Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Bom dia companheiros do café....

 

Só agora, depois de anos apreciando o café de cada dia, é que resolvi melhorar a qualidade do meu café.

 

Dei graças quando encontrei esse fórum, achei muito bacana, agora tudo que precisarei de teoria, encontrarei aqui com os amigos, e já vou pedindo ajuda aos amigos.

 

Eu sei que existem vários tópicos, antigos até, sobre a minhas dúvidas, já procurei, mas vi que as informações estão um vencidas, algumas são de 2011/2012 etc e como sabemos, todos os dias há invenções, inovações, novas lojas, novas ideias, novos cafés, etc etc etc por isso a abertura desse tópico.

 

Pessoal, sou um bom apreciador do café desde meus 16 anos, hoje com 33 anos.

Confesso arrependido, que nunca tinha pensado em tirar um bom café em casa, acho que faltava mais paladar e um pouco mais de conhecimento, achava tudo isso muito trabalhoso embora achasse a ideia ótima.

 

De um tempo pra cá, venho percebendo que meu gosto pelo café melhorou, tenho ficado mais exigente e tenho achado horrível, terrível o café de casa.

 

 

Atualmente compro o café pronto e uso com filtro de papel, pasmem, sei que é horrível, sei que é inadmissível uma tal atrocidade, mas é como tenho usado, mas cansei do paladar ralo (quando tem) cansei de um café sem gosto, sem corpo, sem identidade, sem pegada, sem marcas, cansei.

 

Então, decidi investir um pouco de grana, no meu gosto.

Porém confesso, me sentir um pouco perdido nesse mundo tão vasto quanto o vinho, que é minha outro mundo.

 

Peço a ajuda dos amigos para que possa fazer a melhor escolha.....

 

Gosto de um bom café pela manhã, como passo o dia fora, só devo tirar outro café a noite, após a faculdade, para estudar, nos finais de semana um pouco mais, além disso, minha esposa gosta de um bom cappuccino e tambem gosta de café com leite, tipo art latte.

 

Então, não sei que máquina comprar, qual moinho escolher, se maquina com moinho já resolve, não sei.

Vi uma máquina breville BES 860 não sei se presta, se resolve todos os meus problemas, meu outro problema é que minha esposa não gosta de expresso, o que complica o meio de campo.

A Saeco, Garggia, La Pavoni ou as delonghi, krups? qual o moinho.

Outra dúvida, é qual o melhor grão, aquele que todo mundo gosta, que é padrão, que não pode faltar.

 

Galera, eu sei que o texto é grande, porém peço a ajuda de vocês.

 

Agradecido.

 

GADU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gadu, bem-vindo ao Clube!

 

Suas dúvidas são as mesmas de todo iniciante, com todo mundo foi assim. Comigo também.

 

O processo de extrair café expresso não muda. Surgem novos modelos de máquinas, mas o básico é sempre o mesmo: quanto quer gastar, usará filtros com pressurizador ou não, o moinho É necessário.

 

Neste sentido você não vai escapar das leituras dos tópicos antigos, até porque há muitos com as mesmas perguntas que você coloca.

 

Você precisa definir quanto quer gastar. Feito isto, pode começar a procurar sua máquina. Para quem está começando, um bom tópico é o das máquinas de até 300 reais. Se seu orçamento for outro, daí verá outras mais caras, como Poemia, Gaggias e vai subindo.

 

Ao mesmo tempo precisa ler o tópico dos moinhos para escolher o seu: manual ou elétrico.

 

E de cafés, temos muita sugestão. O café é sazonal, no sentido de que um lote especial pode estar disponível neste ano e não no próximo. Mas nossas dicas de lojas apontam para bons cafés. Quase sempre.

 

Não adianta: é necessário fazer as leituras. Até porque suas questões já foram bem desenvolvidas no Clube. A partir das leituras feitas, podemos te ajudar com dúvidas pendentes.

 

Boas leituras, bons cafés e boa sorte nas suas escolhas.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. As dúvidas serão muitas, é natural.

 

Você pode começar com uma de entrada, com pressurizador e um moinho para fazer par. Pode ser um manual ou um elétrico mais básico, mas que acompanha o filtro pressurizador. O manual pode ser até melhor, mas mais trabalhoso.

 

Comece com o tópico das básicas até 300 reais. Ele é muito didático para quem começa.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você vai ler pelo Clube todo que a prioridade é o moinho, mais do que a máquina.

 

Veja os tópicos dos moinhos e seus preços. Isto vai te ajudar a definir. Se manual ou elétrico e qual. Um bom tópico é o de moinhos manuais até 100 reais (quando o dólar custava menos... ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi um dos primeiros realmente.. Mas antes mesmo de adquirir qualquer equipamento, eu acho que já tinha lido metade dos tópicos existentes.. :blink:

 

Hoje eu acredito que não haja um tópico que não tenha lido.. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Gadu, não há outra saída. É preciso recorrer aos tópicos. São fontes valiosas de informação. É melhor passar um tempo pesquisando e fazer boas escolhas do que arrepender-se das decisões tomadas precipitadamente. Leia, releia e reflita. E bem-vindo ao mundo dos bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, você precisará recorrer ao tópicos.. Você vai ler, reler e ler de novo.. E no final das contas.. Vai cometer o erro número 1 de praticamente 98% dos iniciantes: comprar uma máquina boa e um moinho ruim.. :lol: :lol:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Huahua, pura verdade Miyamoto =)

 

Mas vamos frisar de novo.

 

É melhor comprar um moinho bom e uma aeropress que um moinho fuleiro e qualquer máquina que seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ainda está disponível nos classificados um bom set. para quem está iniciando ! Talvez fique um pouco mais caro que isso que quer gastar ! Não sei ! Mais acho que dari pra negociar por esse valor !

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1666-vendo-phillips-saeco-black-novissima-moedor-baratza-encore/

Com o tempo poderá realizar modificações simples que irão te render boms momentos por um bom tempo!

Veja a questão da tensão do equipamento disponibilizado para venda e de sua região !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não tenho grana pra um Baratzo, estou satisfeito com o meu Hario! hahahahah

 

Mas se pudesse, claro, trocaria por um melhor. Se bem que nem faço tanta questão de ser elétrico. Tipo, eu tenho mais preferência por qualidade na moagem do que por elétrico ou recursos. Exemplo: adoraria um Vario, mas dispensaria toda a parte digital dele. É legal, claro, tendo e eu podendo pagar eu compraria, mas se tivesse uma versão mais barata eu daria preferência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diria o Chaves: Baratzo é o marido da Baratza? :blink:

 

Bruno, o problema não é questão de ser manual ou elétrico. Claro que um elétrico é muito mais cômodo. Mas nenhum elétrico de baixo custo dá resultado similar a bons manuais. Sendo assim é melhor pagar pouco em um bom manual ao invés de pagar pouco em um elétrico ruim.. Além disto, o salto para um bom elétrico é enoooooorme...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto,

 

Não tenho experiência com os moedores, mas concordo plenamente com você. Já que não tenho $tempo$ a disposição, prefiro um manual bom a um elétrico ruim. Ou um elétrico bom sem recursos a um elétrico médio com dosagem por tempo, peso, tela digital ou sei lá mais o que. Apesar de sempre ter sido viciado em gadgets eu ainda tenho um pensamento meio velho de que quero a coisa para aquilo que ela foi planejada. Ou melhor, o que eu espero de um moínho são grãos muito bem moídos. Todo o resto é brinde e bem vindo, claro, mas não é necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa Anita, eu não me referi a nenhum modelo específico e nem tinha nenhum em mente. Estava só exemplificando a minha forma de raciocínio mesmo. Um caso onde eu tivesse estas opções para escolher e dinheiro limitado.

 

Eu na verdade não tenho ideia de comparação de qualidade entre os moinhos. Atualmente apenas sei que o Vario > Preciso > Encore > Krups. E de outro lado o Porlex > Hario mini. Mas nem comparar os manuais aos elétricos eu sei. Se eu fosse chutar, diria que o Encore é melhor que o Porlex, mas eu realmente não faço ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...Ou um elétrico bom sem recursos a um elétrico médio com dosagem por tempo, peso, tela digital ou sei lá mais o que. Apesar de sempre ter sido viciado em gadgets eu ainda tenho um pensamento meio velho de que quero a coisa para aquilo que ela foi planejada. Ou melhor, o que eu espero de um moínho são grãos muito bem moídos. Todo o resto é brinde e bem vindo, claro, mas não é necessário.

 

Bruno, é que você havia dito que preferia um elétrico bom sem muitos recursos a um mediano cheio de traquitanas. Só que este mediano cheio de trelelés não sei se existe, ele já vira um dos bons.

 

Mas entendi depois.

 

Ali na lista dos Baratzas faltou o Virtuoso, não sei, creio que ele fica um pouco abaixo do Preciso (Alex confirma isto depois).

 

E na lista dos manuais, Porlex e Hario mini são similares, apesar de alguns colegas, pela experiência, acharem o Porlex ligeiramente melhor. Depois dá-se um salto gigantesco para os manuais top como Lido, filhote etc.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, entendi, Anita. Obrigado! :)

 

Hum, bom saber! Como não ando podendo gastar, meu próximo upgrade de moinho então provavelmente vai ser para outro manual, como o Lido. A menos, claro, que as coisas melhorem bem até lá! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...