Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Algum nobre torrador de pipoqueira Pop Fun testou o comportamento dela somente com o termobanho instalado do lado de fora, isto é, diminuindo a potência da pipoqueira como um todo? Muito se falou aqui, mas não sei se li sobre um teste empírico.

 

Estou aguardando a transportadora entregar a minha, e estou interessado nesse mod. Mas também sou adepto da lei do menor esforço, e se eu puder ter bons resultados sem ter que abri-la e fazer uma série modificações, melhor. Até porque tenho pena de fazer esse tipo de coisa enquanto os equipamentos estão novinhos em folha.

 

(desdobrei o post anterior em dois, pois tinha ficado meio confuso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amanhã chega minha Pop Fun, e hoje chegaram meus Unique Frutado e Cítrico. Como pretendo inaugurá-la amanhã mesmo e minha balança não chegou ainda, que medida são 100g aproximadamente? Uma tampa dosadora rasa de café cru?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo, acho que dá menos. Deve ficar em torno de 80g.

 

Mas Rodrigo, de qualquer forma é melhor começar por volta de 80g mesmo. Há colegas aqui que tiveram bons resultados com 100 e até 110g na Pop Fun, mas eu nunca tive. As melhores torras nela no meu caso ficam sempre entre 70g e 90g de grão cru.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo, Ruston, Leonardo!

 

Segui as dicas de vocês. Postei em "Minha Torra", mas linkei aqui também porque não deixa de ser uma continuação da conversa. Tentei descrever como foi a experiência, e até ouso dizer que as torras ficaram visualmente bonitas.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/201-mostre-a-sua-torra/page__pid__6144__st__20#entry6144

 

Valeu a força.

 

PS: Como é legal torrar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Ruston. Pensei também em colocar um ventilador apontando pra janela (funcionando como um exaustor) pra tirar o excesso de fumaça do ambiente. Tem uma ferragem do lado do meu apê, acho que lá deve ter esse tipo de EPI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos proprietários da Pop Fun:

 

-Sabem se ela utiliza duas resistências como a maioria dos esquemas de pipoqueira que vemos pela internet???

 

Porque se for assim acho que dá pra colocar um dimmer apenas na resistência que não está em série com o ventilador e obter um controle razoável da temperatura.

 

É isso mesmo? Acho que pipoqueira torra rápido demais. Alongando um pouco o processo talvez dê pra melhorar o perfil de torra (e de homogeneidade também)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal é ligar esse controle de potência na resistência. A ventoinha pode-se controlar removendo os diodos retificadores e colocando uma fonte DC regulável (não é baratinha).

 

Márcio,

 

Alternativamente, não teria como ligar a ventoinha em uma fonte DC comum com um dimmer DC em linha, ou em desses controladores PWm pra motores? Não sei se barateia o custo, mas é uma hipótese.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro vou trabalhar com os furos antes de aumentar a quantidade para não embaralhar as coisas e não saber qual variável está afetando. E quando estiver tudo certinho faço um vídeo para colocar aqui.

 

Paulo,

 

Vc de fato fez esses furos no corpo da pipoqueira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que uma solução barata pra regular a ventoinha é a utilização de um reostato ligado em série com uma fonte DC adequada e o motor. Tudo bem que haverá dissipação de calor e eventual perda de torque nas rotações mais baixas, mas acho que isso é irrelevante para o motor fazer o que tem que fazer na pipoqueira.

 

post-479-0-59726200-1343417051_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RODRIGO

 

QUALQUER ALTERAÇÃO NA ROTAÇÃO DA VENTOINHA, POR MÍNIMA QUE SEJA IRÁ AFETAR DRASTICAMENTE A ROTAÇÃO DA MASSA DE GRÃOS. EXPERIÊNCIA PRÓPRIA.

 

ABRAÇOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo,

 

A idéia era fazer rodar até um pouco mais (se o motor tiver essa flexibilidade), especialmente no início, podendo até diminuir um pouco mais pro final, quando tudo fica leve e chacoalha bastante. Se fosse possível adaptar um motorzinho um pouco mais forte talvez fosse possível fazer baterias de torra maiores também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo,

 

A idéia era fazer rodar até um pouco mais (se o motor tiver essa flexibilidade), especialmente no início, podendo até diminuir um pouco mais pro final, quando tudo fica leve e chacoalha bastante. Se fosse possível adaptar um motorzinho um pouco mais forte talvez fosse possível fazer baterias de torra maiores também.

Uma coisa que TALVEZ funcione é pegar os capacitores de um fonte velha de computador e instalar logo após a ponte retificadora. Desta forma a diferença de potencial aumenta, porque os capacitores são carregados com a tensão de pico do ciclo de 60hz, mantendo essa tensão constante ou amortecendo bastante a variação de tensão que ocorre quando só tem a ponte retificadora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao resfriamento dos grãos, vocês fazem imediatamente após desligar o torrador/pipoqueira? Ou deixam a reação se estender um pouquinho mais conforme o caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se eu fui muito claro no post anterior, então vou explicar melhor.

 

Na pipoqueira, após a entrada no primeiro crack, tudo acontece muito rápido. Queria saber se alguém já experimentou desligar a pipoqueira um pouco antes de chegar no ponto desejado, deixando os grãos lá dentro mais uns instantes. A torra continua acontecendo nessa condições? Parece que sim, mas imagino que muito mais devagar. É isso? Ou não? Porque dependendo do que acontece pode ser um fenômeno a ser explorado (no meu caso, que o equipamento ainda está original).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não há vantagem.

 

A torra depende de adição de calor. Deixar uns segundos ou um minuto sem adicionar calor provavelmente não desenvolverá a torra e de repente removerá sabores interessantes que se manteriam ao resfriar rapidamente o café.

 

Um dia eu torrei 4kg de um café no Diedrich IR-12 e errei ao final pois conversava com um curioso e não mudei o fluxo de ar para o resfriador. Acho que foram 7 minutos ou mais para resfriar e o café ficou meio apagado, com menos corpo e um gosto de assado.

 

Talvez poucos segundos na torra doméstica não dá diferença, mas também não imagino que adicione algo.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom agora que vou voltar a torra de café gostaria de esclarecer algumas dúvidas:

 

1 - Meu objetivo é obter uma torra que fique no padrão #65 e #55 dos discos Agtron-SCAA e que dure entre 8 e 12 minutos. Dúvida, essas colorações consigo após o primeiro crack, mas não posso deixar chegar ao segundo crack (correto)?

 

2 – A grande dúvida que tenho diz respeito ao controle do fluxo de ar na torra. Acham que o controle do fluxo de ar traria algum resultado em uma pipoqueira elétrica? Ou em face da velocidade do ventilador dela não haveria resultado prático? Outra coisa, como a fonte do ventilador da minha pipoqueira funciona independente da fonte da resistência, esse equipamento permitiria que houvesse a redução da velocidade do ventilador e o controle do fluxo de ar? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-242084545-fonte-universal-10-adapt-acdc-notebook-monitores-etc-_JM

 

3- Por fim, qual seria a importância da redução do fluxo de ar na torra e quando exatamente essa redução deve ser operacionalizada. Me parece que essa redução é feita ao final do procedimento da torra, porém quando?

Por exemplo, se quero que a torra dure 8 minutos para chegar a coloração #65 dos discos Agtron-SCAA como devo proceder: Ligo a pipoqueira em 900W e o ventilador no máximo, deixo esta configuração até quando? Até os 8 min quando atingiria a coloração desejada e aí reduziria o fluxo de ar ou a redução do fluxo de ar deve ser realizada antes de atingir o ponto da coloração desejada. Haveria algum indicativo que mostre o momento de proceder essa redução (como por exemplo quando os grãos pularem demais)? Outra coisa, no momento que reduzo o fluxo de ar, há a necessidade de reduzir a resistência da pipoqueira ou devo deixá-la inalterada permanecendo igual ao começo (900W, p.ex)?

 

Desde já agradeço a ajuda de todos e se ficou confuso o post refaço as dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respostas breves...

 

1 - A princípio sim, algo entre o primeiro e segundo estalo

2 - Se conseguir reduzir o fluxo e manter a agitação dos grãos, sim, conseguirá estender a torra, pois a troca de calor será mais lenta (ou menos rápida, no caso da pipoqueira). Se ligar uma fonte DC diretamente no ventilador e quiser controlar, que seja uma fonte DC regulável.

3 - No caso da pipoqueira, eu tentaria reduzir o fluxo assim que possível, sem que os grão parem. Ou ainda, se reduzir desde o começo, manter a agitação dos grãos com uma colher de pau. Quanto a potência, terá que descobrir a melhor solução, mas via de regra se o fluxo de ar é menor, a temperatura do ar é maior, para uma mesma potência. Ideal é ter um termômetro na saída do ar quente, que deve ser a temperatura máxima na câmara, e trabalhar com esse valor.

 

A pipoqueira não é ruim. O fato é que a torra é bem rápida, 4-5 minutos. Lembro de ter trabalhado com potência mais baixa e chegado em 6 minutos, mas acima disso e a torra ficava ruim. Imagino que seja pelo excesso de fluxo de ar. Talvez limitando o fluxo e potência consiga torras de 8 minutos, por exemplo.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Home Barista, o Jim Schulman diz que uma torra de pipoqueira com menos grãos será mais lenta comparada com uma que contiver maiss grãos. Mais massa, mais calor retido na massa de grãos, torra mais rápida. Menos massa, menos calor, torra mais lenta.

 

Faz sentido pra mim, embora não seja a conclusão mais óbvia. Alguém concorda ou discorda disso? Vou experimentar uma torra com apenas um chapeuzinho da pipoqueira pra ver o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Rodrigo.

 

É assim mesmo que funciona com a pipoqueira.

 

Se encher demais vai torrar depressa ( Abaixo de 5 minutos para 100 a 120 gramas ),caso contrário não.

 

Só é necessário tomar cuidado com a torra com menos de 60 gramas pois demorará demais e correrá o risco de " cozinhar " os grãos, uma vez que o fluxo de ar fica muito livre sofrendo interferência do clima e pressão externos.

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Fogo.

 

Vou tentar com dosagens intermedíárias entre 1 tampa e duas tampas pra ver o que acontece. A idéia é prolongar um pouco a torra, mas não muito. Gostaria de tentar subir o tempo de 4'30'' para algo ao redor de 6' ou 7'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra técnica que acabo de ler e que parece ser eficiente no prolongamento do tempo de torra na pipoqueira é fazê-la funcionar inclinada num ângulo entre 30 e 45º. Faz sentido, pois com a inclinação provavelmente uma parte dos furos de ventilação ficará exposta, ou pelo menos parte do ar atravessará uma massa mais fina de grãos, fazendo com que uma fração do fluxo de ar escape sem esquentar tanto o total da massa de grãos por causa do menor abafamento. Essa técnica deve favorecer também a agitação dos grãos nos estágios iniciais da torra, conforme os testes do autor.

 

Vou experimentar isso na próxima torra e reportar aqui os resultados.

 

Fonte:

http://www.edwardspi...withpoppers.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...