Ir para conteúdo

Testando pre-infusão


Pedro Freire

Postagens recomendadas

Salve

É isso aí Márcio.

Com experiência e conhecimento do equipamento, consegue-se manter algo em torno de 2 BAR. Suficiente para promover o encharcamento da câmara formada pelo pf, filtro e tela difusora e a consequente expansão do pó, devido à característica hidrófila do café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Carlos.

Não drena não. A válvula de 3 vias só esgota a saída para o "ladrão" quando submetida à certa pressão. Se esta for aquém do limite, simplesmente não age.

Cansei de usar assim com as máquinas comerciais. Na verdade, para todas as extrações. E não ocorria o esgotamento da água sobre o pó. Leve-se em consideração que com bomba rotatória a curva de pressurização é diferente.

Teste na Twin. Estou curioso.

 

Grande Alexandre

Fiz como vc falou , em manual , tentei primeiro por 2,5 seg e drenou , tentei uma segunda vez por menos de 1 seg (0,7seg na verdade) e drenou de novo , não tem jeito em manual ela sempre vai drenar , não dá para comparar com uma comercial. :(

Na segunda vez o bolo mal ficou molhado.

 

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, não está havendo uma confusão entre a válvula solenoide e a OPV? No post sobre a gambiarra de um dimmer para fazer pré-infusão (no fio que vai para bomba), havia um comentário justamente sobre evitar o acionamento da válvula solenoide.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Carlos.

Não drena não. A válvula de 3 vias só esgota a saída para o "ladrão" quando submetida à certa pressão. Se esta for aquém do limite, simplesmente não age.

 

 

Oi Alexandre,

 

Acredito que o Carlos tem razão: Quando desliga a 3 vias despressuriza sim. A Twin não tem sensor eletrônico de pressão. Ela tem um micro-controlador que recebe informações de um sensor de fluxo de água. Não monitora a pressão só sabe o quanto fluiu para desligar a bomba. Ah ! Também se o fluxo esta muito pequeno ele entende que a maquina chocou e baixa a pressão da bomba para protege-la e depois liga novamente e assim vai. Isso quando Você aciona pelo automático. No modo manual vou testar amanhã parece que não ha checagem do fluxo o que seria obvio.

 

Abraços,

 

33clnvl.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Pedro obrigado pela explicação.

 

Carlos, se puder repetir o teste e verificar como ficou o bolo, talvez tenha sido suficientemente aguado para provocar a hidratação do pó e assim ter a PI. Mesmo havendo o expurgo da água entre o bolo e a válvula de 3 vias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Pedro obrigado pela explicação.

 

Carlos, se puder repetir o teste e verificar como ficou o bolo, talvez tenha sido suficientemente aguado para provocar a hidratação do pó e assim ter a PI. Mesmo havendo o expurgo da água entre o bolo e a válvula de 3 vias.

 

 

Quanto tempo de PI vc quer 1,2 ou 3 seg ?

Vou testar amanhã :) .

Hoje , pelo jeito que minha mulher esta me olhando , eu acho que o tempo para fazer bagunça e maluquices na cozinha acabou. :(

:P :P :P :P

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Carlos

Sei lá. Mas creio que poderás realizar com 1 e com 2 segundos. Será necessário desperdiçar algum café, mas te "darei forra" por isso...

Faça o preparo do pó no filtro como para uma extração normal. Bomba por 1 segundo. Espere 3 segundos e retire o pf para verificar o estado do bolo. Jogue fora o pó. Comece novamente, repita todas as etapas, porém após a pausa de 3 segundos, realize a extração e analise o resultado.

O mesmo roteiro valerá para a irrigação por 2 segundos.

Por fim, e será o 3° espresso seguido a provar, realize uma extração com a PI automática da Twin.

Tuas observações serão educativas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Carlos

Sei lá. Mas creio que poderás realizar com 1 e com 2 segundos. Será necessário desperdiçar algum café, mas te "darei forra" por isso...

Faça o preparo do pó no filtro como para uma extração normal. Bomba por 1 segundo. Espere 3 segundos e retire o pf para verificar o estado do bolo. Jogue fora o pó. Comece novamente, repita todas as etapas, porém após a pausa de 3 segundos, realize a extração e analise o resultado.

O mesmo roteiro valerá para a irrigação por 2 segundos.

Por fim, e será o 3° espresso seguido a provar, realize uma extração com a PI automática da Twin.

Tuas observações serão educativas.

 

Grande Alexandre

 

Terminei os testes , bebi muuuuito café , acho que só vou dormir agora na segunda ou terça :P

 

Vamos lá :

Filtro Rancilio duplo , 16g , blend café espresso Brasil torra 17/01.

 

Em manual 1seg o café mal percola , a borra do Rancilio duplo com 16 gramas costuma ter 13/14mm de espessura , nessa situação a agua penetra 4mm.(medido com paquimetro).

 

Em manual 2/3 seg o café percola 11mm dos 13mm .

 

Com a pré infusão automatica a extração ficou com o gosto parecido com o da extração em manual de 1seg .

A extração de 2/3 seg foi a mais saborosa , com mais corpo .

 

Para confirmar eu fiz uma extração em manual com 3/4 seg de pré infusão , espera de 5 seg e extração de 60 ml , o gosto realmente fica melhor , com mais corpo e não fica mais amargo.

 

Eu vou a partir de agora experimentar essas "paradinhas do Pelé" ;) durante as extrações para confirmar .

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Carlos.

Obrigado pela resenha. Será útil para todos os donos de Tiwn e também de outras tantas máquinas de entrada.

 

Agora, na boa, paradinha do Pelé? Pô, não mereço o crédito? Sugiro, invejosamente, paradinha do AV! :ph34r:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahahahaha É, a máquina não é boa (um dia eu pego uma melhor). Mas já tinham perguntado antes (em outros tópicos) sobre pré-infusão dela mais de uma vez, então preferi filmar pra deixar de exemplo. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Hoje eu liguei a GS/3 na rede hídrica. Moro no 1º andar de um prédio de 26 andares e na pré-infusão deu 2,5 bars no grupo.

Demora uns 10 segundos para começar a pingar café do porta filtro (normal, não no naked, no naked deve ser mais rápido) com 19g de café. Gostei das extrações com 30s sendo 10 de pre-infusão e 20 com pressão total.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é meio , off topic , mas , interesante , seu prédio tem 80/90 metros da caixa dagua ao solo , como 10 metros de coluna dagua equivalem a 1 bar, um apartamento no primeiro andar deveria ter 8 ou 9 bar de pressão , mas , as normas de construção prevêem que nenhum apartamento pode ter uma pressão superior a 4 bar , acima disso as redes e valvulas começam a explodir , os predios tem valvulas redutoras para evitar isso.

 

Abs.

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Salve

 

Enquanto estava em viagem, surgiu o assunto de pre infusão (PI). Na época não pude participar pois havia a limitação imposta pelo teclado do tablet e do telefone.

Lendo agora os tópicos, resolvi comentar.

Primeiro, é importante definir pre infusão. Trata-se do encharcamento do bolo de pó. Por ser hidrófilo, o pó absorve a umidade e expande, aumentando a restrição ao futuro fluxo da água durante a extração que se dará em seguida. Só isso e nada mais. Não haverá infusão, como o próprio termo descreve.

Isso ocorre com  a água sendo lançado sobre o bolo a baixa pressão. Em geral, entre 1 e 2 BAR. Em seguida aguarda-se um intervalo que permita o encharcamento e consequente expansão das partículas, e por fim, inicia-se a extração em si com o aumento da pressão da linha.

 

Não se deve confundir PI com extração com perfil variável de pressão. São coisas distintas.

 

Como dito antes, as bombas vibratórias ao comprimir a água, o fazem de maneira crescente. No início de sua ação, digamos nos 2 ou 3 primeiros segundos, pouca pressão é imposta ao circuito hídrica. Ato contínuo, se mantida ativa a pressão do circuito se elevará até o ponto definido para a ação da válvula de sobre pressão.

Já as bombas rotatórias atingem muito rapidamente o ponto máximo de pressão definido.

 

Útil assistir esse vídeo, especialmente a partir dos 4':30". quando o Bill Crossland explica com detalhes a PI.

 

https://www.youtube.com/watch?v=HWpOVdryALk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gozado, sempre fiquei com a impressão de que a pré-infusão diminui a resistência do bolo ao fluxo de água quando em pressão total, inclusive exigindo moagem ligeiramente mais fina. Porém, de experiência própria apenas alguns poucos testes que fiz com o PWM.

 

Afinal, a CC1 tem pré infusão real ou é apenas um corte na extração? Claro que a Ulka tem uma curva progressiva que atenua o atingimento da pressão de extração máxima (e cujo crescimento pode ser ainda mais lento dependendo do uso de restritores de fluxo no projeto), então talvez levem isso em conta. Mas se é programável, me pergunto como.

 

Desculpe se já foi respondido antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li em algum lugar que a CC1 não tem pré infusão real. Para isso precisa de um grupo E61 (ou parecido) ou de uma bomba que permite regulação de pressão.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o E61 tem pré-infusão mecânica que lhe é inerente. Porém não é regulável (não estou falando em utilizar pressão da linha de água, que é uma outra possibilidade de se fazer PI). A Breville Dual Boiler, por outro lado, deve fazer PI baseado na manipulação da pressão da bomba (acho).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho a Breville Dual Boiler tem uma bomba de vibração da Fluid-O-Tech, com regulação de pressão. Vi em um vídeo que pode programar a pressão em % da pressão maxima. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Acho que está aí a confusão.

 

Não há isso de pre infusão real ou falsa.

Pre infusão é o simples encharcamento do pó, feito à baixa pressão para que não inicie a extração.

 

Não confundir com extração com pressão variável como a da GS3 mecânica. Isso é outro processo.

 

Quando se faz um coado, como no tutorial apresentado pelo Rodrigo, o ato inicial é a pre infusão. Nada falsa. Trata apenas de encharcar o pó.

 

Quanto a aumentar a restrição, dá-se porque o pó molhado e expandido ocupa os espaços vagos existentes enquanto o bolo está seco, ainda que minúsculos sejam.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas como funciona na CC1? Pressão baixa constante? Ou só desligar a bomba para x segundos?

Abraços

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas já comprovaram que a parte de baixo do bolo nem molha sem o mínimo de pressão. Fico curioso porque sempre falam em afinar o pó em máquinas com pré-infusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando que a pressão para pré infusão seria algo entre 1 e 2 BAR e que a maioria das caldeiras trabalham com pressão neste intervalo, não seria suficiente abrir a válvula solenoide (para as maquinas que a tem) por 3/4 segundos antes de ser acionada a bomba ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...