Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

bem, você tem endereço no Rio e em São Paulo. Tem o Alexandre Velloso ( no Rio e em São Paulo tem a loja online do Victor (http://origem.nuvemshop.com.br/).

Eu gosto muito do Caconde, que o Victor tem crú. O blend da casa do Alexandre também é muito bom. Qualquer um desses vai dar um bom café.

Depois você conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

apesar dos meus endereços hoje estou em MS  :P  Mas meu endereço mesmo é o RJ

 

perguntei do café cru porque pensei que talvez exista algum café mais fácil pra começar. O Rodrigo postou um dia que café mais densos talvez sejam mais propícios para torras na pipoqueira. Se não houver diferença posso pegar do Alexandre. Mas parece que ele está de férias.

 

José, se eu não estiver enganado, você foi um dos que recentemente comprou a Pop Fun. A sua é 1100W, ao contrário das primeiras que eram 1200W? Como anda torrar com esta versão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

este produto aqui dá pra ligar tanto entre a tomada e a pipoqueira quanto dentro da pipoqueira em série com a resistência maior.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-558750169-dimer-dimmer-bivolt-2200w-220v-1200w-110v-10-amperes-_JM#redirectedFromParent

 

só que o fio vermelho deve ser ligado na fase e o outro no neutro, se a rede for 110V, é claro.

 

Duas perguntas: Como descobrir qual é a fase na tomada? O que aconteceria se, sem querer, invertessemos a ligação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio.. Com a pipoqueira sem controle algum, um café mais denso talvez seja mais fácil de torrar, já que o fluxo de ar quente é alto. Como o grão é mais denso a torra demoraria um pouco mais na fase de desidratação. Acredito que um grão menos denso, chegaria ao 1C muito rápido e consequentemente pularia ao 2C instantes depois.

 

Mas como você usará um dimmer para fazer o controle da torra, não acho que teria problemas com grãos menos densos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas primeiro farei testes sem o dimmer. Estou vendo ainda aonde colocar o dimmer.

 

preferia, então, comprar algum café mais denso. Não sei se o café do Alexandre é denso ou não. Tenho um tempinho pra escolher porque estou em viagem e retorno pra casa nesse final de semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os cafés que já torrei e supostamente são mais densos foram os etíopes que comprei da HasBean. Sugerem que você eleve a temperatura rápido e a pop fun sem dimmer faz isso.

Torrei 1kg do House Blend do Alexandre sem dimmer e sem problemas. O negócio é parar logo que o 1C termina.

Eu compraria de novo o dimmer que uso. Se você procurar nos post antigos, vai ver o link. O Miyamoto comprou o mesmo e acho que antes alguém também. Vem de Porto Alegre, se não me engano. Ele vem com tomada e você não precisa abrir a pop fun, nem soldar nada: plug and play.

Não sei dizer nada sobre a diferença entre 1100 W e  1200 W que você mencionou, só que minha pop fun é de fato recente (menos de um ano) e que funciona bem.

Leia os meus post que eu dizia quanto tempo demorava pra torrar, mostrava foto das torras e tudo mais.

Ah, o Alexandre está de volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José, vi o dimer que você comprou. Mas não atrapalha o fato de interferir na ventoinha também? Não me decidi se pego um plug and play como esse ou se pego um outro que encontrei pra soldar na placa.

 

Sobre grão verde, foi difícil trazer o HasBean?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio, a Hasbean tem mandado os grãos rapidamente. Pelo que andei lendo, uma remessa está demorando em médias 20 dias para chegar nas mãos do comprador.

 

E para resolver o problema da potência menor da ventoinha, usamos o cabo da colher de pau... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xará (também me chamo Fabio), se resolver por colocar o dimmer só na resistência, dá uma olhada num meu post aqui nesse tópico mesmo e procure um tópico do JorgeO sobre isso, ele dá um tutorial de como fazer (no post que coloquei aqui tem o link pra esse tópico).

 

A minha está assim hoje, com um dimmer controlando só a resistência e a ventoinha alimentada externamente com uma fonte de notebook de 20v. Usei uma de 12v mas a ventoinha ficou mais fraca que a original, não conseguindo agitar os grãos nem na fase final da torra – não sei se isso ocorreu por a minha ser 220v, o JorgeO disse que com 12V a dele, que é 110v,  soprou igual a original. Com a fonte de 20v a minha está soprando mais forte que ela original e praticamente não preciso fazer nenhum tipo de agitação externa (só faço um pouco bem no começo). Não sei se isso vai afetar negativamente a vida útil do motor pois ainda não usei muito nessa configuração, com o tempo descobrirei.

 

A grande vantagem que vejo em isolar a ventoinha é manter a agitação constante independente do nível de calor que se forneça na resistência, além de poder fazer o próprio resfriamento na pipoqueira. No final da torra, eu apenas desligo a resistência e deixo a ventoinha funcionando, como os grãos estão bem leves, a agitação é intensa e eles caem de temperatura rapidamente. Quando chegam perto de uns 70~80 graus eu passo para uma peneira porque aí a queda de temperatura já não é tão rápida (toda a pipoqueira está quente e, daí pra baixo, ela segura bem a temperatura).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que eu comprei o dimmer "de tomada" o Fábio bem com essa! Sacanagem! Hehe :P

 

Espero que de certo. Se funcionar, será perfeito! Sem necessidade de alimentação extra, com custo bastante baixo!

 

Aguardamos cenas dos próximos capítulos... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos iniciantes, vale lembrar, que mesmo isolando a ventoinha da resistência, a colher de pau ainda é necessária ao menos no começo da torra. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

grato pelas dicas Mortari.

 

estou começando a entender a modificação que vocês fizeram.

 

estava pensando fazer algo diferente. Você e o JorgeO mexeram no circuito do motor para isolá-lo e colocar a fonte externa no lugar da retificação original. Eu estava pensando em mexer no circuito da resistência principal colocando este em série com um dimmer igual ao seu. Como, provavelmente, a resistência principal está em paralelo com o motor, uma queda de tensão provocada pelo dimmer junto a resistência não afetaria a tensão do circuito paralelo onde está o motor. Procedendo assim, não haveria a necessidade de colocar uma fonte externa.

 

Ainda não me decidi qual alternativa devo seguir. Quando chegar minha pipoqueira, o termometro e o café cru vou tentar algumas torras sem modificação, para ir conhecendo o equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vantagem pra mim do meu dimmer é que eu não tive que lidar com as entranhas da Pop Fun. Também sou Miyamoto challenged no que toca a essas coisas. Como o próprio falou, no início tem que mexer de qualquer jeito e lá pra segunda metade da torra, você vai estar numa gradação que a ventoinha, mesmo um pouco mais fraca que a pipoqueira sem dimmer, vai ser suficiente pro café girar.

Ou seja, se você gosta de mexer nessas coisas elétricas, até acho que comprar o dimmer de macho é mais legal, caso contrário, compra a versão para mulheres e crianças e seja feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal, a ventoinha em potência máxima consegue agitar torras com 130g de verde após a desidratação? Achei muito... Mas você agita com a colher o tempo todo né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o máximo que torrei foi 120g (peso dele crú). Também nunca levei a potência ao máximo. Com 80g na segunda metade da torra acho que já dá pra parar de mexer. Com 117g (meu lote usual), às vezes tem que se mexer quase o tempo todo. No vídeo eu tava meio atribulado controlando tudo e terminei mexendo sem parar, mas acho que no final já podia ter deixado rodando e dando umas sacudidas. Fica mais fácil de monitorar a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que me lembre não tem outra resistência. A resistência de aquecimento, que está em série com o motor, serve também para baixar a voltagem que vai para ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo, a resistência é em série com o motor por isso fica mais fácil alimentá-lo com fonte externa. Inclusive é necessário fazer um bypass no circuito do motor pra resistência funcionar (isso tá até explicado no tópico do JorgeO).

 

Lembrando que não estou dizendo que fazer assim é melhor ou pior que o dimmer de tomada, são formas diferentes e cada uma tem suas vantagens. Na minha opinião, no dimmer de tomada, a maior delas é a instalação Miyamoto-proof que até uma criança de 5 anos consegue fazer sem grandes problemas e, no esquema dimmer na resistência + alimentação externa no motor, a maior vantagem é manter a agitação forte e constante, e você se preocupar apenas com o controle de temperatura durante a torra. Acredito também que o risco de danificar a pipoqueira (por má instalação ou por estresse dos componentes) seja menor com o dimmer de tomada.

 

Além disso, acho até que os 2 sistemas possam gerar torras levemente diferentes pois, considerando que o perfil de temperatura de toda a torra seja exatamente o mesmo, não sei até que ponto a convecção mais ou menos intensa gera algum tipo influência (positiva ou negativa) no resultado da torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que dá diferença, dá. Com maior circulação de ar, a umidade do grão vai embora mais rápido para um dado perfil, o que vai influenciar as reação de torra, notadamente as que precisam de água (acho que as de Maillard precisam).

 

Essa deve ser também uma das principais diferenças de um sistema de torra a tambor e o de leito fluido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O motor tem voltagem mais baixa. Usar dimmer corre o risco dele travar passando toda voltagem e tchau motor. Melhor fonte + pwm como fizeram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha pipoqueira e café cru já chegaram em casa, no Rio (estou trabalhando em MS e retorno nesta sexta). tomara que o termometro chegue a tempo, senão acho que vai ter torra no olhômetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio, a primeira torra é sem dimmer e termômetro mesmo...

 

É só jogar o café crú lá dentro e ligar e não desligar até o final da torra... Em uns 6 minutos, tá pronta!

 

Inclusive, deixe chegar até Viena e veja onde deverá controlar a torra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada sô.. A primeira torra é bom deixar ir bem escura para conhecer as fases de torra... Mas claro que é sempre bom ter um extintor do lado...  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

huahuahua.

 

moro em apartamento. Será que dá pra eu encarar até vienna? Posso fazer na cozinha com a janela toda aberta ou na varanda, que não é grande mas acho que dá pro gasto.

 

Vou cronometrar e tentar anotar as transformações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá sim.. Será só desta vez. Se nunca avançar demais a torra, não conhecerá todas as fases. Vale a pena jogar café fora ao menos uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...