Ir para conteúdo

Testando pre-infusão


Pedro Freire

Postagens recomendadas

Salve Burny.

 

Exatamente. Apenas aciona a bomba por breves segundos, suficiente para iniciar a compressão da água e aumentar levemente a pressão da linha hídrica.

Assim, alguma água pouco comprimida e portanto sob baixa pressão é lançada sobre o bolo.

 

Esse processo é possível em qualquer máquina semi automática.

 

Na CC1 pode-se definir essa ação inicial da bomba por tempo em segundos, desde 1" a 5". Ou definir como 0 para não utilizar a função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo.

Se teoricamente o ideal seria molhar todo o conteúdo do bolo, ainda que isso não ocorra e que parte dele fique seco, o pó que absorver água se expandirá.

 

Um bom teste é realizar o breve acionamento da bomba, aguardar alguns segundos e desmontar o pf para verificar o ocorrido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Burny.

 

Exatamente. Apenas aciona a bomba por breves segundos, suficiente para iniciar a compressão da água e aumentar levemente a pressão da linha hídrica.

Assim, alguma água pouco comprimida e portanto sob baixa pressão é lançada sobre o bolo.

 

Esse processo é possível em qualquer máquina semi automática.

 

Na CC1 pode-se definir essa ação inicial da bomba por tempo em segundos, desde 1" a 5". Ou definir como 0 para não utilizar a função.

 

Aproveitam-se da curva da bomba Ulka, portanto. Pra aplicar em qualquer semi, contudo, é preciso desligar a bomba sem ativar a solenóide, o que exige uma adaptação do sistema. Nas máquinas sem solenóide, como a Gaggia Color, dá pra fazer simplesmente cortando a extração com o botão. Nas máquinas com solenóide, será que funcionaria desativando a chave geral da máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Gil.

A solenoide é aberta para a via hídrica por padrão. Por isso o breve acionamento da bomba permite lançar alguma água sobre o bolo.

Sim, eu sei que abre junto com a bomba, mas achei que poderia se abrir separadamente, mas só teria lógica se a caldeira estivesse acima pressurizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele fala em slow flow (o que pressupõe atravessar o bolo) e baixa pressão. Logo não adianta deixar a pressão aumentar e depois cortar porque a migração de finos já aconteceu. Coincide com o conceito que eu tinha de pré-infusão para espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não quero ser polemico, mas no Kaffeenetz eles chamam essa técnica "pré infusão falsa" na discussão dos Auber kits (PID com modulo de pre infusão para a Silvia) e não recomendam a compra desse kit. O argumento é que esse tipo de pre infusão desestabiliza o bolo porque a pressão diminui com o tempo quando a bomba é desligada. Não sei se faz sentido ...

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Rodrigo, na verdade, a maioria das semi simples são sem solenoide e podem utilizar o processo. Em máquinas com solenoide de ativação automática, como a Twin, não rola.

 

Gil e Sérgio, a caldeira, quando aquecida e pronta para a extração, sempre conterá pressão positiva, ou em outras palavras, superior à atmosférica (1 ATM = 1,013 BAR).

Nas manuais, como as La Pavoni Europíccola por exemplo, é suficiente para encher a câmara do pistão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, na LP a caldeira fica +- a 120 C e 1 bar relativa. No caso da CC1, na extração, com pid a água não ferve, acho que não deveria criar pressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo.

Ele menciona slow flow, mas em nenhum momento cita que seja suficiente para vazar. Creio estar se referindo ao lento fluxo da água dentro do bolo.

A ideia é justamente encharcar o pó apenas e não iniciar a extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Sérgio.

 

Alguma pressão será criada em qualquer temperatura da caldeira superior a CNTP local. Quando à 50°C já haverá pressão positiva. Aumentando a temperatura, também aumentará a pressão.

Note que não há necessidade de elevar a temperatura da água ao ponto de ebulição para criar pressão. Vide métodos de extração como a moka ou o sifão, que no caso é pressão invertida na finalização.

 

Amanhã medirei a pressão da CC1, com temperatura inicial definida por PID para 93°C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Alexandre, curioso para saber. Mas acho que é uma pressão com pouquissima energia não? Ou seja, vazou um tico, acabou. Também deve depender de quanto volume de ar em relação ao de água existia na caldeira antes do aquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Sérgio.

 

Certíssimo. O valor da pressão positiva está diretamente ligado à temperatura, à massa de água e de atmosfera e à capacidade cúbica da câmara, que no caso é a caldeira.

 

Note que não há necessidade de alta pressão para fazer com que a água chegue ao bolo e o umedeça. Ao contrário, baixa pressão é desejada para não "sangrar" ou vazar, iniciando a extração.

 

A justificativa da PI é simplesmente molhar o pó, exatamente como inicia citação do Rao e de tantos outros, e por um breve período permitir que se expanda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que se quisermos brincar mais sobre pré-infusão teríamos que sair do tópico da CC1. Alexandre, como o tópico é da sua máquina, prefere que eu transfira a parte da pré-infusão que não se refere especificamente à CC1?

 

Tem um experimento do HB que eu gostaria de postar, mas que extrapola os limites do tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguma pressão será criada em qualquer temperatura da caldeira superior a CNTP local. Quando à 50°C já haverá pressão positiva. Aumentando a temperatura, também aumentará a pressão.

Note que não há necessidade de elevar a temperatura da água ao ponto de ebulição para criar pressão. Vide métodos de extração como a moka ou o sifão, que no caso é pressão invertida na finalização.

 

Amanhã medirei a pressão da CC1, com temperatura inicial definida por PID para 93°C.

Alexandre, no equilibrio a pressão será negativa. Veja essa tabela e o artigo na wikipedia.

 

Considerando a pressão atm sendo 1 bar, a pressão saturada do vapor seria nas temperaturas:

120 C -> 2 bar absoluto ou 1 bar acima da atm (vaporizar leite)

100 C -> 1 bar ou igual a pressão atm

93 C -> 0.8 bar ou 0.2 bar abaixo da atm (pressão negativa)

 

Então Gil, pelo que entendi, sua idéia não funciona pois nunca haverá pressão positiva no bolo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada vez mais eu chego a conclusão que não entendo nada de máquina de cafe.

Gil, eu também aprendendo a cada dia =)

 

Sabe vidro de comida (palmito por exemplo) que tem aquela borracha fechando o furinho da tampa? Quando você puxa sente o "vácuo". Será que foi embalado a "vácuo" ou seria esse efeito da pressão de vapor ser mais baixa que a atm na temperatura ambiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Sérgio.

Penso que a tabela não se aplica, pois trata de vapor saturado, ou ponto de condensação.

 

Estamos tratando apenas de pressão. Mesmo que não haja  sequer 1 ml de água dentro de uma câmara aquecida, tal qual uma caldeira, o simples aquecimento da atmosfera interna elevará a pressão interna. Como colocar uma panela de pressão vazia e selada sobre o fogo e lá deixá-la. Alguma hora, a válvula de segurança será aberta e se não cortar a fonte de energia, a panela explodirá. 

 

Por outro lado, no caso da PI o que elevará a pressão da linha, ainda que pouco devido ao pouco tempo de ação, será a compressão provocada pela bomba. E assim ocorrerá mesmo a água estando na temperatura ambiente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas depois que a máquina fez pelo menos 1 ciclo de vaporização, ou a caldeira foi completada 100% com água, não terá mais ar. Imagino que o gás quando existir será vapor saturado.

 

No seu exemplo da panela de pressão ela estaria com certeza acima de 93 C na explosão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Alexandre, vamos pelo seu lado. Supondo só ar e não vapor saturado. A lei dos gases diz que a pressão é proporcional a temperatura no volume constante.

 

Caldeira começa com ar a 25 C (298 K) e vai para 93 C (366 K), um aumento na temperatura em kelvin de 22%

 

O ar que estava a 1 bar passará a 1.22 bar. Somente 0.22 bar acima da atm. Sua idéia ainda não funça Gil =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...