Ir para conteúdo

Inédito!!! Cafeteira Expresso La Pavoni Europiccola por 980,00 a vista!!!!


Billy Puppet

Postagens recomendadas

Hoje chegou meu tamper 49,2mm, c-Riple, cabo de madeira, do JC Tamper, e aí recomecei os testes com a La Pavoni, tirei 4 ristretos, que ficaram excelentes, mas crema nenhuma, eu que viro e mexe estou dando conselhos não sei o que fazer, deixo mais quente, mais frio, engrosso o pó , ou vendo a máquina ?

Fiquei curioso para saber se conseguiu crema.

Imagino que tivesse de deixar mais quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu,agora estou pegando o jeito, vamos ver se no fim de semana eu tenho tempo de tentar uma boa extração, a última já saiu quase perfeita, aproveitar antes que eu a desmonte para a cromeação.

E eu queria desmonta-la mesmo para ver in loco como é por dentro, para meu futuro projeto, rsrsrs.

 

Agora é legal pois em 8 minutos esta pronta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É tentador, mas já comprei o manômetro, porca nova, jogo de juntas, tamper, gaveteiro, acho que não tenho mais volta, e de fato gostei dela, é um desafio extra e tem todo seu charme, e este modelo antigo que você aciona as 2 resistências a mão eu achei muito legal, com o manomêtro vai ficar facilimo de deixar no ponto da extração e do vapor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrsrs, ele fez a Federal, eu não, estou perdido, mas como já falei comprei também uma cúpula de abajur para instalar nela, rsrsrs.

Mas falando sério, vou desmontar o mínimo necessário, e só vou faze-lo pois tem um pouco de ferrugem na base e não quero perde-la, do contrário não desmontaria, desmontaria só o grupo que é facil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando serio , boa sorte , algum dia eu compro uma e faço esse projeto :

 

http://www.francescoceccarelli.eu/La_Pavoni/Foto/Pimp/jay.jpg

 

Acho essa maquina uma obra de arte , na verdade não faço nem questão de de fazer espresso nela , usaria de enfeite :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É aço inox , não tem muito misterio , basta calandrar a chapa e furar , as partes de madeira são simples , o problema é achar uma maquina barata para não sentir pena de detonar a base.

Essa maquina do Marcio esta perfeita aí não vou ter coragem de detonar a base e mexar nela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu queria fazer uma manual, não sei se com mola, quero desmontar a pavoni para ver se tenho alguma idéia, pois ainda não bolei nada.

A alavanca não precisa estar sobre o grupo, também não sei se teria alguma facilidade em colocar a alavanca fora do grupo.

Pensava em fazer com 2 calderinnhas, mas exposta tipo La Pavoni, ter tubulação passa do pelo "grupo" tipo uma Hx, mas. Om água da caldeira do vapor, enfim pfeciso pensar melhor, e ler mais para dominar um pouco melhor as idéias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem muita idéia já feita para se inspirar... A Achille tem um trocador depois do pistão, portanto o grupo não tem a mesma característica das manuais (com ou sem mola) de uma câmera de água sobre o bolo. A Mini Gaggia é particular também por ter uma caldeira sobre o bolo. A Caravel é outra muito interessante, ainda mais que foi feita nos anos 60, de inox, praticamente eterna.

 

Tem também aquele austríaco que fez uma manual. Certamente sai bastante caro sem ter escala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou olhar estas citadas, tinha pensado em uma calderinha com resistência e o pistão nesta calderinha para a extração controlada por PID, com a água seguindo para o grupo como na Gaggia, por ex, deixaria esta caldeira mais alta que o grupo . JÁ a de vapor, também pequena gicaria abaixo do grupo com uma tubulação passando pelo grupo para aquece-lo, com uma válvula de controle para controlar este aquecimento, esta já seria controlada por pressostato, mas claro tudo é uma idéia vaga ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vários modelos

 

Pra mim, a minha Mini é quase perfeita. Só teria que ter a mola um pouco mais forte e um jeito do boiler não sujar com pó (sempre passa um pouquinho pelo chuveiro, se bem que deve ser um problema em qq máquina).

 

Para vaporizar o leite não me incomoda ter um dispositivo separado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As modificações que faria na mini para um projeto meu:

 

- Boiler de inox, sem a carcaça de plástico

- Boiler menor, uns 700 ml contra 1 L

- Mola para iniciar a extração a 8 bar (consequentemente alavanca um pouco maior)

- Tampa do boiler bem grande para poder limpá-lo sem ter que desmontar via parafusos

- Indicador de nível da água

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fazendo com alavanca para substituir a bomba o grupo teria um comportamento igual a qualquer grupo inclusive podendo ter válvula solenóide.

Para aquecer o grupo eu poderia também fazer uma camara separada da tubulação que irá servir aguá para o grupo, camara esta ligada a Caldeira de extração.

 

O reabastecimento de água é outra coisa a se pensar como fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que simplificar ao máximo, senão não sai do papel. Por exemplo, a solenoide é legal mas não acho necessário.

 

O bom mesmo é uma máquina que não precisa surfar e que pode extrair um café atrás do outro com o mesmo perfil de temperatura e pressão.

 

Em setembro eu comprei uma mola da Faema Zodiaco justamente pensando nesse projeto. Mas daí encontrei a Mini num leilão e agora o projeto virou low priority.

 

Ahh, na lista anterior eu faria o cilindro um pouquinho maior para tirar cafés mais longos caso necessário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil.. Já viu este post do Alex? Já dá pra você ir pensando alguma coisa aí...

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1264-la-pavoni-europiccola-e-professional/?p=26530

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...