Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Rafa, a dor de cabeça é brincadeira, eu já estava, embora como vi que os grãos não estavam sendo movimentados com a força do ar tive que ficar meio de lado chacoalhando a pipoqueira. O Black + , eu quiz dizer mais que preto, mas fui olhar agora não esta muito mais escuro que o Orfeu que tenho em casa, quanto ao brilho, não tem.

 

Esta Black e Decker eu tenho a uns 10 anos, ela sai ar por baixo como a Mondial, só que o diametro é maior e a camara tem uns 25 cm de altura, pois ela não joga a pipoca para fora como a Mondial, a pipoca vai se acumulando nesta grande camara. Desta vez não medi a temperatura. Na mondial com quanto tempo acontece o 1º estalo?

 

Haaa, esqueci, só torrei 90 grs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, eu tive a impressão que nem todos fizeram o 1º estalo, pois não houvi tantos estalos assim, visualmente tem como saber ?

Quem torra bastante até consegue mas nós, simples mortais, não. Eu tiraria os obviamente queimados e os mais claros, que obviamente não chegaram o primeiro estalo, o resto acho que está na media.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, se você achou que movimentou pouco os grãos, abaixe a quantidade pra uns 70-75g. Você vai notar diferença.

 

Tem um vídeo da Sweet Marias que mostra bem como deve ser o início. Os grãos no início devem rodar, mas devegar, Conforme vão perdendo massa, se movimentam mais rapidamente.

 

Pra acertar a quantidade, pese os 90g que você achou muito e coloque em um copo. Daí ligue a pipoqueira e adicione de cara a metade, e vá despejando o restante dos grãos até perceber que a velocidade de giro diminuiu, mas não parou. Pese o que sobrou no copo e a diferença dará a quantidade que servirá de parâmetro para a sua pipoqueira e para o grão que está usando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto,

 

O grão nao se movimentou adequadamente por uma razão simples. Esse modelo de pipoqueira nao é recomendado para torra.

 

Os modelos recomendados são os que tem saídas de ar laterais e obliquas, pois assim criam um vórtice que gira o café. No modelo com saída de ar por baixo ele nao cria essa movimento circular, se limitando somente a empurrar o café para cima. Isso além de gerar uma torra desigual, pelo movimento deficiente dos grãos, pode causar um incêndio pois a chance das peliculas entrarem em combustão é muito maior, já que muitas ficam presas no fundo dos grãos e superaquecem.

 

Dê uma olhada no site da Sweet Marias (www.sweetmarias.com), lá tem uma seção bem detalhada sobre torra caseira onde o autor desaconselha fortemente o uso desse tipo de pipoqueira.

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queridos,

 

Só um palpite:

 

Se algum de vcs morarem em casa e não em apartamento, comprem um torrador bolinha nº 2.

 

Torrarão quantidades maiores em média de 12 a 15 minutos, bem uniformes e encorpadas.

 

Aprenderão muito mais sobre torra com este equipamento, depois partem para um equipamento superior a pipoqueira.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Galera!

 

Após o primeiro estalo, vou tirando do fogo de 1 em 1 minuto e abro a portinhola que dá para ver.

Se colocar um vidro temperado adaptado melhora mais ainda e não precisa nem tirar do fogo.

 

É muito barato.....40 contos mais ou menos.

 

É o método que mais gosto até eu poder comprar meu torrador de prova.

 

Seguinte.... pra quem AMA café, não pode ficar sem a bolinha!!!!!

 

É apaixonante...como nos tempos antigos sabe?

 

Faz um pouquinho de sujeira sim, mas é muito prazeroso todo artesanato envolvido.

 

Abandonei a pipoqueira a tempos...... nem se compara.

 

Faço torras de batchs de 300, 400 e até 500 gramas em 12 minutos sem queimar o café, com excelente homogeneidade e o melhor de tudo: Desenvolvo todo o corpo do grão....

 

Fiz testes cegos com minha família e a pipoqueira perdeu em todos.

 

Comprem um... vale cada centavo e te salvarão sempre que precisar... é só não faltar gás de cozinha :lol:

 

Abraços amigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Ricardo,

 

Ricardo, você já viu no Mercado Livre um tal te TORRABEM ?

 

Gil,

 

Há tempos entrei em contato com a empresa deste torrabem para pegar todos os dados.

 

Ele torra em 20 minutos e se colocar pouco café queima a resistência.

 

Fiquei mais de 3 meses em contato com o Sr Walter para desenvolver um torrabem pra mim com motor e de menor capacidade, mas ele não nos deu muita bola. Era um projeto em Off mas como não deu certo..... paciência.

 

Péssima empresa.

 

Esse Torrabem não vale o que cobram nunca e é péssimo para torra

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No tópico das fotos tem um vídeo, é algo que foi ao ar em algum programa. Ali mostra café coado no coador de pano etc. e há uma parte que mostra o bolinha em ação. É bem legal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa,

 

Agora que tava me animando pra comprar a mondial pop fun, surge a "bolinha"!!!

 

Dúvida cruel: Mondial X Bolinha.

 

A batalha do século! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

 

Alguém me ajuda a decidir?

 

07 dias para minhas férias (bem, férias parciais, mas tá valendo), dezembro será "tempo de torrar".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem o que o Léo falou tiago, porém, se vc não tunar a pipoqueira, com certeza as torras com o bolinha serão muito superiores.

 

Se não quiser comprar os dois ou não quiser fazer modificações, vai de bolinha.

 

É melhor que a pipoqueira e mais barato, porém demanda mais trabalho. Pra quem gosta é uma terapia a parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo,

 

Tunar a pipoqueira como? Achei que com um termômetro digital pra controlar a temperatura e um relógio já dava pra torrar.

 

Não leva o cara tão a sério. Ele tem fogo no nome...

A "tunagem" que ele fala é sinteticamente a colocação de um potenciômetro na pipoqueira pra controlar a resistência. Melhora a pipoqueira, dando mais controle, mas não é indispensável. Primeiro explore outras formas de uso da pipoqueira original, como outros tópicos do forum exploram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago,

 

É mais ou menos isso que o Rodrigo falou, não é indispensável, porém torras de cinco minutos não exploram todo o potencial de um grão.

É como um choque térmico no grão que o desenvolve muito rápido por fora mas por dentro lhe falta calor e tempo suficientes para desenvolver suas propriedades.

 

Uma torra profissional acontece de 12 a 15 minutos, dependendo do grão e equipamento.

 

A pipoqueira é apenas um início, porém se vc tuná-la a brincadeira começa a ficar interessante, pois vc estenderá o tempo de torra.

 

Resumindo,

 

Em cinco minutos a torra não lhe proporciona muito corpo, já 8 minutos com a pipoqueira inclinada melhora bem o corpo, porém em 12 ou 13 minutos com o mesmo grão a história muda de figura.

 

Se morar em casa e não se preocupar com um pouquinho de sujeira o bolinha te surpreenderá.

 

Postei fotos no tópico do forno Philco

 

 

Espero tê-lo ajudado amigo

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo,

 

Moro em casa, mas tô pensando em começar a torrar numa granjinha que tenho aqui nos arredores de Natal.

 

Pensando bem, a bolinha combina mais com granja, né?

 

Achei umas na internet por mais ou menos uns R$40,00.

 

Vou pedir e começar no mundo da torra!

 

Valeu pela Ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc vai adorar Thiago.

 

Olha as fotos que postei.

 

Com certeza, quando vc já estiver craque e partir para um torrador melhor terá o bolinha como recordação e salvador da pátria quando o novo torrador quebrar. O meu é um santo....kkkkkkk

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...