carlos eduardo Postado 22 Novembro 2015 Denunciar Share Postado 22 Novembro 2015 Vc deve considerar alguns fatores , esse parafuso de regulagem , tem 6 ou 7 fios , se o Ruston e o Cristiano andaram afinando no passado , esse parafuso pode estar nas últimas voltas , se isso aconteceu se vc apertar mais pode amassar a lingueta ou o parafuso soltar dentro do moedor. Se for fazer pegue uma Allen de 2mm e retire o parafuso , antes coloque as hastes no meio, 5M por exemplo , conte as voltas até o parafuso sair , digamos que foram 3 voltas , em seguida insira o parafuso apertando 3 voltas , vc já sabe que pode apertar mais sem problema . A partir daí siga o procedimento de calibragem , aperta a princípio 1/4 e teste com café , se continuar grosso aperte mais 1/4 totalizando meia volta , se não ficar bom o problema é o café. Uma vantagem de ter um cônico junto com o Vário e que quando isso acontece comigo , antes de mexer no Forte eu coloco o café no Nemox stepless e vou afinando , esses cônicos podem produzir um pó quase tão fino quanto turco . Em algum momento o po vai ficar fino o suficiente para a extração entrar nos parâmetros . O problema é que sempre que isso acontece o espresso acaba muito amargo , ácido ou simplesmente muito ruim. O que eu quero dizer que vc sempre pode afinar no Vário ( recalibrando) até conseguir os parâmetros de extração , mas normalmente o café vai acabar tão fino que o gosto fica ruim. Consta que vc tem um Encore , tente no Encore se o espresso ficar bom , significa que vale a pena recalibrar o Vário , caso contrário , deixe o Vário quieto e faça um coado desse café que ele não vai ficar legal para espresso nunca 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Maria Eduarda Postado 11 Abril 2016 Denunciar Share Postado 11 Abril 2016 Só complementando: o Paul também testou o meu na hora, só que ele não encaixou o copo, apertou a trava do corpo do moinho com o dedo e ele rodou legal. Nem imaginaríamos que daria problema quando o plástico foi injetado e não ficou perfeito no molde. O Bruno também ajustou o dele. E o Baratza, inclusive, já vem com a chave de ajuste no próprio pacote do moinho. Eu tomei lá uns 2 ou 3 cafés da Strada, acho, foi antes da feira. Quanto à voltagem, só tenho uma 220V na cozinha, portanto o casal divide a tomada. Coisa + romântica!! Falta ainda botar uma canaleta para melhorar tanto o aspecto quanto a segurança, algo que o eletricista fará na próxima visita. beijo de leite com chocolate de boa noite Ana Oi Anita Essa chave de ajuste veio com seu Mahlkonig ? não sei como ajustar o meu, também não consigo atingir a gramagem desejada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 11 Abril 2016 Denunciar Share Postado 11 Abril 2016 Maria Eduarda, essa chave não vem com o Mahlkönig Vario Home, apenas com o Baratza Vario, que é basicamente o mesmo equipamento. Essa chave é vendida "avulsa" pela própria empresa norte-americana e eles enviam para o Brasil. A chave da Baratza vem montada com uma bela base que lhe serve de cabo, porém trata-se apenas de uma Chave Allen de 2mm convencional, que foi a que eu usei para regular meu Malhkönig quando precisei fazê-lo (para os modelos muito antigos da Baratza, de 2009, no Home-Barista há um tópico dizendo que é de 2,5mm). Se usar a busca aqui do CdC em "modo Google", vai encontrar referências a essa chave nessa medida. É fácil achar tal chave em qq casa de ferragens ou de ferramentas, até mesmo em "kits" de camelô. Como não se exercerá força de aperto, mas apenas de ajuste, não tem problema a chave ser "fraca". Se for importar ou trazer, sugiro que compre também a ferramenta de remover o mó superior, muito prática e facilita a vida na hora de limpar o moedor. Esse tutorial em vídeo é bem completo: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas