Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Como estava bem chateado com a situação da pipoqueira não esperei para testar o procedimento do Rafa rocks.

Confesso que não consegui dominar todo o controle de 10 em 10 graus para desligar a pipoqueira acabei deixando de 20 em 20 graus, depois dos 120 graus. Quando desligava ficava mexendo sem parar para não queimar os grãos as vezes deixava até mais que um minuto desligada e mexendo . Com este procedimento realmente consegui prolongar a torra (demorou uns 12min), verifiquei que com 240 C a pipoqueira para é isso.

 

Vou postar foto da torra (no tópio mostre sua torra) acho que ficou bem homogênia se puderem dar opinião agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber se a adaptação que fora sugerida anteriormente (colocar um pino liga desliga no ventilador da pipoqueira) seria apenas adotar este procedimento.

 

http://www.evilmadscientist.com/2010/roasting-coffee-at-home-a-diy-coffee-bean-cooler/

 

No caso é essencial que se utilize a fonte de computador? Alguém sabe o nome desse plug que a pessoa soldou conectado junto ao motor para acoplar a fonte? Não estou conseguindo achar o nome dele na net.

 

Por fim poderia em vez de soldar esse plug conectado junto com o motor fazer o seguinte procedimento: nos fios do motor soldar uma extensão (igual ao fio amarelo da foto) e no final desta extensão soldar o plug para que ele fique fixado na carcaça da pipoqueira, pois desta forma poderia conectar e desconectar a fonte quando quiser, procedimento este não permitido no caso do link acima.

 

Acho que com essa adaptação somado a um controle da potência da resistência (dimmer ou termobanho) ficaria boa a pipoqueira, pois teria controle independente do ventilador e da resistência.

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a modificação da piqoqueira. Agora a resistência e o ventilador funcionam independente, permitindo que deligue a resistência e mantenha o ventilador funcionando. Ainda notei que com esta adaptação a cafeteira aguentou uma temperatura maior e não desligou nos 240 C, consegui ir até 260 C, tanto que fiz uma torra full city + em 15 minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa rocks poderia esclarecer uma dúvida, quando vc desliga a pipoqueira ao atingir por exemplo 120 C, voce monitora a diminuição da temperatura? No caso vc deixa a temperatura cair até quantos graus para liga-la novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério,

 

Se caso você não perdeu potência na ventoinha, então coloca um dimmer para controlar a temperatura ao invés de ficar desligando-a.

Não é mais fácil?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro tinha pedido para a pessoa que fez a modificação que colocasse um botão liga e desliga na resistência, mas ele desistiu, pois com isso o ventilador funcionou muito rápido e esquentou muito. Ai pedi para ele, com base neste tutorial

http://www.evilmadsc...ee-bean-cooler/ colocar um pino femea no ventilador para conectar uma fonte de notebook a ele, permitindo que o ventilador funcionasse independente da resistência.

A unica difereça é que em vez de o pino ter ficado ligado diretamente no ventilador (como na foto do tutorial) pedi que o pino ficasse na carcaça da pipoqueira, facilitando o procedimento de ligar e desligar. Ainda, o pino que pedi para colocar é encontrado em loja de eletro eletronica.

 

ABCS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo, é exatamente o que estou pretendo fazer colocar algo (dimmer, termobanho) para controlar a resistência. Primeiro estou querendo fazer algumas torras para ver como ficou esse procedimento para fazer mais esse upgrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa rocks poderia esclarecer uma dúvida, quando vc desliga a pipoqueira ao atingir por exemplo 120 C, voce monitora a diminuição da temperatura?

 

Sim monitoro a temperatura com um termometro digital.

Vc pode adotar por exemplo 1 minuto pra cada parada, tomando cuidado pra não desarmar a resistencia da pipoqueira ( ocorre em temperaturas altas ). Com isso vc chega nos 11-15 minutos fácil, desenvolvendo melhor o corpo, fazendo o grao perder mais água e desenvolvendo melhor o sabor.

Aconselho tb a resfriar os graos com um ventilador, principalmente se as torras forem de Full city pra frente.

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa rocks, eu me expressei mal no último post. O que gostaria de saber é o seguinte. Quando a sua torra chega, por exemplo, em 120C você desliga a pipoqueira e depois de um minuto a liga novamente, correto?. Neste caso o que gostaria de saber é, nesse intervalo em que a pipoqueira está desligada vc monitora a queda da temperatura do grão.

 

Por exemplo se desligou a torra em 120 C, haveria um limite na queda da temperatura da torra para religar a pipoqueira, isto é,seria recomendado religar a pipoqueira após uma queda de quantos graus da temperatura (10C, 20C, etc.)

 

Na torra que fiz (depois da modificação da pipoqueira) ao chegar em 120 C desliguei a resistência, mas o ventilador continuou ligado e quando a temperatura caiu uns 20 C religuei novamente a resistência aí deixei a temperatura chegar em 140 C e desliguei novamente a resistência até a temperatura baixar uns 20C, depois liguei novamente até chegar a 160 e assim sucessivamente até os 200 C ocasião em que religuei a resistência e a deixei ligada continuamente até temperatura final desejada.

 

Pergunto isso, pois fiquei na dúvida se haveria um limite para a queda desta temperatura, a fim de não prejudicar a torra do grão.

 

Grato pela ajuda e se por um acaso ficou confusa a explicação a refaço se não for incomodo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei exatamente como o Rafael faz, mas a torra dos grãos dependem da temperatura da massa de grãos aumentar continuamente. Algum tempo sem fornecer calor e você trava a torra (em inglês, stall). Talvez o ideal seja desligar e ligam em períodos mais rápidos, ainda mais se a ventoinha continua soprando ar (que esfriará rapidamente). O que você lê no termômetro (cair 20°C) não significa que a torra travou, mas também difícil dizer que ela está indo bem!

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

 

O uso dessa técnica na pipoqueira faz surgir um problema considerável. Se a desligarmos nós paramos de fornecer calor aos grãos, correto. O problema é que na maior parte dos casos a temperatura medida pelo termômetro não é somente da massa de grãos, mas dessa massa misturada com o ar quente que sai da pipoqueira e que atravessa os grãos antes de sair por cima.

 

Considerando que o desligamento também faz com que o ventilador também pare, acredito que a queda de temperatura medida no termômetro dificilmente será útil no caso, pois o fluxo de ar será interrompido e isso por si só já trará grandes alterações na temperatura medida pelo termômetro.

 

Dessa forma acredito que você tem razão quando diz que uma queda de 20ºC não significa o travamento da torra, pois é até possível que a temperatura interna dos grãos esteja estável, ou apenas esteja subindo a uma taxa menor, por exemplo.

 

Acredito que esse método terá que ser testado empiricamente, variando-se os tempos de parada até encontrar o melhor resultado. Eu adotaria uma abordagem mais sistêmica, faria 4 ou 5 lotes de igual peso e tipo de grão, testando tempos de parada diferentes (ex.: 30', 1', 1'30" e por aí vai) e parando sempre no mesmo nível de torra. Descansaria o café por 24 horas e faria uma sessão de degustação, até mesmo no formato tradicional de cupping, para tentar identificar as diferenças.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dessa forma acredito que você tem razão quando diz que uma queda de 20ºC não significa o travamento da torra, pois é até possível que a temperatura interna dos grãos esteja estável, ou apenas esteja subindo a uma taxa menor, por exemplo.

 

Leo, Márcio e amigos

 

Eu faço do jeito que descrevi e não ocorre o travamento da torra.

Eu faço a pipoqueira virar um "forno", e vou fornecendo calor e parando a resistência.

Nessas rampas que eu faço a queda de temperatura no grão é insignificante, mantendo-se uma temperatura média e aumentando de pouco em pouco.

Assim fazemos o grão perder massa...

Só que quando chega em 170-180 não podemos desligar a resistencia por muito tempo, senão desarma a pipoqueira e ela demora uns 5 minutos pra voltar.

Eu faço umas 7 rampas de cerca de 1 minuto (100,110,120,130,140,150,160...) e depois, sem deixar desarmar a pipoqqueira levo os grãos para o primeiro crack, e depois do crack paro a torra e resfrio no ventilador.

Fica muito melhor que a maioria dos cafés comprados.

Podem testar em casa que dá certo e fica muito bom.

O travamento da torra só ocorre se vc parar a torra em temperaturas acima de uns 180ºC e a pipoqueira desarmar,aí com os 5 minutos de intervalo a temperatura cai significativamente e ocorre o travamento da torra. Do contrario, em temperaturas mais baixa, ocorre a perda de massa e o desenvolvimento do corpo e sabor do café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para esclarecer, quando desliguei a resistência, mas mantive o ventilador da pipoqueira ligado com os grãos dentro dela a pipoqueira continuou sempre soprando ar quente, porém diminuindo a intensidade da temperatura do ar, aí quando diminua uns 20 graus ligava a resistência novamente, portanto os grãos não ficavam frios. Realmente só fiquei com receio, pois se deixasse um minuto os grãos na pipoqueira com a resistência desligada e o ventilador funcionado poderia a temperatura cair muito e estragar os grãos. Como não sabia até que grau a temperatura poderia cair a pipoqueira para não estragar a torra, este foi o motivo da indagação.

 

Em relação ao detalhe dos 180 C não havia me atentado como sendo a temperatura limite, vou tentar realizar mante-la desligada por tempos diferentes e ver a evolução da diminuição da temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se entendi bem a parte das rampas. Você para por cerca de um minuto ou cada rampa dura um minuto?

leo,

 

vc pára, desliga a pipoqueira. Deixa parado por 1 minuto por exemplo(vc pode testar com o tempo que desejar) e aí religa até atingir a próxima temperatura limite, quando atingir desliga novamente e por aí vai.Vc vai aumentando a temperatura de pouco em pouco e esperando de 1 em 1 minuto, no final vc terá feito uma torra de 11-15 minutos (vc escolhe).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação ao detalhe dos 180 C não havia me atentado como sendo a temperatura limite, vou tentar realizar mante-la desligada por tempos diferentes e ver a evolução da diminuição da temperatura.

 

Os 180ºC não são uma regra, um limite, é uma estimativa. Aqui no meu caso, em Goiania, onde faz 40ºC na sombra e a umidade do ar é baixíssima, quando eu tentei fazer uma rampa com pausa de 1 minuto numa temperatura dessas a pipoqueira desarmou e só religou uns 5 minutos depois. Por isso prefiro ir seguindo o meu modelo de "rampas" e "intervalos" até uma temperatura que não desarme a pipoqueira para a torra não travar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que sim, tem até um dissipador grandão. Deve funcionar bem... Mas tem que ligar as duas fases (ou neutro e fase) nela, diferente de alguns, como o termobanho, que liguei em série.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Marcio, pelo que entendi vou interromper o circuito da resistência maior e intercalar a peça em série também, só que ligando tanto o neutro quanto o fase. Correto? Ou será que eu devo ligar em paralelo com a resistência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que gostei desse dimmer do eBay é que é bem compacto e daria até para instalar dentro, deixando só o botão para fora da carcaça. Mas confesso que ainda to na dúvida como é o esquema para instalar esse troço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Marcio, isso é verdade. É que a idéia de criar um frankenstein não me agrada muito. Acho que minha pipoqueira está no limite da sua feiúra, após tantas alterações que já fiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem um tutorial legal de como proceder a modificação que o Márcio sugeriu na pipoqueira:

http://corkymoo.net6...ar-roaster.html

 

"She ain´t pretty", but... custou 9 dólares, né...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...