Ir para conteúdo

Moedor Krups GVX208


leo_bsb

Postagens recomendadas

Paulo, pelo custo eu manteria o Krups para os coados, aqueles que o Vario pode ficar um tiquinho aquém (como a danada da prensa).

 

Eu não manipulei o moinho. Participei de uma degustação de vários cafés e informaram que seria um moinho caseiro a fazer a mesma moagem para todos, quando dei uma espiada vi que era um Cuisinart branquinho, mas não sei qual modelo. Só vi o resultado no copinho. Me pareceu ser um modelo mais antigo, que a pessoa tem há mais tempo.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, o Krups deve ficar sim, me apeguei ao bixo, kkkkkk.

 

Me chamou a atenção seu comentário, fiquei com a impressão de que o Krups se sai melhor que o Vario em coados e na prensa. Isso e verdade ou sua recomendação foi só para não ter que ficar variando o tipo de moagem nos moedores?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, o Vario é show de bola no coado. Na prensa não sei dizer, nunca fiz.

 

Minha sugestão foi para não precisar ficar mudando o ponto de moagem toda hora.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como falamos demais sobre café na prensa ontém pela manhã resolvi preparar um neste método para ver como se saia o Unique Blend e o Krups. Pois bem, gostei muito do resultado, até achei que tinha menos fines no final da xícara do que costumo ver, porém achei que este café se encaixa melhor no espresso. Não é que na prensa tenha ficado ruim, longe disso, mas no espresso se ressalta muito mais. Outros cafés, como o do Alexandre, me surpreenderam na prensa. O Unique Blend ficou "normal". Contudo cabe destacar o aroma intenso deste café neste método. Coisa de louco. Se algém quiser perfumar a casa toda com um bom cheito de café por um bom tempo, recomendo preparar este com a prensa.

 

Comentei esta historinha para iniciar o post, mas meu objetivo principal é outro.Logo após este café me deu uma "crise de boa vontade" e acabei por fazer uma limpeza geral no Krups. Ao olhar para a mó superior me chamou a atenção o "ressalto" provocado pelos parafusos utilizados, vejam:

 

Visão de cima:

KrupsGVX2-Moacutesuperior01_zps9765ee34.jpg

 

Visão lateral para dar maior noção da altura que os parafusos chegam

KrupsGVX2-Moacutesuperior02_zps551c6c0f.jpg

 

Algo que estive observando nos moedores de mós planas enquanto estava pesquisando por um é o acabamento destes parafusos. Eles costumam ficar bem mais "pra dentro" da mó de forma que não atrapalham o "desenho" delas. A mó inferior do próprio Krups é presa de forma diferente e sem estes ressaltos. Com isso fico me perguntando algumas coisas:

 

1. O quanto estes parafusos podem comprometer o resultado da moagem?

 

2. O que poderia acontecer se os parafusos fossem substituidos por outros que não provocassem tanta alteração no desenho da mó superior?

 

3. O quanto a simetria entre as mós afeta o resultado?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Paulo.

Teorizando sobre a ação dos discos de lâminas, a interferência dos parafusos na definição da granulometria deve ser pequena ou até nula, posto que tal definição se dá pela distância das bordas dos 2 discos e os parafusos estão abaixo destes planos.

Possivelmente influenciam na fragmentação e no transporte dos grãos.

Seria necessário verificar se os discos são dotados de cavidade para "aprisionar" parafusos de "cabeça" chanfradas. Mas pelas fotos, penso que as "cabeças" ficam sobre a superfície dos discos.

Uma solução seria o uso de parafuso sem "cabeça" com a fenda para tração no próprio cilindro.

Sinceramente, não creio que fará diferença no resultado da moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei não detalhando uma coisa, então acho que o seu entendimento foi de que eu estava me referindo a resultar em uma definição de uma granulometria mais ou então menos fina. Na verdade não era essa a minha intenção.

 

O que observro a algum tempo sobre esse moedor da Krups é que os relatos apontam seu maior defeito sendo a irregularidade nas moagens, além de uma produção grande de "fines". Então estava refletindo um pouco sobre o que poderia fazer com que os resultados de moagens em nível igual acabassem saindo diferente. Daí reparei nessas questões da simetria das mós que, no caso do Krups, é prejuticada pelos parafusos.

 

Alexandre, se entendi bem o que você descreveu, talvez estes parafusos sejam uma das partes responsáveis por isso, já que poderiam influenciar na fragmentação e no transporte dos grãos. Salvo engano as novas mós que o Baratza Preciso trouxe auxiliaram nesta questão de uma fragmentação inicial mais uniforme que, no final, dá o excelente resultado que muitos conhecem.

 

As cavidades onde os parafusos são "aprisionados" são exatamente iguais àqueles "buracos" que se vê na mó entre cada "seção" dela. No total a mó tem seis buracos onde se pode colocar os parafusos (ao retirar a mó vi que todos são "vazados"), mas apenas três são utilizados. Aqui em casa até tenho um parafuso de "cabeça chata" que melhoraria bastante esta questão, mas ainda assim fica um pouco ressaltado (diria 1/3 de como fica com os parafusos originais) por conta de ter um corpo em formato cônico. Só não pude testar com ele por que não é longo o suficiente para se fixar no conjunto.

 

Não sei dizer se a mó superior oferece maior, menor ou igual influência que a mó inferior, o que posso dizer é que a inferior não tem o mesmo "problema".

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

paulohvs, toda observação e testes são validos! Acredito que em alguma casa de parafusos encontre um que de para o teste, assim, como os gatos vão ficar nos centavos, vale a pena tentar.

Continue com os relatos e boa sorte!

Abraços,

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a troca dos parafusos da mó superior, vejam como ficou:

 

Vista superior

KrupsGVX2-Moacutesuperior04_zps78381522.jpg

 

Vista lateral

KrupsGVX2-Moacutesuperior03_zps05ee61b9.jpg

 

Diferenças de desempenho?

 

Muito cedo para comentar, não houve tempo de realizar muitos testes, apenas quatro shots depois do almoço de hoje (bebi dois destes). Como previsto, não houve qualquer diferença no ajuste da granulometria do moedor, permeneço conseguindo o mesmo resultado no mesmo ajuste que antes.

 

Fiquei com a impressão de que o compartimento de pó "sujou" menos hoje, mas há de se levar em conta que o café que comprei já era relativamente velho e que já tem uma semana que abri o pacote, então isso até é natural.

 

Semana que vem estarei recebendo o Vario e café novinho do Alexandre (torrado ontém), daí conseguirei fazer testes melhores com tudo isso.

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a troca dos parafusos da mó superior, vejam como ficou:

 

Diferenças de desempenho?

 

Muito cedo para comentar, não houve tempo de realizar muitos testes, apenas quatro shots depois do almoço de hoje (bebi dois destes). Como previsto, não houve qualquer diferença no ajuste da granulometria do moedor, permeneço conseguindo o mesmo resultado no mesmo ajuste que antes.

 

Fiquei com a impressão de que o compartimento de pó "sujou" menos hoje, mas há de se levar em conta que o café que comprei já era relativamente velho e que já tem uma semana que abri o pacote, então isso até é natural.

 

Semana que vem estarei recebendo o Vario e café novinho do Alexandre (torrado ontém), daí conseguirei fazer testes melhores com tudo isso.

 

Abraços

 

Quanto aos parafusos, pela foto parece que teria que ser um menor ainda, aparentemente ainda esta saliente ao compartimento do parafuso :ph34r:, de qualquer forma informe os resultados.

No mais, parece que é o mais novo membro feliz proprietário de Vario :lol: , parabéns pela aquisição e pelo café do Alexandre, que é recomendadíssimo neste fórum.

Estou louco também por um moedor, o vario para mim esta fora de questão ($), estou sonhando com um rocky, pena eu não encontrar um com um preço camarada aqui, só assim também vou poder experimentar o café do Alexandre.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o parafuso teria que "entrar mais" dentro da mó, mas a mó superior do Krups é fina e nem teria espaço suficiente para isso, então este é o máximo que dá por meios "naturais".

 

De qualquer forma a saliencia que ficou agora é menor do que antes e, se reparar, a parte superior do parafuso está mais baixa do que antes, que era quase no mesmo nível que a parte externa da mó.

 

Quando fizer mais testes vou postando os resultados, mas vai demorar um pouco, já que viajo amanhã e só retorno na segunda. Espero chegar em casa juntamente com minhas encomendas :D.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não acredito que essa alteração do parafuso dará alguma diferença na moagem.

 

De qualquer forma, se for ser bem minucioso, outra coisa a se considerar é o formato da cabeça do parafuso. Antes, apesar de mais alto, o parafuso tinha a cabeça arredondada e que aparentemente ficava sempre abaixo da "linha de corte" da mó (a confirmar), principalmente na área interna, dá a impressão que aquelas partes mais salientes da mó ficavam acima da cabeça do parafuso. Agora, apesar de mais baixa, a cabeça é reta e com cantos vivos que parecem ultrapassar a linha de corte na área interna da mó. Assim, imagino que, no início do processo de moagem, o grão possa ser atingido pelo parafuso antes de tocar a mó.

 

Apesar que, pelo aspecto das mós do Krups (não são tão afiadas), me parece que elas mais quebram do que cortam os grãos. Mas, como eu disse, não acho que essa alteração irá alterar o resultado final de forma significativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar que, pelo aspecto das mós do Krups (não são tão afiadas), me parece que elas mais quebram do que cortam os grãos.

 

Mas isto não está certo? Já que a função é moer (triturar em pequenas partículas)? Se fosse para cortar, um moedor de lâminas seria o ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não está certo nem errado, é apenas uma característica.

 

Como comparação, as mós do Rocky possuem as bordas bem mais afiadas que as do Krups e eu acredito que elas cortem mais os grãos do que quebrem. Alguns moedores (principalmente cônicos) têm as mós projetadas para quebrar os grãos na fase inicial da moagem e cortá-los na fase final.

 

Na verdade não há um padrão, essa dinâmica entre quebrar/cortar (como e quando) gerada pela geometria das mós é um dos fatores que define o perfil singular de moagem de cada moedor, além de outras coisas como a velocidade do motor, tolerâncias mecânicas, materiais empregados etc.

 

Eu só citei o fato de eu achar que as mós do Krups quebram mais os grãos do que cortam para embasar a minha opinião de que a diferença de geometria da cabeça do parafuso não vai influenciar significativamente, não foi uma crítica. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando a discussão mas mudando um pouco de assunto..

 

O Krups tem uma velocidade de moagem muito alta. O que acaba criando bolos de pó. Alguém por acaso já tentou reduzir a potência na tentativa de baixar a rotação? Será que isto alteraria alguma coisa em relação à qualidade da moagem? Ou seguindo o pensamento do Mortari, já que as mós do Krups não são tão afiadas, a alta velocidade serviria para compensar a qualidade das mós?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, pode parecer na foto, mas o tamanho da cabeça dos parafusos e igual, mas, de fato, agora há um "canto vivo". Em contra partida, oposto ao que voce disse, agora a parte mais interna das "ranhuras" da mo estao desobistruidas por conta de o novo parafuso ser mais baixo. Se reparar nas fotos vera que o parafuso anterior quase alinha com a parte externa da mo.

 

Eu nao tenho nenhuma grande expectativa dessa modificaçao. O que talvez possa melhorar e uma maior facilidade de transporte do grao da parte interna para a externa da mo e, com isso, obter menor variaçao entre uma moagem e outra.

 

.............

 

Nao me lembro qual e a velocidade de rotaçao do moinho, mas, talvez, falte torque se abaixar a rotaçao.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem está procurando, o Krups está disponível em uma campanha da Arno na Privalia por R$150,00 em 10x (só 110v):

 

http://br.privalia.com/microsites/fittingroom/campaign/7190/category/236491/product/1238167

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é uma ótima notícia, acho esse um excelente moedor para indicar para quem está "curioso" em aprimorar bastante o sabor do café de cada dia e não quer se "arriscar" gastando muito em um moedor "refinado".

 

Dei um "buscape" no Krups e achei apenas aqui. Não cheguei a olhar nas lojas especializadas.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estive utilizando o Krups para AP e acho que o resultado não é satisfatório. A moagem mais grossa do Krups ainda é muito fina para usar na AP. Sendo assim, o café extrai muito lentamente pelo filtro metálico fine. Usando moedores manuais o resultado é muito melhor. Acho que a água quente acaba sobrextraindo os fines e deixando o café amargo.

 

Alguém consegue usar o Krups na AP?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito estranho. Eu uso o Krups para french press, que salvo engano é o método que demanda a moagem mais grossa, e não tenho problemas com café amargo. Vejo sim uma "laminha" considerável no fundo da xícara, mas até hoje não tomei nenhum café na minha prensa que eu pudesse dizer que estava amargo. Digo mais, nem uso a moagem mais grossa, tenho feito um nível a menos que isso e com infusão até 4min.

 

Tem algo estranho no seu comentário. Se a moagem é mais fina do que você considera ideal, o café deveria estar sendo extraído muito rápido, não muito lento.

 

Dê uma olhada no vídeo do "foguinho", ele indica os níveis de moagem no Krups para vários métodos, inclusive a AP

 

Para deixar tudo bem claro, não discordo de que resultados bem melhores podem ser obtidos com outros moedores, apenas não concordo que o Krups não consiga bons resultados, minha experiência com ele no espresso com filtro comercial e na prensa são muito boas.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, para espresso eu consigo bons resultados por volta do nível 9-10 de regulagem. Você utiliza qual? No vídeo do Fogo, ele usa nível 5 para a Gaggia Classic com filtro comercial. Se eu fizer com esta moagem, o café nem pinga :P :P Acho que um dos problemas do Krups é este. Por fato de ser um moedor de entrada, dificilmente se conseguirá uma produção 100% padronizada. Acho que cada moedor poderá se comportar de uma maneira.

 

Quanto à AP, pense em um tubo com areia bem fininha. Depois pense no mesmo tubo cheio de pedras. Onde você acha que a água vai passar mais rápido? Pelo tubo com areia fina ou com pedras?

 

Penso que seja da mesma forma. Uma moagem muito fina na AP "entope" os furinhos e precisa de muito mais força pra extrair o café. Quanto mais grossa, mais fácil o líquido percolar pelo pó.

 

Digo isto por causa dos testes que fiz. Se eu estiver errado, peço que me ajudem.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, entendi agora o que você quis dizer. Por "tempo" extração você queria se referiar a "velocidade" ou "facilidade" com que o café passava do filtro da AP para a xícara. Neste caso concordo, quanto mais fino mais demorado será ou maior pressão será necessária. Como não tenho AP não domino esse método, então não posso falar muito, mas, que eu saiba, é natural fazer uma pressão neste método, até por isso produz um café com gosto similar ao do espresso pelo o que falam. É muito diferente da prensa, que não requer pressão, o objetivo passa a ser apenas a "separação" do bolo da bebida.

 

Quando eu me referi à extração estava me referindo ao tempo de "contato" necessário entre a água quente e o pó de café para extrair os sabores desejados. Se tempo de menos, o café fica sem gosto, se tempo demais, ficará amargo (sub e sobreextraído). Quanto mais fino o pó menor é o tempo necessário para extrair os sabores do café.

 

Assim sendo, mesmo sem conhecer a AP lhe recomendo experimentar a atual moagem que faz e deixar a infusão rolar por menos tempo. Talvez seja possível também aplicar uma pressão maior para acelerar o processo. Como disse, não conheço o método em sua intimidade, então não sei qual é a pressão recomendada.

 

Com relação ao nível de moagem para espresso, no Blend da Unique Café com torra de 60 dias (salvo engano), que é o último que utilizei, estava adotando o nível 6 do Krups. As extrações tem ficado na casa dos 29s-31s para 50ml. Minha máquina é a Chef Crema Silver e uso o filtro comercial da Rancilio Silvia. É um nível bem próximo ao que o Fogo utilizou, mas sempre é bom lembrar que cada café demandará um nível diferente e a idade da torra também influencia muito.

 

Aqui está a foto de uma das minhas extrações nesta configuração:

Shot3_zpsdafd6fa3.jpg

 

Desde que adotei o filtro comercial tenho utilizado no máximo o nível 9 para espresso, sendo o mais comum ficar entre 6 e 8. Na época em que usei o filtro pressurizado cheguei a moer no nível 10 para um dos Bourbon do Ateliê do Café (se não me engano foi o Yellow). Estou com café novinho do Alexandre, assim que der vou testar com ele e posto aqui como foi.

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi o que você entendeu :P

 

Porém, quando a moagem fica muito fina, a força necessária para extrair é grande. Eu cheguei a trincar uma caneca tentando extrair. Quase deitei em cima da AP.. :lol: :lol: :lol:

 

Quanto ao Krups, você consegue moer grosso o suficiente para prensa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não tenho AP não domino esse método, então não posso falar muito, mas, que eu saiba, é natural fazer uma pressão neste método, até por isso produz um café com gosto similar ao do espresso pelo o que falam.

 

Por curiosidade...

 

Pelo que vi o diâmetro do êmbolo da AP é uns 5 cm que dá uma área de uns 19 cm^2. Se for colocado 19 quilos em cima na hora da extração, o que acho improvável, daria 1 bar de pressão, bem longe dos 9 bar do espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae galera!!!

 

meu Krups chegou a uns dias... e agora eu pude testa-lo e tirar alguns Shots...

 

bem... fiz vários testes, mas não obtive resultado muito diferentes... ainda estou utilizando o apetrecho pressurizador da maquina....

 

vou anexar uma foto no final do post....

 

também reparei q ultimamente minha maquina está soltando uma água "branca" como se tivesse espuma na água... (sei q na verdade é ar) mas antes ela não fazia isso....

 

o café também fica cheio de "bolhinhas" minusculas... queria saber se isso interfere no sabor da bebida.

 

segue a foto:

post-2122-0-60954700-1382562850_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi o que você entendeu :P

 

Porém, quando a moagem fica muito fina, a força necessária para extrair é grande. Eu cheguei a trincar uma caneca tentando extrair. Quase deitei em cima da AP.. :lol: :lol: :lol:

 

Quanto ao Krups, você consegue moer grosso o suficiente para prensa?

 

Consigo sim. Não tenho reclamações do sabor do café que consigo moendo no Krups e preparando na prensa francesa. De qualquer modo acredito que o sabor poderia ficar ainda melhor com uma moagem mais consistente (melhoraria a infusão) e com menos particulado (este último muito mais pela "estética" do que por estar prejudicando o sabor de alguma forma).

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigoks, entendo o que está dizendo. Veja, comentei sobre isso acima quando falei do tempo de infusão diferente para café moído em granulometria diferente.

 

No meu comentário sobre o Krups para french apenas quis destacar que, mesmo produzindo bastante particulado, o gosto da bebida não está sendo prejudicado em um nível que inviabilize o método, pelo contrário, consigo uma bebida muito saborosa. Repito, acredito sim que o gosto pode melhorar bastante com uma moagem melhor, mas um café na prensa feita com grão de qualidade novo e moído no Krups é muito melhor que qualquer coado que tenha provado com pó de supermercado. Essa é minha opinião.

 

Hoje fiz um "tira-teima" preparando "corretamente" um coado com pó do Melita (o povo aqui de casa tem o costume de ferver o café :blink:) e sumiu o gosto "quimado" que eu sentia, mas o fator "café velho" estava lá. Tomei sem açúcar e até que foi bem tranquilo, acho que este combinaria bacana com açúcar para minimizar o efeito do envelhecimento do pó.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...