Ir para conteúdo

Moedor elétrico "home made"


sergio.m

Postagens recomendadas

Tem coisas que só o amor paterno faz por você, nesse caso foi um moedor =)

 

Faz uns meses que meu pai disse que me faria um moedor elétrico. Expliquei para ele quais as caracteristicas importantes, quais as ruins, passei os sites dos melhores moedores do mercado, dei uns pitacos no projeto e acabou saindo isso, após muito trabalho (95% dele).

 

Detalhes:

 

- dois rolamentos cônicos acima do compartimento dos grãos, que deixa folga zero no eixo

- rosca da mó de passo 2 mm, com fita teflon, também com jogo zero

- regulagem stepless para qualquer preparação de café

- conjunto de motor, redução e mós da DeLonghi Magnifica (mós cônicas de aço 38 mm)

- retenção mínima

- moagem de 14 g em uns 10-20 segundos

- o pó é pego com um copinho de plástico usinado que entra justo por baixo (tem diâmetro de uns 42 mm)

- 4,8 kg

 

Antes que perguntem, não é viável fazer para venda.

 

Quando der posto um video.

 

YaRdFke.jpg

ukYoaWX.jpg

XmYu76h.jpg

k7Nc9hU.jpg

qWgf0uP.jpg

  • Curtir 20
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Anita. É que sabemos como você acha feio o HG-one, e esse segue linha parecida =)

 

Marcio, material não é muito, foram usados retalhos que ele tinha lá (na casa dele tem uma oficininha com torno). O que mais se gastou em dinheiro foi no conjunto da delongui, comprado por uns R$ 200 e pouco numa assistencia técnica.

 

Agora, horas de oficina e horas pensando, não tem como estimar... As coisas geralmente nunca ficam boas de primeira então tem que fazer de novo... Se pensar no custo é melhor nem começar.

 

Gilberto, meu pai é aposentado, foi for fun.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns a seu Pai Sergio.

Eu batizaria como: modelo MASP

 

PS: deverias publicar no HB, iria fazer maior frisson !

PSS: tem outro parecido, o Monolith

 

http://www.home-barista.com/grinders/monolith-t27175.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De cara lembrou mesmo o HG One, que acho o máximo em termos de design (desculpe, Anita)!

Pena que não é manual. Eu confesso que quanto menos elétrico eu acho melhor (menos coisa pra quebrar).

Quem dera eu tivesse mais treino nessas coisas (e uma oficina pra usar). Faria um JC One pra mim.

Logo que você falou que era incomerciável, imaginei que fosse pela mão de obra mesmo, mas 200 reais eu acho que todo mundo teria.

Vamos ver como vai ficar o moedor manual do Gilberto. Minha esperança é que vocês se animem e postem um tutorial ensinando a fazer (ou vendam a um preço camarada).

Enfim, supimpa o moinho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, não conhecia esse Monolith, bacana também.

 

José, inicialmente era para ser manual, eu prefiro, só ver minhas máquinas de espresso. Daí meu pai encontrou o conjunto de mós que não eram vendidas separadas do motor/redução. Claro, era só usar as mós e descartar o resto, até pedi isso para ele. Mas ele pôs na cabeça e foi por esse lado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente fantástico!

Parabéns e felicidades com este belíssimo moedor que além de útil, tenho certeza que tem um valor sentimental que poderá ser passado de geração para geração!

Abraços,

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Anita. É que sabemos como você acha feio o HG-one, e esse segue linha parecida =)

 

Marcio, material não é muito, foram usados retalhos que ele tinha lá (na casa dele tem uma oficininha com torno). O que mais se gastou em dinheiro foi no conjunto da delongui, comprado por uns R$ 200 e pouco numa assistencia técnica.

 

Agora, horas de oficina e horas pensando, não tem como estimar... As coisas geralmente nunca ficam boas de primeira então tem que fazer de novo... Se pensar no custo é melhor nem começar.

 

Gilberto, meu pai é aposentado, foi for fun.

 

Sergio , não foi por fun , foi por sua causa , ele quis fazer algo que fosse representativo para vc , algo perene que fosse de seu interesse .

Por um momento seu pai me fez lembrar meu falecido pai , ele também gostava de construir coisas.

Parabéns , esse é um lindo presente.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Sergio, tomei a liberdade de postar informação, muito resumida, sobre teu moedor no Home Barista, e indicando este tópico para maiores detalhes.

 

http://www.home-barista.com/grinders/new-brazilian-homemade-electric-hg-one-style-grinder-t28352.html

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, obrigado Bernardo!

 

Miyamoto, parece mais homogêneo no elétrico comparado ao skerton. No sabor só fazendo teste cego, meu paladar não é bom assim, apesar de estar achando no elétrico melhor.

 

Ambos regulados para tirar o mesmo ristretto. Esquerda skerton, direita elétrico:

JKFO8TB.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só quem já tentou construir algo do zero pode imaginar o tempo emprendido e a satisfação com o produto final.

Achei lindo e pelo jeito funcional. Parabéns demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...