fbvergili Postado ontem às 05:59 Denunciar Share Postado ontem às 05:59 Olá pessoal! Recentemente adquiri um kit de espresso, uma Gaggia Classic E24 e um Bravito. Porém estou com muita dificuldade de acertar a moagem. O café esta passando muito rápido. Estou vacilando na regulagem do moedor, então talvez por pura burrice esteja interpretando errado a indicação do Bravito. Por exemplo, nessa regulagem, 40ml de café esta passando em tipo 8 segundos. Então, qual regulagem é essa? 0 voltas + 40? ou 1 volta + 40? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado ontem às 08:24 Denunciar Share Postado ontem às 08:24 Opa! Essa é a regulagem 1 volta + 40 (1V40). Note os números de 0 a 4, na vertical. O último número que você cobriu ao girar o anel de ajuste corresponde a volta que você se encontra. Como você está vendo do número 2 pra frente, significa que você está na volta 1 (1V) Em relação ao ajuste do moedor, como o próprio tempo de extração sugere, a moagem está grossa demais. O ajuste poderá variar entre cada unidade do Bravito, considerando o mesmo café. Porém, um ajuste típico costuma ficar entre 1V e 1V15 nos espressos. Na unidade que eu tenho e para a minha máquina, equipamentos e dose de café, eu costumo ficar entre 1V10 e 1V15. Com os seus equipamentos pode ser diferente, mas eu sugiro você começar com 1V10. Se demorar muito para passar, engrosse mais a moagem. Teste 1V12, por exemplo. E se passar rápido, deixe ela mais fina. Teste 1V8, por exemplo. Não fique perseguindo tempos específicos. Sempre faça o ajuste com base no paladar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fbvergili Postado 23 horas atrás Autor Denunciar Share Postado 23 horas atrás Elder! Muito obrigado pela resposta! Eu estava usando a linha como referência, e não o número! Consegui afinar bem a moagem e tirar um espresso melhor! Mas aqui no meu moedor foi 1V17. Estou usando um café bem recente, torra de 1 semana atrás. Minha dúvida é se por algum motivo pode ser que meu bravito esteja meio desregulado. Se você coloca a regulagem em 0V+0, as mós deveriam estar encostadas já? Porque pra mim elas só encostam em ""-1V +40" Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 23 horas atrás Denunciar Share Postado 23 horas atrás Que bom que deu certo. Vai testando as moagens próximas e vendo se te agrada. Sobra o moedor, não está desregulado, o meu também trava no negativo. Tome cuidado para não forçar as mós e danificar elas pressionando uma contra a outra ou mesmo girando a manopla nessa posição. Eu sempre deixo o meu parado na última moagem de espresso que eu fiz, o que costuma ficar entre 1V10 e 1V15, no meu caso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 22 horas atrás Denunciar Share Postado 22 horas atrás Para entender a marcação de seu moedor , vamos fazer assim : Volte no sentido anti-horário até o zero e veja se as mos estão faceadas , se não tiver volte mais uma volta . Assim teremos o ponto de partida . A marcação horizontal das voltas não tem muita previsão , então pode dar uma diferença de um moedor para o outro , você colocando no zero , com as mos faceadas , e info para volta 1 , você vai entender como está seu moedor e aí fica fácil se localizar . 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 10 horas atrás Denunciar Share Postado 10 horas atrás Esse continua sendo um dos (vários) pontos positivos do Bravito: @Gilbertona área! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas