Ir para conteúdo

Ajustando moinho Vario Home (Mahlkönig/Baratza)


Guest Anita

Postagens recomendadas

Olá colegas,

 

bom, minha cafeteira, que realmente comecei a testar só no mês passado, vinha tirando cafés pavorosos (ela, não eu). Enfim, descobri que parte da culpa era do grão que não estava sendo moído adequadamente (o café é fresco) e como o moinho já estava na última regulagem, fiquei sabendo que precisava ajustá-lo.

 

Com a ajuda do Bruno (obrigada, Bruno!), consegui fazer este ajuste fino, ainda está tudo sendo testado, mas parece que Silvia, eu e o moinho estamos chegando em algum lugar. :wub:

 

Para quem não sabe como fazer, segue a indicação do link:

 

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Ana.

 

Lembro que você estava para comprar o moinho alemão (Mahlkönig) meses atrás, e sua Sílvia estava "pra chegar". O seu é o Baratza ou o Mahlkönig? Porque o som do meu (Mahlkönig), durante o ajuste, não ficou nada parecido com o do vídeo: esse aí do filme parece uma "sirene" quando os mós se aproximam, enquanto no meu Vario parece que a rotação simplesmente cai, sem aquele "...oooUoooUoooUooo..."

 

Como foi com o seu moedor, e qual deles você tem?

 

Ab.

 

Cabral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Cabral, na verdade a Silvia veio na mala e o moinho que chegou. :P

 

O meu é o alemãozinho, o Mahlkönig (Vario Home), que no final fiquei com o de 220 V (o Bruno conseguiu um de 110 V, o lote estava misturado e o Paul inverteu os pedidos).

 

Pensando no que você falou, após o ajuste não fica tão barulhento como no vídeo, mas não sei se é como o ruído do seu. Ele fica um pouco mais grave, mas não me parece ser som de rotação mais lenta. Me parece mesmo que o barulho fica de algo mais próximo, as mós mais juntas.

 

Conversei muito com o Bruno sobre isto, pois tinha medo de apertar muito e aproximar as mós demais, roçando os discos. Mas parece que ficou bom, se precisar apertar ainda um pouco acho que sobrou um tiquinho de espaço.

 

Só agora estou começando a tirar uns cafés melhores, após este ajuste. Mas eu ainda acho que deveria vir ajustado de fábrica. E testado. O copo do meu tinha uma rebarba na travinha, que não ajustava e ele não funcionava. Tive que voltar no Paul e ele tirou o excesso lá na hora. Mas uns bons dias antes de descobrir o que acontecia.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, lembrei ao contrário... :D

 

O meu também é 220V. Na verdade eu preferia mesmo que fosse, e se tivesse ambos quando visitei o Paul eu escolheria o 220V de qualquer modo. Minha experiência com eletrônica/elétrica me levou a comprar os eletrodomésticos mais potentes da cozinha em 220V (a corrente é mais baixa - metade do que seria em 110V para a mesma potência - logo há menos perdas nas conexões e os fios esquentam menos), incluindo a Gaggia e o Vario. Como instalei 4 tomadas em 220V na parte da bancada em que fica a máquina de espresso, achei mais prático pegar o moedor na mesma tensão elétrica.

 

Sobre o ruido, creio que então deva ser diferença de precisão mecânica entre o Baratza e o Mahlkönig mesmo. O ruído de "sirene" do Baratza me deu a impressão de que as mós "pegam" nos espaçadores mais de um lado do que do outro ou algo assim, mas sempre fiquei em dúvida se o meu é que estaria errado... Agradeço pela resposta, pois sua descrição da mudança do ruído bate com a do meu. O som mais grave implica em freqüência sonora mais baixa, o que se obtém como resultado de uma rotação levemente mais lenta (maior atrito com os espaçadores, não entre as mós, creio eu, pois não está "raspando").

 

Quando fui buscar o meu lá no Paul ele ofereceu pra testarmos na hora e eu aceitei, então saiu de lá pré-testado. Acho que ele estava com tempo sobrando naquele dia. Aliás, ele estava com um K30 e uma La Marzocco GS3 na bancada e fez um café para mim, deixou eu "brincar" um pouco com ela... :wub: Foi cruel, pois em casa tive de me convencer a ficar feliz com minha humilde Baby Class... :rolleyes: Só não mencione isso em voz alta que a Gaggia pode ficar com ciúme, sentir-se rejeitada e começar a azedar meus cafés! :D

 

Mas também acho que deveria vir melhor ajustada de fábrica. É um produto muito caro pra vir desregulado. E o fato de termos de romper uma etiqueta para regular dá a sensação de estar violando a garantia, não dá?

 

Pena que você pegou uma peça com um defeito. Que coisa. Mas ainda bem que resolveu, regulou, e agora é só fazer café gostoso!!!

 

Abraço e bons cafezinhos,

 

Cabral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só complementando:

 

o Paul também testou o meu na hora, só que ele não encaixou o copo, apertou a trava do corpo do moinho com o dedo e ele rodou legal. Nem imaginaríamos que daria problema quando o plástico foi injetado e não ficou perfeito no molde.

 

O Bruno também ajustou o dele. E o Baratza, inclusive, já vem com a chave de ajuste no próprio pacote do moinho.

 

Eu tomei lá uns 2 ou 3 cafés da Strada, acho, foi antes da feira.

 

Quanto à voltagem, só tenho uma 220V na cozinha, portanto o casal divide a tomada. Coisa + romântica!! :wub:

 

Falta ainda botar uma canaleta para melhorar tanto o aspecto quanto a segurança, algo que o eletricista fará na próxima visita.

 

beijo de leite com chocolate de boa noite

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que o Vario venha desregulado mas que a calibragem de fábrica é zelosa mesmo. Ao calibrar sempre tome cuidado para não aproximar demais as mós. Não sei se elas pegam, mas acho que próximas demais e a chance de lascar a cerâmica com algum grão duro é maior.

 

Tenham o mais fino da faixa como uma regulagem útil, não mude para usar cafés velhos! :)

 

O Paul, mesmo sem tempo, acaba sempre dando atenção para quem vai lá.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcio, adoro este pequeno moinho, nao sei se no final todos pedem regulagem, mas o meu pediu.

Paul é gente fina, disposto a ajudar.

Eu tinha medo de aproximar demais os discos, conversei com o

Bruno para tentar entendet qual seria o limite. E jah

aprendi a nem insistir em cafeh velho.

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Salve,

 

Esta é para os proprietários de Vario. Um acessório tabajara, mas muito bem apresentado

 

O cara bolou e postou no HB um aparato em papelão para conter o pó que cai na bancada.

 

Link para o post original com as explicações. http://www.home-bari...mod-t22706.html

E o link para baixar o molde em escala 1:1 http://http://rapids...mplate%20v1.jpg

 

 

post-3-0-28670300-1344907838_thumb.jpg post-3-0-45764300-1344907899_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, no dia que alguém conseguir enfiar as mós e o motor do Vario dentro de um Breville Smart Grinder vai ficar milionário.

 

O Breville pode funcionar uma semana em cima de uma folha de papel A4 sem sujar...em compensação a xícara de café mais gostosa só o Vario consegue.

 

É isso aí, não dá para ter tudo. Ou dá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Retomando o tópico, meu Vario Home é do ano passado e parece que o modelo deste ano tem algumas diferenças na escala. Até onde Leonardo e eu pudemos deduzir, trata-se da mesma escala, mas com marcações diferentes. Estou postando uma foto da escala do meu moinho, alguém que tenha a escala nova poderia fazer o mesmo? Pois às vezes estamos comparando a mesma máquina, mas fica difícil dizer em que ponto está o ajuste de uma e da outra.

 

Obrigada!

post-82-0-49873500-1349814750_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. Gostaria de saber quem é este Paul que vocês tanto falam ? ele vende máquinas/acessórios ? ele tem algum site ?

 

Fiquei interressado em saber quais produtos ele vende

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele é o representante da La Marzocco e da Malkhöenig no Brasil,

acho que ele ainda vende alguns produtos da Cefelat,

joga La Marzocco Brasil no Google que você acha.

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, há MUITAS subdivisões (meio pontos) que a escala antiga não possui....

 

Tare e manual fazem a mesma coisa?

 

Não tem não, são 10 pontos na direita e 23 na esquerda. Esse é o Vario-W, então tare é para zerar a balança com o recipiente. Manual é para moer sem pesar.

 

Olá pessoal. Gostaria de saber quem é este Paul que vocês tanto falam ? ele vende máquinas/acessórios ? ele tem algum site ?

 

Fiquei interressado em saber quais produtos ele vende

 

Ele é o representante da La Marzocco, Mahlkonig (empresa que desenvolveu o Vario com a Baratza) e Bravilor aqui. Infelizmente o Vario Home ele não trará mais. Vale a pena o procurar se quiser encarar a GS/3 (faixa de 24 mil) ou o moinho K30 (faixa de 7 mil).

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ana.

 

A foto que postastes mostra escalas idênticas as dos atuais modelos entregues pela Baratza.

Esta semana ainda deverei receber um Vario liberado para pagamentos de impostos hoje. Fotografarei para postar aqui.

Veja esta foto (sarapa) do último que recebi.

 

8072073898_c60d750581_c.jpg

post-3-0-11855300-1349817083_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem não, são 10 pontos na direita e 23 na esquerda. Esse é o Vario-W, então tare é para zerar a balança com o recipiente. Manual é para moer sem pesar.

 

...

 

 

Então são moinhos diferentes. Já tinha visto que este era o W. Ele não permite se moer manualmente como o Home?

 

Da Cafelat, há alguns meses ele tinha ainda a flanela, pelo menos. Não sei se agora não tem mais em estoque.

 

Ruston, o seu é totalmente diferente do meu. Mais fácil você pedir ajuda pro Leonardo. :wacko:

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Alex, pelo visto há os Varios Homes (o antigo da Mahlkönig e ainda alguns da Baratza) e o Vario-W que NÃO é o mesmo Vario Home. Quem tem comprado o Vario Home alemão tem recebido já este novo, com escala atual. O de Ruston é assim, creio que o de Leonardo também.

 

Vou colocar as fotos lado a lado para vermos as diferenças na escala.

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando ainda mais: são dois moinhos DISTINTOS.

 

A Mahlkönig (e a Baratza) ainda fabrica o Vario Home, que TAMBÉM possui uma escala nova:

 

300x500.jpg

 

Informações técnicas sobre ele (em inglês): http://www.mahlkoenig.de/en_products/VARIO-home.html

 

E há o novo Vario W, que é OUTRO moinho, tanto o alemão quanto o Baratza, a fronte é parecida, só tem esta função de tara:

 

300x500.jpg

 

Informações técnicas (em inglês): http://www.mahlkoenig.de/en_products/VARIO-W.html#

 

A foto que Márcio postou é do Vario W, que aparentemente tem a mesma frente, mas funções diferentes.

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ana.

Deixe-me esclarecer algo que está confuso.

A Mahlkönig alemã não fabrica os Vario e Vario-W (weight - dotado de balança digital embutida na base). Utiliza os mesmos moinhos fabricados em Taiwan por encomenda da Baratza-LLC americana, que desenvolveu o desenho e as especificações.

A confusão está no fato que a Baratza quando projetava o modelo 865, buscou a Mahlkönig por conta dos discos de lâminas de cerâmica usados no modelo original e fabricados pela empresa alemã. Que por sua vez, gostou do projeto e, como não possuía na linha nenhum modelo doméstico, resolveu incorporar o projeto da Baratza e o denominou Vario Home, pois o menor moinho que fabricava já se chamava Vario e é direcionado para ambientes comerciais de baixo volume.

Para a Baratza foi excelente negócio pois viabilizou a produção dos discos de lâminas em cerâmica, aumentou o volume de produção e ganhou um "distribuidor" de peso na Europa.

Afora a embalagem e voltagem, que inclui alguns componentes dos sub sistemas elétrico-eletrônico, os equipamentos vendidos pelas 2 empresas são idênticos.

Pode ser que a foto da embalagem seja a mesma desde o lançamento do Vario, mas é a caixa usada até hoje pela Baratza A foto que postei foi tirada de um Vario que recebi em maio/12.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito, Alex. Mas os Vario Homes alemães vem com uma nova escala frontal, idêntica ao Vario W. Na verdade é a esta diferença que me refiro, que deu origem ao debate, pois no final apareceu uma escala do Vario W, que TAMBÉM é nova.

 

Eu só queria, desde o início, saber quais eram as diferenças entre as ESCALAS do VARIO HOME, do ano passado e do atual. Pois o atual, pelo menos o alemão, tem mais subdivisões. E todas as vezes que eu com o meu mais antigo e alguém com o novo tentamos conversar, não conseguíamos nos entender, pois eram escalas diferentes (o meu sequer tem letras).

 

Obrigada pelo seu esclarecimento.

 

um abraço

 

Ana Maria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eis a frente dos 2 moinhos (Vario Home alemães - não consegui as duas imagens na mesma escala) lado a lado:

 

post-82-0-04901300-1349820188_thumb.jpg

 

esquerdo: Vario Home Mahlkönig 2011 direito: Vario Home Mahlkönig 2012

 

Agora dá para comparar os moinhos. Mas tem que olhar nas escalas. :D

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ana,

Pois os vendidos pela Baratza atualmente devem trazer a mesma escala de letras. Pena não ter fotografado este de maio passado. Assim que receber esta semana, verificarei e confirmo.

No site da Baratza, na área de peças, a foto mostrada é com o novo grafismo.link

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeitíssimo. Era só para saber pois é um tal de "o meu está no E2 e o seu?" e não havia como comparar. Mas já me disseram que o meu, apesar de só ter 20 riscos na escala micro (o outro tem 23) também tem estes 23 passos. Alguns passos devem ser meio trôpegos. :)

 

E também já me alertaram que fica difícil comparar, pois o ponto zero de cada um pode variar.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...