torra,trabalha melhor o corpo do café, e faz com que eles percam massa de maneira mais eficaz do que indo diretamente para a temperatura desejada.

 

Dá uns 11-13 minutos de torra.

 

 

Valeu

 

RAFA,

 

Fiz uma torra usando seu método hoje. Durou aproximadamente 13 minutos. Quando desligava a pipoqueira, usava uma colher de teflon para mexer e não deixar queimar os grãos que estavam no fundo. Mexia entre 30 segundos e um minuto. Quando notava que ia começar a esfriar religava a pipoqueira e deixava subir mais uns dez graus. Fiz isso até alcançar 180 graus, depois fui até o fim. Quando desliguei estava próximo a 230 graus. Ficou full city, com perda de massa de 110g para 87g (desprezei alguns grãos, de forma que daria +-89/90g). Amanhã postarei uma foto no mostre sua torra. Valeu pelas dicas.

 

A foto já está no flickr (já que meu espaço aqui já foi preenchido): http://www.flickr.com/photos/85044844@N05/

 

Abraço,

 

GUILHERME.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RAFA,

 

Fiz uma torra usando seu método hoje. Durou aproximadamente 13 minutos. Quando desligava a pipoqueira, usava uma colher de teflon para mexer e não deixar queimar os grãos que estavam no fundo. Mexia entre 30 segundos e um minuto. Quando notava que ia começar a esfriar religava a pipoqueira e deixava subir mais uns dez graus. Fiz isso até alcançar 180 graus, depois fui até o fim. Quando desliguei estava próximo a 230 graus. Ficou full city, com perda de massa de 110g para 87g (desprezei alguns grãos, de forma que daria +-89/90g). Amanhã postarei uma foto no mostre sua torra. Valeu pelas dicas.

 

Abraço,

 

GUILHERME.

 

Com certeza ficou melhor do que torrar em 5 minutos.

Vc bebe o café na sua maioria pelo método espresso?Se for a temperatura 225-230 é uma boa temperatura final.

Se vc não beber espresso, aconselho a parar em 220...

Valeu

Rafa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente acertei o ponto da torra. Graças a técnica do Rafarocks. Consegui fazer uma full city sem assar os grãos. Com isso atenuei bastante a acidez do grão, que é uma característica presente desse grão que comprei. Tirei um café equilibrado na xícara hoje de manhã. Com leve amargor e quase nenhuma acidez. Muito gostoso. Aleluia! Depois de 500g jogados fora, finalmente estou tomando um café razoável. Tomara que consiga repetir as características na próxima torra.

 

Muito obrigado pelas dicas de todos que acompanharam esse processo difícil de aprendizado. Tenho certeza que estou apenas começando a pegar o jeito.

 

Abraço,

 

Guilherme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente acertei o ponto da torra. Graças a técnica do Rafarocks.

 

Guilherme,

 

fico feliz em poder ter te ajudado. Tomara que vc consiga atingir seus objetivos de torra...tente na próxima parar a torra em 220 bem perto do primeiro crack...fica muito bom.

Vc está resfriando no ventilador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa,

 

Mais uma vez obrigado - sua técnica foi preponderante para o sucesso.

 

Tenho torrado na cobertura do meu prédio. É mais prático para mim e não pertuba a patroa. Por isso, como venta muito em Brasília essa época do ano, além de ser um vento frio e seco, levo comigo um escorredor de macarrão em inox, quando finalizo a torra, saio do lugar protegido do vento (na churrasqueira) e chacoalho bastante até esfriar.

 

Depois das inúmeras tentativas frustradas, estou preferindo torrar mais escuro, na faixa dos 230º, até porque não gosto quando a acidez sobressai muito no copo de café, principalmente no grão que estou utilizando, que, pelo que pude perceber, já tem, como característica, a acidez mais acentuada (Klause, gostaria de saber se você também teve essa impressão, de que a acidez do maragogipe é um pouco acima da média, já que comprou o grão torrado na Diedrick).

Abraço,

 

Guilherme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Torrei há alguns dias o Chapadão de Ferro - Chocolate - da Nuance. Mas sinto que fracassei escancaradamente. A qualidade da torra ficou muito, mas muito pior que o pacote que veio já torrado pelo Renato. Aftertaste não muito agradável, cinza, etc. E não levei a torra além dos 225C. Não tem nenhum sinal de óleo nos grãos. O tom de marrom ficou diferente também. O do Renato era um marrom mais aberto, sedoso. O meu ficou opaco e mais escuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado, eu já notei que os cafes torrados por condução ficam com esse aspecto mais sedoso enquanto que nos métodos a ar eles ficam bem opacos.

 

Acredito que o processo de tombamento continuo dos grãos e o atrito destes com o cilindro possa provocar alguma espécie de polimento dos grãos. Além disso a expansão um pouco menor pode também influenciar nessa textura.

 

Mas são só suposições baseadas na minha observação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Leo.

Na trincheira da suposição, penso que o fluxo de ar quente "seque", ainda que minimamente, alguma oleosidade que migre para o exterior dos grãos, em torras não tão longas.

 

Minha grande admiração pelo sistema do Gene sempre foi pela eficiência da combinação do fluxo de ar quente com a rotação com tombamento assimétrico do tambor que simula um torrador convencional sem, porém, a concentração da fonte de calor na base.

Enquanto nas pipoqueiras é imprevisível e incontrolável o movimento dos grãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar uma panela de aço inoxidável de fundo grosso. A transmissão de calor se dá de uma forma mais lenta nesse tipo de panela. Só espero que o fundo não fique escuro, ou minha mulher terá um infarto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

. Só espero que o fundo não fique escuro, ou minha mulher terá um infarto!

 

KKKKKKKKK!

 

Se preocupa não, se o fundo for de inox (sem esmalte ou teflon), um bombril e sapoleo resolvem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei...

mas acho torra em panela, como uma técnica não ideal... melhor parar na pipoqueira, ou melhor partir da pipoqueira pra cima...

na panela ja fiz torras e posso dizer que mesmo mexendo etc... alguns graos ficam de aspecto com pontos de queimado, como se fosse comida queimada...

Não gostei do resultado, mesmo com bom controle dos estalos e da cor do grão.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei...

mas acho torra em panela, como uma técnica não ideal... melhor parar na pipoqueira, ou melhor partir da pipoqueira pra cima...

na panela ja fiz torras e posso dizer que mesmo mexendo etc... alguns graos ficam de aspecto com pontos de queimado, como se fosse comida queimada...

Não gostei do resultado, mesmo com bom controle dos estalos e da cor do grão.

abs

 

Concordo. Mas quero testar por mim mesmo. O pior que pode acontecer é perder uns 100g de café verde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso.

 

Nao é uma torra tecnicamente perfeita e visualmente também nao empolga. Mas a heterogeneidade da torra, quando corretamente controlada, produz um perfil de sabor muito rico.

 

Além do mais é divertido e ensina bastante sobre as transformações que o café sofre durante a torra. É um aprendizado importante, todo mundo deveria tentar pelo menos uma vez na vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

A 1ª TORRA NINGUEM ESQUECE.

 

O torrador, porque ficou com dor de cabeça.

A mulher do torrador, pois viu casca de grão de café voando pela cozinha.

Os que vão tomar o café, pois com certeza vai estar amargo.

 

Pipoqueira: black decker. 900 w, tampor com 17 cm de diametro e 25 cm de altura.

Tempo de torra: 9:30s

Classificação da torra : black +

Quantidade cru: 90 grs.

Qtde torrado (queimado):

 

O que aconteceu, liguei a pipoqueira, esperei um minuto para que os grãos pulassem, nada de pular, o diâmetro da pipoqueira é muito grande, não tem força para agitar o grão, só consegue agitar a pipoca depois que estourou; visto isto começei agitar a pipoqueira com as mãos, já com alguns grãos dourados e outros ainda crús, lá pelo 6:00 a cor já estava dourada escura, no meu ponto de vista pronta para tirar, mas foi quando que, inesperadamente começa o :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1º crack, ai fiquei mechendo para que continuasse o crack, e tirei o "café" aos 9:30. De qualquer forma amanha eu vou moer a bagaça e fazer um coado, e que seja o que DEUS quizer.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A 1ª TORRA NINGUEM ESQUECE.

O torrador, porque ficou com dor de cabeça.

Pipoqueira: black decker. 900 w, tampor com 17 cm de diametro e 25 cm de altura.

Tempo de torra: 9:30s

Classificação da torra : black +

Gilberto,

vc ficou com dor de cabeça porque deve ter ficado literalmente em cima da pipoqueira, aí dá uma dor de cabeça lascada...

Coloque o termometro e monitore mais de longe, só chegando perto quando necessário.

Não conheço a pipoqueria black and decker como é? Torra em 9:30? 90g ficou cru, de quanto 250g,500g,1kg?

Torra black +, seria uma Viena/French Roast?Tem óleo na superfície do grão?

Conte-nos mais sobre a tal black and decker...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...