Ir para conteúdo

Máquina de expresso + moinho + acessórios


Postagens recomendadas

Pessoal, acabo de comprar minha Baby Twin! :lol:

 

Apareceu a venda no Wallmart por R$1499 e ainda consegui um cupom de 5% (-R$75), comprando em 10x. Pensando por todas as vantagens que vocês mencionaram e mais uma que faria uma diferença crucial pra mim (ser 220V) não pensei duas vezes quando vi que estava à venda...

 

Agora a dúvida que ainda persiste é: porque comprar o Vario seria uma melhor opção que o Rocky... ou não seria?

 

Com relação aos filtros... Lembro de alguém comentar algo sobre eu poder solicitar pra Imeltron a troca dos filtros pressurizados pelos normais... é realmente possível? Se for, eu nem me preocuparia em comprar lá fora. Compraria apenas o filtro naked e um tamper. Mais algum acessório que eu poderia incluir nessa lista que eu tenha esquecido ou que seria útil?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns , sábia decisão , mais um para o Clube das maquinas Gaggia :)

 

Alexandre , filtro não é problema é barato e vc pode comprar na Imeltron (importador) o comercial da Gaggia por 17 reais , eles devem receber um lote em fevereiro. Pode comprar com o Alexandre o Rancilio que ele esta para receber um lote e pode comprar nos EUA por 8 dolares em media.

Quanto ao moedor , o Rocky é um otimo moedor , vc não vai achar reclamação sobre ele , mas , a diferença de preço para um Vario é de apenas 100 dolares , acredite a economia não conpensa , o Vario tem muitas caracteristicas que nenhum moedor tem , ele possui 2 niveis de calibragem , que dão uma flexibilidade incrivel , as mós de ceramica são virtualmente eternas e a robustez é muito grande , além do design e de ser compacto , ideal para uso residencial.

A diferença de preço de um tamper americano para o do CDC é de apenas 15 reais , eu acho o do CDC mais bonito e vc pode escolher o tipo do cabo.

 

Abs.

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai de Porlex, Alexandre, Porlex. Estou agora com um Hario Skerton também e posso dizer que rodar o Porlex é infinitamente mais cômodo que o Hario.

Mas enfim, pelo menos você não vai ter que se preocupar em trazer um pacote tão grande e ainda por cima com outra voltagem.

Já que você agora tem espaço, pode se animar e comprar logo um torrador caseiro. Tem uns por menos de 200 usd (freshroast). Se tiver mais ânimo, tem o gene roaster em torno de 550 usd (ou o hottop em torno de mil). Aí aproveita e traz logo um pacotinho de Yirgacheffe crú da sweetmarias. Um escândalo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo os conselhos do Carlos...

 

Também de fora é besteira. O valor pago aqui não vale o esforço. A menos que queira um Espro ou outro similar.

 

Pf naked é uma boa já que caso queira um vai ter importar mesmo.

 

Outro acessório para a Gaggia que não pode faltar na sua cesta é o mod do braço de vapor da Silvia. Este sim faz grande diferença...

 

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só não quero perder a oportunidade de reafirmar o valor dos manuais. Eu acho que tem muita gente que acha que moinho tem que ser elétrico e pronto. Você lê alguns comentários e vê que existe um mito de que os manuais são pangarés e que bom mesmo só os elétricos. Pelo que eu li, meu Porlexzinho não deixa a desejar em relação a vários elétricos. Sem falar que cabe no bolso (ok, um bolso fundo) e você ainda pode levar junto com uma aeropress pra impressionar a mulherada (tem que buscar a demografia certa, mas há de haver).

 

Voltando pra Gaggia, portafiltro sem fundo é bem legal sim. Eu só uso esse agora. Volta e meia dá uma esguichada, mas é parte da vida. Tem várias coisas pequenas que você pode comprar logo e não ter que ficar esperando meses e ainda por cima aflito se não chegam (como meu filtro vst que provavelmente vai enfeitar a árvore de natal de algum fiscal da alfândega de Curitib a). Eu comprei há pouco uma borracha para fazer backflush na máquina, por exemplo, do grego de Chipre via ebay. Não sei pra que cidade você vai, mas se tiver uma loja bacana de café, eu iria e compraria logo um bando de bobagenzinha, caso não queira ficar pedindo mil e um badulaques pelo correio pra entregar em hotel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só não quero perder a oportunidade de reafirmar o valor dos manuais. Eu acho que tem muita gente que acha que moinho tem que ser elétrico e pronto. Você lê alguns comentários e vê que existe um mito de que os manuais são pangarés e que bom mesmo só os elétricos.

 

:) Cal , onde vc leu sobre esse mito , eu nunca soube disso , na verdade existem manuais excelentes o Pharos custa U$ 245,00 e o HG-one chega a custar mais de 900 dolares.

 

http://hg-one.com/product/hg-one-grinder-bb-mazzer-83mm-burrs/

 

Se eles custam esse preço e vivem em falta por excesso de compradores é porque são excelentes , agora , nesse calor africano que faz no verão do Rio usar um moedor manual para fazer digamos 3 duplos de 16 gramas tem que ter muita disposição .

 

abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrsrs Eu ia perguntar de onde ele tirou este mito também mas fiquei com vergonha... rsrsrs

 

E pensando menos que o Carlos, o Hario e Porlex são melhores que moedores de lâminas e até o Krups...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mito talvez tenha sido uma palavra meio forte, mas noto que muita gente sequer sabe da existência de manuais. Eu quando quis comprar um moinho, só me toquei dos manuais depois de ler algum tempo sobre a coisa. Pharos e Lido, então, esses foram os últimos de que ouvi falar. O Rosco só vi referência aqui. Porlex eu acho que vi pela primeira vez no site da sweetmarias. Eu tinha um de lâmina há muito tempo atrás e achava que tava de bom tamanho. Comecei lendo sobre moinho pra expresso e como tinham que ser de mó (burr grinders). Aí comecei a ver os preços (altos) e finalmente me ocorreu que devia haver coisa manual que prestasse. Ou seja, não é a trajetória natural. Me parece que se fala pouco em manual. Temos vários posts aqui em que vários modelos são citados, mas sempre se assume que a pessoa quer um elétrico.

Eu môo feliz no calor. É minha yoga bikram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns , sábia decisão , mais um para o Clube das maquinas Gaggia :)

 

Alexandre , filtro não é problema é barato e vc pode comprar na Imeltron (importador) o comercial da Gaggia por 17 reais , eles devem receber um lote em fevereiro. Pode comprar com o Alexandre o Rancilio que ele esta para receber um lote e pode comprar nos EUA por 8 dolares em media.

Quanto ao moedor , o Rocky é um otimo moedor , vc não vai achar reclamação sobre ele , mas , a diferença de preço para um Vario é de apenas 100 dolares , acredite a economia não conpensa , o Vario tem muitas caracteristicas que nenhum moedor tem , ele possui 2 niveis de calibragem , que dão uma flexibilidade incrivel , as mós de ceramica são virtualmente eternas e a robustez é muito grande , além do design e de ser compacto , ideal para uso residencial.

A diferença de preço de um tamper americano para o do CDC é de apenas 15 reais , eu acho o do CDC mais bonito e vc pode escolher o tipo do cabo.

 

Abs.

C. Eduardo

 

Obrigado Carlos! :)

 

Vai de Porlex, Alexandre, Porlex. Estou agora com um Hario Skerton também e posso dizer que rodar o Porlex é infinitamente mais cômodo que o Hario.

Mas enfim, pelo menos você não vai ter que se preocupar em trazer um pacote tão grande e ainda por cima com outra voltagem.

Já que você agora tem espaço, pode se animar e comprar logo um torrador caseiro. Tem uns por menos de 200 usd (freshroast). Se tiver mais ânimo, tem o gene roaster em torno de 550 usd (ou o hottop em torno de mil). Aí aproveita e traz logo um pacotinho de Yirgacheffe crú da sweetmarias. Um escândalo.

 

Carlos, concordo que moedores manuais podem ser (e são) muito bons, mas eu já tenho um Hario Mini e preciso urgentemente de um elétrico, senão vou acabar tendo uma tendinite!!! hehehe :lol:

 

Acho que torrador pra mim agora é demais... fica pro estágio dois! Mas obrigado pela dica dos modelos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo os conselhos do Carlos...

 

Também de fora é besteira. O valor pago aqui não vale o esforço. A menos que queira um Espro ou outro similar.

 

Pf naked é uma boa já que caso queira um vai ter importar mesmo.

 

Outro acessório para a Gaggia que não pode faltar na sua cesta é o mod do braço de vapor da Silvia. Este sim faz grande diferença...

 

Abraço..

 

Preciso comprar o pf naked especificamente da Gaggia, ou qq um de qq marca, contanto que seja de 58mm já serve?

 

E o braço de vapor da Silvia é esse aqui? http://www.amazon.co...eam+wand+silvia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando pra Gaggia, portafiltro sem fundo é bem legal sim. Eu só uso esse agora. Volta e meia dá uma esguichada, mas é parte da vida. Tem várias coisas pequenas que você pode comprar logo e não ter que ficar esperando meses e ainda por cima aflito se não chegam (como meu filtro vst que provavelmente vai enfeitar a árvore de natal de algum fiscal da alfândega de Curitib a). Eu comprei há pouco uma borracha para fazer backflush na máquina, por exemplo, do grego de Chipre via ebay. Não sei pra que cidade você vai, mas se tiver uma loja bacana de café, eu iria e compraria logo um bando de bobagenzinha, caso não queira ficar pedindo mil e um badulaques pelo correio pra entregar em hotel.

 

José, o que seria esse filtro vst? E essa borracha para backflush?

Vou pra Seattle e estava pensando em passar na SCG... de repente compro outras tranquerinhas por lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José, o que seria esse filtro vst? E essa borracha para backflush?

Vou pra Seattle e estava pensando em passar na SCG... de repente compro outras tranquerinhas por lá...

 

Vamos lá :

 

Borracha para backflush e o filtro cego de metal tem a mesma função , permitir que vc faça um backflush :

 

http://www.seattlecoffeegear.com/backflush-cleaning-basket-58mm

 

Borracha ou metal , nao faz muita diferença escolha um e compre.

Quanto a filtro VST dá uma lida aqui :

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/78-filtros-vst/

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Preciso comprar o pf naked especificamente da Gaggia, ou qq um de qq marca, contanto que seja de 58mm já serve?

 

E o braço de vapor da Silvia é esse aqui? http://www.amazon.co...eam+wand+silvia

 

Não pode ser qualquer pf não. Cada um possui um tipo de encaixe. O ideal seria trazer logo o da Gaggia para ter certeza.

 

E o braço de vapor não é este não. É o v2 se não me engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Preciso comprar o pf naked especificamente da Gaggia, ou qq um de qq marca, contanto que seja de 58mm já serve?

 

E o braço de vapor da Silvia é esse aqui? http://www.amazon.co...eam+wand+silvia

 

Como o miyamoto falou , só serve o PF para gaggia :

 

http://www.espressoparts.com/G_59B?&search_id=2328893

 

O braço da Silvia que serve é esse :

 

http://www.espressoparts.com/R_1054?&search_id=2328895

 

Agora , com relação a troca do braço da gaggia pelo da silvia , vc precisa entender algumas coisas antes .

Em primeiro lugar , essa troca não é tão simples , envolve algum trabalho e principalmente se for feita antes de sua garantia expirar o risco é seu.

O procedimento de troca é esse :

 

www.youtube.com/watch?v=H5laAiLnxT0

 

Existem opções bem mais simples e que custam menos , como o panarello latte art , faz a mesma coisa e não da trabalho nenhum para trocar , ele vende também aqui no Brasil pelo importador e não afeta a garantia.

 

http://www.wholelattelove.com/Gaggia/Gaggia_Latte_Art_Pannarello_Wand.cfm

 

Alexandre , isso é um hobby e como tal é para ser prazeroso , eu faço diariamente um latte ou um cappuccino , mas , esse é meu gosto , muita gente aqui no clube não gosta ou não faz lattes em suas máquinas é questão de gosto , Qual é seu gosto ? Se latte for tão importante para vc como é para mim , tudo bem , mas , se não , vai mexer no braço da maquina por quê ?

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o miyamoto falou , só serve o PF para gaggia :

 

http://www.espressop...arch_id=2328893

 

O braço da Silvia que serve é esse :

 

http://www.espressop...arch_id=2328895

 

Agora , com relação a troca do braço da gaggia pelo da silvia , vc precisa entender algumas coisas antes .

Em primeiro lugar , essa troca não é tão simples , envolve algum trabalho e principalmente se for feita antes de sua garantia expirar o risco é seu.

O procedimento de troca é esse :

 

www.youtube.com/watch?v=H5laAiLnxT0

 

Existem opções bem mais simples e que custam menos , como o panarello latte art , faz a mesma coisa e não da trabalho nenhum para trocar , ele vende também aqui no Brasil pelo importador e não afeta a garantia.

 

http://www.wholelatt...arello_Wand.cfm

 

Alexandre , isso é um hobby e como tal é para ser prazeroso , eu faço diariamente um latte ou um cappuccino , mas , esse é meu gosto , muita gente aqui no clube não gosta ou não faz lattes em suas máquinas é questão de gosto , Qual é seu gosto ? Se latte for tão importante para vc como é para mim , tudo bem , mas , se não , vai mexer no braço da maquina por quê ?

 

Abs

C. Eduardo

 

Eduardo,

 

não seria melhor esse aqui?

http://www.wholelatt...porta.btmls.cfm

 

O cabo é identico ao que vem com o Baby Twin...

 

Esse que você indicou seria o mesmo que esse aqui?

http://www.amazon.com/E61-Group-Commercial-Bottomless-Portafilter/dp/B005LE7PJY/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1390782246&sr=8-3&keywords=gaggia+portafilter

 

Se for, na lista de compatibilidade não cita a Gaggia...

 

Confesso que fiquei meio confuso pessoal... A idéia de comprar uma cafeteira que tivesse filtros/portafilter de 58mm era pela facilidade de compatibilidade com componentes comerciais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O negócio é que aí tem que ter de alguma forma acesso a um torno. Eu, por exemplo, não tenho a menor ideia de como conseguir uma coisa dessas aqui no Rio. Mas de qualquer modo, onde se compra o portafiltro normal da gaggia aqui, na Imeltron? Eles também não têm que pedir pra vir dos EUA?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve xará David.

Por que não compras um numa autorizada e leva para tornear o fundo? Será mais fácil e barato que comprar nos EUA.

 

O negócio é que aí tem que ter de alguma forma acesso a um torno. Eu, por exemplo, não tenho a menor ideia de como conseguir uma coisa dessas aqui no Rio. Mas de qualquer modo, onde se compra o portafiltro normal da gaggia aqui, na Imeltron? Eles também não têm que pedir pra vir dos EUA?

 

É, também não faço idéia de onde encontrar um, xará Velloso... e também eu preferiria já comprar um prontinho, sem ter muito estresse... Só não queria comprar errado... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Eduardo,

 

não seria melhor esse aqui?

http://www.wholelatt...porta.btmls.cfm

 

O cabo é identico ao que vem com o Baby Twin...

 

Esse que você indicou seria o mesmo que esse aqui?

http://www.amazon.com/E61-Group-Commercial-Bottomless-Portafilter/dp/B005LE7PJY/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1390782246&sr=8-3&keywords=gaggia+portafilter

 

Se for, na lista de compatibilidade não cita a Gaggia...

 

Confesso que fiquei meio confuso pessoal... A idéia de comprar uma cafeteira que tivesse filtros/portafilter de 58mm era pela facilidade de compatibilidade com componentes comerciais?

 

Vamos lá , o PF da WLL e o que indiquei da Espresso parts ambos servem , prefiro o da EP porque ele vem junto com um ótimo filtro triplo e o cabo é mais ergonômico que o original , qual modelo escolher é questão de gosto.

 

Quanto a compatibilidade entre PF e filtros de 58 mm , ela existe , mas , não é absoluta , por exemplo filtros Rancilio e La Marzocco servem , outros podem ou não servir .

Quanto ao PF eu vou mostrar uma imagem que vai te ajudar a entender.

 

http://www.shockwaves-control.co.uk/ebay/2012X/PortafilterDimensions.jpg

 

O PF da Amazon é do tipo A , o da Gaggia é do tipo C , então é só isso ? Não é mais complicado , existem outras variáveis que o número e o angulo da abas de travamento , mas no momento isso é o suficiente para vc começar a entender as diferenças.

O PF da Amazon ao não listar a Gaggia , deixou claro que não é compatível , seja lá qual for o PF que vc for comprar , vc tem que verificar se esta escrito , que é compatível com a Gaggia , os PF da WLL e EP deixam bem claro que são.

 

Abs.

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros, novas informações hoje me deixaram mais na dúvida sobre que moinho escolher, entre o Rocky e o Vario.

 

Li alguns comentários de compradores (na Amazon) que deram nota baixa (1 ou 2 estrelas) pro Vario e fiz o mesmo pro Rocky, tentando encontrar alguma reclamação relevante, dentre as comuns queixas sem fundamento. E o que encontrei me deixou preocupado com o Vario.

 

Embora existam muitas criticas positivas, as negativas me pareceram bem sérias e todas que me lembro agora foram de pessoas que aparentemente eram entendidas o suficiente para saber do que estavam se queixando. Por exemplo, um comprador reclamou que não conseguia moer na configuração para espressos por mais de 20 a 30 segundos sem que a moagem parasse, por conta do tipo do motor... citando um trecho da reclamação: "I actually had no idea this was a belt driven grinder or I would not have purchased it. Commercial grinders are direct drive".

 

As reclamações em geral são recentes e falam de problemas técnicos recorrentes... Embora (alguns) elogiem o customer support, ele não me adiantaria de muita coisa, já que estarei aqui no Brasil e com pouca (nenhuma) possibilidade de devolução ou troca.

 

Já as reclamações 1 ou 2 estrelas do Rocky são (ao meu ver) bobas, do tipo "esse botão é mal posicionado", "esse botão não fica ligado direto", "ela é dificil de limpar", "Não moe grosso o suficiente para usar uma french press"... Eu não vejo nenhuma delas como um problema técnico em si, mas sim características do moinho e que me parecem ser bem conhecidas. Somando isso ao fato do Rocky ter um motor Direct Drive (como o cara reclamou da Vario lá atrás mencionou), não vejo muitos motivos pra pagar U$100 a mais pra pegar o Vario.

 

Escrevi demais, eu sei... hehehe Mas por favor, me corrijam se eu estiver errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei não..

 

Acho que se tem condições de pegar o Vario, vá de Vario..

 

Não que o Rocky seja ruim. Muito pelo contrário. Mas até para ajuste de moagem, o Vario tem mais posições, o que facilitaria a vida do usuário.

 

Consistência de moagem nem comparo. Ambos devem ser muito bons..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, só posso dizer que na época que pensei em comprar um elétrico, depois de tudo que li, achei que o Vario era a melhor opção (considerei o Rocky também). No final comprei um Porlex manual mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um manual bom deve valer a pena. Eu sinceramente ainda estou pensando no que fazer da vida em relação a moedor.

 

Eu não tinha absolutamente nada contra moer manualmente, mas estou encarando 3 problemas:

 

1. Não funciona bem o Hario Mini para French Press;

 

2. Não há graduação na regulagem, então sempre me perco no número do click e acabo com um espresso ruim (quando sai) depois de fazer um coado;

 

3. Neste calor eu fico muito suado (o que me incomoda muito) e acabo quase tendo que ir tomar outro banho antes de ir pro trabalho. Na verdade, se um espresso não sair por regulagem errada, eu perco completamente o ânimo de tentar um segundo. Fica para outro dia.

 

 

Ok, com um bom manual acredito que as 3 questões tenham solução, mas aí entra outro problema, que é conseguir o moedor aqui e o custo dele. Já pensei num Skerton + Kit OE + Parafusadeira elétrica, além do mini que já tenho. Mas aí o custo vai para uns R$ 500,00, que se não me engano era o preço do Nemox. E com o Nemox basta 1 moedor pra tudo e provavelmente melhor que os Harios.

 

Então acho que a questão fica bem relativa. Posso estar enganado, mas pensando no preço e na facilidade em comprar, os elétricos acabam sendo "melhores" opções. Eu sinceramente me importo muito com duas coisas: resultado e preço. Mas ultimamente tenho me preocupado em que não me cause frustração também, como me perder na regulagem do moedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno.. Outro manual melhor não resolveria em praticamente nada seus 3 problemas..

 

1. Ok.. Talvez outro manual seja capaz de moer para FP...

 

2. Moedores manuais não vêm com marcações de passos..

 

3. Você vai ter que moer da mesma maneira.. Vai suar o mesmo tanto..

 

Ou seja, o que te salvaria seria realmente um moinho elétrico com boa consistência.

 

E...

 

Eu sinceramente me importo muito com duas coisas: resultado e preço.

 

Ou seja.. A resposta você já sabe.. Para bons resultados? Altos preços..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...