Ir para conteúdo

Consumo de Cafés Especiais


Postagens recomendadas

ahahhahahahaha

 

Agora falando em café na rua e moagens mais grossas, com sabor mais ácido, na minha experiência é o contrário.

 

Quase sempre que tomo um espresso na rua ele vem amargo, muito amargo. Quanto as cafeterias, acho que o Curto café é um dos raríssimos lugares onde posso pedir um espresso cegamente que vai vir do jeito que gosto. Mesmo em outras cafeterias consideradas boas, se eu pedir apenas um espresso as vezes vem bom, as vezes vem ruim. Vai do dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo bem o pessoal apontando falhas na extração. Estamos todos cansados de ver espressos mal tirados. O pior, é quando se pega um café especial, se vende como um café especial, mas se extrai como um cafezinho qualquer. Numa analogia meio tosca, é como pegar uma picanha do Wessel, cortá-la em bifes de meio centímetro de espessura e torrá-la na grelha...

 

A reportagem é muito mais voltada para o glamour de colocar o cliente como um apreciador de um produto diferenciado-exclusivo-vip-rei-do-camarote do que sabor em si. Isso vende muito mais que um diferencial de sabor, de maneira geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahuahuahuauhahu

É mais ou menos isso mesmo, Santiago!

 

No Café do Ponto, o cardápio dá 800 variações de cafés, cada um com suas nuances e características próprias. Na prática eu só vi 1 tipo de grão e um café amargo (com gosto de cinza).

 

José, eu ainda tenho que voltar na Sorelle. Tem anos desde a última vez que passei por lá. Só conheço a do Escada Shopping.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que impressiona é ver como somos colonizados: a reportagem fala que em BH, capital de um dos principais estados produtores, supostamente quase não tem/tinha lugar pra tomar café especial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre BH, pelo pouco que conheci, confirmo também! e a cafeteria do cabra lá (não lembro o nome), que supostamente deveria vender "espresso raíz" (hehe), não faz isso direito e não está interessada em atender a um público exigente assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal acho que temos que levar algumas coisas em consideração

apesar de país produtor, temos pouca tradição no consumo de café expresso

na maioria das cafeterias que frequentei tudo é ótimo, exceto o café

querem criar um espaço legal chamado cafeteria, mas a bebida servida é sofrível

assim, não contribuem para que a população aprenda a apreciar café

acho que ainda tem muita estrada para a maioria das cafeterias começarem a servir algo aceitável

abc

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava pensando aqui, é a mesma coisa que acontece com a política etc: o povo não conhece o q é bom e quer o ruim mesmo, os donos das cafeterias vendem os ruins pq o povo não liga pro bom e o custo é maior sem afetar as vendas e os baristas não precisam se especializar, estudar e nem nada. Basta fazer o basicão que já é mais que suficiente.

 

Todo mundo "ganha", ou melhor, todo mundo continua no seu conforto.

 

Como diz um amigo, a culpa novamente é nossa. De quem tem conhecimento. É o nosso papel divulgar a informação e apresentar a bebida mais elaborada. É informação pra mídia também passar, aí a coisa vai funcionando aos poucos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A figura do barista não é valorizada em BH. Os cafés são tirados por atendentes de lanchonete, que estão acostumados a fritar coxinhas e servir coca-cola.

Lugares como o Kahlua e Academia do Café são exceções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caio Negri, nossa realidade aqui é triste né?

 

Este final de semana, voltando de viagem, quase chegando à BH, parei para lanchar em uma lanchonete de beira de estrada.. Dei uma espiadinha rápida no equipamento de espresso.. Era tudo Segafredo.. Aí pensei.. Tô fora..

 

Antes mesmo de mostrar meu desapontamento com o café, um senhor ao meu lado pediu um espresso. Logo pensei: tadinho...

 

Fiquei reparando na moça.. Foi lá.. Com toda sua técnica de vendedora de pão de queijo.. Moeu o café, encheu o filtro.. Encaixou o pf na máquina e começou a extrair.. Fiquei até surpreso com o fato dela ter começado a extrair antes mesmo de colocar a xícara embaixo do pf.. Logo começou a verter o café.. Um bonito filete preto (ou seja... café ruim e velho.. nem uma cremazinha).

 

Analisando o fino filete, até acreditei que algo menos pior que ruim poderia vir, já que aparentemente conseguiria extrair uns 25ml em seus 30 segundos aproximadamente...

 

Depois disto não acreditei mais!!

 

Ela conseguiu encher uma xícara de café de pelo menos uns 80 ml em uns dois minutos!!! :wacko: :wacko:

 

Ê lelê... A ignorância é uma dádiva mesmo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses e vários outros exemplos de problemas de compras aqui no cdc mostram o grau de diletantismo.

Veja bem, um dos lugares mais elogiados no Rio, que ainda quero conhecer, é o Curto Café. A atitude e principalmente o preço (quanto você quiser) ilustram o meu ponto.

Somos uma nação com sérios problemas de profissionalismo. Encarar a coisa de forma séria, treinar os funcionários e cobrar o justo é mal visto no Brasil (note que não estou desdenhando do Curto Café e similares, simplesmente tentando ver o nosso modo de fazer negócio).

Como já dizia o poeta, "no Brasil o sucesso é uma ofensa pessoal": imagina quem vai ter a petulância de comprar café bom, treinar os atendentes... e cobrar!

Acho a proposta do Curto legal. Me parece ser um grupo de amantes do café, que tira seu sustento também por outros meios, e que quer não só vender, mas um clima agradável.

Infelizmente não é viável se esperar que as cafeterias sejam todas assim (eu se um dia abrisse uma, não poderia me dar ao luxo). Por isso que seria bom copiar um pouco mais a ética de trabalho dos países ricos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, se o cara pede em restaurante um prato de comida e ele vem queimado ou frio ou mal feito, o que geralmente acontece? Ele manda fazer outro ou sai sem pagar.

 

Entregam café assim pq o cliente aceita.

 

Eu faço minha parte, não tomo mais espresso fora de casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal , esse topico chamou minha atenção para algumas coisas em que eu já vinha pensando .

Quando a gente escolhe um assunto , seja ele qual for , café , whisky , charutos , vinhos e etc. e passa a estudor esse assunto mais a fundo e acaba transformando em hobby ou em profissão , é inevitavel que a pessoa passe a enxergar erros em todos lugares em que essas coisas sejam servidas.

Eu tenho um irmão mais novo que é estudou 4 anos para ser "chef" de cozinha , fez dezenas de cursos e tem 30 anos de experiencia nessa area , a pior tortura do mundo é ir a um restaurante com meu irmão , tudo esta errado no local , meu irmão reclama o tempo todo de tudo.

Eu estou percebendo que aos poucos estou me tornando o meu irmão quando o assunto é café .

99,99 % das pessoas quando vai a uma cafeteria , espera encontrar um ambiente agradavel onde a bebida é apenas uma desculpa para relaxar um pouco , elas não estão preocupadas se o espresso foi bem extraido ou se é fresco ou se nem é um expresso , que é o caso quando um Nespresso é servido.

Eu acredito que no futuro haverá um numero cada vez menor de locais onde um espresso correto será extraido , em cidades como Rio ou SP , haverá 3 ou 4 lugares onde um pequeno grupo de iniciados consumirá um espresso feito em maquinas caras e antieconômicas , operadas por verdadeiros artesãos altamente treinados , esse espresso vai custar os olhos da cara e estará restrito a um pequeno grupo de pessoas.

Para o resto das pessoas maquinas automaticas vão produzir alguma coisa com um gosto que lembra café e o marketing vai cuidar do resto.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o tópico não se presta pra discutir o café servido em restaurantes de beira de estrada e padocas, mas sim aquele servidos em cafeteiras que pretendem servir café especial.

 

Acho que com tudo é assim. Excelência é para poucos lugares. Quantos restaurantes são realmente bons e consistentes no seu nicho? Aposto que também serão poucos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que impressiona é ver como somos colonizados: a reportagem fala que em BH, capital de um dos principais estados produtores, supostamente quase não tem/tinha lugar pra tomar café especial.

E eu confirmo isto aí! :unsure:

sobre BH, pelo pouco que conheci, confirmo também! e a cafeteria do cabra lá (não lembro o nome), que supostamente deveria vender "espresso raíz" (hehe), não faz isso direito e não está interessada em atender a um público exigente assim.

99% das cafeterias de BH, entregam um espresso considerando que todo cliente é leigo...

 

Os outros 1% eu não sei quais são.. :lol:

A figura do barista não é valorizada em BH. Os cafés são tirados por atendentes de lanchonete, que estão acostumados a fritar coxinhas e servir coca-cola.

Lugares como o Kahlua e Academia do Café são exceções.

 

Fui a BH ano passado em novembro.

 

Esse tal Kahlua é um fiasco. Espressos de 50-60ml!!! Coadão de máquina Bunn, com vários Hario V60 no balcão para "exposição". Os atendentes mais distantes e frios que já vi.

 

Uma das piores experiências de café que tive num dos lugares que mais me gerou expectativa...Não recomendo.

 

Já a academia do café recomendo demais. Cafés excelentes, inclusive alguns estrangeiros tirados por quem entende do assunto.

 

Bebi Aeropress e french press e foram muito bem extraídos.Lá fui atendido como deveria e a proximidade com a equipe que estava lá foi muito boa. Interação total e horas conversando sobre e bebendo café.

 

Diferentemente de BH o cenário de SP é mais profissional. Fui no coffeelab, no Suplicy, no santo grão e no sofá café e todos os espressos foram perfeitamente tirados.Lá eles sabem o que estão fazendo. Pedi French press, coados e aeropress e todos bem extraídos.

 

Valeu

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A figura do barista não é valorizada em BH. Os cafés são tirados por atendentes de lanchonete, que estão acostumados a fritar coxinhas e servir coca-cola.

Lugares como o Kahlua e Academia do Café são exceções.

 

Nem em BH e nem no resto do Brasil , e isto é triste ... Não conheço as cafeterias que você citou ( vai ver porque não sou de BH :P ) , mas realmente são raras as poucas que valorizam o barista , pelo menos aqui em São Paulo temos algumas boas ( Fico feliz de saber que aí em BH pelo menos tem duas que são legais :) )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não diria que são duas... Como o Rafa mesmo já disse a qualidade do Kahlua não é lá grandes coisas..

 

A Academia do Café realmente é um caso à parte.. Só a visita lá já é uma aula.. Fogo e eu tivemos a oportunidade de adentrar a Academia. Muito bacana por sinal. Os atendentes são muito educados e prestativos.. Nota 10 para eles...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal outro dia presenciei algo em uma cafeteria que acho bastante positivo

normalmente os cafés extraídos lá são bons

mas o fornecedor havia mandado uma torra mais clara

a crema não estava boa

chegou um casal e pediram um café com leite e um simples puro

o barista extraiu duas xícaras com o filtro duplo

o café pequeno não deu crema por toda a superfície da bebida ficando um miolo preto

achei estranho ele servir

costuma ser mais criterioso

quando o casal terminou de se servir o rapaz pagou a conta e disse:

hoje não estava cem por cento

mas ainda é melhor que as cafeterias por aí

o barista envergonhado ofereceu outro café

o rapaz não aceitou e emendou:

eu tenho que te dizer né?

achei muito positivo

se formos a uma cafeteria que não servir um café apropriado

acho que devemos abrir o jogo

"olha, o seu café está ruim"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é mais aconselhável

abordagem diplomática

mas achei positivo

depois disso o barista foi afinar a moagem

tive a sensação nítida de ser a torra

ele também sabia

mas não quis dar o braço a torcer

se mais fregueses fizerem isso, o pessoal tem que se coçar

mas o rapaz que reclamou é excessão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade que se algo não está bom, há que se reclamar. Por outro lado, se espera um minimo de profissionalismo da outra parte. O Rio em especial é péssimo nesse sentido. Serviços via de regra de um diletantismo extremo. Não dá pra passar todas as saídas reclamando. Muita coisa termino simplesmente eliminando da lista porque é certo que vai dar problema. Comer fora, por exemplo, é algo que faço cada vez menos. O impressionante aqui é que se você gostou de um lugar, o melhor é ir bem pouco. Se for duas, três vezes seguidas, é batata que vai rolar algum absurdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nisso concordo.

Acho que a reclamação que surte efeito é a que é realizada por um freguês.

Esse, está acostumado com um determinado serviço e de repente nota uma queda de qualidade.

Acho que foi o que eu presenciei.

Ou então por um freguês em potencial.

Eu gosto do café assim, ou assado, vocês podem fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...