Ir para conteúdo

Máquina de expresso + moinho + acessórios


Postagens recomendadas

É, então vou ficar sofrendo no manual por um bom tempo mesmo! huahuahuauhahuahu

 

Mas eu imaginava que os bons manuais tinham graduações e não precisava de esforço para moer. Pelo menos foi a impressão que fiquei ao ver o Lido 2. De qualquer forma, o Lido 2, pra comprar aqui, é complicado e não fica barato, logo vai ter que esperar de qualquer forma. hahahaa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ser sincero, bem sincero. Não queria gastar R$ 500,00 em um moedor. Até uns R$ 300,00~350 eu pagava bem, mas moedor é algo caro e R$ 500,00 é pouco para um bom. Então fiquei olhando, vi aquele Nemox da OLX, por 500 Dilmas, consultei preço de frete e tudo, estava bem decidido a fechar. Cheguei a comentar com a minha esposa e tudo.

 

Ele não é perfeito mas acho que me atenderia bem. Não disponho de mais dinheiro para um moedor no momento e também não tenho tanta necessidade de nada maravilhosamente bom (meu paladar não é lá essas coisas). Pra completar eu tenho tido azia de manhã sempre que tomo café cedo, então dá menos vontade ainda de investir muito dinheiro em um moedor. Mas, além do frete ficar em quase 100 reais, o Nemox do anúncio é 220v e lá em casa só 110v.

 

Então agora eu vou ficar de olho, se por acaso aparecer um que dê para confiar, eu compro. Não tenho problema de produto usado, só fico receoso de comprar por correios coisas de quem não conheço. Tipo, usuário novo do fórum, se cadastrou só pra vender algo. Se não for do Rio eu fico com um pé atrás etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bruno.

A comparação entre moedor elétrico com manual é difícil.

Começo afirmando que todos são capazes de moer café, melhor ou pior, para determinadas granulometrias.

Vou comparar as possibilidades de manuais x elétrico utilizando-me de uma tosca analogia de meios de transporte.

 

Manual até $ 50 = bicicleta

Manual acima de $ 150 = motocicleta

Elétrico = carro

 

Se vais para um destino diariamente, cuja distância permita ser percorrida por qualquer dos 3 meios de transporte citados, há consequências óbvias para a escolha.

 

De bicicleta, levarás (possivelmente) mais tempo e farás esforço físico. Se o clima estiver propício, tudo bem. Mas se estiver chovendo ou muito quente, será complicado, tornando inviável o uso da bike. Com os manuais baratos dá-se o mesmo, se estiveres com pressa e a temperatura estiver quente.

 

De moto, levarás (possivelmente) menos tempo e não farás esforço físico. Mas o clima também será importante. No caso dos manuais sofisticados, o tempo e a temperatura ainda são importantes.

 

De carro, levarás (possivelmente) menos tempo, não farás esforço físico e irás sob o conforto do ar refrigerado ou sob o teto a te proteger da chuva. Assim como nos elétricos, com os quais realizará a tarefa rapidamente e sem esforço.

 

Se considerar que o percurso é longo, a bicicleta "dançou", talvez também a moto. Assim como moer 300 gramas de grãos no manual barato.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vejo assim:

 

Para a mesma quantidade de Dilmas $$, você conseguirá comprar um moedor manual com conjunto de mós melhor (consequência de não ter um motor elétrico parrudo no pacote), no entanto vai gastar mais tempo e esforço físico moendo na munheca.

 

Como um bom preguiçoso, eu acho o tradeoff muito desfarorável para o moedor manual. Prefiro sacrificar um pouco de qualidade e ter café moído em 5 segundos ao invés de 5 minutos.

 

Também há o argumento de que um motor elétrico realiza a tarefa de rodar um eixo com muito mais firmeza e precisão do que um braço humano. Já vi moedores manuais (mais baratos) em que o eixo balança quando o caboclo roda a manivela, produzindo uma moagem desigual.

 

Dito isso, existem duas situações em que eu compraria um moedor manual:

 

1. Para levar em uma viagem de vários meses

2. Apocalipse zumbi, com escassez de eletricidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahuahahuauauha

 

Mas na comparação, eu faço trajeto de bicicleta ou até a pé mesmo, mas com um clima pesado atrapalhando tudo. ahhahaha Faço espresso na maioria das vezes, 1 por dia. Nos finais de semana eu faço um coado ou na FP, pra mim e pra esposa. Estes são até fáceis de moer, mas sempre me perco na configuração pra voltar pro espresso. E com o calor, moer pra espresso na mão no Hario tá sendo na base do ventilador na cara, ainda que seja apenas 14g por dia.

 

Vou ficar de olho, o dia que aparecer um elétrico melhorzinho, preferencialmente funcionar pra FP e tal e não muito caro, eu arremato. Ou se não aparecer, eu espero até poder pegar um bom. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei não..

 

Acho que se tem condições de pegar o Vario, vá de Vario..

 

Não que o Rocky seja ruim. Muito pelo contrário. Mas até para ajuste de moagem, o Vario tem mais posições, o que facilitaria a vida do usuário.

 

Consistência de moagem nem comparo. Ambos devem ser muito bons..

 

Voltando ao "combate dos elétricos"... heheheh

 

Miyamoto

 

Corro o risco de fazer um comentário absurdamente noob, mas vamos lá: Essa gama absurda de regulagens do Vario (e do Preciso tb) me parece um pouco "marketing" demais... Ok, 40 níveis pode ser pouco, faltando algo entre o 1 e o 2? Ok, então acrescente mais 40 e tenha o 1,5. 80 então estaria muito bom! Agora, 400 níveis?! Tentar perceber a diferença do 1,5, pro 1,6 me parece algo TÃO difícil de se perceber, mesmo para os de paladar treinado, que não sei se justifica o acréscimo de preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazer os pontos com metade do tamanho no lugar dos atuais do Virtuoso (de 40 para 80) pode ser um problema técnico, basta ver como é a engrenagem que define isso. Adicionar esse colar que varia levemente a distância entre cada ponto é mais "fácil". Não que usará regulagens micro de 1 em 1, mas tem uma faixa ali para trabalhar caso necessário.

 

Já no Vario é questão de projeto mesmo, cada ponto em teoria muda 4 micra, é pouco mesmo, acaba-se usando saltos de 2-3 pontos micro, mas os macros são grandes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre David,

 

Ter muito ponto é uma simplificação. Na verdade a escala deveria ter menos pontos e variar, por exemplo, quadraticamente. Mas isso não é prático de implementar.

 

Quando as mós estão bem próximas, para espresso, vc quer que um ponto as mova uns 20-30 um.

 

Já quando as mós estão distantes, para prensa, mexer só 20-30 um é irrelevante. Aí o ideal seria mover bem mais, talvez 200 um.

 

Ou seja, o fabricante nivela os passos do moedor pela parte mais fina. A parte mais grossa também terá passos finos, só que não serão úteis.

 

(um -> micrometros)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, eu não tenho nem carro nem moto, mas tenho bicicleta (literalmente).

Posso dizer agora que tenho um Hario Skerton que o Porlex é muito mais cômodo de usar. O Lido parece que tem uns rolamentos que devem tornar o uso ainda mais cômodo.

Meu Porlex mói bem para prensa francesa, não me queixo. A coisa de trocar de volta pro expresso eu confesso que concordo.

Mas se você notar, muita gente aqui tem um elétrico dedicado a expresso e outro para coado etc. Portanto não seria absurdo ter um hario mini para um método e um Lido 2 para o outro. O valor até condiz com o seu orçamento, desde que você consiga um portador (esse é o grande problema).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, no inverno eu nem ligo pra moer na mão. Levo 1, 2 minutos no máximo, isso no pior dos casos. É rápido e não me queixo. O problema é no verão. Já não suporto muito calor, fico mal e tal, aí ainda fazendo esforço e tomando café quente em sequencia, eu derreto.

 

E o preço lá fora não é nem ruim. O brabo é conseguir vir com o moedor pra cá. Mesmo um elétrico lá tem preços ótimos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diriam os americanos: "wuss!".

Eu tenho dois manuais (bicicleta só tenho uma, mas tenho um amigo que tem duas). Um fica no expresso e o outro livre.

Se comprar mesmo o Lido 2, um vai pro trabalho e dois em casa.

Pra mim moer na mão já faz parte da experiência do café. Acho que se fosse moer num elétrico não ia ser a mesma coisa. Até essa coisa de acoplar furadeira nos manuais eu não tenho vontade de fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu até entendo as dificuldades técnicas de se implementar certos níveis de ajustes... A minha questão é: uma mudança de alguns micras vai mudar radicalmente o resultado de um espresso? Acho que chega um momento em que o ajuste passa a ser mais "estético" do que funcional. Pelo o que li, o Rocky é capaz de produzir uma moagem para espresso tão fina e consistente quanto o Vario... Então se eu quiser um bom espresso, pra que pagar mais U$100 a mais pelo mesmo efeito? Entendem o que quero dizer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Alexandre David, você mesmo postou que alguns usuários se queixaram de que o Rocky não mói tão bem quanto o Vario nas moagens mais grossas. Eu pessoalmente acho isso problemático. Eu tenho alternado método pacas: expresso, hario-coado, aeropress (yeah!), prensa francesa (tenho usado pouco esta). É bom ter um moinho versátil. Vai que uns amigos vão te visitar e você quer mostrar pra eles que bacana que é a sua novíssima prensa francesa. Como é que vai ficar sua cara quando eles ficarem cuspindo o pó servido junto do café?

É melhor prevenir do que remediar. Eu, por exemplo, comprei até uma aeropress. Vai que você se anima e expande seu leque de métodos? No Starbucks você compra prensa francesa por 60 reais (de marca: Bodum). Aeropress também é bacana e você vai querer pó mais grosso que pra expresso.

O barbudo da OE, por exemplo, diz que quando desenhou o Lido, se preocupou mais com a moagem grossa, já que para a fina, o moinho funcionaria bem naturalmente. Ou seja, a qualidade desses moinhos em parte é medida justamente em quão versátil eles são.

Enfim, a vida como ela é.

[]s

Não se esqueça de que se você for depois de primeiro de março, ainda pode tentar um Lido 2 também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Alexandre David, você mesmo postou que alguns usuários se queixaram de que o Rocky não mói tão bem quanto o Vario nas moagens mais grossas. Eu pessoalmente acho isso problemático. Eu tenho alternado método pacas: expresso, hario-coado, aeropress (yeah!), prensa francesa (tenho usado pouco esta). É bom ter um moinho versátil. Vai que uns amigos vão te visitar e você quer mostrar pra eles que bacana que é a sua novíssima prensa francesa. Como é que vai ficar sua cara quando eles ficarem cuspindo o pó servido junto do café?

 

José, sim vc tem razão... mas como eu estou comprando o moinho especificamente para fazer meus espressos, então acho que o Rocky me atenderia. Se ele deixar realmente a desejar quanto à moagem mais grossa pra prensa francesa e pra aeropress (eu já tenho uma de cada, que usarei BEM menos agora) eu uso o meu Hario mini, que para uma baixa demanda continuará me atendendo perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto muito da marca Rancilio

sao robustos e praticos

sim, o rocky moera muito bem para expresso, tanto é que o md40 que é pra uso comercial tem a mesma mó!

o Rocky é robusto, ja o Vario da a impressao de fragilidade.

e fim tive os 2, Vario e md40

preferi o md40 pelo ajuste facil e simples.

abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria o Rocky superior ao Encore e Virtuoso pelo menos?

 

Tudo que li/assisti até agora sobre o Rocky contra os baratzas, me passou a impressão que ele fica elas por elas com o Vario e é superior a todos os outros do Preciso pra baixo... O Vario consegue moer mais grosso, mas sem consistência (na moagem grossa). O Rocky parece manter uma grande consistência pra todos os ajustes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve xará David.

 

Permita me dizer que tua impressão sobre a equiparação entre Vario e Rocky está errada.

Usei todos os moinhos da Rancilio e da Baratza citados. Sendo que Rocky, MD40, Virtuoso e Vario, todos por mais de 1 ano no ambiente doméstico.

 

Minha opinião é de que o Rocky e Virtuoso se equivalem em termos de moagem. Sem que o Encore fica para trás. Nesta comparação o Rocky é mais robusto, e por certo mais robusto do que o necessário para o uso doméstico, e também muito mais caro que estas 2 opções da Baratza.

 

Quanto ao Preciso e ao Vario, ambos são muito superiores quanto à determinação da granulometria. Além de oferecem recursos que o Rocky não oferece, como o temporizador de ambos, sendo o do Vario eletrônico e a opção de moer direto no porta-filtros ou no compartimento de grãos. Há também maior facilidade de limpeza e manutenção preventiva executada pelo usuário.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve xará Velloso,

 

Nada como a prática!!! :lol:

 

Bom, pela sua explicação então o Preciso seria uma melhor opção para espressos que o Rocky, certo? O Vario eu já não estou considerando mais, depois dos diversos reviews negativos sobre problemas recorrentes. E, como eu falei antes, como garantia não será uma opção pra mim aqui no Brasil, quero fugir de qualquer chance de ter um problema. Dessa forma havia pensado no Rocky, pelo "melhor dos mundos" (robustez + qualidade/consistencia na moagem), mesmo tendo os inconvenientes da limpeza/manutenção e do posicionamento dos botões.

 

Mas você acredita que se eu optasse pelo Preciso seria uma melhor compra que o Rocky?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...